DFP_
Localização:Avaré - São Paulo
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Missão do Curso : Formar profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho na área da Enfermagem.
O enfermeiro formado na Facear terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Deverá ser um profissional qualificado para o exercício da enfermagem, com base no rigor cientifico e intelectual pautado em princípios éticos.
Deverá ser capaz de conhecer e intervir sobre problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, já sabidamente um pólo industrial, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano durante todo o ciclo vital da concepção até depois da morte.
Terá conhecimentos de tópicos de saúde de saúde ocupacional, riscos ocupacionais e deverá ser capaz de intervir na saúde do trabalhador nos diversos cenários de atuação, Unidade básica de Saúde, Unidade de Saúde da Família, Hospitais e Indústrias.
Deverá ser capaz de:
• desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional;
• atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso;
• responder às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades;
• atuar nos diferentes cenários da prática profissional, considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico;
• planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento;
A competência técnico-científica e política a ser adquirida no nível de graduação do enfermeiro, devem conferir-lhe terminalidade e capacidade profissional para a inserção no mercado de trabalho, considerando as demandas e necessidades prevalentes e prioritárias da população.
O mercado de trabalho atual deste profissional inclui hospitais, postos de saúde, clínicas, casas de saúde e ambulatórios; atendimento domiciliar (home care); perícias; cursos de formação de pessoal de nível médio (auxiliares e técnicos de enfermagem) e universitários; cursos de pós-graduação, latu e strictu sensu; empresas de fabricação de material hospitalar; empresas de consultoria; programas de saúde do governo, como, por exemplo, o de saúde da família; auditorias de contas e de enfermagem; empresas com programas de segurança no trabalho; serviços de emergência em vias públicas (atendimento pré-hospitalar); corpo de saúde em instituições militares; centros de pesquisa; escolas e creches; transportes aéreos e rodoviários; entre outros.
O enfermeiro é o líder da equipe de enfermagem, que se compõe de auxiliares e técnicos de enfermagem, além dos enfermeiros. As atribuições são inúmeras, de extensas dimensões e abrangências. Dentre elas, podemos destacar: a assistência direta aos clientes e a supervisão e administração de todas as atividades da enfermagem, sejam estas de natureza assistencial, gerencial, domiciliar, docente, de pesquisa ou consultoria; direção de instituições de saúde em várias instâncias.
O curso de Enfermagem irá contar com laboratórios específicos do curso, como também com outras estruturas que serão compartilhadas com os cursos de saúde e os outros cursos da faculdade.
Os laboratórios de uso comum da área da saúde serão os de: Anatomia Humana, Biologia e Microbiologia (embriologia, parasitologia e histologia), Química e Bioquímica, Fisiologia, Biofísica, salas de preparo.
O laboratório específico de enfermagem será utilizado apenas a partir do segundo semestre do curso e é chamado de Laboratório de Semiologia e Semiotécnica.
O aluno de enfermagem também utilizará os laboratórios de informática, biblioteca, auditório, cantina, xérox, enfim todos os espaços que são de uso comum de todos os cursos da Facear.
1º Período
Biologia Geral
Anatomia Humana I
Histologia e Embriologia
Enfermagem Fundamental I
Português Instrumental I
História da Enfermagem e Ética Profissional
2º Período
Anatomia Humana II
Parasitologia
Enfermagem Fundamental II
Sociologia e Antropologia Filosófica aplicada à Enf.
Fisiologia Humana I
Bioquímica
Biofísica
3º Período
Bioestatística
Fisiologia Humana II
Didática Aplicada à Enfermagem
Enfermagem Fundamental III
Psicologia Aplic. à Saúde
Português Instrumental II
Metodologia da Pesquisa
ECC em Enfermagem Fundamental
4º Período
P. Cuidar em Enf. Saúde do Adulto, Idoso e Família I
Patologia Geral
Microbiologia e Imunologia
Nutrição Aplicada à Enfermagem
Saúde Coletiva I
P. Cuidar em Enf. nas Urgências e Emergências
5º Período
Farmacologia
Optativa I
P. Cuidar Enf. Saúde do Adulto, Idoso e Família II
Epidemiologia
Saúde Coletiva II
6º Período
P. Cuidar Enf. na Saúde da Mulher, Criança e Adol. I
Bio-informática na Saúde
P. Cuidar Enf. na Saúde Mental e Psiquiátrica
P.e Cuidar Enf. na Saúde do Trabalhador I
7º Período
P. Cuidar Enf. Saúde da Mulher, Criança e Adol. II
P. Cuidar Enf. Pacientes Críticos
P. Cuidar Enf. Saúde do Trabalhador II
Optativa II
8º Período
P. Cuidar Enf. Saude Coletiva II
P. Pedagógico da Educação Continuada em Enf.
Administração Aplicada a Enfermagem
Estágio Curr. Sup. Gestão P.de Trabalho Saúde I
9º Período
Trabalho de Conclusão de Curso
Estágio Curr. Sup. Gestão P.de Trabalho Saúde II
10º Período
Trabalho de Conclusão de Curso
Estágio Curr. Sup. Gestão P.de Trabalho Saúde II
Disciplinas Optativas
Genética
Medidas e Dosagens em Enfermagem
Libras (Língua Brasileira de Sinais)
Exercício de Enfermagem
DFP_