DFP_
Localização:Salvador - Bahia
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O profissional de Enfermagem se dedica a promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas. O enfermeiro atua na proteção contra doenças e na recuperação da saúde, bem como na prevenção. Sua atuação é indispensável em todos os setores de um hospital. Ele é responsável por coletar os dados relativos ao estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas.
O curso de Enfermagem da UNIFACS
A educação contemporânea tem exigido esforços coletivos capazes de reunir ciência, humanidade e ética, rompendo com a oposição entre natureza e cultura. Em consonância com essa exigência, o Curso de Enfermagem da UNIFACS foi estruturado com uma matriz curricular formada por disciplinas integradas que buscam favorecer a articulação teoria/prática e trabalho/ensino, utilizando como principal estratégia metodológica a problematização, ancorada numa concepção crítico-reflexiva.
Esse modelo pedagógico considera o estudante como um sujeito ativo e participativo no processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração seu conhecimento prévio e promovendo condições para o "aprender a aprender", o "aprender a ser" e o "aprender a fazer”. Dessa forma, busca-se uma construção processual e significtiva do conhecimento, que capacite o futuro profissional para um exercício profissional que efetivamente contribua com a transformação social.
Por isso o projeto pedagógico do curso não envolve apenas aspectos técnicos e procedimentos didáticos; ele é entendido como um instrumento social, político, ético, cultural e histórico, conduzindo o futuro profissional a mobilizar múltiplos recursos para responder às diferentes demandas das situações de trabalho, sejam em ações de prevenção, promoção ou reabilitação da saúde.
Diferenciais
• O curso possibilita a inserção precoce do estudante em ambiente profissional, desenvolvendo atividades de atenção à saúde na comunidade nas quais ele desempenha funções compatíveis com o período que estiver cursando. Essas atividades começam já no 2º semestre do curso, através do Programa de Integração Saúde e Comunidade (PISCO);
• Possui disciplinas integradas, evitando repetições e/ou dicotomias nos conteúdos temáticos;
• A metodologia é, prioritariamente, problematizadora, visando ação critico-reflexiva e investigativa;
• Ações acadêmicas pautadas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
• Estágios supervisionados em cenários reais do trabalho em enfermagem, o que favorece a vivência e a materialização do processo do cuidar entre estudantes e usuários dos serviços de saúde;
• Garantia de campos de atuação na rede básica e na rede hospitalar de Salvador, através de convênios de integração docente-assistencial.
MERCADO
Segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), nos últimos 10 anos vem ocorrendo um processo de desconcentração espacial da atividade produtiva baiana, fato percebido na análise do Produto Interno Bruto (PIB) que revelou um ganho de participação para os municípios fora da Região Metropolitana de Salvador (BAHIA, 2009).
Em 2007 a economia baiana apresentou um crescimento de 5,3% no seu PIB, em função do bom desempenho dos setores industriais e de serviços, que juntos representam 91% da estrutura produtiva do Estado.
Esse crescimento do setor saúde ocorreu como resultante do seu dinamismo empregatício e guardou estreita relação com a descentralização da gestão financeira dos serviços, com a implantação de programas especiais vinculados à Estratégia de Saúde da Família (ESF) e também à ampliação de novas unidades de saúde no âmbito da atenção secundária e terciária.
É na esfera pública, a partir da implantação da ESF, que se observa, além de provocar mudanças substantivas no modelo de atenção à saúde, um importante incremento na oferta de postos de trabalho das profissões do setor.
Esta expansão do mercado não pode acontecer descolada da exigência por um novo perfil profissional, com assunção aos cargos de direção e gestão inseridos em novos padrões de autonomia profissional e, especialmente, preparados para assumir os postos de trabalho atrelados à ESF.
Nesta perspectiva, o Curso de Enfermagem da UNIFACS se implanta em consonância com as diretrizes curriculares dos cursos de graduação em Saúde/Enfermagem e se consolida no projeto pedagógico amparado no arcabouço teórico do SUS, insculpido no cuidado à saúde nos ciclos vitais do homem. O compromisso com a realidade de saúde nacional, regional, estadual, e especialmente, municipal e local, propulsionou a programação de inserção precoce dos estudantes nas comunidades, objetivando contribuir com mudanças no cenário da saúde apresentado.
