Graduação em Engenharia de Produção Automotiva (Resende, Rio de Janeiro)

Associação Educacional Dom Bosco
Localização:Resende - Rio de Janeiro
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Histórico
Inédito no Brasil, o curso de Engenharia de Produção com habilitação Automotiva da AEDB foi criado em 2005, em parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, montadora instalada em Resende/RJ. Com a matriz curricular estabelecida em conjunto com a Volks, o curso atende aos anseios da parceria empresa-escola, incorporando disciplinas e práticas adequadas à formação de profissionais qualificados, aptos a atuar como engenheiros de produção em qualquer indústria, e de qualquer ramo que necessite deste tipo de profissional, mais especificamente da área automotiva.
Tal modelo de projeto pedagógico vem gerando frutos, com plena empregabilidade dos alunos dos anos mais avançados, que são aproveitados como estagiários, contratados ou empregados nas indústrias da região, em especial as montadoras e suas parceiras. Em 2008, 100% dos alunos do 4º ano estavam trabalhando na Volkswagen.
O funcionamento do curso de Engenharia de Produção Automotiva foi autorizado pelo Ministério da Educação – MEC, em 2005. Passados quatro anos da autorização, foi solicitado, em 2008, seu reconhecimento. A comissão do MEC que veio à AEDB para auditar o curso constatou que este está voltado para a realidade local, buscando atender as necessidades do mercado de trabalho local e regional, cumprindo o que o próprio MEC recomenda.
O entrosamento e integração empresa-escola foi motivo de elogio por parte da comissão, a qual considerou o projeto pedagógico do curso “coerente e consistente”, desenvolvido de forma a atender as necessidades do mercado. Por conta disso, a comissão manifestou-se favorável a seu reconhecimento, conferindo-lhe grau 4, numa escala de 1 a 5.
O curso de Engenharia de Produção Automotiva foi reconhecido pela Portaria nº 1.506, de 8 de outubro de 2009, assinada pela Secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, e publicada no Diário Oficial da União, do dia 14 de outubro de 2009.
1- Objetivo geral
O curso visa formar profissionais habilitados a projetar, implantar, operar, aperfeiçoar e manter sistemas produtivos integrados de bens e serviços, buscando a máxima eficiência e os melhores resultados.
Tem por objetivo formar engenheiros de produção, capacitados e qualificados a lidar com todo o processo produtivo de qualquer empresa, seja ela uma siderúrgica, um fabricante de aviões, uma indústria química, uma prestadora de serviços, ou uma montadora de automóveis.
2- Objetivos específicos
Capacitar profissionais a desempenhar atividades relacionadas à engenharia de produção, com especialização na área automotiva, habilitando-os a concorrer com notória vantagem de formação e conhecimentos, sobre outros profissionais sem tal formação específica.
Voltado para a realidade local, o curso visa formar engenheiros para atender à demanda de mão-de-obra especializada para o importante polo automotivo da região das Agulhas Negras, no Sul Fluminense, composto por grandes montadoras e cercado de inúmeras empresas do ramo de autopeças que ali se estabeleceram na ultima década.
4.2- Atividade prática
Por se tratar de um curso mantido em parceria com a indústria, possibilita aos alunos vivenciarem a atividade fabril e a correlacionarem com os ensinamentos teóricos de sala de aula e com as atividades laboratoriais. O estágio nas montadoras aumenta consideravelmente a carga horária diária do curso.
A rica vivência da atividade prática estimula e capacita os alunos a desenvolverem interessantes projetos de grande aplicabilidade.
5- Perfil profissional
O engenheiro de produção automotiva deve possuir habilidades e competências que o capacite a:
- Identificar e resolver problemas concretos, promovendo abstrações, modelando casos reais e adequando-se a novas situações;
- Elaborar projetos e proposição de soluções técnicas e economicamente competitivas;
- Absorver novas tecnologias, promover inovações e conceber, com criatividade, aplicações na área de Engenharia de Produção Automotiva;
- Dimensionar e integrar recursos humanos e financeiros a fim de produzir com eficiência e ao menor custo, considerando a possibilidade de melhorias contínuas;
- Prever e analisar demandas, selecionar tecnologias e know-how, projetando produtos ou melhorando suas características e funcionalidades;
- Incorporar conceitos e técnicas de qualidade em todo o sistema produtivo, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais, aprimorando produtos e processos, e produzindo normas e procedimentos de controle e auditoria;
- Compreender a inter-relação dos sistemas de produção com o meio ambiente, tanto no que se refere à utilização de recursos escassos quanto à disposição final de resíduos e rejeitos, atentando para a exigência de sustentabilidade;
- Utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade
econômica e financeira de projetos;
- Gerenciar e otimizar o fluxo de informação nas empresas utilizando tecnologia adequada.
O Engenheiro de Produção Automotiva deve ter os seguintes atributos:
- Sólida formação básica e profissional geral, incluindo aspectos humanísticos, sociais, econômicos, éticos e ambientais;
- Atitude empreendedora; excelente comunicação oral e escrita; leitura, interpretação e expressão por meios gráficos; domínio de técnicas computacionais; domínio de língua estrangeira (pelo menos inglês); conhecimento da legislação pertinente.
6- Mercado de trabalho
O engenheiro formado nesse curso pode ser inserido no mercado de trabalho em diversas áreas e não apenas na automotiva. Devido a sua formação multidisciplinar, as oportunidades de trabalho para esse profissional são amplas, sendo possível atuar nas diferentes áreas de uma organização, como finanças, produção, recursos humanos, marketing ou desenvolvimento do produto. Essas organizações podem ser de manufatura ou de serviços, relacionados com os mais diversos setores: meio ambiente, reaproveitamento de energia, mecânica, petróleo, química, civil, eletro-eletrônico, siderurgia e agroindústria, entre outros.
Matriz curricular
Conteúdos básicos
Cálculo Diferencial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral II
Desenho Técnico
Eletricidade
Fenômenos de Transporte
Física Geral e Experimental I
Física Geral e Experimental II
Geometria Analítica e Álgebra Linear
Ciências e Tecnologia dos Materiais
Mecânica Geral
Economia e Administração
Introdução à Engenharia
Ciências do Ambiente
Ciências Humanas e Sociais
Língua Inglesa Técnica
Língua Portuguesa e Comunicação
Probabilidade e Estatística
Processamento de Dados
Química Tecnológica
Conteúdos profissionalizantes
Cinemática e Dinâmica das Máquinas
Programação e Cálculo Numérico
Choques e Vibrações
Metrologia
Estruturas de Linguagem
Gestão de Pessoal e Negócios
Gestão de Tecnologia
Resistência dos Materiais
Tecnologia Mecânica
Gestão Energética
Gestão da Qualidade
Engenharia Econômica e Custos Industriais
Ergonomia e Segurança do Trabalho
Sistemas Térmicos
Teoria e Controle da Produção
Modelagem de Sistemas Dinâmicos
Desenvolvimento do Produto
Pesquisa Operacional
Planejamento e Controle da Produção
Planejamento Estratégico e Marketing
Simulação
Sistemas de Instrumentação
Conteúdos específicos
Arranjo Físico Industrial
Processos de Fabricação
Veicular
Confiabilidade e Controle
Estatístico da Qualidade
Elétrica e EletrônicaVeicular
Mecanismos
Engenharia de Métodos
Componentes Veiculares
Elementos de Máquinas
Estágio Supervisionado
Logística e Cadeia de
Suprimento Automotivo
Projeto Final de Curso
Sistemas de Apoio
Gerenciais e Tomada de
Decisão
Tópicos Especiais