Graduação em Engenharia de Produção (Petrópolis, Rio de Janeiro)
Universidade Católica de Petrópolis
DFP_
Localização:Petrópolis - Rio de Janeiro
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
PERFIL DO EGRESSO
A UCP pretende que os seus egressos apresentem, antes de tudo, uma sólida formação humana e social, compatível com as demandas atuais de nossa sociedade, sem comprometer a formação de um profissional de sólidos conhecimentos técnicos e científicos, capacitado a identificar e resolver problemas em engenharia, desenvolver novas tecnologias e a aprender constantemente, nessa era de grandes transformações e avanços tecnológicos.
Estas pretensões, antes de tudo, devem contemplar o atual cenário vivido pela engenharia no Brasil, caracterizado pela:
Implantação do processo de globalização dos mercados;
Realização de programas de reestruturação organizacional objetivando ampliar a produtividade e reduzir os custos para elevar a competitividade;
Investimento em novas tecnologias de produção e gestão, particularmente, naquelas derivadas do uso da informática;
Intensificação do processo de privatização somada à tendência de terceirizar atividades não essenciais;
Busca de alternativas que contribuam para o estabelecimento de novas relações de trabalho;
Investimento em programas de treinamento e qualificação profissional e pessoal.
Frente a este cenário, o Engenheiro de Produção formado pela UCP deverá acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade, tendo domínio sobre a ciência, técnicas e instrumentos de trabalho e pesquisa, com consciência da realidade regional, nacional e internacional. Sua orientação pedagógica será voltada para o desenvolvimento de habilidades como: pensar com lógica, refletir, analisar, criar, liderar, negociar, comunicar, criticar, pesquisar, promover mudanças e tomar decisões.
O profissional formado deverá ter condições de analisar a realidade, entender seus problemas e participar na busca de soluções inovadoras, exercendo o raciocínio lógico, a análise crítica e a criatividade, sobretudo no que diz respeito às demais realidades correlatas às áreas de conhecimento da Engenharia.
Em síntese, o curso de Engenharia de Produção objetiva formar um profissional “que esteja capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética humanística, em atendimento às demandas da sociedade” (Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia/2001).
A PROFISSÃO E O MERCADO DE TRABALHO
É notório o movimento que as diversas sociedades mundiais têm empreendido, de forma cada vez mais acelerada, em busca de melhorias em seus sistemas políticos, sociais, econômicos, ambientais, dentre muitos outros. Tal busca, além de caracterizar-se em uma difícil tarefa frente ao conturbado e competitivo cenário mundial, também se impõe como uma questão de sobrevivência para estas sociedades.
Dificuldades semelhantes também têm sido enfrentadas pelas organizações mundiais. Inseridas em cenários incertos e com grande complexidade em suas relações com o ambiente que as cercam, as organizações mundiais possuem atualmente forte demanda por sistemas e métodos confiáveis de tomada de decisão, assim como por metodologias próprias tanto para a criação quanto para a implementação de planos estratégicos e operacionais eficazes.
Todavia, apesar de todos os esforços empreendidos tanto pelas sociedades quanto pelas organizações, nota-se que o relativo desenvolvimento de alguns tem se dado em detrimento de outros, com facetas de mazelas humanas, distribuição de riquezas desiguais e de degradação ambiental. Tal situação é insustentável ao passo que elimina as condições favoráveis para que o desenvolvimento seja atingido por todos, sobretudo as futuras gerações.
Ao contrário, para que o desenvolvimento seja sustentável e duradouro, devem ser estabelecidas as condições para que todos os aspectos de uma sociedade ou de uma organização sejam otimizados e melhorados de modo integrado, sem detrimento de outros. O sucesso deste ideal dependerá da habilidade das sociedades em formar cidadãos capazes de avaliar holisticamente o ambiente em que estão inseridos e de interagir de forma otimizada para a conquista de melhorias duradouras e eficazes em todos os aspectos deste ambiente.
É neste contexto que o Engenheiro de Produção se insere para desempenhar um papel-chave no desenvolvimento sustentável das sociedades, tendo uma função eminentemente conciliatória entre as necessidades de produção e consumo e as necessidades de preservação humana e ambiental, entre as novas tecnologias, o homem e seus ambientes.
A UCP, por sua vez, ciente de toda a realidade acima e de suas convicções frente a sociedade, pretende colaborar oferecendo o curso de Engenharia de Produção sob um formato apropriado para a formação integral do profissional, de forma a prepará-lo para a sua missão transformadora que, muito além de utilizar-se apenas de conhecimentos científicos e tecnológicos, deve integrar fatores humanos e sociais baseados na ética e no respeito ao próximo, na busca de resultados otimizados e sustentáveis para a sociedade.
