DFP_
Localização:Ubá - Minas Gerais
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA FAGOC
Hoje, a Faculdade Governador Ozanan Coelho – FAGOC – oferece o curso de Educação Física nas modalidades Licenciatura e Bacharelado.
O curso de Licenciatura em Educação Física teve sua autorização através da Portaria MEC 1.527, de 19 de outubro de 1999, publicada no D.O.U. de 20 de outubro de 1999, sendo reconhecido através da Portaria 3.540 de 01 de novembro de 2004.
O eixo norteador do curso é a formação de profissionais para atuar nos campos da Educação Básica (ensino infantil, fundamental e médio), atendendo ao aspecto formal desses níveis de ensino.
A concepção de Educação Física adotada pela FAGOC tem como proposta básica o estudo do ser humano em sua cultura corporal, nas situações históricas de jogo, esporte, ginástica, lutas e dança. O Curso de Educação Física adentra nesta reflexão por meio da manifestação da área voltada para a educação do cidadão, a “Licenciatura”. Nela a preocupação é com a prática docente, produção científica e pedagógica.
A formação básica é a Licenciatura em Educação Física, guiada pelo critério da orientação científica, da integração teoria e prática e do conhecimento do homem, da cultura e da sociedade.
O projeto pedagógico do curso está estruturado a partir do pressuposto de que a Educação Física deve considerar o indivíduo em sua totalidade e estar fundamentada em um conjunto de princípios, conceitos e métodos integrantes da área. Esta proposta pedagógica está orientada em torno de eixos norteadores e a existência destes está relacionada com a criação de espaços coletivos de discussão e ação, que tornem transparente a relação entre a prática e a teoria, a forma e o conteúdo, o saber e o fazer, dentro de uma visão histórica.
O curso de Bacharelado em Educação Física da FAGOC teve sua autorização através da Portaria MEC 140 de 26 de fevereiro de 2008, publicada no D.O.U. de 27 de fevereiro de 2008.
Este foi implantado e fundamentado no exame atento do ambiente da prática e da formação profissional, com foco nos desafios do mercado emergente e nas necessidades atuais do cuidado com a saúde.
O objetivo deste curso é proporcionar uma formação acadêmico-profissional generalista, humanista e crítica que qualifique o profissional para o exercício pleno de seus conhecimentos com base no rigor cientifico, na reflexão filosófica e pautada no princípio ético, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, buscando aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida ativo e saudável.
A atuação do Bacharel em Educação Física se dá no ensino não-formal (clubes, academias, clínicas, empresas, indústrias, condomínios, centros comunitários), órgãos de pesquisa, assessoria e consultoria a entidades públicas e privadas dos setores esportivos, culturais, turísticos, sociais, da saúde, entre outros.
Portanto, a formação desse profissional é aqui concebida, planejada, operacionalizada e avaliada, visando à aquisição e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas, com ênfase nos campos de intervenção da Atividade Física e Saúde.
A estrutura dos currículos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da FAGOC compreende um conjunto de disciplinas obrigatórias, que abarca as manifestações e os conhecimentos clássicos da área, conhecimentos aplicados da Educação Física, bem como as bases científicas para sua compreensão e aplicação, oriundas das Ciências Biológicas, Ciências Humanas e da Educação.
1° período
História da educação física
Fundamentos filosóficos aplicados à educação física
Biologia geral
Métodos e técnicas em estudos em redação e textos
Introdução à computação
Metodologia do atletismo
Metodologia do ensino dos esportes coletivos I
Metodologia da dança
2° período
Fundamentos sócio-antropológicos da educação física
Anatomia humana
Bioquímica celular
Metodologia da ginástica I
Crescimento e desenvolvimento humano
Ginástica rítmica
Metodologia do ensino dos esportes coletivos II
3° período
Fisiologia humana
Metodologia d ginástica II
Aprendizagem motora
E prática da recreação e lazer
Metodologia da natação I
Didática aplicada à educação física
Fundamentos pedagógicos aplicados a educação física e esportes
4° período
Emergências em educação física
Metodologia da pesquisa
Cinesiologia
Medidas e avaliação
Atividade motora adaptada
Metodologia da natação II
5° período
Educação física e infância
Metodologia da ginástica geral e ginástica artística
Fisiologia do exercício I
Metodologia do treinamento desportivo I
Bioestatística
Prática pedagógica
Geral e profissional
6° período
Psicologia aplicada ao esporte
Educação física e adolescência
Planejamento e organização de eventos em educação física
Educação física. saúde e qualidade de vida
Fisiologia do exercício II
Metodologia do treinamento desportivo II
Metodologia da ginástica artística
Libras
7° período
Metodologia do basquetebol
Metodologia do futebol
Metodologia do voleibol
Atividade de academia I
Tópicos especiais em atividades aquáticas
Ginástica laboral
Seminários de conclusão de curso I
8° período
Metodologia do futsal
Metodologia do handebol
Ergonomia e atividade física no contexto do trabalho
Atividade de academia II
Metodologia da musculação
Atividade física no envelhecimento
Administração e marketing
Seminários de conclusão de curso II
DFP_