DFP_
Diploma oferecido:Bacharel em Enfermagem
Localização:Maceió - Alagoas
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
APRESENTAÇÃO
O Curso de Graduação em Enfermagem busca suscitar competência técnico-científica, sócio-política, conferindo habilidade profissional para a inserção no mercado de trabalho, considerando as demandas locais de saúde da população, em conformidade com as características epidemiológicas, demográficas e sanitárias da região e em especial do Estado de Alagoas, onde a Faculdade está inserida. Inclui ainda a evolução conceitual da cidadania na área de saúde e da educação, por meio da concepção que visam às necessidades estruturais e subjetivas que vão se identificar com o cotidiano na busca do equilíbrio entre o sentimento comunitário e o valor indispensável de cada ser humano.
Assim, a implantação do Curso de Enfermagem, centrado no modelo de Atenção à Saúde vigente, o Sistema Único de Saúde – SUS, considerando a inópia de saúde da população, onde as demandas sociais identificam a necessidade de maior oferta de profissionais enfermeiros, contribuirá para o desenvolvimento político, sócio-cultural, econômico, científico, educacional, como também da promoção, manutenção e recuperação da saúde da população do Estado de Alagoas. Firma-se assim, um dos objetivos principais do Curso de Enfermagem, que é a formação do profissional generalista, crítico, reflexivo, capaz de intervir no processo saúde-doença e gerar transformações sociais com reflexo positivo nos indicadores de saúde e na qualidade de vida do indivíduo e/ou coletividade.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Integrada Tiradentes – FITs terá formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúdedoença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.
O curso busca uma formação centrada no desenvolvimento integral do aluno como cidadão, objetivando a adequação dos conteúdos programáticos visando alcançar o perfil de homem-profissional-cidadão comprometido profissionalmente com participação na construção de um padrão de assistência de qualidade desejável à população, capaz de intervir no processo de saúde-doença, garantindo a integralidade da assistência quer individual ou coletiva nos diferentes níveis de atenção.
Com a formação profissional o enfermeiro obtém a participação como membro atuante da equipe de enfermagem e de saúde, desempenhando ações na equipe multidisciplinar e interdisciplinar, promovendo medidas assistenciais, educativas e gerenciais de acordo com as necessidades adequadas ao ser humano sob a sua responsabilidade. O enfermeiro posiciona-se responsavelmente pela assistência de enfermagem enquanto coordenação técnica, administrativa e científica da equipe de enfermagem, atuam na prestação da assistência de enfermagem, quer planejando, desempenhando ou avaliando as atividades de rotina ou de alta complexidade que exigem o trabalho direto como profissional enfermeiro, como preconiza a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.
Desta forma caracteriza-se os traços de perfil do aluno para obter a capacidade de coordenação das atividades próprias de sua formação profissional e desenvolver a habilidade para o cuidar das pessoas com necessidades humanas básicas comprometidas, valorizando o relacionamento humano e investindo cada vez mais na qualidade de vida da população.
O Projeto Pedagógico do curso de Enfermagem propõe a formação de competências e habilidades que vão subsidiar as ações assistenciais, através das práticas investigativas, educativas, gerenciais e de iniciação científica com a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso.
OBJETIVOS DO CURSO
Geral
Propiciar ao profissional Bacharel em Enfermagem uma formação generalista humana, crítica e reflexiva com base em referenciais técnico científicos, sócio-políticos e culturais, com competência e habilidade para intervir, decidir sobre os problemas/situações de saúde e interagir com compromisso profissional no âmbito da pesquisa, pautado no rigor científico, intelectual e ético, considerando ainda o senso de responsabilidade social, o compromisso com a cidadania e a promoção da saúde integral dos indivíduos, famílias.
Específico
- Construir um ambiente que promova a formação de profissionais de enfermagem comprometidos com o cuidado humanizado e solução de problemas de saúde, reconhecendo sua importância no contexto das políticas sociais, identificando os perfis epidemiológicos das populações e atuando nos programas de assistência integral à saúde da mulher, da criança, do adolescente, do adulto e do idoso;
- Instrumentalizar o discente para organizar, coordenar e participar de equipes multiprofissionais no âmbito de sua formação, gerenciando e executando ações que visem o bem-estar da comunidade com base no compromisso, responsabilidade e empatia tanto no campo dos recursos físicos e materiais como de informações;
- Levar o aluno a refletir e evoluir sua criticidade consolidando o pensamento científico no campo da enfermagem, estabelecendo relações com a ciência, tecnologia e sociedade no âmbito da contemporaneidade;
- Contribuir para a formação de profissionais que possam compor estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde podendo assessorar órgãos, empresas e instituições privadas ligadas a projetos de saúde;
- Formar promotores de saúde que considerem a importância do autocuidado, buscando seu bem-estar como enfermeiro e cidadão para que possam contribuir na redução dos estressores associados a pratica profissional da enfermagem.
