DFP_
Localização:Vitória - Espírito Santo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Características:
De acordo com a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a Educação Física é garantida enquanto componente curricular da Educação Básica. Num contexto em que a escolarização de crianças, adolescentes, adultos e idosos, pertencentes aos diversos grupos sociais, é uma meta atual das Políticas Públicas Educacionais no Brasil, a Educação Física tem importante papel na formação cultural e política destes cidadãos.
O perfil do egresso deverá ser compatível com a realidade do mercado de trabalho atual e as perspectivas para o futuro. A fim de cumprir a missão do curso e atuar com competência nas áreas aplicadas, o Curso de Educação Física buscará formar profissionais com visão crítica, holística, criativa, inovadora e com fortes valores éticos.
Desses profissionais, enquanto cidadãos do mundo contemporâneo, são requeridas competências e habilidades de saber pensar, escutar e aprender a lidar com as novas tecnologias, considerar a investigação como princípio de aprimoramento profissional, ter iniciativa para resolver problemas, poder decisório, criativo e estar sempre em sintonia com o dinamismo da realidade social, orientando-se sempre para a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual. O profissional licenciado em Educação Física é formado para planejar, ensinar, coordenar e avaliar a aprendizagem de atividades físicas, esportivas em escolas da rede pública e privada, da educação infantil ao ensino médio, contribuindo para a formação profissional cultural e para a autonomia dos alunos em relação à prática e aos benefícios e limitações das atividades físico-esportivas. O egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física estará legalmente habilitado par atuar no campo de trabalho escolar (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, superior e educação de adultos). Pode atuar como docente e atividades correlatas em cursos
O currículo proposto foi elaborado de acordo com as diretrizes curriculares estabelecidas pela legislação vigente; porém, isso não implica uma rigidez estrutural. A flexibilidade curricular é um dos princípios que norteia a Proposta para Elaboração das Diretrizes Curriculares para o Curso de Educação Física.
Objetivo:
O Curso de Licenciatura em Educação Física tem por objetivo a formação de profissionais da área de Educação Física para atuar na Educação Básica e em espaços alternativos educacionais, inerente ao exercício da docência e à prática do movimento corporal, para atender às demandas da sociedade, com percepção crítica da realidade social e educacional e suas transformações, desenvolvendo atividades técnicas fundamentadas em princípios científicos e éticos; promovendo, preservando a saúde individual e coletiva, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida através dos conhecimentos próprios da área de Educação Física, atendendo assim às demandas emergentes.
Para isso, o curso pretende:
• Proporcionar ao aluno domínio dos conteúdos fundamentais de teoria e prática da educação físic;
• Proporcionar ao aluno instrumentação intelectual, cultural e tecnológica para o desempenho de funções e papéis onde sua ação seja necessária;
• Desenvolver entre os alunos um relacionamento social de cunho cooperativo, de respeito mútuo e de participação responsável e criadora, preparando-o para opções conscientes em relação às realidades profissionais em que atuarão;
De acordo com a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a Educação Física é garantida enquanto componente curricular da Educação Básica. Num contexto em que a escolarização de crianças, adolescentes, adultos e idosos, pertencentes aos diversos grupos sociais, é uma meta atual das Políticas Públicas Educacionais no Brasil, a Educação Física tem importante papel na formação cultural e política destes cidadãos.
O perfil do egresso deverá ser compatível com a realidade do mercado de trabalho atual e as perspectivas para o futuro. A fim de cumprir a missão do curso e atuar com competência nas áreas aplicadas, o Curso de Educação Física buscará formar profissionais com visão crítica, holística, criativa, inovadora e com fortes valores éticos.
