DFP_
Localização:Bebedouro - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Concepção / Objetivo
O curso de Educação Física – Bacharelado das Faculdades Integradas Fafibe considera as peculiaridades locais e regionais e as necessidades de expansão da profissão de Educação Física, enquanto componente da área da saúde e qualidade de vida. O curso objetiva uma formação generalista e humanista, tendo como eixo norteador a saúde e a qualidade de vida e, também, tem seu foco no lazer, esporte, atividade física e no conhecimento do homem historicamente constituído, que vive em sociedade. Na matriz curricular, o desenvolvimento da formação desenvolve-se por eixos de conhecimentos de formação específica e de formação ampliada, bem como núcleo temático de aprofundamento em Esporte e/ou Lazer. Na formação específica, os conteúdos abrangem conhecimentos da cultura corporal, vista ou entendida como toda manifestação local, regional, nacional e mundial, com as quais se possa atuar com a Educação Física, no tocante aos jogos, danças, lutas, ginásticas e esportes, que apresentem legitimidade nos contextos aos quais se inserem. Além destes, aborda os conhecimentos técnico-instrumentais e didático-pedagógicos, com o intuito da capacitação tanto para diagnósticos como para a implementação de propostas de projetos e programas de intervenção. Focaliza na formação "ampliada" os conhecimentos sobre os vários aspectos que compõem o ser humano e a sociedade, inclusive aqueles que propiciem entendimento sobre questões pertinentes, desde as filosóficas, como corpo/corporeidade, até psicológicas e "motoras", de forma indissociada, uma vez que o curso se sustenta numa visão integral de homem, que se movimenta intencionalmente, na busca de sua superação. Tem, também, enfoque na produção do conhecimento científico enquanto meio de "desnudamento" da realidade da profissão de Educação Física e dos vários aspectos a ela inerentes. Ainda na formação "ampliada" são abrangidos conhecimentos biológicos significativos ao preparo profissional. Também, o Projeto Pedagógico prevê os estágios curriculares, propiciando as interações teórico-práticas e as vivências com o campo de atuação profissional; trabalho de conclusão de curso, inserindo a visão da pesquisa e da formação continuada; e atividades complementares, propiciando a diversificação da formação e a autonomia do discente. Também, por sua própria natureza e perfil o curso contempla uma visão voltada às políticas públicas e ao favorecimento da integração ensino, práticas de investigação e extensão.
Por que na Fafibe é diferente?
Na Fafibe os estudantes do curso contam com laboratórios específicos em que se destacam os de fisiologia do esforço, avaliação física, cinesiologia, biologia e anatomia, além do Centro Esportivo e de Convivência, que abriga campo de futebol, piscina, pista de atletismo, sala de desenvolvimento de atividades rítmicas, folclóricas, de dança e ginásticas, que possibilitam uma sólida formação profissional. Projetos multidisciplinares, aprofundamento de estudos em Esporte e Lazer complementam o currículo.
Onde Trabalhar?
Campo de atuação muito amplo em total ascensão.
* Coordenador, diretor e técnico de esportes
* Professor/orientador em clubes, academias, hotéis, spas, etc.
* Programas de atividades físicas e de lazer, ginástica laboral, reabilitação e estética
* Personal Trainer
* Consultoria e prestação de serviços em órgãos e empreendimentos
Perfil do Egresso
Em consonância com o desenvolvimento do Projeto Pedagógico, o egresso bacharel de Educação Física terá, de acordo com as competências e habilidades, o seguinte perfil:
* capacidade para a realização de diagnósticos referentes às intervenções na área da saúde, lazer e esporte para a qualidade de vida;
* capacidade para atuação com o planejamento e gestão de atividades que envolvam a Educação Física e a cultura corporal, assumindo a perspectiva da qualidade de vida e do desenvolvimento humano e social;
* a aquisição da busca pela formação continuada;
* a possibilidade de atendimento de todos os grupos sociais, independentemente da condição socioeconômica e cultural dos grupos;
* qualificação para atendimento das pessoas portadoras de necessidades especiais;
* saberes necessários para realização de processos inclusivos;
* a valorização da profissão junto à área da saúde e educação informal;
* conhecimentos para atuação com crianças, jovens, adolescentes, adultos e pessoas da terceira idade de ambos os gêneros, respeitando as peculiaridades biológicas, socioculturais, afetivas, econômicas e políticas, buscando a autonomia junto ao lazer e do esporte, em prol da saúde e qualidade de vida, ao longo de suas trajetórias de vida de forma independente.
* o domínio crítico sobre o uso das tecnologias na área da Educação Física, não descaracterizando seu instrumental humanista.
Matriz Curricular
1º Período
Anatomia Humana
Bases Biológicas e Bioquímicas da Atividade Física
Comunicação e Expressão
Fundamentos Pedagógicos da Educação Física
História e Teorias da Educação Física
Humanidades I
Metodologia dos Esportes Individuais I: Atividades Aquáticas
2º Período
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Fisiologia Humana
Humanidades II
Metodologia do Ensino da Educação Física
Metodologia dos Esportes Coletivos I (Basq. Fut. Hand.)
Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa
Teoria do Esporte e Lazer I
3º Período
Cinesiologia
Fisiologia do Exercício I
Metodologia dos Esportes Coletivos II (Basq. Fut. Hand.)
Metodologia dos Esportes Coletivos: Atletismo
Metodologia dos Esportes Individuais II: Atletismo
Psicologia: Desenvolvimento e Aprendizagem
Teoria do Esporte e Lazer II
4º Período
Fisiologia do Exercício II
Medidas e Avaliação em Ciências do Exercício
Metodologia da Ginástica Geral
Metodologia das Atividades Físicas em Academia
Metodologia dos Esportes Coletivos III: Voleibol
Metodologia dos Jogos e das Brincadeiras
5º Período
Atividade Física e Promoção de Saúde
Didática da Educação Física
Estágio Supervisionado I
Metod.das Ativ.Fis.para Portadores de Necess.Especiais I
Metodologia das Lutas
Noções de Higiene e Socorro de Urg. em Ativ.Fis.e Saúde
Planejameto e Organização de Eventos I
Treinamento Esportivo
6º Período
Estágio Supervisionado II
Meio Ambiente e Esportes na Natureza
Met. das Ativ. Físicas Portadores de Necess. Especiais II
Metodologia das Atividades Rítmicas Floclóricas e Dança
Nutrição e Atividade Física
Planejamento e Organização de Eventos II
Ética Geral e Profissional
7º Período
Estágio Supervisionado III
Fisiologia do Exercício II
Gestão de Negócios em Esporte e Lazer
Ginástica Laboral
Políticas Públicas em Saúde
Seminário Conclusão de Curso I
8º Período
Estágio Supervisionado IV
Metodologia das Atividades Alternativas
Metodologia das Atividades Físicas para Grupos Especiais
Seminário de Conclusão de Curso II
Tópicos Contemporâneos em Educação Física
Disciplinas Optativas
Basquetebol
Dança e Educação
Estudos do Lazer, a Recreação e a Educação Física
Futebol
Ginástica Olímpica
Handebol
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Metodologia das Atividades Físicas para Terceira Idade
Metodologia dos Esportes com Raquetes
Natação
Produção Textual
Voleibol
DFP_