Graduação em Educação Física (Licenciatura) (Petrópolis, Rio de Janeiro)
Universidade Católica de Petrópolis
DFP_
Diploma oferecido:Licenciatura em Educação Física
Localização:Petrópolis - Rio de Janeiro
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Perfil do Egresso:
Face a Resolução número 7 de 31 de março de 2004, responsável pela instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação em Educação Física, menciona em seu artigo 4º. que os cursos superiores de graduação em Educação Física devem assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética. Logo em seguida no § 1º, ela coloca que:
O Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Católica de Petrópolis tem como proposta formar professores qualificados para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.”
A Profissão e o Mercado de Trabalho:
O profissional de Educação Física está capacitado para intervir em instituições de ensino públicas e privadas de Educação Básica, desenvolver pesquisa científica aplicada em Educação Física escolar; questionar a realidade do universo escolar tendo em vista que essa ação é fundamental para a criação de metodologias de trabalho inovadoras pautadas não apenas nas dimensões biológicas da motricidade humana, mas também nas de caráter sócio-histórico;
produzir conhecimentos sobre a história cultural das práticas corporais no espaço escolar; delinear a partir de quais matrizes teóricas a intervenção profissional em Educação Física escolar é conduzida; inventariar as representações que a Educação Física escolar assume junto ao imaginário dos atores sociais que partilham os espaços escolares (funcionários, responsáveis, gestores, professores, etc.); coletar e organizar em bancos de dados informações empíricas sobre características músculo-esqueléticas e níveis funcionais de aptidão física e desenvolvimento motor de crianças; documentar os registros de memória mais significativos da Educação Física escolar na cidade de Petrópolis.
Histórico do Curso:
O Curso de Educação Física da UCP, desde sua criação em 2002, cumprindo as determinações legais vigentes para o funcionamento de Cursos de graduação em Educação Física, efetivou em 2006, sua primeira modificação curricular — sem olvidar que seu primeiro currículo, o de número 19001 ainda está em vigor.
O currículo 19001 teve como anteparo legal a Resolução 03 de 16/06/1987, a qual, mais do que fixar os conteúdos mínimos e a duração prevista para os cursos, endossou a urgência de se formar profissionais de Educação Física com perfil generalista. A definição singela desse perfil generalista apareceu onze anos mais tarde na qualidade de imperativo legal no texto da Lei 9696 de 01/09/98, responsável pela regulamentação da profissão de professor de Educação Física e pela criação dos conselhos de outorga dos registros profissionais. A Lei 9696 também foi outro fator preponderante para a estruturação do perfil de egresso desejado pelo curso, na medida em que sem o artigo 3º. o professor de Educação Física é apresentado como um profissional que deve “ ... coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos ligados às atividades físicas e ao desporto.”
Nesse sentido, a atual concepção do Curso de Educação Física da UCP segue sendo sustentada, primeiro, pelos princípios magnos que regem os fins da Universidade, dentre os quais de “[...] promover a formação e cristã dos alunos [...]” (inciso I, do artigo 3º, do título I, do Estatuto da UCP) e o de “[...] formar profissionais competentes nas diferentes áreas do conhecimento, cônscios de seu compromisso social como cidadãos [...]” (inciso III, do artigo 3º, do título I, do Estatuto da UCP); segundo, pelo que determina a Lei 9696/98 que reconhece a profissão de Professor de Educação Física no país e estabelece orientações gerais para sua formação; e, terceiro, pelo que dispõe a Lei 9.394, de 20/12/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases para a Educação Nacional.
Face a Resolução número 7 de 31 de março de 2004, responsável pela instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação em Educação Física, menciona em seu artigo 4º. que os cursos superiores de graduação em Educação Física devem assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética. Logo em seguida no § 1º, ela coloca que:
O Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Católica de Petrópolis tem como proposta formar professores qualificados para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.”
A Profissão e o Mercado de Trabalho:
O profissional de Educação Física está capacitado para intervir em instituições de ensino públicas e privadas de Educação Básica, desenvolver pesquisa científica aplicada em Educação Física escolar; questionar a realidade do universo escolar tendo em vista que essa ação é fundamental para a criação de metodologias de trabalho inovadoras pautadas não apenas nas dimensões biológicas da motricidade humana, mas também nas de caráter sócio-histórico;
produzir conhecimentos sobre a história cultural das práticas corporais no espaço escolar; delinear a partir de quais matrizes teóricas a intervenção profissional em Educação Física escolar é conduzida; inventariar as representações que a Educação Física escolar assume junto ao imaginário dos atores sociais que partilham os espaços escolares (funcionários, responsáveis, gestores, professores, etc.); coletar e organizar em bancos de dados informações empíricas sobre características músculo-esqueléticas e níveis funcionais de aptidão física e desenvolvimento motor de crianças; documentar os registros de memória mais significativos da Educação Física escolar na cidade de Petrópolis.
