Graduação em Educação Física (Bacharelado) (Brasília, Distrito Federal)
Instituto Batista de Ensino Superior de Alagoas
DFP_
Localização:Brasília - Distrito Federal
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Sobre o Curso
A Faculdade de Educação Física (FACEF) do Instituto Batista de Ensino Superior (IBESA), o qual é integrado à Convenção Batista Alagoana, foi criada a partir da tradição Batista que vem a 86 anos prestando serviços à comunidade alagoana na área da educação. Nossa tradição no campo da Educação Física se construiu ao longo desses anos no Colégio Batista Alagoano (outra Instituição da Convenção Batista Alagoana). Sempre tivemos as atividades físicas e esportivas como peças fundamentais no processo de formação dos nossos alunos atendidos no Ensino Infantil, Fundamental e Médio da Educação Básica. Dessa forma, a criação da FACEF representa a continuidade de nossa experiência acumulada no campo da educação formal, dos esportes e da educação física. De fato, a escolha do curso de Educação Física em nível superior é fruto de uma reflexão sobre a importância do Esporte como instrumento de desenvolvimento pessoal e de interação interpessoal, bem como de inclusão social.
OBJETIVOS DO CURSO
O Curso de Graduação em Educação Física da FACEF-IBESA tem como objetivo formar profissionais qualificados para atuar:
Como professor no contexto da Educação Básica, ministrando aulas de educação física em consonância com as respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais para os níveis de Educação Infantil (Resolução CEB n. 01/99), de Ensino Fundamental (Resolução CEB n. 02/98) e de Ensino Médio (Resolução CEB n. 03/98), e com o projeto político-pedagógico da escola;
Como bacharel na área de Atividade Física e Saúde, diagnosticando, planejando, ministrando e avaliando atividades físicas, na perspectiva de uma cultura de vida ativa para diferentes tipos de clientelas (crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais).
Perfil Profissional
O preparo e a formação profissional inicial e continuada têm apresentado desafios cada vez mais complexos diante de um mundo globalizado, onde as formas de produção e de trabalho mudaram a ponto de já termos adentrado numa nova era denominada de sociedade pós-industrial e pós-moderna. Profissões, concepções e relações mudaram, suscitando novas perspectivas e áreas de atuação.
Esse quadro nos desafia a conceber uma formação profissional a partir de novas concepções a respeito dos objetivos profissionais, enfocando: (a) o desenvolvimento da autonomia, (b) a competência para romper com o círculo vicioso da reprodução de modelos e de práticas de intervenção profissional, (c) a contribuição com o enriquecimento pessoal e a construção da cidadania numa perspectiva emancipatória.
O perfil do profissional que queremos formar está estruturado em quatro bases principais que envolvem os conhecimentos, as habilidades intelectuais, as habilidades didáticas e as relações situacionais. Essas bases serão trabalhadas em dimensões que privilegiam o saber: o saber aprender, o saber fazer, o saber conviver e o saber ser.
Em termos gerais, o graduado em Educação Física deve ser capacitado para:
Esclarecer e intervir, profissional e academicamente, no contexto específico e histórico-cultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica, político e cultural;
Organizar, planejar, administrar, avaliar e atuar pedagógica, científica e tecnicamente no âmbito dos estados atual e emergente da cultura físico-esportiva.