CAMPO DE ATUAÇÃO
O Curso de Enfermagem confere ao aluno o título de Bacharel em Enfermagem, forma o enfermeiro generalista com capacidade para desenvolver ações assistenciais, educativas, gerenciais e de investigação científica em saúde e em enfermagem, com conhecimento geral e específico.
Com base nos princípios científicos que envolvem a atenção à saúde do ser humano, nos diversos níveis de complexidade, partindo da compreensão das ciências humanas, sociais e biológicas, assegurando conhecimento, desenvolvimento e desempenho da assistência de enfermagem, que incluem obrigatoriamente os conteúdos teóricos em sala de aula e ou práticos em laboratórios, ou ainda sob a forma de ensino clínico e de estágios supervisionados certificando a responsabilidade técnica do enfermeiro.
Tem como objetivo formar profissionais de enfermagem com capacidade de reflexão crítica pertinente ao seu papel profissional com competência baseada em princípios técnico-científicos e éticos na manutenção e na recuperação da saúde, promovendo a melhoria da qualidade de vida da população frente à realidade brasileira. O enfermeiro atende a demanda das necessidades de saúde da população em nível de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, realizando sua prática integrada as instâncias do Sistema de Saúde.
MERCADO DE TRABALHO
As funções do enfermeiro se desenvolvem em:
- Instituições hospitalares gerais e especializadas, desenvolvendo a assistência curativa, assegurando a prevenção das complicações e seqüelas, bem com a recuperação do indivíduo em sua integralidade.
- Serviços de Saúde Pública, Unidades Básicas de Saúde na assistência, planejamento, execução, avaliação e gerenciamento dos serviços.
- Nos ambulatórios das Secretarias de Saúde do Estado e do Município e da rede particular, favorecendo a continuidade dos tratamentos.
- Nas instituições de ensino de Enfermagem, compreendendo a rede oficial de ensino de fundamental e médio, formando auxiliares e técnicos de enfermagem e de nível superior, participando da formação educacional do enfermeiro, assegurando o processo de formação de recursos humanos nas diversas categorias da equipe de enfermagem.
- Em centro de convivências e creches, favorecendo a manutenção da saúde da criança, adolescente e famílias.
- Instituições asilares na atenção à saúde do idoso.
- Empresas em geral, assegurando a saúde do trabalhador.
- Organizações não governamentais, desenvolvendo o trabalho de enfermagem na assistência individual e coletivo das populações.
- Serviços de atendimento domiciliar, home care, garantindo a atenção à saúde do individuo e família.
- Clínicas de enfermagem, como profissional autônomo, em atividades assistenciais, consultoria, assessoria e auditoria, terapias alternativas.
- Pesquisa científica de enfermagem: elaboração, acompanhamento e realização de projetos, que vão direcionar a qualidade da prática profissional e da qualidade de vida da população.
INFRAESTRUTURA
Estão disponíveis e em funcionamento na Faculdade para o curso de Enfermagem: Laboratório de Semiologia e Semiotécnica; Laboratório de Simulação de Procedimentos de Enfermagem; Laboratório de Anatomia Humana; Laboratório de Bioquímica; Laboratório de Biofísica/Fisiologia; Laboratório de Microbiologia/Imunologia; Laboratório de Parasitologia; Laboratório de Biologia Celular/Genética/Embriologia; Laboratório de Histologia/Patologia; Laboratório de Farmacologia.
As instalações são dotadas de isolamento acústico, de climatização, de iluminação, mobiliário e aparelhagem específica. O mobiliário disponibilizado atenderá aos padrões das demais instalações da Faculdade Integrada Tiradentes. Os laboratórios são servidos por equipamentos compatíveis com os procedimentos específicos de cada laboratório, material de consumo adequado e compatível com o número de alunos; além de programa de controle e reposição de equipamentos e estoques.
