DFP_
Localização:Vitória - Espírito Santo
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Características:
O curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Brasileira é um curso superior
de Graduação Plena com duração mínima de dez períodos semestrais com carga
horária de 4.000 horas-aula, além de Atividades Complementares e Estágio
Supervisionado. Está organizado da seguinte forma: matérias de formação básica,
de formação profissionalizante, de formação específica, atividades complementares
e estágio supervisionado.
As Atividades Complementares, mínimo de 200 horas, caracterizam-se como
práticas acadêmicas apresentadas sob múltiplos formatos. Estas atividades
devem ser previamente aprovadas pela Coordenação do Curso de modo a serem
passíveis de enquadramento e contabilização de horas na categoria de “Atividades
Complementares”. Há uma tabela, aprovada em colegiado e disponível aos alunos
sobre as atividades complementares válidas e sua pontuação.
Os alunos devem realizar um Estágio Obrigatório no 9º (nono) Período de no
mínimo de 360 horas (em campo) e 40 horas (na IES) com o acompanhamento de
um professor orientador. Além disso, devem apresentar o Trabalho Final de Curso
que deve ser aprovado por uma banca composta de no mínimo 3 profissionais
qualificados.
O Curso de Engenharia Ambiental apresenta uma grade curricular flexível e
atualizada, fornecendo aos participantes instrumental teórico, prático e ferramentas
essenciais aplicadas à nova realidade profissional. A qualidade da formação
é reforçada pela disponibilidade de modernos laboratórios, visitas técnicas e
integração com os programas de pós-graduação e empresas, procurando dar ao
aluno uma formação cada vez mais sólida.
A organização curricular atende a resolução CNE/CES nº. 11/2002 que determina
as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia e
está em perfeita consonância com as demandas do mercado profissional.
O Engenheiro Ambiental
O ensino e a profissão de Engenharia são regidos e regulamentados em 2 (duas)
instâncias distintas. Os cursos, sua organização, implementação, funcionamento
e reconhecimento são atribuições do Ministério da Educação (MEC), por meio de
procedimentos próprios que devem ser cumpridos por todas as Instituições de
Ensino Superior (IES) que ministram cursos nessa área. Por meio da Resolução nº.
11/2002, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação fixou
as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia que
fixou os conteúdos dos cursos de Engenharia ministrados no Brasil.
O exercício da profissão de Engenheiro é regulamentado e fiscalizado pelos
Conselhos Federal (CONFEA) e Regional (CREA) de Engenharia, Arquitetura e
Agronomia por delegação da Lei 5.194/66, que, por meio de instruções, normas e
resoluções define a atuação dos diversos profissionais.
A Engenharia Ambiental tem um campo amplo de atividade e que vem sofrendo
grandes mudanças em função dos avanços tecnológicos, das questões climáticas
e ambientais.
Atualmente há uma grande preocupação com os problemas ambientais tais
como a escassez hídrica, a destinação incorreta dos resíduos sólidos, a poluição
ambiental generalizada, o manejo inadequado dos ecossistemas, o crescimento
populacional e a necessidade de planejamento e gestão do meio ambiente nos
setores públicos e privados. Atrelado a isso, a sociedade civil está mais atenta
aos assuntos relacionados às questões ambientais e vem cobrando dos gestores
públicos e das indústrias alternativas para a resolução dos mesmos.
O crescente desenvolvimento sócio-econômico do Brasil e particularmente
do Estado do Espírito Santo, em especial nos últimos anos, vem contribuindo
significativamente para o aumento do setor industrial e de serviços. Este fato,
associado à chegada de novas plantas industriais e a ampliação das já existentes,
aceleram e aumentam a pressão sobre os ecossistemas locais provocando impactos
ambientais, às vezes indesejáveis.