Essa formação integral está em sintonia com o preconizado pelo International Institute of Industrial Engineering – IIIE – e pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção – ABEPRO – que afirmam que, “Compete à Engenharia de Produção o projeto, a modelagem, a implantação, a operação, a manutenção e a melhoria de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, recursos financeiros e materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia.”
De modo particular, a queda progressiva das barreiras econômicas num momento de globalização da economia vem exigindo das empresas um alto grau de competitividade que só pode ser atingido através da redução dos custos, do aumento da qualidade dos produtos e serviços e de um alto grau de flexibilidade e reação rápida a um mercado global e dinâmico. O cumprimento dessas metas exige maior qualificação do pessoal produtivo e gerencial.
Também no que tange as nações, frente a formação dos grandes blocos econômicos mundiais (Comunidade Econômica Européia, Nafta, Mercosul, dentre outros), há o entendimento de que a sobrevivência e sucesso de suas economias passa pelo estudo e prática dos grandes temas ligados a Engenharia de Produção.
Integrando as experiências obtidas no Brasil desde a década de 30 do século passado, o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Católica de Petrópolis procura contemplar as exigências dos novos tempos, mantendo uma janela aberta para perceber, captar e compreender as demandas do mercado de trabalho, que solicita um profissional cada vez mais atualizado e capaz de responder efetivamente aos desafios impostos pelas contínuas e irreversíveis mudanças tecnológicas.
A formação do engenheiro acontecerá a partir do resgate, da assimilação, da construção e reconstrução de conhecimentos, redefinindo a aprendizagem como um compromisso histórico, onde a formação do profissional, técnica e intelectual, está inserida no contexto nacional e mundial.
Dentro desta visão, o curso de Engenharia de Produção da UCP busca manter um currículo orientado às necessidades do mercado, explorando didáticas de ensino mais interativas, motivantes, envolventes, que promovam a auto-aprendizagem e, principalmente, entendendo a graduação como uma etapa do processo de educação continuada.
Sobretudo em Petrópolis e na região serrana, o curso de Engenharia de Produção pretende formar profissionais que atuem, na área tecnológica, em colaboração ao projeto Petrópolis-Tecnópolis que busca dinamizar a economia local atraindo empresas e instituições de ensino que fazem uso intensivo de tecnologia, assim como projetos de inovação tecnológica que venham beneficiar o Parque de Alta Tecnologia de Petrópolis – FUNPAT, o CINDACTA-I localizado no Pico do Couto, o Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC e o grande pólo produtor e de comercialização têxtil existente na cidade de Petrópolis reconhecido em grande parte do território nacional.
Finalmente, a implantação do curso de Engenharia de Produção objetiva atender a uma solicitação do mercado de trabalho disponível não só na região serrana, mas também nos grandes centros econômicos do país, consolidando o compromisso da Universidade Católica de Petrópolis em criar subsídios para o desenvolvimento igualitário e sustentável da nação.
A UCP pretende que os seus egressos apresentem, antes de tudo, uma sólida formação humana e social, compatível com as demandas atuais de nossa sociedade, sem comprometer a formação de um profissional de sólidos conhecimentos técnicos e científicos, capacitado a identificar e resolver problemas em engenharia, desenvolver novas tecnologias e a aprender constantemente, nessa era de grandes transformações e avanços tecnológicos.
Estas pretensões, antes de tudo, devem contemplar o atual cenário vivido pela engenharia no Brasil, caracterizado pela:
Implantação do processo de globalização dos mercados;
Realização de programas de reestruturação organizacional objetivando ampliar a produtividade e reduzir os custos para elevar a competitividade;
Investimento em novas tecnologias de produção e gestão, particularmente, naquelas derivadas do uso da informática;
Intensificação do processo de privatização somada à tendência de terceirizar atividades não essenciais;
Busca de alternativas que contribuam para o estabelecimento de novas relações de trabalho;
Investimento em programas de treinamento e qualificação profissional e pessoal.
Frente a este cenário, o Engenheiro de Produção formado pela UCP deverá acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade, tendo domínio sobre a ciência, técnicas e instrumentos de trabalho e pesquisa, com consciência da realidade regional, nacional e internacional. Sua orientação pedagógica será voltada para o desenvolvimento de habilidades como: pensar com lógica, refletir, analisar, criar, liderar, negociar, comunicar, criticar, pesquisar, promover mudanças e tomar decisões.
