Graduação em Educação Física (Licenciatura) (Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro)
Faculdade Santo Antônio de Pádua
DFP_
Localização:Santo Antônio de Pádua - Rio de Janeiro
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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O curso
Para a concepção da Licenciatura em Educação Física foram considerados os seguintes dispositivos legais:
Lei nº 9.394, de 20/12/1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Licenciatura em Educação Física.
A Faculdade Santo Antônio de Pádua (FASAP) obteve seu credenciamento através da Portaria 702, de 18 de março de 2004, publicada no DOU em 19 de março de 2004.
Iniciou suas atividades acadêmicas com a Licenciatura em Educação Física através da Portaria nº 350, de 24 de abril de 2007, publicada no DOU em 25 de abril de 2004, sendo uma instituição de formação de profissionais de nível superior e de domínio e cultivo do saber.
Descrição do curso
O Curso de Licenciatura Plena em Educação Física prepara e qualifica o profissional para a docência na educação básica, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural dos alunos, com o propósito de aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo, prazeroso e saudável, sendo capaz de organizar, executar e supervisionar programas de atividades físicas e esportivas, de conscientizar sobre a importância do esporte na saúde, no bem-estar e na socialização e integração dos indivíduos. O licenciado pode exercer suas funções como professor em escolas públicas e particulares no Ensino Fundamental e Médio.
A Educação Física é uma área de intervenção acadêmico profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, um foco nas diferentes modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas/artes marciais, da dança nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
“Embora a formação em Educação Física esteja inserida na área da Saúde, é imperiosa a compreensão de seu caráter multidisciplinar que, além de possuir um corpo de conhecimento próprio, utiliza-se de conhecimentos produzidos no contexto das Ciências Biológicas, Humanas e Sociais, bem como da Arte e da Filosofia” (Parecer CNE/CES 0058/2004, p. 9).
Obedecendo a essa exigência a FASAP estrutura-se de modo a proporcionar uma formação humanista e generalista ao Licenciado em Educação Física, garantindo-lhe condições de se tornar um agente de mudanças, que utilize normas e princípios como instrumentos hábeis à compreensão de situações complexas e intrínsecas ao processo desportivo. Além disso, o egresso da Licenciatura em Educação Física estará apto a dominar tecnologias e métodos para um contínuo desenvolvimento de competências e aplicação de conhecimentos adquiridos.
Disciplinas
FILOSOFIA GERAL E DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Bases históricas da filosofia. O conhecimento científico: do senso comum ao método científico.Implicações da ciência sobre o processo de humanização. Humanidade, cultura e conhecimento: o que significa ser humano? Esporte: reflexões sobre a gênese, violência e ética no âmbito esportivo. A crise da racionalidade moderna e a educação física.
BIOLOGIA GERAL - A célula. Membrana plasmática. Sistema de endomembranas - Digestão e secreção. Organelas citoplasmáticas. Citoesqueleto e os sistemas contráteis da célula. Núcleo. Histologia.
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL - Introdução à teoria da comunicação: elementos estruturais da comunicação, linguagem oral e escrita, níveis de linguagem. Técnicas de interpretação de texto: ato de ler, método de leitura eficiente. Conhecimento prévio e compartilhado. Fichamento. Resumos. Resenha.Técnica de expressão escrita: léxico. Denotação e Conotação. Polissemia e Sinonímia. Parônimos e Homônimos. Campos Semânticos. Coesão e coerência. Elementos estruturais do texto: parágrafos. Tipos de parágrafos.
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE E DA APRENDIZAGEM - Estruturação da personalidade: contribuições da Gestalt, do Behaviorismo e da Psicanálise. Desenvolvimento e personalidade da criança. Desenvolvimento cognitivo: os estudos piagetianos. Estudos da psicologia e aprendizagem humana.
SOCIOLOGIA GERAL E DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Introdução à Sociologia Geral. O pensamento de Durkheim. O Pensamento de Karl Marx. Weber e a Racionalização do Esporte. As transformações recentes do capitalismo.
BIOQUÍMICA CELULAR - Conceitos fundamentais. Sistema nervoso central e treinamento esportivo. Metabolismo intermediário. Metabolismo dos carboidratos. Metabolismo dos lipídios. Metabolismo do nitrogênio. Integração do metabolismo. Especificidades fisiológicas e atividades esportivas. informação genética. 2. ed. São Paulo: Edgar Blücher, 770 p.
