Graduação em Educação Física (Bacharelado) (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
UNISUAM - Rio de Janeiro
DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivo Geral
Formar cidadãos aptos a exercerem a função social de profissionais de Educação Física, de forma consciente, crítica e empreendedora nos diferentes contextos onde se insere a prática das manifestações da cultura do movimento humano, orientados pela perspectiva da formação e do enriquecimento cultural dos indivíduos; da promoção, manutenção e reabilitação da saúde e da melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Objetivos Específicos
Formar um profissional consciente de seu papel enquanto agente de formação e de informação para a qualidade de vida, que atua na conscientização da importância e na instituição de estilos de vida saudáveis e ativos, dentro de uma perspectiva da prevenção, da promoção e reabilitação da saúde, bem como da educação e da reeducação motora, através da atuação com as diferentes manifestações da cultura do movimento humano.
Promover uma formação que valorize integração entre o ensino, pesquisa e extensão, centrada na importância da atitude investigativa e na prática desenvolvida na ação de extensão comunitária durante o processo de construção e reconstrução do conhecimento.
Qualificar um profissional que manifeste uma compreensão crítica da realidade social na qual se insere, para que nela possa atuar, comprometido com valores éticos, com a justiça social e com o repúdio às atitudes discriminatórias.
Projeto Pedagógico
Ensino
O curso de bacharelado em Educação Física da UNISUAM é composto por 8 períodos letivos, totalizando 3210h em sua estrutura curricular. O PPC contempla as bases científicas do esporte, incluindo Biologia, Anatomia, Fisiologia do Exercício, Biomecânica, Bases do Treinamento, além da fundamentação técnica, constituída por amplas disciplinas que envolvem os desportos coletivos, individuais, além das práticas emergentes. Pensando na formação do bacharel como um profissional de saúde o conhecimento se constrói na relação entre a atividade física, qualidade de vida e saúde. Assim, além da fundamentação das disciplinas das biociências citadas, o currículo busca subsidiar os conhecimentos a respeito das especificidades de diversos grupos (crianças, jovens, adultos, idosos, portadores de necessidades especiais e pessoas em condições críticas de saúde).
Para tal, o projeto prevê disciplinas como Aprendizagem e Desenvolvimento Motor, Educação Física Para Grupos Especiais, Educação Física Inclusiva, Libras, Exercícios Contra-Resistência, Medidas e Avaliação. Também são incluídos os estudos críticos na área da saúde, que destacam que os aspectos que envolvem a atividade física, o esporte, a saúde e a qualidade de vida são influenciados por questões políticas, culturais e ideológicas. Neste rol, podemos citar disciplinas como Atividade Física e Promoção da Saúde, Epidemiologia, Estudos SocioAntropológicos, Responsabilidade Social e Ambiental, Filosofia e Cidadania.
Pesquisa e produção científica
Por meio de Iniciação Científica e Mecanismos de Aprofundamento em Pesquisa através da articulação com o Programa de Iniciação Científica(PIBIC/UNISUAM), promove-se o desenvolvimento de atividades científicas de alunos da graduação, em colaboração com os projetos desenvolvidos pelos professores pesquisadores. Por meio de concurso, o PIBIC seleciona alunos para o recebimento de bolsas de iniciação científica e ainda pode acolher mais um aluno como colaborador por projeto. Este programa visa contribuir para a formação de discentes em pesquisa, desenvolvimento e inovação, por meio do aprendizado de técnicas e métodos científicos e tecnológicos. As atividades dos projetos de pesquisa selecionados pelo Programa estão de acordo com as diretrizes institucionais e da Pós-Graduação e com as linhas de pesquisa existentes internamente.
Outra oportunidade para os alunos interessados no seguimento da vida acadêmica é a articulação do curso com os dois programas de mestrado existentes na instituição. O Mestrado Profissionalizante em Desenvolvimento Local é um programa multidisciplinar que passa a contar com um professor do Curso de Educação Física, já iniciando uma linha de pesquisa, relacionada ao impacto dos projetos sociais de esporte no desenvolvimento local, que destina-se a receber os alunos egressos do curso. O Mestrado Acadêmico em Ciências da Reabilitação conta com dois docentes do Curso em seu quadro, além de um professor-pesquisador que já desenvolve seu trabalho com a colaboração de alunos do curso. Ainda neste tópico podemos citar a Revista Eletrônica Corpus et Scientia, publicada desde o ano de 2005, que se constitui em um espaço para publicação de docentes e discentes.
Extensão
Ao longo de todo o curso o aluno tem a oportunidade de pesquisar, desenvolver práticas e estagiar nos projetos de extensão desenvolvidos pelo curso em suas instalações internas ou na comunidade. No ano de 2011 estão sendo desenvolvidos os seguintes projetos:
Vida Corrida: Academia ao ar livre na praça Oliveira Belo
Saúde Não tem Idade: Atividade Física para Idosos em Irajá
Iniciação Esportiva: Del Castilho e Penha
Grupo de Dança da Terceira Idade: UNATI-UNISUAM
Academia-Escola: musculação para os funcionários da UNISUAM
Infraestrutura
• Biblioteca informatizada com acervo constituído de livros, periódicos, bases de dados, DVDs etc
• Laboratórios de Informática
• Centro Cultural UNISUAM - CCULT
• Academia Escola
• Ginásio Poliesportivo
• Laboratórios de Anatomia
• Laboratório de Fisiologia
• Auditórios
Formar cidadãos aptos a exercerem a função social de profissionais de Educação Física, de forma consciente, crítica e empreendedora nos diferentes contextos onde se insere a prática das manifestações da cultura do movimento humano, orientados pela perspectiva da formação e do enriquecimento cultural dos indivíduos; da promoção, manutenção e reabilitação da saúde e da melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Objetivos Específicos
Formar um profissional consciente de seu papel enquanto agente de formação e de informação para a qualidade de vida, que atua na conscientização da importância e na instituição de estilos de vida saudáveis e ativos, dentro de uma perspectiva da prevenção, da promoção e reabilitação da saúde, bem como da educação e da reeducação motora, através da atuação com as diferentes manifestações da cultura do movimento humano.
