DFP_
Localização:Bebedouro - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Concepção / Objetivo
O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem das Faculdades Integradas Fafibe contempla a especificidade institucional e regional, a fim de propiciar as competências e habilidades para um perfil profissional desejado à formação de um enfermeiro crítico, participativo, com visão política e humanista. A profissão de enfermagem, que define o cuidado humano como elemento central de seu exercício, exige, também, uma formação que se fundamente na responsabilidade social e compromisso ético com a vida.
Conforme apontam as Diretrizes Curriculares, o currículo propicia um processo de formação, que aborda as diferentes áreas de conhecimento, sendo contemplados aprofundamentos teórico e prático, utilizando estratégias pedagógicas que articulam o saber; o saber fazer, o saber conviver e o saber ser. Assim posto, o Curso mantém uma organização curricular com vistas à formação de um profissional com competência técnico-científica e ético-político-social-educativa, na apropriação e recriação do conhecimento, o que possibilita a aquisição de competências e habilidades fundamentais à atuação profissional. O curso diferencia-se por formar profissional enfermeiro, também apto a atuar na docência, no ensino médio profissionalizante, sendo um dos poucos a oferecer a formação de bacharel e licenciado.
O curso oportuniza aos seus alunos várias situações favorecedoras das interações ensino, práticas de investigação e extensão. Também, destaca-se por oportunizar vivências e reflexões que propiciam a interação teórico-prática e, ainda, aulas práticas nas diversas instituições e níveis de atenção à saúde e educação, além de estágios curriculares supervisionados, oportuniza a realização de estágios extracurriculares. Várias outras ações são favorecedoras das relações teórico-práticas e da prática profissional, além de contemplar o trabalho de conclusão de curso e as atividades complementares à formação e de se destacar por projetos extensionistas, de atendimento à comunidade. A abordagem do Projeto Pedagógico do Curso propicia mecanismos que possibilitam ao discente atitudes, tomadas de decisão e criatividade frente a situações inesperadas, de forma a incentivar a autonomia do graduando, conforme avançam os períodos do curso.
Por que na Fafibe é diferente?
Modernos laboratórios com equipamentos de última geração para o ensino de enfermagem e os convênios com instituições de Bebedouro e região para a realização de aulas práticas e estágios fazem a diferença na formação profissional. Também a oportunidade de eventos, que visem o contato e a reflexão sobre a atuação deste profissional, é relevante no curso da Fafibe, além do fomento às atividades de extensão, especificamente aquelas de atendimento gratuito à comunidade.
Onde Trabalhar?
1. O graduado como enfermeiro pode atuar na prevenção, promoção, recuperação e educação para a saúde, em:
* Instituições hospitalares
* Serviços ambulatoriais
* Unidades básicas de saúde
* Equipes de saúde da família e saúde mental
* Clínicas
* Asilos
* Creches
* Profissional autônomo, coordenando serviços de enfermagem domiciliar para assistência a pessoas doentes e acompanhamento de idosos
* Prestar serviços em empresas de produtos médico-hospitalares.
2. O enfermeiro licenciado pode atuar como:
* Professor e coordenador de cursos profissionalizantes de Enfermagem.
Perfil do Egresso
O perfil do egresso fundamenta-se em um Projeto Pedagógico que se sustenta no desenvolvimento de competências e habilidades para a formação de um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, qualificado para o desempenho da Enfermagem, Capaz de atuar em equipe, tomar decisões e intervir no processo saúde/doença identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, promotor da saúde integral do ser humano em todas as suas fases evolutivas. Ao final do Curso, o egresso deve contar com as seguintes habilidades e competências: compreender o ser humano em suas dimensões, expressões e fases evolutivas; estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões; intervir no processo saúde-doença, considerando os determinantes biológicos, sociais, culturais, econômicos e políticos; compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações; atuar no processo de cuidar em enfermagem, em conformidade com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde; gerenciar o processo de cuidar em enfermagem, em nível individual e coletivo; ser capaz de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança; identificar necessidades educativas da população e promover ações de educação em saúde de modo a contribuir para a formação de consciência sanitária, social e política da população; atuar no planejamento e implantação dos serviços de enfermagem, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência; consumir e desenvolver pesquisas como instrumento para desenvolver a prática profissional; reconhecer o papel social do enfermeiro para atuar em atividades de política e planejamento em saúde; respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão; reconhecer-se como ser holístico responsável pela formação de recursos humanos.
As competências e habilidades para o exercício da docência desenvolvem-se no decorrer do curso, concomitantemente, à formação generalista do enfermeiro através de ações didático-pedagógicas, que emergem das práticas pedagógicas e da reflexão teórica flexível e contextualizada.
Matriz Curricular
1º Período
Anatomia
Antropologia da Saúde
Bioquímica
Citologia e Histologia
Dimensão Epidemiológica e Social do Processo Viver e Adoecer
Ensino, Comunicação e Expressão - Práticas Pedagógicas I
História da Enfermagem e Concepções Teóricas
Metodologia da Pesquisa Científica
2º Período
Embriologia e Genética
Fisiologia
Inform. Aplic. à Educação e Saúde - Práticas Pedagógicas II
Instrumentos Básicos de Assistência de Enfermagem
Microbiologia e Imunologia
Políticas Públicas em Saúde
Sociologia da Educação
3º Período
Comunicação em Enfermagem
Exercício da Enfermagem
Introdução à Nutrição e a Dietoterapia
Metodologia Ensino Fundam. Médio e Aplicab. - Prat.Ped. III
Parasitologia
Patologia Geral
Saúde Ambiental
Semiologia e Semiotécnica I
4º Período
Bioestatística
Didática aplicada à Enfermagem - Práticas Pedagógica IV
Enfermagem Proc.Cuidar I: Criança, Adolescente
Enfermagem e Saúde Mental I
Epidemiologia
Farmacologia
Semiologia e Semiotécnica II
5º Período
Administração no Processo de Trabalho da Enfermagem
Enfermagem e Saúde Mental II
Enfermagem e a Saúde Coletiva
Enfermagem no Processo de Cuidar II: Adulto
Estágio Curricular Supervisionado - Licenciatura
Interdisciplinaridade e Inovações Pedagógicas - Prat.Ped. V
6º Período
Enfermagem na Saúde da Mulher
Enfermagem no Processo de Cuidar IV: Cirurgia
Enfermagem no Processo de Cuidar V: Pediatria
Ensino e Pesquisa em Enfermagem - Práticas Pedagógicas VI
Estágio Curricular Supervisionado - Licenciatura
Gerência dos Serviços de Saúde
7º Período
Capacitação Pedagógica
Estágio Curricular Supervisionado - Licenciatura
Estágio Curricular Supervisionado I
Prática de Ensino em Enfermagem I - Práticas Pedagógicas VII
Psicologia da Educação
Trabalho de Conclusão de Curso I
Tópicos Avançados em Enfermagem I
8º Período
Estágio Curricular Supervisionado - Licenciatura
Estágio Curricular Supervisionado II
Organização do Ensino no Brasil: Estrutura e Funcionamento
Prática de Ensino em Enfermagem II-Práticas Pedagógicas VIII
Trabalho de Conclusão de Curso II
Tópcios Avançados em Enfermagem II
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