ANATOMIA HUMANA - Conceituação da anatomia em sentido amplo e generalista, delimitação das grandes divisões do corpo humano, planos de delimitação e posicionamento do corpo humano, osteologia, artrologia, miologia, sistema respiratório, sistema cardiovascular, sistema digestório, sistema nervoso, sistema urinário e reprodutor masculino e feminino. Todos os sistemas com enfoque na atividade física.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - Desenvolvimento psicológico da criança, motivação no esporte, agressividade e esporte, prazer e o jogar, grupos e dinâmicas de grupos no esporte.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA - Ciência, conhecimento científico e pesquisa. Os diferentes tipos de pesquisa. Métodos e técnicas de coleta e análise de dados. Fases da elaboração de uma pesquisa.
SOCORROS E URGÊNCIAS APLICADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA - Introdução aos primeiros socorros, ressuscitação cardio-pulmonar, lesões por alterações nas vias aéreas, lesões do sistema osteomuscular, lesões de sistema nervoso, transporte de feridos, acidentes por calor/frio, intoxicações e envenenamentos, socorros para gestantes e prevenção de acidentes comuns.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - A formação do professor de educação física; fundamentos históricos da educação física; tendências e abordagens pedagógicas na educação física; o currículo da educação física escolar; educação física e multiculturalismo.
METODOLOGIA DA INICIAÇÃO ESPORTIVA - O processo de ensino-aprendizagem e as metodologias utilizadas nos grandes jogos e esportes coletivos. Apresentação dos Procedimentos e Metodologias Aplicados aos Grandes Jogos e Esportes Coletivos. Iniciação Esportiva Universal. Contextualização e Adequação das Diferentes Metodologias Através da VivênciaPrática.
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO - Introdução ao crescimento e desenvolvimento humano. Desenvolvimentos físico, cognitivo, motor e psicossocial nos períodos do ciclo de vida: primeira infância; pré-escolares; segunda infância; adolescência; jovem adulto à terceira idade.
Crescimento e desenvolvimento. Ensino-aprendizagem de atividades físicas.
TEORIA E PRÁTICA DO VOLEIBOL - Voleibol e os ambientes de aprendizagem. Fatos históricos e evolução. Fundamentos ou destrezas do jogo. Tática individual. Tática coletiva. Noções de arbitragem. Direção de equipes.
GINÁSTICA ESCOLAR - Origem e evolução da GO e GRD, características fundamentais do movimento em ginástica olímpica, características fundamentais do movimento em ginástica rítmica, terminologia específica e metodologia do ensino, elaboração de estudos de séries e movimentos, noções básicas do código de pontuação e arbitragem.
MEDIDAS E AVALIAÇÃO - Testes medidas e avaliações; Antropometria; Avaliações cardiorrespiratórias; Avaliações motoras e físicas; Análise qualitativa do movimento; Escalas de Borg e suas aplicações; Avaliações pisicofisiológicas.
FISIOLOGIA HUMANA E DO EXERCÍCIO - Bioenergética. Fornecimento e utilização de energia. Conceitos neuromusculares. Efeitos fisiológicos do treinamento físico. Obesidade e controle ponderal. Atividade Física, saúde e envelhecimento.
CINESIOLOGIA - Apresentação geral: definição e histórico. Terminologia descritiva. Tipos de movimentos e movimentos articulares. Sistemas do Corpo Humano: sistema ósseo, componentes, estrutura e formas. Sistema articular e suas generalidades. Sistema muscular. Movimentos da cabeça (ATM), pescoço, tronco, cintura escapular e membros superiores,cintura pélvica e membros inferiores. Introdução àbiomecânica: conceitos básicos. Leis do movimento. Força. Torque. Estabilidade. Máquinas simples (alavancas, polias, rodas e eixos e plano inclinado). Estudo do Movimento humano: estudo anâtomo-funcional do corpo humano: membros inferiores, tronco e membros superiores.
TEORIA E PRÁTICA DO BASQUETEBOL - Origem e evolução do basquetebol. Manejo de corpo e de bola. Ensino aprendizagem da técnica e da tática. Princípios básicos defensivos e ofensivos. Direção de equipes. Regras e arbitragem. técnicas e táticas. São Paulo : EPU, 1987. 102 p.