Estudos
Mercado de Trabalho do Enfermeiro no Brasil: configuração do emprego e tendências no campo do trabalho (Rede Unida 2006/ABRES 2006/ABEn 2006/ ABRASCO 2007/Coimbra 2007/Simpósio BH 2007) VARELLA; PIERANTONI; FERNANDES; MATSUMOTO. Trata-se de um estudo que analisa o mercado de trabalho dos enfermeiros, tendo em vista as transformações que vêm ocorrendo no trabalho em geral na sociedade contemporânea e, em particular, no trabalho em saúde.
A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à Revista Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Nesse sentido "Trabalho, Educação e Saúde", busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas para esse campo.
Filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros em Genebra, o COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) existe pra normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, zelando pela qualidade dos serviços prestados pelos participantes da categoria e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional.
Interface - Comunicação, Saúde, Educação é uma publicação interdisciplinar trimestral, editada pela Fundação UNI e UNESP (Laboratório de Educação e Comunicação em Saúde, Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu e Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu), dirigida para as Ciências da Saúde em sua articulação com a Filosofia, as Ciências Sociais e Humanas; a Educação e Comunicação em Saúde; e a formação de profissionais de saúde (formação universitária e educação continuada).
O curso de Enfermagem da UNIFACS
A educação contemporânea tem exigido esforços coletivos capazes de reunir ciência, humanidade e ética, rompendo com a oposição entre natureza e cultura. Em consonância com essa exigência, o Curso de Enfermagem da UNIFACS foi estruturado com uma matriz curricular formada por disciplinas integradas que buscam favorecer a articulação teoria/prática e trabalho/ensino, utilizando como principal estratégia metodológica a problematização, ancorada numa concepção crítico-reflexiva.
Esse modelo pedagógico considera o estudante como um sujeito ativo e participativo no processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração seu conhecimento prévio e promovendo condições para o "aprender a aprender", o "aprender a ser" e o "aprender a fazer”. Dessa forma, busca-se uma construção processual e significtiva do conhecimento, que capacite o futuro profissional para um exercício profissional que efetivamente contribua com a transformação social.
Por isso o projeto pedagógico do curso não envolve apenas aspectos técnicos e procedimentos didáticos; ele é entendido como um instrumento social, político, ético, cultural e histórico, conduzindo o futuro profissional a mobilizar múltiplos recursos para responder às diferentes demandas das situações de trabalho, sejam em ações de prevenção, promoção ou reabilitação da saúde.
Diferenciais
• O curso possibilita a inserção precoce do estudante em ambiente profissional, desenvolvendo atividades de atenção à saúde na comunidade nas quais ele desempenha funções compatíveis com o período que estiver cursando. Essas atividades começam já no 2º semestre do curso, através do Programa de Integração Saúde e Comunidade (PISCO);
• Possui disciplinas integradas, evitando repetições e/ou dicotomias nos conteúdos temáticos;
• A metodologia é, prioritariamente, problematizadora, visando ação critico-reflexiva e investigativa;
• Ações acadêmicas pautadas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
• Estágios supervisionados em cenários reais do trabalho em enfermagem, o que favorece a vivência e a materialização do processo do cuidar entre estudantes e usuários dos serviços de saúde;
• Garantia de campos de atuação na rede básica e na rede hospitalar de Salvador, através de convênios de integração docente-assistencial.
MERCADO
Segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), nos últimos 10 anos vem ocorrendo um processo de desconcentração espacial da atividade produtiva baiana, fato percebido na análise do Produto Interno Bruto (PIB) que revelou um ganho de participação para os municípios fora da Região Metropolitana de Salvador (BAHIA, 2009).
Em 2007 a economia baiana apresentou um crescimento de 5,3% no seu PIB, em função do bom desempenho dos setores industriais e de serviços, que juntos representam 91% da estrutura produtiva do Estado.
Esse crescimento do setor saúde ocorreu como resultante do seu dinamismo empregatício e guardou estreita relação com a descentralização da gestão financeira dos serviços, com a implantação de programas especiais vinculados à Estratégia de Saúde da Família (ESF) e também à ampliação de novas unidades de saúde no âmbito da atenção secundária e terciária.
É na esfera pública, a partir da implantação da ESF, que se observa, além de provocar mudanças substantivas no modelo de atenção à saúde, um importante incremento na oferta de postos de trabalho das profissões do setor.