Além disso, a FACEF-IBESA entende que o currículo, no seu sentido mais amplo, favoreça o desenvolvimento de competências como:
Dominar os conhecimentos clássicos e essenciais relacionados à cultura geral e à formação específica que serão objeto de sua atividade profissional, adequando-os às necessidades de emancipação sociocultural dos alunos ou clientes e ao desenvolvimento da sociedade;
Compreender e dominar o processo de intervenção profissional nos campos de trabalho relacionados e nas suas relações com o contexto no qual estão inseridos;
Resolver problemas concretos da prática profissional e da dinâmica das instituições afins, zelando pela aprendizagem e pelo desenvolvimento da sua clientela;
Considerar as características, os interesses e as necessidades da sua clientela no planejamento, na aplicação e na avaliação dos programas de intervenção profissional;
Sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática profissional;
Compreender as implicações socioculturais, política, econômica e ambiental da sua intervenção profissional;
Demonstrar capacidade de lidar, autonomamente, com a literatura pertinente e atualizada e com os diversos tipos de produção do conhecimento afins;
Demonstrar manejo da clientela, clareza e objetividade de comunicação verbal e não-verbal, desenvoltura no fazer didático, no manuseio do material didático, de modo a conduzir sua atividade profissional adequadamente;
Ter argumentos para justificar teoricamente sua prática profissional, bem como balizar sua intervenção profissional à luz das teorias produzidas a partir dos campos de conhecimentos específicos e afins;
Contribuir para a construção de novos conhecimentos
A Faculdade de Educação Física (FACEF) do Instituto Batista de Ensino Superior (IBESA), o qual é integrado à Convenção Batista Alagoana, foi criada a partir da tradição Batista que vem a 86 anos prestando serviços à comunidade alagoana na área da educação. Nossa tradição no campo da Educação Física se construiu ao longo desses anos no Colégio Batista Alagoano (outra Instituição da Convenção Batista Alagoana). Sempre tivemos as atividades físicas e esportivas como peças fundamentais no processo de formação dos nossos alunos atendidos no Ensino Infantil, Fundamental e Médio da Educação Básica. Dessa forma, a criação da FACEF representa a continuidade de nossa experiência acumulada no campo da educação formal, dos esportes e da educação física. De fato, a escolha do curso de Educação Física em nível superior é fruto de uma reflexão sobre a importância do Esporte como instrumento de desenvolvimento pessoal e de interação interpessoal, bem como de inclusão social.
OBJETIVOS DO CURSO
O Curso de Graduação em Educação Física da FACEF-IBESA tem como objetivo formar profissionais qualificados para atuar:
Como professor no contexto da Educação Básica, ministrando aulas de educação física em consonância com as respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais para os níveis de Educação Infantil (Resolução CEB n. 01/99), de Ensino Fundamental (Resolução CEB n. 02/98) e de Ensino Médio (Resolução CEB n. 03/98), e com o projeto político-pedagógico da escola;
Como bacharel na área de Atividade Física e Saúde, diagnosticando, planejando, ministrando e avaliando atividades físicas, na perspectiva de uma cultura de vida ativa para diferentes tipos de clientelas (crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais).
Perfil Profissional
O preparo e a formação profissional inicial e continuada têm apresentado desafios cada vez mais complexos diante de um mundo globalizado, onde as formas de produção e de trabalho mudaram a ponto de já termos adentrado numa nova era denominada de sociedade pós-industrial e pós-moderna. Profissões, concepções e relações mudaram, suscitando novas perspectivas e áreas de atuação.
Esse quadro nos desafia a conceber uma formação profissional a partir de novas concepções a respeito dos objetivos profissionais, enfocando: (a) o desenvolvimento da autonomia, (b) a competência para romper com o círculo vicioso da reprodução de modelos e de práticas de intervenção profissional, (c) a contribuição com o enriquecimento pessoal e a construção da cidadania numa perspectiva emancipatória.
O perfil do profissional que queremos formar está estruturado em quatro bases principais que envolvem os conhecimentos, as habilidades intelectuais, as habilidades didáticas e as relações situacionais. Essas bases serão trabalhadas em dimensões que privilegiam o saber: o saber aprender, o saber fazer, o saber conviver e o saber ser.
Em termos gerais, o graduado em Educação Física deve ser capacitado para:
Esclarecer e intervir, profissional e academicamente, no contexto específico e histórico-cultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica, político e cultural;
Organizar, planejar, administrar, avaliar e atuar pedagógica, científica e tecnicamente no âmbito dos estados atual e emergente da cultura físico-esportiva.
