Graduação em Engenharia de Computação (Bacharelado) (Volta Redonda, Rio de Janeiro)
Centro Universitário de Barra Mansa
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Diploma oferecido:Engenheiro
Localização:Volta Redonda - Rio de Janeiro
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Sobre o Curso
O curso prepara o aluno através de uma sólida formação acadêmica, promovendo a qualificação necessária para atender às exigências do mercado de trabalho nas áreas da computação, desenvolvimento e pesquisa de novas tecnologias. Capacita o aluno a atuar nas várias vertentes da Engenharia de Computação, com ênfase em desenvolvimento de dispositivos inteligentes, robótica e desenvolvimento de jogos, abordando com profundidade os seguintes tópicos: programação, desenvolvimento de novas arquiteturas de hardware, banco de dados, engenharia de software, redes de computadores, computação gráfica, inteligência artificial, segurança de dados.
Estrutura do Curso
O UBM possui modernos laboratórios de computação instalados em salas de aula e fora delas, todos com acesso à Internet. Para potencializar os ensinamentos teóricos, existem laboratórios específicos de Física e de Química, além dos de Hardware e de Automação Industrial (com CLPs mais usados na indústria da região, SCADA, inversores de freqüência, válvulas controladas, etc.), que são específicos do curso.
Perfil do Estudante
O curso de Engenharia de Computação recebe alunos com interesses nas áreas de eletrônica, principalmente em circuitos digitais, computação embarcada, robótica, transmissão de dados, desenvolvimento de jogos, entre outros. Normalmente possui como característica pessoal desejo de implementar equipamentos inteligentes, desde sua confecção (hardware) até sua programação (software).
Mercado de Trabalho
O mercado na área de desenvolvimento de dispositivos inteligentes está em ascensão, podendo absorver estes profissionais. O Engenheiro de Computação trabalha com computação embarcada (quiosques de auto-atendimento de bancos, refrigerantes, etc, equipamentos de medição remota, celulares, por exemplo), projeto e programação de robôs, e em todas as áreas onde haja um computador. Outra área em expansão no Brasil e no mundo é a de desenvolvimento de jogos. O egresso pode atuar em empresas de consultoria, em empresas de desenvolvimento de software, em indústrias nas áreas de planejamento, manutenção, desenvolvimento e pesquisa. Pode, ainda, atuar em instituições de pesquisa, cursando mestrado e doutorado.
Dica do Profissional
Com a globalização e a crescente competitividade, torna-se necessário que o profissional possua diferenciais. O Engenheiro de Computação deve criar soluções inteligentes em diferentes áreas do conhecimento. O profissional egresso do curso de Engenharia de Computação do UBM está totalmente apto a desempenhar suas funções na criação e desenvolvimento de dispositivos inteligentes, computação embarcada, robótica, redes de computadores e outras áreas da computação e informática utilizadas pelas grandes empresas da região e do país, além do desenvolvimento de jogos.
1º Período
01 Introdução ao Cálculo
02 Fundamentos de Física
03 Representação Gráfica
04 Leitura e Produção de Textos
05 Introdução à Computação
06 Introdução à Engenharia
2º Período
01 Cálculo I
02 Física I
03 Geometria Analítica
04 Metodologia Científica
05 Sociologia
06 Química Geral
3º Período
01 Cálculo II
02 Física II
03 Álgebra Linear
04 Ciências Ambientais
05 Ciência dos Materiais
06 Probabilidade e Estatística
4º Período
01 Cálculo III
02 Física III
03 Cálculo Numérico
04 Fundamentos de Circuitos Elétricos
05 Fenômenos de Transporte
06 Resistência dos Materiais
07 Introdução à Economia
5º Período
1. Circuitos e Máquinas Elétricas
02 Eletrônica Básica
03 Algoritmos e Lógica de Programação
04 Aspectos Teóricos da Computação
05 Arquitetura de Computadores
6º Período
1. Mecanismos
02 Fundamentos de Simulação
03 Eletrônica analógica e digital
04 Introdução aos Microprocessadores
05 Programação Orientada a Objetos
06 Sistemas Operacionais
7º Período
1. Redes de Computadores
02 Inteligência Artificial
03 Princípios de Robótica
04 Microcontroladores e Computação Embarcada
05 Empreendedorismo e Administração de Empresas
06 Análise de Sinais e Sistemas
8º Período
1. Gestão de Projetos
02 Engenharia de Software
03 Introdução aos Jogos
04 Interface Homem-Máquina
05 Sistemas Distribuídos
06 Tecnologias Web
9º Período
1. Projetos em Computação Embarcada
02 Desenvolvimento de Jogos
03 Introdução aos Bancos de Dados
04 Processamento Digital de Sinais
05 Desenvolvimento em Telefonia Móvel
06 Optativa
10º Período
1. Legislação em Informática 40
02 Seminários de Trabalho Final de Curso
Optativas – 9 período
01 Libras
02 Processamento Digital de Imagens
03 Introdução ao Linux
Documentos necessários à realização da matrícula:
* Certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (original e duas cópias);
* Cópia da publicação do Diário Oficial do Estado, constando conclusão do Ensino Médio, para os alunos formados a partir de 1985, no Estado do Rio de Janeiro e São Paulo; Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (original e duas cópias);
* Para portadores de Curso Superior: Histórico Escolar e Diploma (original e duas cópias);
* Certificado de Quitação do Serviço Militar (original e duas cópias);
* Carteira de Identidade (original e duas cópias);
* Certidão de Nascimento ou Casamento (original e duas cópias);
* Duas fotos 3 x 4 recentes;
* CPF (original e duas cópias);
* Título de Eleitor (original e duas cópias);
* Comprovante de residência.
OBS: Os menores de 18 anos deverão trazer os pais ou responsáveis legais, munidos de documentação para assinatura do requerimento de matrícula.
* O candidato que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado neste Edital perderá irrecorrivelmente o direito à mesma, sendo chamado, em substituição, o colocado na ordem imediata de classificação.
* O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar Parecer de equivalência de estudos emitido pelo Conselho de Educação competente.
* O candidato que tiver acesso direto, mediante comprovação de conclusão de Curso Superior, poderá requerer dispensa de disciplina (s) anteriormente cursada (s) nesta ou em outra Instituição.
* Havendo interesse do candidato e disponibilidade de vaga será permitida a troca de turno e/ou a transferência do Campus Barra Mansa ou Campus Cicuta e vice-versa, respeitada a ordem de classificação.
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