Esta expansão do mercado não pode acontecer descolada da exigência por um novo perfil profissional, com assunção aos cargos de direção e gestão inseridos em novos padrões de autonomia profissional e, especialmente, preparados para assumir os postos de trabalho atrelados à ESF.
Nesta perspectiva, o Curso de Enfermagem da UNIFACS se implanta em consonância com as diretrizes curriculares dos cursos de graduação em Saúde/Enfermagem e se consolida no projeto pedagógico amparado no arcabouço teórico do SUS, insculpido no cuidado à saúde nos ciclos vitais do homem. O compromisso com a realidade de saúde nacional, regional, estadual, e especialmente, municipal e local, propulsionou a programação de inserção precoce dos estudantes nas comunidades, objetivando contribuir com mudanças no cenário da saúde apresentado.
Estudos
Mercado de Trabalho do Enfermeiro no Brasil: configuração do emprego e tendências no campo do trabalho (Rede Unida 2006/ABRES 2006/ABEn 2006/ ABRASCO 2007/Coimbra 2007/Simpósio BH 2007) VARELLA; PIERANTONI; FERNANDES; MATSUMOTO. Trata-se de um estudo que analisa o mercado de trabalho dos enfermeiros, tendo em vista as transformações que vêm ocorrendo no trabalho em geral na sociedade contemporânea e, em particular, no trabalho em saúde.
A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à Revista Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Nesse sentido "Trabalho, Educação e Saúde", busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas para esse campo.
Filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros em Genebra, o COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) existe pra normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, zelando pela qualidade dos serviços prestados pelos participantes da categoria e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional.
Interface - Comunicação, Saúde, Educação é uma publicação interdisciplinar trimestral, editada pela Fundação UNI e UNESP (Laboratório de Educação e Comunicação em Saúde, Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu e Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu), dirigida para as Ciências da Saúde em sua articulação com a Filosofia, as Ciências Sociais e Humanas; a Educação e Comunicação em Saúde; e a formação de profissionais de saúde (formação universitária e educação continuada).
Matriz Curricular
1º semestre
Morfologia Funcional Sistêmica
Bioquímica
Biologia Celular e Genética
Fundamentos de Bioestatística
Introdução ao Trabalho Científico
Comunicação
Saúde e Qualidade de Vida
História do Cuidado Humano
Atividades Complementares
2º semestre
Morfologia Funcional Específica
Mecanismos de Agressão e Defesa e Biossegurança I
Filosofia
Psicologia e Comportamento
Epidemiologia
Progr. Integr. Saúde Comun – PISCO I
Saúde nos Ciclos Vitais I
Atividades Complementares
3º semestre
Patologia
Mecanismos de Agressão e Defesa e Biossegurança II
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Progr. Integr. Saúde Comun - PISCO II
Semiologia e Semiotécnica
Saúde nos Ciclos Vitais II
Atividades Complementares
4º semestre
Farmacologia
Progr. Integr. Saúde Comun – PISCO III
Empreendedorismo
Sociedade, Direito e Cidadania
Processo do Cuidar aos Portadores de Doenças transmissíveis
Fundamentos em Enfermagem
Educação, Ética e Bioética em Saúde
Atividades Complementares
5º semestre
PISCO IV
Optativa (Arte e Cultura ou Libras)
Conjuntura Econômica
Nutrição em enfermagem
Administração e Planejamento em Enfermagem
Clínica Cirúrgica e Centro Cirúrgico
Planificação e Gerenciamento em Saúde Coletiva
Atividades Complementares
6º semestre
Progr. Integr. Saúde Comun – PISCO V
