Graduação em Enfermagem (Bacharelado) (Várzea Grande, Mato Grosso)
Centro Universitário de Várzea Grande
DFP_
Diploma oferecido:Enfermeiro
Localização:Várzea Grande - Mato Grosso
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Missão
O Curso de Graduação em Enfermagem do UNIVAG é comprometido com uma formação profissional engajada em elementos compatíveis com a realidade social da região Centro-Oeste e que repercutam/resultem na melhoria da qualidade de vida da população.
Perfil do Formando
O profissional Enfermeiro é habilitado para atuar na prestação de assistência de enfermagem (atenção básica, hospitalar, ambulatorial e domiciliar), como gerente de serviços de enfermagem, de unidades de assistência à saúde, do Sistema Único de Saúde, como pesquisador para evolução científica da profissão, como docente dos cursos de graduação em enfermagem e cursos de formação técnica em enfermagem, como auditor e/ou consultor da área de saúde, como profissional liberal através de cooperativas. Para tanto, o Curso forma Enfermeiros:
• Generalistas, críticos, criativos, dotados de uma prática reflexiva, e que assumam o papel de atores sociais em seus locais de atuação profissional como promotores da saúde integral do ser humano;
• Competentes tecnicamente na atenção à saúde e na gerência de cuidados e serviços de saúde;
• Competentes ética, estética e politicamente para atuação na realidade regional de saúde, conhecedor das necessidades de saúde incidentes na nossa região;
• Portadores de autonomia, para atuação em situações de assistência, gerência, educação e produção de novos conhecimentos;
• Aptos a tomar decisões embasadas em conhecimentos científicos;
• Aptos a assumir a liderança da equipe de enfermagem, em qualquer atividade que desempenhem;
• Aptos a comunicar-se competentemente, com clientes, famílias, comunidades, outros profissionais e acadêmicos de diversos níveis de formação;
• Aptos a educar-se permanentemente, buscando atualização e acompanhamento dos avanços tecnológicos da área de saúde e outros.
Diferencial
O Curso adota o Pensamento Complexo como perspectiva de compreensão da realidade, proposta por Edgar Morin; o conceito da Integralidade para compreender a prática em saúde e todos os saberes e práticas exigidos para a formação do enfermeiro no Brasil. Na concepção pedagógica, o Curso destaca-se por adotar a tutoria como forma de acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem e do desenvolvimento das competências e habilidades do aluno, avaliação por meio de portfólios, atividades práticas em diversos cenários, dentre outros aspectos, apresentando uma forma inovadora de conceber e operacionalizar o ensino, a aprendizagem e a avaliação.
Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
As atividades de extensão no Curso são paralelas à formação do aluno, com procedimentos e ações que não estão disponíveis nos serviços de saúde ou quando ofertados nas unidades de saúde, têm baixa cobertura junto à população da área de abrangência ou da característica da atenção à saúde oferecida em cada nível hierárquico do SUS. Assim, os procedimentos realizados por acadêmicos são relevantes à comunidade na medida em que atendem à demanda reprimida dos serviços de saúde, bem como, oferecem capacitação e educação permanente aos profissionais destes serviços.
Com relação à atividade de Iniciação Científica e Pesquisa, desde o primeiro semestre os alunos são orientados pelo tutor a desenvolverem projetos e efetivarem a sua implementação, ligados ao tema da tutoria. Nos três primeiros semestres, são realizados estudos de caso de cada realidade sugerida pelo tutor.
Nos semestres seguintes, o aluno desenvolve todas as etapas de um projeto de pesquisa e produz um relatório, tendo como referência o tema da tutoria. A partir do 7º semestre, o aluno é orientado a produzir o Trabalho de Conclusão de Curso com tema voltado para a atuação do profissional enfermeiro.
Infra-Estrutura de Ensino
O UNIVAG conta com uma completa estrutura de Laboratórios para atender às necessidades de formação prática do profissional Enfermeiro, e estabeleceu convênios com Instituições de Saúde, de Ensino e outras, possibilitando vivências acadêmicas diversificadas durante a formação do aluno.
O convênio com as Secretarias de Saúde de Várzea Grande e de Cuiabá tem possibilitado ao Curso dispor de Unidades Básicas de Saúde e dos Hospitais e Pronto-socorro municipais. Nas unidades básicas de saúde com Programa de Saúde da Família implantado, há atendimento e acompanhamento da família, centrado no modelo de atenção à saúde coletiva e individual (e não só em intervenções para a recuperação de doenças), desenvolvendo ações de promoção, prevenção, proteção específica e educação em saúde.