No progresso de sua carreira profissional, agregando experiência prática e
aperfeiçoamentos realizados, os egressos deverão estar capacitados a assumir
funções em diferentes níveis como consultor e/ou dentro das organizações, seja de execução,
gerenciamento ou de direção, para as quais seguem algumas atividades
e responsabilidades técnicas inerentes à função (diretor, administrador, gerente,
projetista, coordenador, engenheiro, pesquisador, professor, dentre outras):
• Execução e operação de sistemas ambientais, tais como: operação de ETE,
ensaio de tratabilidade de efluentes, planta piloto, gerenciamento ambiental,
execução de PBA, comunicação social e monitoramento ambiental (ar, água,
efluentes, solo e resíduos);
• Avaliação ambiental: auditoria ambiental, avaliação de passivo, preparação
para ISO 14.000 e avaliação de desempenho ambiental;
• Licenciamento ambiental: licenças prévia, de instalação e funcionamento,
reserva legal/desmatamento, outorga para captação e água e lançamento
de efluentes, termo de ajustamento de conduta (TAC), audiência pública e
definição de estratégias ambientais;
• Estudos especiais: estudo de análise de risco (EAR), resgate de fauna,
inventário florístico, georeferenciamento de propriedades rurais,
geoprocessamento e estudos de viabilidade econômica;
• Estudos ambientais: estudo de impacto ambiental (EIA), relatório de
impacto ambiental (RIMA), relatório ambiental preliminar (RAP), plano
básico ambiental (PBA), relatório de controle ambiental (RCA), plano de
recuperação de áreas degradadas (PRAD), projeto de revegetação, plano de
gestão ambiental (PGA) e estudo de impacto de vizinhança;
• Tecnologia ambiental: projeto de estações de tratamento de efluentes
(ETE), projeto de estações de tratamento de água (ETA), projeto de aterros
sanitário e industrial, gerenciamento de resíduos sólidos, projeto de reuso
de água e efluentes e projeto de equipamentos de controle de emissões
atmosféricas.
Objetivo:
O objetivo do Curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Brasileira é a formação
de um profissional generalista, humanista e crítico, capacitado para identificar e resolver
problemas relacionados à área ambiental. Esta formação tem como base
os fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da engenharia e a aplicação
desse conhecimento objetiva buscar o crescimento sócio-ambiental e econômico,
visando o desenvolvimento sustentável. O curso possui os seguintes objetivos
específicos:
• Permitir uma formação ampla para as atuais demandas do mercado de
trabalho e da sociedade, compatibilizando com as diretrizes curriculares
propostas pelo MEC;
• Direcionar uma estratégia de ensino visando formar um engenheiro pleno
que transite nas diferentes áreas do conhecimento que tenham interface
com o meio ambiente;
• Proporcionar condições para a formação de um profissional com capacidade
e aptidão para pesquisar, elaborar e prover soluções que permitam a
harmonização das diversas atividades humanas com os ecossistemas e as
normas ambientais em vigor;
• Oferecer conteúdos que proporcionem aos alunos o entendimento da
área de atuação da Engenharia Ambiental, que exige a integração entre a
formação básica e profissional, com ênfase nas áreas de recursos hídricos,
recursos atmosféricos, saneamento ambiental, controle ambiental e
gerenciamento e avaliação de recursos ambientais;
• Promover atualização permanente do conteúdo programático estabelecido
de forma a manter o conhecimento tecnológico de vanguarda sempre
presente nas unidades curriculares do curso;
• Incorporar ao currículo do aluno o aproveitamento de atividades extraclasse
através do conceito de “atividades complementares” e incentivar as
práticas de estudo e atividades de pesquisa.
Infra-estrutura:
O ambiente da Faculdade Brasileira consiste de salas de aula, laboratórios, salas administrativas, auditório, biblioteca, salas de estudo e pátio de alimentação. Todas as instalações, inclusive aquelas destinadas aos docentes estão plenamente equipadas. O coordenador do curso também possui sala de trabalho equipada para o exercício de suas funções.