Saúde do Adulto I e Alta complexidade
Saúde da Criança e do Adolescente I
Saúde da Mulher I
Saúde Mental e do Idoso I
Urgências e Emergências
Atividades Complementares
7º semestre
Saúde do Adulto II (Estágio Ambulatorial)
Saúde da Criança e do Adolescente II (Estágio Ambulatorial)
Saúde da Mulher II (Estágio Ambulatorial)
Saúde Mental e do Idoso II (Estágio Ambulatorial)
Progr. Integr. Saúde Comun – PISCO VI (Estágio Saúde Coletiva
Trabalho de Conclusão de Curso I
Atividades Complementares
8º semestre
Saúde do Adulto III (Estágio Hospitalar)
Saúde da Criança e do Adolescente III (Estágio Hospitalar)
Saúde da Mulher III (Estágio Hospitalar)
Saúde Mental e do Idoso III (Estágio Hospitalar)
Progr. Integr. Saúde Comun – PISCO VII (Estágio Saúde Coletiva)
Trabalho de Conclusão de Curso II
CURSO DE ENFERMAGEM NOTURNO
Matriz Curricular
1º semestre
Morfologia Funcional Sistêmica
Bioquímica
Biologia Celular e Genética
Introdução ao Trabalho Científico
Fundamentos de Bioestatística
Atividades Complementares
2º semestre
Morfologia Funcional Específica
Mecanismo de Agressão e Defesa e Biossegurança I
História do Cuidado Humano
Epidemiologia
Saúde e Qualidade de Vida
Comunicação
Atividades Complementares
3º semestre
Psicologia e Comportamento
Filosofia
Saúde nos Ciclos Vitais I
Patologia
Mecanismos de Agressão e Defesa e Biossegurança II
Progr. Integr. Saúde Comun - PISCO I
Saúde nos Ciclos Vitais II
Atividades Complementares
4º semestre
Semiologia e Semiotécnica
Educação, Ética e bioética em Saúde
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Sociedade, Direito e Cidadania
Progr. Integr. Saúde Comun - PISCO II
Farmacologia
Atividades Complementares
5º semestre
Fundamentos em Enfermagem
Processo do Cuidar aos Portadores de Doenças transmissíveis
Nutrição em Enfermagem
Empreendedorismo
Progr. Integr. Saúde Comun – PISCO III
Optativa (Arte e Cultura ou Libras)
Atividades Complementares
6º semestre
Administração e planejamento em Enfermagem
Urgências e Emergências
Planificação e Gerenciamento em Saúde Coletiva
Clínica Cirúrgica e Centro Cirúrgico
Conjuntura Econômica
Progr. Integr. Saúde Comun - PISCO IV
Atividades Complementares
7º semestre
Saúde do Adulto I e Alta Complexidade
Saúde da Criança e do Adolescente I
Saúde Mental e do Idoso I
Saúde da Mulher I
Progr. Integr. Saúde Comun – PISCO V
Atividades Complementares
8ºsemestre
Saúde do Adulto II (Estágio Hospitalar)
Saúde da Criança e do Adolescente II (Estágio Hospitalar)
Saúde da Mulher II (Estágio Hospitalar)
Saúde Mental e do Idoso II (Estágio Hospitalar)
Progr. Integr. Saúde Comun – PISCO VI (Estágio Saúde Coletiva)
Atividades Complementares
Trabalho de Conclusão de Curso I
9º semestre
Saúde do Adulto III (Estágio Hospitalar)
Saúde da Criança e do Adolescente III (Estágio Hospitalar)
Saúde da Mulher III (Estágio Hospitalar)
Saúde Mental e do Idoso III (Estágio Hospitalar)
Progr. Integr. Saúde Comun – PISCO VII (Estágio Saúde Coletiva)
Atividades Complementares
Trabalho de Conclusão de Curso II
1º semestre
Morfologia Funcional Sistêmica
Bioquímica
Biologia Celular e Genética
Fundamentos de Bioestatística
Introdução ao Trabalho Científico
Comunicação
Saúde e Qualidade de Vida
História do Cuidado Humano
Atividades Complementares
2º semestre
Morfologia Funcional Específica
Mecanismos de Agressão e Defesa e Biossegurança I
Filosofia
Psicologia e Comportamento
Epidemiologia
Progr. Integr. Saúde Comun – PISCO I
Saúde nos Ciclos Vitais I
Atividades Complementares
3º semestre
Patologia
Mecanismos de Agressão e Defesa e Biossegurança II
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Progr. Integr. Saúde Comun - PISCO II