O curso mantém também convênio com Hospital Santa Rita (Várzea Grande), Hospital Santa Casa de Misericórdia, Polícia Rodoviária Federal, Escola Livre Aprender, Abrigo Bom Jesus de Cuiabá e Creches de ambos municípios.
O Curso de Graduação em Enfermagem do UNIVAG é comprometido com uma formação profissional engajada em elementos compatíveis com a realidade social da região Centro-Oeste e que repercutam/resultem na melhoria da qualidade de vida da população.
Perfil do Formando
O profissional Enfermeiro é habilitado para atuar na prestação de assistência de enfermagem (atenção básica, hospitalar, ambulatorial e domiciliar), como gerente de serviços de enfermagem, de unidades de assistência à saúde, do Sistema Único de Saúde, como pesquisador para evolução científica da profissão, como docente dos cursos de graduação em enfermagem e cursos de formação técnica em enfermagem, como auditor e/ou consultor da área de saúde, como profissional liberal através de cooperativas. Para tanto, o Curso forma Enfermeiros:
• Generalistas, críticos, criativos, dotados de uma prática reflexiva, e que assumam o papel de atores sociais em seus locais de atuação profissional como promotores da saúde integral do ser humano;
• Competentes tecnicamente na atenção à saúde e na gerência de cuidados e serviços de saúde;
• Competentes ética, estética e politicamente para atuação na realidade regional de saúde, conhecedor das necessidades de saúde incidentes na nossa região;
• Portadores de autonomia, para atuação em situações de assistência, gerência, educação e produção de novos conhecimentos;
• Aptos a tomar decisões embasadas em conhecimentos científicos;
• Aptos a assumir a liderança da equipe de enfermagem, em qualquer atividade que desempenhem;
• Aptos a comunicar-se competentemente, com clientes, famílias, comunidades, outros profissionais e acadêmicos de diversos níveis de formação;
• Aptos a educar-se permanentemente, buscando atualização e acompanhamento dos avanços tecnológicos da área de saúde e outros.
Diferencial
O Curso adota o Pensamento Complexo como perspectiva de compreensão da realidade, proposta por Edgar Morin; o conceito da Integralidade para compreender a prática em saúde e todos os saberes e práticas exigidos para a formação do enfermeiro no Brasil. Na concepção pedagógica, o Curso destaca-se por adotar a tutoria como forma de acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem e do desenvolvimento das competências e habilidades do aluno, avaliação por meio de portfólios, atividades práticas em diversos cenários, dentre outros aspectos, apresentando uma forma inovadora de conceber e operacionalizar o ensino, a aprendizagem e a avaliação.
Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
As atividades de extensão no Curso são paralelas à formação do aluno, com procedimentos e ações que não estão disponíveis nos serviços de saúde ou quando ofertados nas unidades de saúde, têm baixa cobertura junto à população da área de abrangência ou da característica da atenção à saúde oferecida em cada nível hierárquico do SUS. Assim, os procedimentos realizados por acadêmicos são relevantes à comunidade na medida em que atendem à demanda reprimida dos serviços de saúde, bem como, oferecem capacitação e educação permanente aos profissionais destes serviços.
Com relação à atividade de Iniciação Científica e Pesquisa, desde o primeiro semestre os alunos são orientados pelo tutor a desenvolverem projetos e efetivarem a sua implementação, ligados ao tema da tutoria. Nos três primeiros semestres, são realizados estudos de caso de cada realidade sugerida pelo tutor.
Nos semestres seguintes, o aluno desenvolve todas as etapas de um projeto de pesquisa e produz um relatório, tendo como referência o tema da tutoria. A partir do 7º semestre, o aluno é orientado a produzir o Trabalho de Conclusão de Curso com tema voltado para a atuação do profissional enfermeiro.
Infra-Estrutura de Ensino
O UNIVAG conta com uma completa estrutura de Laboratórios para atender às necessidades de formação prática do profissional Enfermeiro, e estabeleceu convênios com Instituições de Saúde, de Ensino e outras, possibilitando vivências acadêmicas diversificadas durante a formação do aluno.
O convênio com as Secretarias de Saúde de Várzea Grande e de Cuiabá tem possibilitado ao Curso dispor de Unidades Básicas de Saúde e dos Hospitais e Pronto-socorro municipais. Nas unidades básicas de saúde com Programa de Saúde da Família implantado, há atendimento e acompanhamento da família, centrado no modelo de atenção à saúde coletiva e individual (e não só em intervenções para a recuperação de doenças), desenvolvendo ações de promoção, prevenção, proteção específica e educação em saúde.