TEORIA E PRÁTICA DO FUTSAL - Histórico. O futsal no contexto escolar: especificidades próprias das etapas daeducação básica. A organização técnica, as táticas elementares e as regras do futsal. A ética do esporte.
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA I - Abordagem de temas e conteúdos emergentes ou indicados pelo corpo discente visando atender particularidades e/ou interesses regionais na área de educação física não abordados em outras disciplinas do currículo pleno do curso, visando a ampliação do leque de abrangência de conteúdos e o princípio da flexibilidade curricular.
EXERCÍCIO FÍSICO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA - Atividade física, saúde e qualidade de vida. Aptidão física relacionada à saúde. Princípios básicos do condicionamento físico para o bem estar. Orientações para a prática regular do exercício físico. Exercício como meio de prevenção às doenças da vida moderna. Exercício e as doenças de ordem músculo-ósteo-articular. Estresse e saúde. Alimentação e saúde. Esporte como mecanismo de promoção da saúde. Atividades diversas de cunho lúdico-recreativo (jogos, esportes, brincadeiras).
TEORIA E PRÁTICA DA RECREAÇÃO E LAZER - Aspectos antropológicos da recreação, dos jogos e do lazer; Recreação e jogos do desenvolvimento humano; Teorias sobre ao jogos; Corporeidade x Prazer x Jogo; Ludicidade x Competição; Psicomotricidade, recreação e jogos; Planejamento e organização do lazer; O lazer e seus aspectos sociais; Terceira idade : recreação e
lazer.
APRENDIZAGEM MOTORA - Introdução à aprendizagem motora. Aprendizagem de habilidades motoras. Principais variáveis da aprendizagem de habilidades motoras. O ambiente de aprendizagem do movimento humano.
ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESCOLARES - Conceitos de administração esportiva. Organização e gerenciamento de escolas e clubes esportivos. Planejamento de eventos escolares e de competições esportivas.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIAL - Etimologia e terminologia; Histórico das deficiências; Contextualização da pessoa portadora de deficiência no Brasil; Classificação, caracterização e causas das principais deficiências; Objetivos, possibilidades e desafios da Educação Física Especial; Educação inclusiva : realidade ou utopia.
TEORIA E PRÁTICA DO FOLCLORE E DANÇA - Histórico da dança. Estudo do movimento por intermédio da expressão e criatividade. Fatores do movimento. Ritmo e movimento. Técnicas de consciência corporal. A dança no ambiente educacional. Danças parafolclóricas brasileiras e estrangeiras. O folclore como elemento de cultura numa visão antropológica e social. A valorização do folclore nacional no ambiente escolar. Levantamento de dados do folclore local e regional.
TEORIA E PRÁTICA DO HANDEBOL - Conhecimentos gerais do Handebol. Processos pedagógicos de iniciação ao jogo. Gestos básicos do Handebol. Exercícios específicos de handebol. Funções do goleiro. Funções do defensor. Regras. Adequação do esporte às faixas etárias próprias da educação básica. Técnicas e táticas.
TEORIA E PRÁTICA DO ATLETISMO - Aprendizado das técnicas de desenvolvimento das corridas de velocidades e velocidades com barreiras. Provas de ½ fundo e fundo. Técnicas do salto em distância, triplo e altura, Aprendizado das atividades preliminares e técnicas de lançamentos e arremesso. Seleção e formação de equipe de atletismo em um nível escolar e regras.
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA II - Abordagem de temas e conteúdos emergentes ou indicados pelo corpo discente visando atender particularidades e/ou interesses regionais na área de educação física não abordados em outras disciplinas do currículo pleno do curso, visando a ampliação do leque de abrangência de conteúdos e o princípio da flexibilidade curricular.
TEORIA E PRÁTICA DA NATAÇÃO - O processo de ensino e da aprendizagem da natação. Iniciação geral. Princípios e leis aplicados à natação. Aprendizagem dos nados e suas seqüências pedagógicas. Metodologias de iniciação. Tipos de nados. Saídas e viradas. Adequação do esporte
às faixas etárias próprias da educação básica. Salvamento. Tendências atuais da educação física.