O profissional formado deverá ter condições de analisar a realidade, entender seus problemas e participar na busca de soluções inovadoras, exercendo o raciocínio lógico, a análise crítica e a criatividade, sobretudo no que diz respeito às demais realidades correlatas às áreas de conhecimento da Engenharia.
Em síntese, o curso de Engenharia de Produção objetiva formar um profissional “que esteja capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética humanística, em atendimento às demandas da sociedade” (Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia/2001).
A PROFISSÃO E O MERCADO DE TRABALHO
É notório o movimento que as diversas sociedades mundiais têm empreendido, de forma cada vez mais acelerada, em busca de melhorias em seus sistemas políticos, sociais, econômicos, ambientais, dentre muitos outros. Tal busca, além de caracterizar-se em uma difícil tarefa frente ao conturbado e competitivo cenário mundial, também se impõe como uma questão de sobrevivência para estas sociedades.
Dificuldades semelhantes também têm sido enfrentadas pelas organizações mundiais. Inseridas em cenários incertos e com grande complexidade em suas relações com o ambiente que as cercam, as organizações mundiais possuem atualmente forte demanda por sistemas e métodos confiáveis de tomada de decisão, assim como por metodologias próprias tanto para a criação quanto para a implementação de planos estratégicos e operacionais eficazes.
Todavia, apesar de todos os esforços empreendidos tanto pelas sociedades quanto pelas organizações, nota-se que o relativo desenvolvimento de alguns tem se dado em detrimento de outros, com facetas de mazelas humanas, distribuição de riquezas desiguais e de degradação ambiental. Tal situação é insustentável ao passo que elimina as condições favoráveis para que o desenvolvimento seja atingido por todos, sobretudo as futuras gerações.
Ao contrário, para que o desenvolvimento seja sustentável e duradouro, devem ser estabelecidas as condições para que todos os aspectos de uma sociedade ou de uma organização sejam otimizados e melhorados de modo integrado, sem detrimento de outros. O sucesso deste ideal dependerá da habilidade das sociedades em formar cidadãos capazes de avaliar holisticamente o ambiente em que estão inseridos e de interagir de forma otimizada para a conquista de melhorias duradouras e eficazes em todos os aspectos deste ambiente.
É neste contexto que o Engenheiro de Produção se insere para desempenhar um papel-chave no desenvolvimento sustentável das sociedades, tendo uma função eminentemente conciliatória entre as necessidades de produção e consumo e as necessidades de preservação humana e ambiental, entre as novas tecnologias, o homem e seus ambientes.
A UCP, por sua vez, ciente de toda a realidade acima e de suas convicções frente a sociedade, pretende colaborar oferecendo o curso de Engenharia de Produção sob um formato apropriado para a formação integral do profissional, de forma a prepará-lo para a sua missão transformadora que, muito além de utilizar-se apenas de conhecimentos científicos e tecnológicos, deve integrar fatores humanos e sociais baseados na ética e no respeito ao próximo, na busca de resultados otimizados e sustentáveis para a sociedade.
Essa formação integral está em sintonia com o preconizado pelo International Institute of Industrial Engineering – IIIE – e pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção – ABEPRO – que afirmam que, “Compete à Engenharia de Produção o projeto, a modelagem, a implantação, a operação, a manutenção e a melhoria de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, recursos financeiros e materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia.”
De modo particular, a queda progressiva das barreiras econômicas num momento de globalização da economia vem exigindo das empresas um alto grau de competitividade que só pode ser atingido através da redução dos custos, do aumento da qualidade dos produtos e serviços e de um alto grau de flexibilidade e reação rápida a um mercado global e dinâmico. O cumprimento dessas metas exige maior qualificação do pessoal produtivo e gerencial.
Também no que tange as nações, frente a formação dos grandes blocos econômicos mundiais (Comunidade Econômica Européia, Nafta, Mercosul, dentre outros), há o entendimento de que a sobrevivência e sucesso de suas economias passa pelo estudo e prática dos grandes temas ligados a Engenharia de Produção.
Integrando as experiências obtidas no Brasil desde a década de 30 do século passado, o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Católica de Petrópolis procura contemplar as exigências dos novos tempos, mantendo uma janela aberta para perceber, captar e compreender as demandas do mercado de trabalho, que solicita um profissional cada vez mais atualizado e capaz de responder efetivamente aos desafios impostos pelas contínuas e irreversíveis mudanças tecnológicas.