Os laboratórios contam com técnicos e auxiliares de apoio com formação adequada. Há programa de controle e melhoria da qualidade e que atenda aos princípios bioéticos; existência de manual de procedimentos; princípios de biossegurança e controle de coleta de material biológico.
O Curso de Graduação em Enfermagem busca suscitar competência técnico-científica, sócio-política, conferindo habilidade profissional para a inserção no mercado de trabalho, considerando as demandas locais de saúde da população, em conformidade com as características epidemiológicas, demográficas e sanitárias da região e em especial do Estado de Alagoas, onde a Faculdade está inserida. Inclui ainda a evolução conceitual da cidadania na área de saúde e da educação, por meio da concepção que visam às necessidades estruturais e subjetivas que vão se identificar com o cotidiano na busca do equilíbrio entre o sentimento comunitário e o valor indispensável de cada ser humano.
Assim, a implantação do Curso de Enfermagem, centrado no modelo de Atenção à Saúde vigente, o Sistema Único de Saúde – SUS, considerando a inópia de saúde da população, onde as demandas sociais identificam a necessidade de maior oferta de profissionais enfermeiros, contribuirá para o desenvolvimento político, sócio-cultural, econômico, científico, educacional, como também da promoção, manutenção e recuperação da saúde da população do Estado de Alagoas. Firma-se assim, um dos objetivos principais do Curso de Enfermagem, que é a formação do profissional generalista, crítico, reflexivo, capaz de intervir no processo saúde-doença e gerar transformações sociais com reflexo positivo nos indicadores de saúde e na qualidade de vida do indivíduo e/ou coletividade.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Integrada Tiradentes – FITs terá formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúdedoença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.
O curso busca uma formação centrada no desenvolvimento integral do aluno como cidadão, objetivando a adequação dos conteúdos programáticos visando alcançar o perfil de homem-profissional-cidadão comprometido profissionalmente com participação na construção de um padrão de assistência de qualidade desejável à população, capaz de intervir no processo de saúde-doença, garantindo a integralidade da assistência quer individual ou coletiva nos diferentes níveis de atenção.
Com a formação profissional o enfermeiro obtém a participação como membro atuante da equipe de enfermagem e de saúde, desempenhando ações na equipe multidisciplinar e interdisciplinar, promovendo medidas assistenciais, educativas e gerenciais de acordo com as necessidades adequadas ao ser humano sob a sua responsabilidade. O enfermeiro posiciona-se responsavelmente pela assistência de enfermagem enquanto coordenação técnica, administrativa e científica da equipe de enfermagem, atuam na prestação da assistência de enfermagem, quer planejando, desempenhando ou avaliando as atividades de rotina ou de alta complexidade que exigem o trabalho direto como profissional enfermeiro, como preconiza a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.
Desta forma caracteriza-se os traços de perfil do aluno para obter a capacidade de coordenação das atividades próprias de sua formação profissional e desenvolver a habilidade para o cuidar das pessoas com necessidades humanas básicas comprometidas, valorizando o relacionamento humano e investindo cada vez mais na qualidade de vida da população.
O Projeto Pedagógico do curso de Enfermagem propõe a formação de competências e habilidades que vão subsidiar as ações assistenciais, através das práticas investigativas, educativas, gerenciais e de iniciação científica com a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso.
OBJETIVOS DO CURSO
Geral
Propiciar ao profissional Bacharel em Enfermagem uma formação generalista humana, crítica e reflexiva com base em referenciais técnico científicos, sócio-políticos e culturais, com competência e habilidade para intervir, decidir sobre os problemas/situações de saúde e interagir com compromisso profissional no âmbito da pesquisa, pautado no rigor científico, intelectual e ético, considerando ainda o senso de responsabilidade social, o compromisso com a cidadania e a promoção da saúde integral dos indivíduos, famílias.
