DFP_
Localização:Botucatu - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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O Curso de Licenciatura em Educação Física das FIBS-UNIFAC, foi autorizado no final do ano de 2001, para iniciar suas atividades em 2002, tendo recebido Conceito A. O Curso foi reconhecido em 09 de setembro de 2005, pela portaria n.º 3.099 publicada no Diário Oficial da União dia 12 de setembro de 2005.
O Projeto Pedagógico é desenvolvido pelos docentes e coordenadoria do Curso e se baseia nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais conferindo o título de Licenciatura em Educação Física, atendendo à Educação Física de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, áreas que exigem cada vez mais a formação profissional de qualidade, acompanhando as mudanças que se fazem necessárias na Educação Brasileira.
Objetivos:
O Curso de Licenciatura em Educação Física tem como objetivo principal preparar profissionais Licenciados em Educação Física para o mercado de trabalho, exigindo para isso, preparação específica.
Dessa forma, o Licenciado em Educação Física formado pelas FIBS apresenta amplos conhecimentos pedagógicos advindos da experiência vivida ao longo do Curso, tem compreensão do papel social e político das FIBS, sendo agente de transformação da realidade em que é inserido e capaz de desenvolver Planejamento, Execução, Orientação e Avaliação das Ações em programas de Educação Física escolar, por conhecer os fundamentos teórico-práticos essenciais ao encaminhamento dessa ação. Além disso, é destacada a importância da complementação da formação inicial ao longo da vida, o que exige formação continuada, já que apresenta a importante função de cuidar da aprendizagem dos alunos e favorecer a construção da identidade e da autonomia da criança, bem como favorecer aos adolescentes e adultos o desenvolvimento da qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas.
Currículo:
O currículo pleno do Curso de Licenciatura em Educação Física das FIBS de acordo com as Diretrizes Curriculares é composto por Unidades de Conhecimentos específicos da formação ao Licenciado.
Essas unidades são divididas em várias dimensões de formação, ou seja:
• Dimensões Biológicas,
• Dimensões Sociais,
• Dimensões Culturais do Movimento,
• Dimensões Didático Pedagógica,
• Dimensões Técnico-Instrumentais do Movimento Humano,
• Estágio Curricular, Práticas Curriculares e
• Atividades Complementares,
Perfazendo um total de 2.800 horas.
Dimensionamento da carga horária das disciplinas:
O dimensionamento da carga horária está dividido da seguinte forma: dimensões biológicas: 480 horas; dimensões sociais:160 horas; dimensões culturais do movimento:400 horas; dimensões didático-pedagógicas: 520 horas; dimensões técnico/instrumentais do movimento humano: 240 horas. Estas dimensões totalizam 1800 horas. Incluídos na grade curricular está: estágio curricular: 400 horas; prática curricular:400 horas; atividades complementares: 200 horas, finalizando com um total de 2800 horas.
O Projeto Pedagógico é desenvolvido pelos docentes e coordenadoria do Curso e se baseia nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais conferindo o título de Licenciatura em Educação Física, atendendo à Educação Física de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, áreas que exigem cada vez mais a formação profissional de qualidade, acompanhando as mudanças que se fazem necessárias na Educação Brasileira.
Objetivos:
O Curso de Licenciatura em Educação Física tem como objetivo principal preparar profissionais Licenciados em Educação Física para o mercado de trabalho, exigindo para isso, preparação específica.
Dessa forma, o Licenciado em Educação Física formado pelas FIBS apresenta amplos conhecimentos pedagógicos advindos da experiência vivida ao longo do Curso, tem compreensão do papel social e político das FIBS, sendo agente de transformação da realidade em que é inserido e capaz de desenvolver Planejamento, Execução, Orientação e Avaliação das Ações em programas de Educação Física escolar, por conhecer os fundamentos teórico-práticos essenciais ao encaminhamento dessa ação. Além disso, é destacada a importância da complementação da formação inicial ao longo da vida, o que exige formação continuada, já que apresenta a importante função de cuidar da aprendizagem dos alunos e favorecer a construção da identidade e da autonomia da criança, bem como favorecer aos adolescentes e adultos o desenvolvimento da qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas.
Currículo:
O currículo pleno do Curso de Licenciatura em Educação Física das FIBS de acordo com as Diretrizes Curriculares é composto por Unidades de Conhecimentos específicos da formação ao Licenciado.
Essas unidades são divididas em várias dimensões de formação, ou seja:
• Dimensões Biológicas,
• Dimensões Sociais,
• Dimensões Culturais do Movimento,
• Dimensões Didático Pedagógica,
• Dimensões Técnico-Instrumentais do Movimento Humano,
• Estágio Curricular, Práticas Curriculares e
• Atividades Complementares,
Perfazendo um total de 2.800 horas.
Dimensionamento da carga horária das disciplinas:
O dimensionamento da carga horária está dividido da seguinte forma: dimensões biológicas: 480 horas; dimensões sociais:160 horas; dimensões culturais do movimento:400 horas; dimensões didático-pedagógicas: 520 horas; dimensões técnico/instrumentais do movimento humano: 240 horas. Estas dimensões totalizam 1800 horas. Incluídos na grade curricular está: estágio curricular: 400 horas; prática curricular:400 horas; atividades complementares: 200 horas, finalizando com um total de 2800 horas.
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