DFP_
Localização:Curitiba - Paraná
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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O Curso Bacharel em Enfermagem tem como missão, formar enfermeiros sintonizados com os princípios éticos e, filosóficos da profissão, aptos a atuar em campos diversificados do saber, numa perspectiva de ensino, pesquisa, e extensão que redunde na qualidade da assistência de modo a atender as necessidades básicas, biopsicossociais e cultural da comunidade nos níveis de atenção primária, secundária e terciária. Enfermeiros aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação, capaz de responder as necessidades concretas da população brasileira, referente a formação de recursos humanos, a produção de conhecimentos e na prestação de serviços, de forma que suas ações/intervenções redundem no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) conforme a orientação do Pró-Saúde.
A formação do enfermeiro como missão deve necessariamente atender as necessidades sociais de saúde, de forma a assegurar a integralidade da atenção, a qualidade e a humanização no atendimento. Nesse sentido ainda de acordo com a orientação do Pró-Saúde, é desejável que o Curso busque a articulação interprogramática com outras profissões, relacionando seus conteúdos essenciais não somente com o processo saúde doença relacionado ao sujeito, a família e a comunidade como também deve estar integrado à realidade social, epidemiológica e profissional. Deve contemplar ciências biológicas e da saúde que incluam conteúdos teóricos e práticos da base molecular e celular dos processos normais e alterados da estrutura dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados às situações decorrentes do processo saúde/doença no desenvolvimento da prática assistencial de enfermagem.
Tendo como base as orientações do SUS que preconizam o atendimento a saúde, centrado no cliente, na família e na comunidade, no sentido não somente, de minimizar os sintomas causados por uma patologia, mas, sobretudo numa perspectiva de acolhimento e solidariedade, a missão do Curso Bacharel em Enfermagem, na Faculdade Redentor deve incluir no seu currículo, conteúdos das ciências humanas e sociais, referentes às variadas dimensões de relação sujeito/sociedade, contribuindo assim para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológico, ecológicos, éticos e legais.
No que diz respeito aos conteúdos referentes a arte/ciência na enfermagem, estão incluídos fundamentos de enfermagem que preconiza o trabalho do enfermeiro em níveis individual e coletivo, contemplando a saúde do adulto e do idoso, a saúde da mulher, a saúde da criança, e a saúde do trabalhador. O ensino da enfermagem abrange ainda, conteúdos pertinentes à capacitação pedagógica do enfermeiro. Esses princípios devem ser considerados básicos e subsidiários das ações do enfermeiro bacharel, em diversificados campos de atuação. Devem constituir-se o núcleo essencial das ações do enfermeiro generalista, cujo campo de atuação deve abranger: hospitais, escolas, postos de saúde, creches, clínicas, unidades básicas de saúde, indústria, esportes, acessória e consultoria técnica.
O DIFERENCIAL DO CURSO
Em concordância com as diretrizes curriculares, o Curso Bacharel em Enfermagem está estruturado de modo a assegurar um ensino ancorado na reflexão, na analise, na critica construtiva, no estímulo, na iniciativa e na criatividade, numa dimensão holísta e humanista. Tais diretrizes são conduzidas no sentido de formar enfermeiros conscientes da sua função, com capacidade crítica, aptos à análise e a síntese, preocupados com a pessoa no seu contexto social e não apenas interessados em adquirir conhecimentos técnicos/científicos direcionadas ao saber fazer, ou seja, a operacionalização do cuidado, mas sobretudo conscientes da necessidade da construção de conhecimentos em variados campos do saber, que permitam-lhe uma visão biopsicossocial do ser humano.
Município tem seis distritos que não existe pronto atendimento e pronto socorro, sendo zona rural esta atendida pelo PSF ficando descoberto o atendimento aos munícipes após as 17 horas durante a semana, finais de semana e feriados. Sendo que, Raposo é uma instância hidromineral conhecida nacionalmente como pólo turístico do estado recebendo idosos para descanso e tratamento nas águas sulfurosas.
O propósito na implementação dos conteúdos curriculares, é desconstruir o modelo hospitalocêntrico, centrado na doença, e construir um modelo centrado na pessoa, que configure ao curso de enfermagem uma dimensão humana com dispositivos para a manutenção da vida, aceitando como determinantes da saúde fatores sociais, econômicos e não somente os fatores biológicos no concernente à ausência de doenças. Visando formar um profissional comprometido com a pessoa, todos os períodos do curso serão conduzidos numa perspectiva holística e humanística.
Objetivos do Curso
GERAL:
• Formar enfermeiros generalistas, críticos, com competência reflexiva de analise e síntese, capaz de reconhecer e intervir no processo saúde/doença, bem como na realidade social, numa perspectiva de atuação diversificada em todas as fases do ciclo evolutivo do homem, com eficiência e resolutividade junto ao Sistema Único de Saúde, considerando o processo da Reforma Sanitária Brasileira.
ESPECÍFICOS:
Capacitar enfermeiros para:
• Administrar serviços de enfermagem em consonância com as regras preconizadas pela lei do exercício profissional.
• Elaborar e desenvolver, projetos de ensino, pesquisa e extensão, que visem à transformação social e melhoria da qualidade de vida da população.
• Estabelecer comportamento ético, de acordo com o desenvolvimento de suas atividades profissionais.
Perfil do Egresso
O Curso Bacharel em Enfermagem privilegia a formação de enfermeiros:
• Com capacidade crítica e analítica, qualificado para o exercício da enfermagem, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos e humanísticos;
• Capaz de reconhecer a intervir em situações/problemas relacionados ao processo saúde/doença, considerando o perfil epidemiológico nacional, com ênfase na região e área de atuação. Identificar as dimensões bio-psico sociais dos seus determinantes, numa perspectiva de responsabilidade social e compromisso com a cidadania.
• Comprometidos com a promoção da saúde integral ao ser humano.
6.6. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
6.6.1 Modalidade: Curso de Bacharelado
6.6.2 Competências do profissional a ser formado
O Enfermeiro Bacharel generalista deve possuir competências relacionadas a adquirir habilidades técnico/científicas, ético/políticas e sócio-educativa que lhes permitam:
• Atuar compreendendo a natureza humana em suas dimensões e fases evolutivas.
• Incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional.
• Estabelecer relações sócio/culturais, que possibilitem intervenções que redundem em transformação social.
• Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, considerando o perfil epidemiológico das populações.
• Comprometer-se com os investimentos voltados para a solução de problemas sociais.
• Prestar cuidado de enfermagem, considerando as diversidades apresentadas pelos sujeitos, pela família e pela comunidade.
• Gerenciar o processo de trabalho em enfermagem com base em princípios éticos e bioéticos, e promover resolutividade de problemas em nível individual e coletivo.
• Planejar, implementar programas de educação e promoção de saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais com vistas a uma qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem.
• Assessorar órgãos, empresas e outras instituições na organização, implementação e coordenação de projetos de saúde.
• Cuidar da sua saúde física e mental do paciente e da sua equipe de modo a buscar seu bem-estar e cidadania como enfermeiro.
• Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e outras formas de produção do conhecimento.
• Respeitar os princípios éticos/legais e humanísticos da profissão.
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