Específico
- Construir um ambiente que promova a formação de profissionais de enfermagem comprometidos com o cuidado humanizado e solução de problemas de saúde, reconhecendo sua importância no contexto das políticas sociais, identificando os perfis epidemiológicos das populações e atuando nos programas de assistência integral à saúde da mulher, da criança, do adolescente, do adulto e do idoso;
- Instrumentalizar o discente para organizar, coordenar e participar de equipes multiprofissionais no âmbito de sua formação, gerenciando e executando ações que visem o bem-estar da comunidade com base no compromisso, responsabilidade e empatia tanto no campo dos recursos físicos e materiais como de informações;
- Levar o aluno a refletir e evoluir sua criticidade consolidando o pensamento científico no campo da enfermagem, estabelecendo relações com a ciência, tecnologia e sociedade no âmbito da contemporaneidade;
- Contribuir para a formação de profissionais que possam compor estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde podendo assessorar órgãos, empresas e instituições privadas ligadas a projetos de saúde;
- Formar promotores de saúde que considerem a importância do autocuidado, buscando seu bem-estar como enfermeiro e cidadão para que possam contribuir na redução dos estressores associados a pratica profissional da enfermagem.
CAMPO DE ATUAÇÃO
O Curso de Enfermagem confere ao aluno o título de Bacharel em Enfermagem, forma o enfermeiro generalista com capacidade para desenvolver ações assistenciais, educativas, gerenciais e de investigação científica em saúde e em enfermagem, com conhecimento geral e específico.
Com base nos princípios científicos que envolvem a atenção à saúde do ser humano, nos diversos níveis de complexidade, partindo da compreensão das ciências humanas, sociais e biológicas, assegurando conhecimento, desenvolvimento e desempenho da assistência de enfermagem, que incluem obrigatoriamente os conteúdos teóricos em sala de aula e ou práticos em laboratórios, ou ainda sob a forma de ensino clínico e de estágios supervisionados certificando a responsabilidade técnica do enfermeiro.
Tem como objetivo formar profissionais de enfermagem com capacidade de reflexão crítica pertinente ao seu papel profissional com competência baseada em princípios técnico-científicos e éticos na manutenção e na recuperação da saúde, promovendo a melhoria da qualidade de vida da população frente à realidade brasileira. O enfermeiro atende a demanda das necessidades de saúde da população em nível de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, realizando sua prática integrada as instâncias do Sistema de Saúde.
MERCADO DE TRABALHO
As funções do enfermeiro se desenvolvem em:
- Instituições hospitalares gerais e especializadas, desenvolvendo a assistência curativa, assegurando a prevenção das complicações e seqüelas, bem com a recuperação do indivíduo em sua integralidade.
- Serviços de Saúde Pública, Unidades Básicas de Saúde na assistência, planejamento, execução, avaliação e gerenciamento dos serviços.
- Nos ambulatórios das Secretarias de Saúde do Estado e do Município e da rede particular, favorecendo a continuidade dos tratamentos.
- Nas instituições de ensino de Enfermagem, compreendendo a rede oficial de ensino de fundamental e médio, formando auxiliares e técnicos de enfermagem e de nível superior, participando da formação educacional do enfermeiro, assegurando o processo de formação de recursos humanos nas diversas categorias da equipe de enfermagem.
- Em centro de convivências e creches, favorecendo a manutenção da saúde da criança, adolescente e famílias.
- Instituições asilares na atenção à saúde do idoso.
- Empresas em geral, assegurando a saúde do trabalhador.
- Organizações não governamentais, desenvolvendo o trabalho de enfermagem na assistência individual e coletivo das populações.
- Serviços de atendimento domiciliar, home care, garantindo a atenção à saúde do individuo e família.
- Clínicas de enfermagem, como profissional autônomo, em atividades assistenciais, consultoria, assessoria e auditoria, terapias alternativas.
- Pesquisa científica de enfermagem: elaboração, acompanhamento e realização de projetos, que vão direcionar a qualidade da prática profissional e da qualidade de vida da população.
INFRAESTRUTURA
Estão disponíveis e em funcionamento na Faculdade para o curso de Enfermagem: Laboratório de Semiologia e Semiotécnica; Laboratório de Simulação de Procedimentos de Enfermagem; Laboratório de Anatomia Humana; Laboratório de Bioquímica; Laboratório de Biofísica/Fisiologia; Laboratório de Microbiologia/Imunologia; Laboratório de Parasitologia; Laboratório de Biologia Celular/Genética/Embriologia; Laboratório de Histologia/Patologia; Laboratório de Farmacologia.
As instalações são dotadas de isolamento acústico, de climatização, de iluminação, mobiliário e aparelhagem específica. O mobiliário disponibilizado atenderá aos padrões das demais instalações da Faculdade Integrada Tiradentes. Os laboratórios são servidos por equipamentos compatíveis com os procedimentos específicos de cada laboratório, material de consumo adequado e compatível com o número de alunos; além de programa de controle e reposição de equipamentos e estoques.