Promover uma formação que valorize integração entre o ensino, pesquisa e extensão, centrada na importância da atitude investigativa e na prática desenvolvida na ação de extensão comunitária durante o processo de construção e reconstrução do conhecimento.
Qualificar um profissional que manifeste uma compreensão crítica da realidade social na qual se insere, para que nela possa atuar, comprometido com valores éticos, com a justiça social e com o repúdio às atitudes discriminatórias.
Projeto Pedagógico
Ensino
O curso de bacharelado em Educação Física da UNISUAM é composto por 8 períodos letivos, totalizando 3210h em sua estrutura curricular. O PPC contempla as bases científicas do esporte, incluindo Biologia, Anatomia, Fisiologia do Exercício, Biomecânica, Bases do Treinamento, além da fundamentação técnica, constituída por amplas disciplinas que envolvem os desportos coletivos, individuais, além das práticas emergentes. Pensando na formação do bacharel como um profissional de saúde o conhecimento se constrói na relação entre a atividade física, qualidade de vida e saúde. Assim, além da fundamentação das disciplinas das biociências citadas, o currículo busca subsidiar os conhecimentos a respeito das especificidades de diversos grupos (crianças, jovens, adultos, idosos, portadores de necessidades especiais e pessoas em condições críticas de saúde).
Para tal, o projeto prevê disciplinas como Aprendizagem e Desenvolvimento Motor, Educação Física Para Grupos Especiais, Educação Física Inclusiva, Libras, Exercícios Contra-Resistência, Medidas e Avaliação. Também são incluídos os estudos críticos na área da saúde, que destacam que os aspectos que envolvem a atividade física, o esporte, a saúde e a qualidade de vida são influenciados por questões políticas, culturais e ideológicas. Neste rol, podemos citar disciplinas como Atividade Física e Promoção da Saúde, Epidemiologia, Estudos SocioAntropológicos, Responsabilidade Social e Ambiental, Filosofia e Cidadania.
Pesquisa e produção científica
Por meio de Iniciação Científica e Mecanismos de Aprofundamento em Pesquisa através da articulação com o Programa de Iniciação Científica(PIBIC/UNISUAM), promove-se o desenvolvimento de atividades científicas de alunos da graduação, em colaboração com os projetos desenvolvidos pelos professores pesquisadores. Por meio de concurso, o PIBIC seleciona alunos para o recebimento de bolsas de iniciação científica e ainda pode acolher mais um aluno como colaborador por projeto. Este programa visa contribuir para a formação de discentes em pesquisa, desenvolvimento e inovação, por meio do aprendizado de técnicas e métodos científicos e tecnológicos. As atividades dos projetos de pesquisa selecionados pelo Programa estão de acordo com as diretrizes institucionais e da Pós-Graduação e com as linhas de pesquisa existentes internamente.
Outra oportunidade para os alunos interessados no seguimento da vida acadêmica é a articulação do curso com os dois programas de mestrado existentes na instituição. O Mestrado Profissionalizante em Desenvolvimento Local é um programa multidisciplinar que passa a contar com um professor do Curso de Educação Física, já iniciando uma linha de pesquisa, relacionada ao impacto dos projetos sociais de esporte no desenvolvimento local, que destina-se a receber os alunos egressos do curso. O Mestrado Acadêmico em Ciências da Reabilitação conta com dois docentes do Curso em seu quadro, além de um professor-pesquisador que já desenvolve seu trabalho com a colaboração de alunos do curso. Ainda neste tópico podemos citar a Revista Eletrônica Corpus et Scientia, publicada desde o ano de 2005, que se constitui em um espaço para publicação de docentes e discentes.
Extensão
Ao longo de todo o curso o aluno tem a oportunidade de pesquisar, desenvolver práticas e estagiar nos projetos de extensão desenvolvidos pelo curso em suas instalações internas ou na comunidade. No ano de 2011 estão sendo desenvolvidos os seguintes projetos:
Vida Corrida: Academia ao ar livre na praça Oliveira Belo
Saúde Não tem Idade: Atividade Física para Idosos em Irajá
Iniciação Esportiva: Del Castilho e Penha
Grupo de Dança da Terceira Idade: UNATI-UNISUAM
Academia-Escola: musculação para os funcionários da UNISUAM
Infraestrutura
• Biblioteca informatizada com acervo constituído de livros, periódicos, bases de dados, DVDs etc
• Laboratórios de Informática
• Centro Cultural UNISUAM - CCULT
• Academia Escola
• Ginásio Poliesportivo
• Laboratórios de Anatomia
• Laboratório de Fisiologia
• Auditórios
DFP_