Desses profissionais, enquanto cidadãos do mundo contemporâneo, são requeridas competências e habilidades de saber pensar, escutar e aprender a lidar com as novas tecnologias, considerar a investigação como princípio de aprimoramento profissional, ter iniciativa para resolver problemas, poder decisório, criativo e estar sempre em sintonia com o dinamismo da realidade social, orientando-se sempre para a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual. O profissional licenciado em Educação Física é formado para planejar, ensinar, coordenar e avaliar a aprendizagem de atividades físicas, esportivas em escolas da rede pública e privada, da educação infantil ao ensino médio, contribuindo para a formação profissional cultural e para a autonomia dos alunos em relação à prática e aos benefícios e limitações das atividades físico-esportivas. O egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física estará legalmente habilitado par atuar no campo de trabalho escolar (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, superior e educação de adultos). Pode atuar como docente e atividades correlatas em cursos
O currículo proposto foi elaborado de acordo com as diretrizes curriculares estabelecidas pela legislação vigente; porém, isso não implica uma rigidez estrutural. A flexibilidade curricular é um dos princípios que norteia a Proposta para Elaboração das Diretrizes Curriculares para o Curso de Educação Física.
Objetivo:
O Curso de Licenciatura em Educação Física tem por objetivo a formação de profissionais da área de Educação Física para atuar na Educação Básica e em espaços alternativos educacionais, inerente ao exercício da docência e à prática do movimento corporal, para atender às demandas da sociedade, com percepção crítica da realidade social e educacional e suas transformações, desenvolvendo atividades técnicas fundamentadas em princípios científicos e éticos; promovendo, preservando a saúde individual e coletiva, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida através dos conhecimentos próprios da área de Educação Física, atendendo assim às demandas emergentes.
Para isso, o curso pretende:
• Proporcionar ao aluno domínio dos conteúdos fundamentais de teoria e prática da educação físic;
• Proporcionar ao aluno instrumentação intelectual, cultural e tecnológica para o desempenho de funções e papéis onde sua ação seja necessária;
• Desenvolver entre os alunos um relacionamento social de cunho cooperativo, de respeito mútuo e de participação responsável e criadora, preparando-o para opções conscientes em relação às realidades profissionais em que atuarão;
Grade curricular:
Citologia e Histologia
Evolução Histórica da Educação Fisica
Anatomia Humana
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras
Antropologia
Psicologia
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Voleibol
Fundamentação Teórica do Lazer
Anatomia do Movimento Humano
Lutas
Expressão Corporal
Sociologia
Didática da Educação Física
Bioquímica do Exercício
Concepções filosóficas do corpo
Cinesiologia
Socorros Urgentes
Fisiologia Humana Geral
Handebol
Futebol
Ginásticas Esportivas
Políticas Públicas na Educação Básica
Crescimento e Desenvolvimento Pós-Infância
Cineantropometria
Natação
Bases Fisiológicas do Exercício
Estágio Supervisionado I
Basquete
Atividades Físicas de Aventura
Dança
Ginástica
Fisiologia do Esforço
Eventos Escolares e Organização Esportiva
Estágio Supervisionado II
Cotidiano Escolar, Educação Física e
Currículo
Políticas, Programas e Projetos de
Esporte e Lazer
Atividades Aquáticas
Atletismo
Libras – Linguagem Brasileira de Sinais
Educação Física para PNE
Atividades Complementares
Citologia e Histologia
Evolução Histórica da Educação Fisica
Anatomia Humana
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras
Antropologia
Psicologia
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Voleibol
Fundamentação Teórica do Lazer
Anatomia do Movimento Humano
Lutas
Expressão Corporal
Sociologia
Didática da Educação Física
Bioquímica do Exercício
Concepções filosóficas do corpo
Cinesiologia
Socorros Urgentes
Fisiologia Humana Geral
Handebol
Futebol
Ginásticas Esportivas
Políticas Públicas na Educação Básica
Crescimento e Desenvolvimento Pós-Infância
Cineantropometria
Natação
Bases Fisiológicas do Exercício
Estágio Supervisionado I
Basquete
Atividades Físicas de Aventura
Dança
Ginástica
Fisiologia do Esforço
Eventos Escolares e Organização Esportiva
Estágio Supervisionado II
Cotidiano Escolar, Educação Física e
Currículo
Políticas, Programas e Projetos de
Esporte e Lazer
Atividades Aquáticas
Atletismo
Libras – Linguagem Brasileira de Sinais
Educação Física para PNE
Atividades Complementares
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