Espaço Físico
São três prédios com salas de aula equipadas e iluminadas com luz natural e artificial, equipamentos de ar-condicionado e cadeiras com apoio para escrita. Um quarto prédio contém o auditório e salas da administração. Em um dos prédios também estão instalados os laboratórios e em outro a biblioteca. Há uma sala anexa à coordenação que é comum aos professores e outra para atendimento aos alunos.
Recursos Didáticos
Cada sala de aula possui quadro branco, pincéis, apagador, computador, televisão, data show, retro-projetor, microfone, auto-falantes e tela para projeção.
Laboratórios
A Faculdade Brasileira conta com uma diversificada rede de laboratórios contemplando as áreas de informática, química, física, biologia e engenharia que atendem aos cursos já existentes na IES e que atenderá, também , ao curso de Engenharia Ambiental. Todos os laboratórios são climatizados e possuem data show e quadro branco. Segue uma listagem dos laboratórios já existentes.
- Laboratório de Biotecnologia
- Laboratório de Bioquímica
- Laboratório de Microbiologia
- Laboratório de Microscopia
- Laboratório de Química I
- Laboratório de Química II
- Laboratório de Química III
- Laboratório de Física e Eletrontécnica
- Laboratório de Processamento de Dados
- Laboratório de Informática
- Laboratório de Topografia e Geoprocessamento (Convênio com o IFES)
- Laboratório de Mecânica dos Solos (Convênio)
Outros laboratórios podem ser implementados ao longo do curso casa haja necessidade.
Biblioteca
Cada unidade curricular possui pelo menos 3 (três) indicações de títulos para a bibliografia básica além de 3 (três) exemplares de bibliografia complementar.
A IES conta com uma biblioteca central contendo pelo menos 1 (um) exemplar de cada bibliografia básica das unidades curriculares para cada 7 (sete) alunos matriculados. Para os exemplares de bibliografia complementar a biblioteca possui 3 (exemplares) para cada uma.
A biblioteca possui assinatura de periódicos relacionados às áreas afins, consulta eletrônica para o acervo, salas de reunião, cabines de estudo individual, sala de computadores para acesso à internet e rede wire-less para acesso à internet com notebooks.
O curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Brasileira é um curso superior
de Graduação Plena com duração mínima de dez períodos semestrais com carga
horária de 4.000 horas-aula, além de Atividades Complementares e Estágio
Supervisionado. Está organizado da seguinte forma: matérias de formação básica,
de formação profissionalizante, de formação específica, atividades complementares
e estágio supervisionado.
As Atividades Complementares, mínimo de 200 horas, caracterizam-se como
práticas acadêmicas apresentadas sob múltiplos formatos. Estas atividades
devem ser previamente aprovadas pela Coordenação do Curso de modo a serem
passíveis de enquadramento e contabilização de horas na categoria de “Atividades
Complementares”. Há uma tabela, aprovada em colegiado e disponível aos alunos
sobre as atividades complementares válidas e sua pontuação.
Os alunos devem realizar um Estágio Obrigatório no 9º (nono) Período de no
mínimo de 360 horas (em campo) e 40 horas (na IES) com o acompanhamento de
um professor orientador. Além disso, devem apresentar o Trabalho Final de Curso
que deve ser aprovado por uma banca composta de no mínimo 3 profissionais
qualificados.
O Curso de Engenharia Ambiental apresenta uma grade curricular flexível e
atualizada, fornecendo aos participantes instrumental teórico, prático e ferramentas
essenciais aplicadas à nova realidade profissional. A qualidade da formação
é reforçada pela disponibilidade de modernos laboratórios, visitas técnicas e
integração com os programas de pós-graduação e empresas, procurando dar ao
aluno uma formação cada vez mais sólida.
A organização curricular atende a resolução CNE/CES nº. 11/2002 que determina
as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia e
está em perfeita consonância com as demandas do mercado profissional.
O Engenheiro Ambiental
O ensino e a profissão de Engenharia são regidos e regulamentados em 2 (duas)
instâncias distintas. Os cursos, sua organização, implementação, funcionamento
e reconhecimento são atribuições do Ministério da Educação (MEC), por meio de
procedimentos próprios que devem ser cumpridos por todas as Instituições de
Ensino Superior (IES) que ministram cursos nessa área. Por meio da Resolução nº.