Além disso, a FACEF-IBESA entende que o currículo, no seu sentido mais amplo, favoreça o desenvolvimento de competências como:
Dominar os conhecimentos clássicos e essenciais relacionados à cultura geral e à formação específica que serão objeto de sua atividade profissional, adequando-os às necessidades de emancipação sociocultural dos alunos ou clientes e ao desenvolvimento da sociedade;
Compreender e dominar o processo de intervenção profissional nos campos de trabalho relacionados e nas suas relações com o contexto no qual estão inseridos;
Resolver problemas concretos da prática profissional e da dinâmica das instituições afins, zelando pela aprendizagem e pelo desenvolvimento da sua clientela;
Considerar as características, os interesses e as necessidades da sua clientela no planejamento, na aplicação e na avaliação dos programas de intervenção profissional;
Sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática profissional;
Compreender as implicações socioculturais, política, econômica e ambiental da sua intervenção profissional;
Demonstrar capacidade de lidar, autonomamente, com a literatura pertinente e atualizada e com os diversos tipos de produção do conhecimento afins;
Demonstrar manejo da clientela, clareza e objetividade de comunicação verbal e não-verbal, desenvoltura no fazer didático, no manuseio do material didático, de modo a conduzir sua atividade profissional adequadamente;
Ter argumentos para justificar teoricamente sua prática profissional, bem como balizar sua intervenção profissional à luz das teorias produzidas a partir dos campos de conhecimentos específicos e afins;
Contribuir para a construção de novos conhecimentos
Técnica de Estudo e Pesquisa
Biologia Celular e Molecular
Técnicas de Comunicação Falada e Escrita
Teoria e Prática da Ginástica I
Teoria e Prática do Jogo I
Elementos Sócio-Históricos e Filosóficos da Educação Física
Bioquímica
Anatomia
Crescimento e Desenvolvimento Humano
Teoria e Prática da Ginástica II
Teoria e Prática do Jogo II
Informática
Teoria e Prática da Dança Escolar
Bases da Fisiologia Humana
Aprendizagem Motora
Aspectos do Desenvolvimento Psicossocial
Teoria e Prática dos Esportes Individuais I
Didática Aplicada a Educação Física
Legislação Educacional e Org. do Trabalho Escolar
Fisiologia do Exercício
Metodologia da Educação Física Escolar
Teoria e Prática dos Esportes Coletivos I
Teoria e Prática dos Esportes Individuais II
Currículos e Programas em Educação Física
Estágio Supervisionado em Educação Física I
Cinesiologia
Socorros Urgentes
Teoria e Prática dos Esportes Coletivos II
Atividade Físico Esportiva p/portadores de Necessidades Especiais
Estágio Supervisionado em Educação Física II
Medidas e Avaliação
Recreação
Teoria e Prática das Atividades Aquáticas I
Metodologia da Pesquisa
Eletiva
Estágio Supervisionado em Educação Física III
Planejamento e Gestão de Eventos Físico Esportivos
Bases do Treinamento Esportivo
Teoria e Prática das atividades Aquáticas II
Eletiva
TCC I
Estágio Supervisionado em Educação Física IV
Estágio Supervisionado em Projeto de Extensão
Eletiva
Eletiva
Eletiva
TCC II
Biologia Celular e Molecular
Técnicas de Comunicação Falada e Escrita
Teoria e Prática da Ginástica I
Teoria e Prática do Jogo I
Elementos Sócio-Históricos e Filosóficos da Educação Física
Bioquímica
Anatomia
Crescimento e Desenvolvimento Humano
Teoria e Prática da Ginástica II
Teoria e Prática do Jogo II
Informática
Teoria e Prática da Dança Escolar
Bases da Fisiologia Humana
Aprendizagem Motora
Aspectos do Desenvolvimento Psicossocial
Teoria e Prática dos Esportes Individuais I
Didática Aplicada a Educação Física
Legislação Educacional e Org. do Trabalho Escolar
Fisiologia do Exercício
Metodologia da Educação Física Escolar
Teoria e Prática dos Esportes Coletivos I
Teoria e Prática dos Esportes Individuais II
Currículos e Programas em Educação Física
Estágio Supervisionado em Educação Física I
Cinesiologia
Socorros Urgentes
Teoria e Prática dos Esportes Coletivos II
Atividade Físico Esportiva p/portadores de Necessidades Especiais
Estágio Supervisionado em Educação Física II
Medidas e Avaliação
Recreação
Teoria e Prática das Atividades Aquáticas I
Metodologia da Pesquisa
Eletiva
Estágio Supervisionado em Educação Física III
Planejamento e Gestão de Eventos Físico Esportivos
Bases do Treinamento Esportivo
Teoria e Prática das atividades Aquáticas II
Eletiva
TCC I
Estágio Supervisionado em Educação Física IV
Estágio Supervisionado em Projeto de Extensão
Eletiva
Eletiva
Eletiva
TCC II
DFP_