FUNDAMENTOS DO TREINAMENTO DESPORTIVO - Preparação e treinamento de equipes esportivas escolares. Fundamentos do treinamento desportivo. Periodização do treinamento.
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA III - Abordagem de temas e conteúdos emergentes ou indicados pelo corpo discente visando atender particularidades e/ou interesses regionais na área de educação física não abordados em outras disciplinas do currículo pleno do curso, visando a ampliação do leque de abrangência de conteúdos e o princípio da flexibilidade
curricular.
NUTRIÇÃO APLICADA AO ESPORTE - Relação entre nutrição, saúde e performance. Nutrição básica: funções, fontes alimentares, recomendações nutricionais dos nutrientes. Nutrição nos estados fisiológicos específicos. Enfoque nutricional em casos especiais. Nutrição do atleta.
TEORIA E PRÁTICA DA DANÇA - Estudo básico dos ritmos (sons, melodias, harmonia, figuras e compassos musicais) e suas aplicabilidades no movimento corporal. História da dança. Elementos básicos da dança : ritmo, espaço, fluência e dinâmica. Expressão Corporal e Improvisação na Educação Física. Breve abordagem da história da dança no Ocidente. Estudos coreográficos, modalidades e metodologia de ensino.
PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA I - Uma concepção para o conceito de Educação. A multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem. Instituição Escola. O papel do Educador.
ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA - Bases filosóficas, históricas, socioeconômicas e políticas. O sistema educacional brasileiro. O ensino básico. Fundamentos legais. Manutenção da atualidade de conhecimento da legislação pertinente via internet: as formas de acesso. Estatuto da criança e do adolescente.
PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA II - Teorias e métodos. Aprendendo a pensar e planejar. Projeto político-pedagógico. Reflexões pedagógicas sobre educação física escolar. Síntese do conteúdo.
PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA III - Teorias e métodos. Articulando a atividade escolar. O planejamento. Projeto político-pedagógico. Síntese do conteúdo com produção de texto.
DIDÁTICA GERAL - A aula de Educação Física na Escola; O planejamento em Educação Física Escolar; Avaliação em Educação Física; Ação pedagógica do professor de Educação Física.
PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA IV - Os conteúdos da educação física: possibilidades para sua transformação e adequação no âmbito escolar. A primazia do esporte nas aulas de educação física. Prática vivenciada dos conteúdos da educação física escolar.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - A didática e a metodologia de ensino da educação física escolar. O conhecimento da educação física escolar. Educação física e auto-conhecimento. O planejamento em educação física.
PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA V - Os conteúdos da educação física: possibilidades para sua transformação e adequação no âmbito escolar. A primazia do esporte nas aulas de educação física. Prática vivenciada dos conteúdos da educação física escolar.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - O profissional de Educação Física e as áreas de atuação em atividades escolares (mercado de trabalho – educação física infantil e ensino fundamental de primeira à quarta série), organização, planejamento, administração e intervenção prática.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - O profissional de Educação Física e as áreas de atuação em atividades escolares nos ensinos fundamental e médio, bem como atividades diversas voltadas ao
mercado de trabalho.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - O discente deverá desenvolver um estudo, um artigo, uma pesquisa ou um projeto. A construção do conhecimento deve ser feita durante todo curso. Além da elaboração de um trabalho escrito, o discente apresentará um seminário do trabalho desenvolvido, conforme regulamento próprio aprovado pela Coordenação do Curso e pelo Conselho de Ensino da FASAP.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III - O profissional de Educação Física e as diferentes áreas de atuação em atividades extra-escolares (mercado de trabalho - clubes, academias, projetos sociais, dentre outros), organização, planejamento, administração e intervenção prática.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES EM EDUCAÇÃO FÍSICA - Disciplina desenvolvida na forma de atividades, que não caracterizem atividades de estágio profissional, ou ainda na forma de iniciação científica; pesquisa orientada; eventos na área de educação; programas, projetos, serviços, cursos ou eventos ou de atividade de extensão ou eventos, de extensão na área de educação; monitoria, gestão ou representação estudantil; e laboratório de informática ou de idiomas, conforme regulamento próprio aprovado pela Coordenação do Curso e pelo Conselho de Ensino da FASAP.
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