A formação do engenheiro acontecerá a partir do resgate, da assimilação, da construção e reconstrução de conhecimentos, redefinindo a aprendizagem como um compromisso histórico, onde a formação do profissional, técnica e intelectual, está inserida no contexto nacional e mundial.
Dentro desta visão, o curso de Engenharia de Produção da UCP busca manter um currículo orientado às necessidades do mercado, explorando didáticas de ensino mais interativas, motivantes, envolventes, que promovam a auto-aprendizagem e, principalmente, entendendo a graduação como uma etapa do processo de educação continuada.
Sobretudo em Petrópolis e na região serrana, o curso de Engenharia de Produção pretende formar profissionais que atuem, na área tecnológica, em colaboração ao projeto Petrópolis-Tecnópolis que busca dinamizar a economia local atraindo empresas e instituições de ensino que fazem uso intensivo de tecnologia, assim como projetos de inovação tecnológica que venham beneficiar o Parque de Alta Tecnologia de Petrópolis – FUNPAT, o CINDACTA-I localizado no Pico do Couto, o Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC e o grande pólo produtor e de comercialização têxtil existente na cidade de Petrópolis reconhecido em grande parte do território nacional.
Finalmente, a implantação do curso de Engenharia de Produção objetiva atender a uma solicitação do mercado de trabalho disponível não só na região serrana, mas também nos grandes centros econômicos do país, consolidando o compromisso da Universidade Católica de Petrópolis em criar subsídios para o desenvolvimento igualitário e sustentável da nação.
Cálculo I
Álgebra linear e geometria analítica
Mecânica clássica
Organização de computadores
Introdução à engenharia
Cálculo II
Eletricidade e magnetismo
Química
Metodologia do estudo e da pesquisa
Introdução à filosofia
Cálculo III
Análise vetorial
Fluidos, ondas e calor
Mecânica geral I
Introdução à teologia I
Desenho técnico
Algorítmos I
Programação I
Fenômenos de transporte
Circuitos elétricos I
Resistência dos materiais I
Física moderna
Ciência dos materiais
Introdução à teoria econômica
Administração e organização empresarial
Segurança no trabalho
Gerência de projetos
Produção de textos técnicos
Ciências do ambiente
Sistemas de produção
Matemática financeira
Desenho auxiliado por computador
Resistência dos materiais II
Algorítmos II
Programação II
Estatística
Ética
Nocoes de marketing
Contabilidade e análise de balanços
Processos de fabricação
Tecnologia mecânica
Pesquisa operacional
Processos estocásticos
Ergonomia
Gerência de custos da produção
Inspeções e testes
Metrologia
Eletrotécnica
Inferência estatística
Engenharia de métodos
Controle estatístico da qualidade
Transporte e logística
Engenharia econômica
Arranjo fisico industrial
Qualidade produtos e serviços
Planejamento estratégico
Projeto de trabalho de conclusão de curso
Administração financeira e orçamento corporativo
Sistemas e tecnologias de informação
Introdução à teologia II
Ética profissional em engenharia
Trabalho de conclusão de curso
Estágio supervisionado
Álgebra linear e geometria analítica
Mecânica clássica
Organização de computadores
Introdução à engenharia
Cálculo II
Eletricidade e magnetismo
Química
Metodologia do estudo e da pesquisa
Introdução à filosofia
Cálculo III
Análise vetorial
Fluidos, ondas e calor
Mecânica geral I
Introdução à teologia I
Desenho técnico
Algorítmos I
Programação I
Fenômenos de transporte
Circuitos elétricos I
Resistência dos materiais I
Física moderna
Ciência dos materiais
Introdução à teoria econômica
Administração e organização empresarial
Segurança no trabalho
Gerência de projetos
Produção de textos técnicos
Ciências do ambiente
Sistemas de produção
Matemática financeira
Desenho auxiliado por computador
Resistência dos materiais II
Algorítmos II
Programação II
Estatística
Ética
Nocoes de marketing
Contabilidade e análise de balanços
Processos de fabricação
Tecnologia mecânica
Pesquisa operacional
Processos estocásticos
Ergonomia
Gerência de custos da produção
Inspeções e testes
Metrologia
Eletrotécnica
Inferência estatística
Engenharia de métodos
Controle estatístico da qualidade
Transporte e logística
Engenharia econômica
Arranjo fisico industrial
Qualidade produtos e serviços
Planejamento estratégico
Projeto de trabalho de conclusão de curso
Administração financeira e orçamento corporativo
Sistemas e tecnologias de informação
Introdução à teologia II
Ética profissional em engenharia
Trabalho de conclusão de curso
Estágio supervisionado
DFP_