DFP_
Localização:Guarulhos - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Foco do Curso: Wellness e Tecnologias Preventivas da Saúde
Objetivos do Curso: O Curso de Bacharelado em Educação Física, das Faculdades Integradas Torricelli tem como principais objetivos: Qualificar e habilitar o aluno para atuar com grande ética e capacidade no seu segmento profissional; Qualificar o graduado a atuar no estudo, elaboração e execução de programas de Educação Física; Formar o profissional para intervir na sociedade, desenvolver e gerenciar programas voltados à saúde e qualidade de vida, lazer e turismo, segmento empresarial e esportes, de maneira a promover nesta sociedade mudanças de hábitos para transformação social e Incentivar a pesquisa acadêmica e a formação continua do profissional.
Perfil Profissional: O bacharel em educação física, formado nas Faculdades Integradas Torricelli deverá estar apto a desenvolver atividades que promovam o bem-estar e a qualidade de vida, através de processos sistematizados que o permitam avaliar, prescrever e executar exercícios físicos, quer seja através do desenvolvimento de atividades esportivas, recreativas ou qualquer outra manifestação de movimento corporal humano, tanto individualmente quanto coletivamente, bem como gerir e desenvolver atividades cujo objetivo seja promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida em equipes multidisciplinares.
Aspectos como: responsabilidade e ética profissional; compromisso com a oferta de um serviço de qualidade e seguro; conhecimento das técnicas mais modernas de avaliação, prescrição e desenvolvimento de exercícios físicos; entendimento da realidade da comunidade ou sociedade onde está inserido; capacidade de entender e adaptar-se às constantes transformações da sociedade; apresentar uma conduta criativa na proposta de soluções de problemas; domínio das principais técnicas de atendimento e ensino-aprendizagem; apresentar espírito e capacidade de liderança, são algumas das características que pretendemos desenvolver em nosso discente egresso.
Mercado de Trabalho: Aproximadamente a 20 anos atrás, os campos de atuação de um egresso, formado em educação física, apresentava-se restrito a atuações em ambientes escolares e academias de ginásticas, entretanto, a mudança de comportamento que a sociedade vem apresentando e, a observação de indicadores sócio-econômicos, ressalta a necessidade da prática de exercícios físicos como principal agente promotor de saúde, o que resultou no crescimento dos campos de atuação do profissional de educação física, destacando-se os (as): Clinicas e Centros de reabilitação; Clubes e agremiações sociais, esportivas e recreativas; Academias de ginástica; Escolas de esportes; Consultorias e assessorias técnicas; Empresas promotoras de programas de qualidade de vida corportativos; Centros comunitários; Administração esportiva; Órgãos públicos promotores de programas de saúde pública; Hotéis, pousadas e resorts, com atividades recreativas e de lazer; Academias residenciais e, de condomínios, etc;
• Saúde e Qualidade: Atuando na elaboração e execução de programas preventivos e também programas voltados à melhor idade.
• Turismo: Estará apto a atuar no segmento de turismo, turismo ecológico, turismo de aventura, além das grandes áreas de recreação e lazer.
• Segmento Empresarial: Atuando em empresas no desenvolvimento de atividades determinadas pela Ginástica Laboral. Essas possibilidades serão geradas através de uma formação transversal do graduando em Educação Física e as áreas citadas.
1º PERÍODO
Anatomia humana geral
Fundamentos biológicos aplicados à educação física
Métodos teóricos e práticos das atividades rítmicas e danças
Métodos teóricos e práticos da natação
História da educação física e esporte
Deontologia e ética do profissional de educação física
2º PERÍODO
Anatomia do sistema locomotor
Emergências e primeiros socorros
Métodos teóricos e práticos do atletismo
Biomoléculas e metabolismo humano
Métodos teóricos e práticos dos exercícios físicos em ambiente aquático
Antropologia e sociologia aplicada à saúde
3º PERÍODO
Métodos teóricos e práticos das artes marciais
Crescimento e desenvolvimento motor humano
Métodos teóricos e práticos do handebol
Fisiologia humana I
Introdução à biomecânica
4º PERÍODO
Fisiologia humana II
Biomecânica aplicada à educação física
Aprendizagem motora
Ginástica – desenvolvimento e bases metodológicas
Métodos teóricos e práticos do basquetebol
Processos de medidas e avaliação em educação física
5º PERÍODO
Fisiologia do exercício físico
Recreação e lazer – aspectos práticos e teóricos
Métodos teóricos e práticos em futebol e futsal
Psicomotricidade aplicaca à educação física
Nutrição aplicada ao exercício físico
6º PERÍODO
Construção e organização do conhecimento científico
Suplementação nutricional aplicada ao exercício físico e ao esporte
Métodos teóricos e práticos da ginástica artística
Métodos teóricos e práticos do voleibol
Políticas públicas de educação, esporte e lazer
Qualidade de vida – aspectos conceituais, ergonômicos e gestão de programas
Atividades acadêmicas supervisionadas I
7º PERÍODO
Psicologia geral
Treinamento desportivo – conceitos e aplicação
Exercício físico adaptado - deficiências sensoriais, neuromotoras e mentais
Exercícios físicos para populações com necessidades especiais I - gestantes, idosos, patologias mioesqueléticas e articulares
Planejamento e organização de eventos
Atividades acadêmicas supervisionadas II
8º PERÍODO
Gestão de pequenas e médias empresas
Esportes de aventura – aspectos teóricos e práticos
Exercícios físicos para populações com necessidades especiais II – cardiopatias, dislipidemias e patologias respiratórias
Bases metodológicas e prescritivas do treinamento resistido
Psicologia aplicada ao profissional de educação física
Bases metodologicas para detecção e seleção de talentos esportivos
Bases metodológicas e prescritivas do treinamento aeróbio
Optativa I - linguagem brasileira de sinais (LIBRAS)
Atividades acadêmicas supervisionadas III
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