11/2002, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação fixou
as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia que
fixou os conteúdos dos cursos de Engenharia ministrados no Brasil.
O exercício da profissão de Engenheiro é regulamentado e fiscalizado pelos
Conselhos Federal (CONFEA) e Regional (CREA) de Engenharia, Arquitetura e
Agronomia por delegação da Lei 5.194/66, que, por meio de instruções, normas e
resoluções define a atuação dos diversos profissionais.
A Engenharia Ambiental tem um campo amplo de atividade e que vem sofrendo
grandes mudanças em função dos avanços tecnológicos, das questões climáticas
e ambientais.
Atualmente há uma grande preocupação com os problemas ambientais tais
como a escassez hídrica, a destinação incorreta dos resíduos sólidos, a poluição
ambiental generalizada, o manejo inadequado dos ecossistemas, o crescimento
populacional e a necessidade de planejamento e gestão do meio ambiente nos
setores públicos e privados. Atrelado a isso, a sociedade civil está mais atenta
aos assuntos relacionados às questões ambientais e vem cobrando dos gestores
públicos e das indústrias alternativas para a resolução dos mesmos.
O crescente desenvolvimento sócio-econômico do Brasil e particularmente
do Estado do Espírito Santo, em especial nos últimos anos, vem contribuindo
significativamente para o aumento do setor industrial e de serviços. Este fato,
associado à chegada de novas plantas industriais e a ampliação das já existentes,
aceleram e aumentam a pressão sobre os ecossistemas locais provocando impactos
ambientais, às vezes indesejáveis.
No progresso de sua carreira profissional, agregando experiência prática e
aperfeiçoamentos realizados, os egressos deverão estar capacitados a assumir
funções em diferentes níveis como consultor e/ou dentro das organizações, seja de execução,
gerenciamento ou de direção, para as quais seguem algumas atividades
e responsabilidades técnicas inerentes à função (diretor, administrador, gerente,
projetista, coordenador, engenheiro, pesquisador, professor, dentre outras):
• Execução e operação de sistemas ambientais, tais como: operação de ETE,
ensaio de tratabilidade de efluentes, planta piloto, gerenciamento ambiental,
execução de PBA, comunicação social e monitoramento ambiental (ar, água,
efluentes, solo e resíduos);
• Avaliação ambiental: auditoria ambiental, avaliação de passivo, preparação
para ISO 14.000 e avaliação de desempenho ambiental;
• Licenciamento ambiental: licenças prévia, de instalação e funcionamento,
reserva legal/desmatamento, outorga para captação e água e lançamento
de efluentes, termo de ajustamento de conduta (TAC), audiência pública e
definição de estratégias ambientais;
• Estudos especiais: estudo de análise de risco (EAR), resgate de fauna,
inventário florístico, georeferenciamento de propriedades rurais,
geoprocessamento e estudos de viabilidade econômica;
• Estudos ambientais: estudo de impacto ambiental (EIA), relatório de
impacto ambiental (RIMA), relatório ambiental preliminar (RAP), plano
básico ambiental (PBA), relatório de controle ambiental (RCA), plano de
recuperação de áreas degradadas (PRAD), projeto de revegetação, plano de
gestão ambiental (PGA) e estudo de impacto de vizinhança;
• Tecnologia ambiental: projeto de estações de tratamento de efluentes
(ETE), projeto de estações de tratamento de água (ETA), projeto de aterros
sanitário e industrial, gerenciamento de resíduos sólidos, projeto de reuso
de água e efluentes e projeto de equipamentos de controle de emissões
atmosféricas.