Histórico do Curso:
O Curso de Educação Física da UCP, desde sua criação em 2002, cumprindo as determinações legais vigentes para o funcionamento de Cursos de graduação em Educação Física, efetivou em 2006, sua primeira modificação curricular — sem olvidar que seu primeiro currículo, o de número 19001 ainda está em vigor.
O currículo 19001 teve como anteparo legal a Resolução 03 de 16/06/1987, a qual, mais do que fixar os conteúdos mínimos e a duração prevista para os cursos, endossou a urgência de se formar profissionais de Educação Física com perfil generalista. A definição singela desse perfil generalista apareceu onze anos mais tarde na qualidade de imperativo legal no texto da Lei 9696 de 01/09/98, responsável pela regulamentação da profissão de professor de Educação Física e pela criação dos conselhos de outorga dos registros profissionais. A Lei 9696 também foi outro fator preponderante para a estruturação do perfil de egresso desejado pelo curso, na medida em que sem o artigo 3º. o professor de Educação Física é apresentado como um profissional que deve “ ... coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos ligados às atividades físicas e ao desporto.”
Nesse sentido, a atual concepção do Curso de Educação Física da UCP segue sendo sustentada, primeiro, pelos princípios magnos que regem os fins da Universidade, dentre os quais de “[...] promover a formação e cristã dos alunos [...]” (inciso I, do artigo 3º, do título I, do Estatuto da UCP) e o de “[...] formar profissionais competentes nas diferentes áreas do conhecimento, cônscios de seu compromisso social como cidadãos [...]” (inciso III, do artigo 3º, do título I, do Estatuto da UCP); segundo, pelo que determina a Lei 9696/98 que reconhece a profissão de Professor de Educação Física no país e estabelece orientações gerais para sua formação; e, terceiro, pelo que dispõe a Lei 9.394, de 20/12/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases para a Educação Nacional.
História da educação física escolar
Introdução à filosofia
Anatomia humana I
Crescimento, desenvolvimento e aprendizagem motora
Introdução à formação docente
Metodologia do estudo e da pesquisa
Introdução à teologia I
Ética
Fundamentos pedagógicos da educação física
Políticas educacionais
Bioestatística
Anatomia humana II
Fundamentos e práticas da ginástica escolar
Fundamentos e práticas do basquetebol
Biomecânica I
Fundamentos sócio-antropológicos da educação física
Introdução à teologia II
Psicologia da educação
Fundamentos e práticas do voleibol
Fisiologia humana
Didática
Fundamentos e práticas das atividades ritmicas
Folclore, jogos, brincadeiras e práticas
Fisiologia do exercicio
Educação física escolar no ensino infantil
Teorias epistemológicas da educação física e esporte
Fundamentos filosóficos da educação física
Fundamentos e práticas do atletismo
Ética profissional na educação física
Educação física escolar no ensino fundamental
Estágio supervisionado no ensino infantil
Pesquisa em educação física escolar
Fundamentos e práticas do handebol
Avaliação funcional e práticas
Fundamentos e práticas do futsal
Estágio supervisionado no ensino fundamental
Trabalho de conclusão de curso em educação física I
Educação física escolar no ensino médio
Educação física adaptada e práticas
Fundamentos e práticas do treinamento desportivo
Fundamentos e práticas da ginástica olímpica
Estágio supervisionado no ensino médio
Trabalho de conclusão de curso em educação física II
Organização e práticas de eventos aplicados à educação física escolar
Fundamentos e práticas da natação
Avaliação educacional
Introdução à filosofia
Anatomia humana I
Crescimento, desenvolvimento e aprendizagem motora
Introdução à formação docente
Metodologia do estudo e da pesquisa
Introdução à teologia I
Ética
Fundamentos pedagógicos da educação física
Políticas educacionais
Bioestatística
Anatomia humana II
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Introdução à teologia II
Psicologia da educação
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Fisiologia humana
Didática
Fundamentos e práticas das atividades ritmicas
Folclore, jogos, brincadeiras e práticas
Fisiologia do exercicio
Educação física escolar no ensino infantil
Teorias epistemológicas da educação física e esporte
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Fundamentos e práticas do atletismo
Ética profissional na educação física
Educação física escolar no ensino fundamental
Estágio supervisionado no ensino infantil
Pesquisa em educação física escolar
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Avaliação funcional e práticas
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Estágio supervisionado no ensino fundamental
Trabalho de conclusão de curso em educação física I
Educação física escolar no ensino médio
Educação física adaptada e práticas
Fundamentos e práticas do treinamento desportivo
Fundamentos e práticas da ginástica olímpica
Estágio supervisionado no ensino médio
Trabalho de conclusão de curso em educação física II
Organização e práticas de eventos aplicados à educação física escolar
Fundamentos e práticas da natação
Avaliação educacional
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