Os laboratórios contam com técnicos e auxiliares de apoio com formação adequada. Há programa de controle e melhoria da qualidade e que atenda aos princípios bioéticos; existência de manual de procedimentos; princípios de biossegurança e controle de coleta de material biológico.
MATRIZ CURRICULAR
Biofísica
Anatomia Humana I
Biologia Celular
Práticas Investigativas I
Metodologia Científica
Processos Histórico da Enfermagem
Psicologia da Saúde
Bioquímica Básica
Anatomia Humana II
Fisiologia Humana
Histologia e Embriologia
Imunologia Geral
Fundamentos Antropológicos e Sociológicos
Microbiologia Geralr
Práticas Extensionistas I
Filosofia e Cidadania
Práticas Investigativas II
Processos Patológicos
Farmacologia
Bioética e Legislação Profissional
Semiologia de Enfermagem
Genética e Biologia Molecular
Prasitologia Geral
Semiotécnica em Enfermagem
Práticas Extensionistas II
Nutrição e Dietética
Farmacologia Aplicada a Enfermagem
Enfermagem Comunitária I
Saúde Sexual e Reprodutiva
Enfermagem na Saúde do Adulto I
Educação em Saúde
Enfermagem na Saúde do Idoso
Sistematização da Assistência de Enfermagem
Bioestatística
Enfermagem na saúde do Adulto II
Enfermagem na saúde da Criança Hospitalizada
Interpretação de Exames Diagnósticos
Enfermagem Comunitária III
Enfermagem em Gestão da Atenção Primária
Enfermagem Obstétrica e Neonatologia
Epidemiologia e vigilância a Saúde
Enfermagem na Saúde do Escolar
Optativa I
Enfermagem na Atenção à Saúde da Família
Enfermagem em Saúde Mental
Didática e Ensino em Enfermagem
Enfermagem em Gestão Hospitalar
Enfermagem Baseada em Evidências
Optativa II
Estágio Curricular Supervisionado I
TCC I
Estágio Curricular Supervisionado II
TCC II
Disciplinas Optativas
Optativa 1
Biossegurança
Virologia
Dor e Cuidado
Bioinformática
Saúde e Ambiente
Optativa 2
Libras
Enfermagem do Trabalho
Atendimento Pré-Hospitalar
Enfermagem Oncológica
Biofísica
Anatomia Humana I
Biologia Celular
Práticas Investigativas I
Metodologia Científica
Processos Histórico da Enfermagem
Psicologia da Saúde
Bioquímica Básica
Anatomia Humana II
Fisiologia Humana
Histologia e Embriologia
Imunologia Geral
Fundamentos Antropológicos e Sociológicos
Microbiologia Geralr
Práticas Extensionistas I
Filosofia e Cidadania
Práticas Investigativas II
Processos Patológicos
Farmacologia
Bioética e Legislação Profissional
Semiologia de Enfermagem
Genética e Biologia Molecular
Prasitologia Geral
Semiotécnica em Enfermagem
Práticas Extensionistas II
Nutrição e Dietética
Farmacologia Aplicada a Enfermagem
Enfermagem Comunitária I
Saúde Sexual e Reprodutiva
Enfermagem na Saúde do Adulto I
Educação em Saúde
Enfermagem na Saúde do Idoso
Sistematização da Assistência de Enfermagem
Bioestatística
Enfermagem na saúde do Adulto II
Enfermagem na saúde da Criança Hospitalizada
Interpretação de Exames Diagnósticos
Enfermagem Comunitária III
Enfermagem em Gestão da Atenção Primária
Enfermagem Obstétrica e Neonatologia
Epidemiologia e vigilância a Saúde
Enfermagem na Saúde do Escolar
Optativa I
Enfermagem na Atenção à Saúde da Família
Enfermagem em Saúde Mental
Didática e Ensino em Enfermagem
Enfermagem em Gestão Hospitalar
Enfermagem Baseada em Evidências
Optativa II
Estágio Curricular Supervisionado I
TCC I
Estágio Curricular Supervisionado II
TCC II
Disciplinas Optativas
Optativa 1
Biossegurança
Virologia
Dor e Cuidado
Bioinformática
Saúde e Ambiente
Optativa 2
Libras
Enfermagem do Trabalho
Atendimento Pré-Hospitalar
Enfermagem Oncológica
DFP_