O curso mantém também convênio com Hospital Santa Rita (Várzea Grande), Hospital Santa Casa de Misericórdia, Polícia Rodoviária Federal, Escola Livre Aprender, Abrigo Bom Jesus de Cuiabá e Creches de ambos municípios.
DISCIPLINAS
Aprender a Aprender a Saúde e a Enfermagem
Produção de Leitura e de Texto
Investigação Científica
Saúde e Sociedade
Biologia Geral
Homem Complexo
Meio Ambiente e Saúde em Mato Grosso
Atividades Complementares para o Aprender a Aprender
Aprender a Saber a Saúde e a Enfermagem
Anatomofisiologia
Sociologia
Bioquímica
Enfermagem como Ciência
Atenção Básica
Atividades Complementares para o Aprender a Saber
Aprender a Fazer em Saúde e em Enfermagem
Filosofia
Políticas de Saúde
Infectologia
Parasitologia
Processo de Trabalho
Fundamentos Básicos do cuidar em enfermagem
Universalidade, Integralidade e Equidade nas práticas de enfermagem em Mato Grosso
Atividades Complementares para o Aprender a Fazer
Aprender a Viver junto a Saúde e a Enfermagem
Farmacologia
Psicologia do Desenvolvimento
Cuidado Complexo ao ser humano em formação/ família
Cuidado Complexo ao ser humano em desenvolvimento
Estratégia Saúde da Família
Atividades Complementares para o Aprender a Viver Junto
Aprender a Conhecer em Saúde e em Enfermagem
Patologia
Cuidado Complexo Coletivo ao ser humano adulto
Introdução à Administração e Gestão em saúde e enfermagem
Conhecimento científico na profissão de enfermagem
Atenção Secundária e Terciária em Saúde
Atividades Complementares para o Aprender a Conhecer
Aprender a Estar na Enfermagem e na Saúde
Teorias da Aprendizagem
Cuidado Complexo Individualizado ao ser humano adulto e idoso
Organização Política da enfermagem
Atividades Complementares para o Aprender a Estar
Aprender a Educar em Enfermagem e na Saúde
Didática
Administração do Cuidado de enfermagem / práticas alternativas em saúde e enfermagem
Estágio Supervisionado – gerenciamento do cuidado em enfermagem
Planejamento de Pesquisa
Enfermagem e Responsabilidade Social
Atividades Complementares para o Aprender a Educar
Aprender a Ser na Enfermagem e na Saúde
Tempo Integralização
Aprender a Aprender a Saúde e a Enfermagem
Produção de Leitura e de Texto
Investigação Científica
Saúde e Sociedade
Biologia Geral
Homem Complexo
Meio Ambiente e Saúde em Mato Grosso
Atividades Complementares para o Aprender a Aprender
Aprender a Saber a Saúde e a Enfermagem
Anatomofisiologia
Sociologia
Bioquímica
Enfermagem como Ciência
Atenção Básica
Atividades Complementares para o Aprender a Saber
Aprender a Fazer em Saúde e em Enfermagem
Filosofia
Políticas de Saúde
Infectologia
Parasitologia
Processo de Trabalho
Fundamentos Básicos do cuidar em enfermagem
Universalidade, Integralidade e Equidade nas práticas de enfermagem em Mato Grosso
Atividades Complementares para o Aprender a Fazer
Aprender a Viver junto a Saúde e a Enfermagem
Farmacologia
Psicologia do Desenvolvimento
Cuidado Complexo ao ser humano em formação/ família
Cuidado Complexo ao ser humano em desenvolvimento
Estratégia Saúde da Família
Atividades Complementares para o Aprender a Viver Junto
Aprender a Conhecer em Saúde e em Enfermagem
Patologia
Cuidado Complexo Coletivo ao ser humano adulto
Introdução à Administração e Gestão em saúde e enfermagem
Conhecimento científico na profissão de enfermagem
Atenção Secundária e Terciária em Saúde
Atividades Complementares para o Aprender a Conhecer
Aprender a Estar na Enfermagem e na Saúde
Teorias da Aprendizagem
Cuidado Complexo Individualizado ao ser humano adulto e idoso
Organização Política da enfermagem
Atividades Complementares para o Aprender a Estar
Aprender a Educar em Enfermagem e na Saúde
Didática
Administração do Cuidado de enfermagem / práticas alternativas em saúde e enfermagem
Estágio Supervisionado – gerenciamento do cuidado em enfermagem
Planejamento de Pesquisa
Enfermagem e Responsabilidade Social
Atividades Complementares para o Aprender a Educar
Aprender a Ser na Enfermagem e na Saúde
Tempo Integralização
DFP_