Objetivo:
O objetivo do Curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Brasileira é a formação
de um profissional generalista, humanista e crítico, capacitado para identificar e resolver
problemas relacionados à área ambiental. Esta formação tem como base
os fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da engenharia e a aplicação
desse conhecimento objetiva buscar o crescimento sócio-ambiental e econômico,
visando o desenvolvimento sustentável. O curso possui os seguintes objetivos
específicos:
• Permitir uma formação ampla para as atuais demandas do mercado de
trabalho e da sociedade, compatibilizando com as diretrizes curriculares
propostas pelo MEC;
• Direcionar uma estratégia de ensino visando formar um engenheiro pleno
que transite nas diferentes áreas do conhecimento que tenham interface
com o meio ambiente;
• Proporcionar condições para a formação de um profissional com capacidade
e aptidão para pesquisar, elaborar e prover soluções que permitam a
harmonização das diversas atividades humanas com os ecossistemas e as
normas ambientais em vigor;
• Oferecer conteúdos que proporcionem aos alunos o entendimento da
área de atuação da Engenharia Ambiental, que exige a integração entre a
formação básica e profissional, com ênfase nas áreas de recursos hídricos,
recursos atmosféricos, saneamento ambiental, controle ambiental e
gerenciamento e avaliação de recursos ambientais;
• Promover atualização permanente do conteúdo programático estabelecido
de forma a manter o conhecimento tecnológico de vanguarda sempre
presente nas unidades curriculares do curso;
• Incorporar ao currículo do aluno o aproveitamento de atividades extraclasse
através do conceito de “atividades complementares” e incentivar as
práticas de estudo e atividades de pesquisa.
Infra-estrutura:
O ambiente da Faculdade Brasileira consiste de salas de aula, laboratórios, salas administrativas, auditório, biblioteca, salas de estudo e pátio de alimentação. Todas as instalações, inclusive aquelas destinadas aos docentes estão plenamente equipadas. O coordenador do curso também possui sala de trabalho equipada para o exercício de suas funções.
Espaço Físico
São três prédios com salas de aula equipadas e iluminadas com luz natural e artificial, equipamentos de ar-condicionado e cadeiras com apoio para escrita. Um quarto prédio contém o auditório e salas da administração. Em um dos prédios também estão instalados os laboratórios e em outro a biblioteca. Há uma sala anexa à coordenação que é comum aos professores e outra para atendimento aos alunos.
Recursos Didáticos
Cada sala de aula possui quadro branco, pincéis, apagador, computador, televisão, data show, retro-projetor, microfone, auto-falantes e tela para projeção.
Laboratórios
A Faculdade Brasileira conta com uma diversificada rede de laboratórios contemplando as áreas de informática, química, física, biologia e engenharia que atendem aos cursos já existentes na IES e que atenderá, também , ao curso de Engenharia Ambiental. Todos os laboratórios são climatizados e possuem data show e quadro branco. Segue uma listagem dos laboratórios já existentes.
- Laboratório de Biotecnologia
- Laboratório de Bioquímica
- Laboratório de Microbiologia
- Laboratório de Microscopia
- Laboratório de Química I
- Laboratório de Química II
- Laboratório de Química III
- Laboratório de Física e Eletrontécnica
- Laboratório de Processamento de Dados
- Laboratório de Informática
- Laboratório de Topografia e Geoprocessamento (Convênio com o IFES)
- Laboratório de Mecânica dos Solos (Convênio)
Outros laboratórios podem ser implementados ao longo do curso casa haja necessidade.
Biblioteca
Cada unidade curricular possui pelo menos 3 (três) indicações de títulos para a bibliografia básica além de 3 (três) exemplares de bibliografia complementar.
A IES conta com uma biblioteca central contendo pelo menos 1 (um) exemplar de cada bibliografia básica das unidades curriculares para cada 7 (sete) alunos matriculados. Para os exemplares de bibliografia complementar a biblioteca possui 3 (exemplares) para cada uma.
A biblioteca possui assinatura de periódicos relacionados às áreas afins, consulta eletrônica para o acervo, salas de reunião, cabines de estudo individual, sala de computadores para acesso à internet e rede wire-less para acesso à internet com notebooks.
DFP_