Semiologia e Semiotécnica
Saúde nos Ciclos Vitais II
Atividades Complementares
4º semestre
Farmacologia
Progr. Integr. Saúde Comun – PISCO III
Empreendedorismo
Sociedade, Direito e Cidadania
Processo do Cuidar aos Portadores de Doenças transmissíveis
Fundamentos em Enfermagem
Educação, Ética e Bioética em Saúde
Atividades Complementares
5º semestre
PISCO IV
Optativa (Arte e Cultura ou Libras)
Conjuntura Econômica
Nutrição em enfermagem
Administração e Planejamento em Enfermagem
Clínica Cirúrgica e Centro Cirúrgico
Planificação e Gerenciamento em Saúde Coletiva
Atividades Complementares
6º semestre
Progr. Integr. Saúde Comun – PISCO V
Saúde do Adulto I e Alta complexidade
Saúde da Criança e do Adolescente I
Saúde da Mulher I
Saúde Mental e do Idoso I
Urgências e Emergências
Atividades Complementares
7º semestre
Saúde do Adulto II (Estágio Ambulatorial)
Saúde da Criança e do Adolescente II (Estágio Ambulatorial)
Saúde da Mulher II (Estágio Ambulatorial)
Saúde Mental e do Idoso II (Estágio Ambulatorial)
Progr. Integr. Saúde Comun – PISCO VI (Estágio Saúde Coletiva
Trabalho de Conclusão de Curso I
Atividades Complementares
8º semestre
Saúde do Adulto III (Estágio Hospitalar)
Saúde da Criança e do Adolescente III (Estágio Hospitalar)
Saúde da Mulher III (Estágio Hospitalar)
Saúde Mental e do Idoso III (Estágio Hospitalar)
Progr. Integr. Saúde Comun – PISCO VII (Estágio Saúde Coletiva)
Trabalho de Conclusão de Curso II
CURSO DE ENFERMAGEM NOTURNO
Matriz Curricular
1º semestre
Morfologia Funcional Sistêmica
Bioquímica
Biologia Celular e Genética
Introdução ao Trabalho Científico
Fundamentos de Bioestatística
Atividades Complementares
2º semestre
Morfologia Funcional Específica
Mecanismo de Agressão e Defesa e Biossegurança I
História do Cuidado Humano
Epidemiologia
Saúde e Qualidade de Vida
Comunicação
Atividades Complementares
3º semestre
Psicologia e Comportamento
Filosofia
Saúde nos Ciclos Vitais I
Patologia
Mecanismos de Agressão e Defesa e Biossegurança II
Progr. Integr. Saúde Comun - PISCO I
Saúde nos Ciclos Vitais II
Atividades Complementares
4º semestre
Semiologia e Semiotécnica
Educação, Ética e bioética em Saúde
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Sociedade, Direito e Cidadania
Progr. Integr. Saúde Comun - PISCO II
Farmacologia
Atividades Complementares
5º semestre
Fundamentos em Enfermagem
Processo do Cuidar aos Portadores de Doenças transmissíveis
Nutrição em Enfermagem
Empreendedorismo
Progr. Integr. Saúde Comun – PISCO III
Optativa (Arte e Cultura ou Libras)
Atividades Complementares
6º semestre
Administração e planejamento em Enfermagem
Urgências e Emergências
Planificação e Gerenciamento em Saúde Coletiva
Clínica Cirúrgica e Centro Cirúrgico
Conjuntura Econômica
Progr. Integr. Saúde Comun - PISCO IV
Atividades Complementares
7º semestre
Saúde do Adulto I e Alta Complexidade
Saúde da Criança e do Adolescente I
Saúde Mental e do Idoso I
Saúde da Mulher I
Progr. Integr. Saúde Comun – PISCO V
Atividades Complementares
8ºsemestre
Saúde do Adulto II (Estágio Hospitalar)
Saúde da Criança e do Adolescente II (Estágio Hospitalar)
Saúde da Mulher II (Estágio Hospitalar)
Saúde Mental e do Idoso II (Estágio Hospitalar)
Progr. Integr. Saúde Comun – PISCO VI (Estágio Saúde Coletiva)
Atividades Complementares
Trabalho de Conclusão de Curso I
9º semestre
Saúde do Adulto III (Estágio Hospitalar)
Saúde da Criança e do Adolescente III (Estágio Hospitalar)
Saúde da Mulher III (Estágio Hospitalar)
Saúde Mental e do Idoso III (Estágio Hospitalar)
Progr. Integr. Saúde Comun – PISCO VII (Estágio Saúde Coletiva)
Atividades Complementares
Trabalho de Conclusão de Curso II
DFP_