Graduação em Engenharia Mecânica Automotiva (Canoas, Rio Grande do Sul)
Universidade Luterana do Brasil
DFP_
Diploma oferecido:Engenheiro Mecânico Automotivo
Localização:Canoas - Rio Grande do Sul
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso
O curso foi implantado em agosto de 1999 e reconhecido em 2003, pela Portaria no 3.805, de 12 de dezembro de 2003 do Ministério da Educação e publicada no Diário Oficial da União de 15 de dezembro de 2003.
Forma engenheiro mecânico automotivo habilitado a projetar e implementar sistemas mecânicos e equipamentos de forma racional e econômica, bem como apresentar soluções inovadoras para os desafios na área de mecânica automotiva. Também proporciona o conhecimento teórico e prático em três grandes áreas voltadas para o setor automotivo: projetos mecânicos; materias e processos de fabricação; e termociências.
Os engenheiros mecânicos automotivos são preparados para assumir uma grande variedade de responsabilidades funcionais, tais como gestão, gerenciamento, projeto, pesquisa, docência, desenvolvimento, produção, construção, operação, manutenção, vendas técnicas, estudos de viabilidade e administração.
A carga horária do curso é de 3706 horas-aula, correspondendo a 216 créditos; que podem ser integralizados em um tempo mínimo de quatro anos e meio. As disciplinas são ministradas no turno da noite, no campus Canoas.
Objetivo Geral:
O objetivo do curso de graduação em Engenharia Mecânica - habilitação automotiva é fornecer ao aluno a formação profissional através do estudo da mecânica como ciência e de suas aplicações nas áreas de projeto mecânicos, processos de fabricação e termociências, voltadas ao setor automotivo.
Segundo a Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (ABENGE), a formação de engenheiros deve objetivar a preparação de profissionais para o desempenho da função técnica nas áreas de planejamento, projeto, supervisão e controle, tanto em empresas produtivas, como prestação de serviços, inclusive nos órgãos públicos. Para tanto, o engenheiro deverá ter sólidos conhecimentos em ciências básicas, espírito de pesquisa e capacidade para operar sistemas complexos. Deverá somar a isto a compreensão dos problemas administrativos, econômicos, sociais e do meio ambiente, que o habilite a trabalhar em equipes multidisciplinares (Perfil do Engenheiro no Século XXI, Cadernos do CREA-RS).
Objetivos Específicos:
• Desenvolver no futuro profissional habilidades para o diagnóstico de problemas pertinentes ao setor metal-mecânico com destaque para a indústria automotiva e correlacionados com as outras engenharias que permita avaliar e apresentar soluções para os mesmos;
• Dirigir e coordenar equipes em projetos de engenharia, assim como sistemas de produção, voltados para o setor automotivo;
• Aplicar conhecimentos de análise e síntese em sistemas mecânicos automotivos;
• Desenvolver habilidades que permitam selecionar materiais, métodos e processos de fabricação, levando em conta aspectos éticos, sociais e ambientais;
• Pesquisar, extrair conclusões, equacionar e solucionar problemas de engenharia mecânica voltados para a indústria automotiva;
• Aplicar princípios científicos e conhecimentos tecnológicos na construção de sistemas mecânicos voltado para a indústria veicular.
Projeto Pedagógico
A matriz curricular do curso procura atender as novas diretrizes da Universidade, as diretrizes curriculares do MEC, e a legislação vigente do CONFEA/CREA. Além disso, o planejamento da organização curricular procura se adequar às exigências do mercado de trabalho.
Essa matriz curricular é formada dentro de uma proposta interdisciplinar mediante a seleção de competências, habilidades e atitudes desenvolvidas em três grandes ciclos: ciclo de formação geral, ciclo de formação básica profissional e ciclo de formação profissional.
Todas as disciplinas da matriz curricular tanto do ciclo geral, básico ou profissional, estão equilibradamente distribuídas ao longo do curso. Foram incluídas disciplinas, já nos dois primeiros semestres do curso, com forte vinculação à prática da engenharia mecânica automotiva, destacando-se: Introdução à Engenharia Mecânica e Automotiva, Metrologia e Prática de Oficina, Ciência dos Materiais, Projetos em CAD e Evolução do Automóvel. Todas as disciplinas são incentivadoras à convivência com atividades laboratoriais, industriais e de iniciação científica, bem como com professores de várias áreas de atuação da engenharia mecânica automotiva.
Ciclo de Formação Geral
O ciclo de formação geral é integrado por disciplinas cujas estruturas promovem a compreensão do mundo, da sociedade, da comunicação, da racionalidade investigativa e da espiritualidade.
Ciclo de Formação Básica Profissional
É integrado por disciplinas que compreendem a aquisição de fundamentos científicos e tecnológicos da engenharia, cobrindo os campos da Matemática, Física, Química, Informática, Desenho, entre outros.
Ciclo de Formação Profissional
Compreende a aquisição de conhecimentos e o exercício de competências específicas da profissão de Engenharia Mecânica Automotiva nas áreas de: Projetos Mecânicos, Materiais e Processos de Fabricação e Termociências.
Atividades Acadêmicas
Estágio Supervisionado
A importância dos estágios na formação profissional vem sendo reconhecida pelas universidades, professores e alunos. Hoje, mais que uma obrigação regulamentar, os estágios são reconhecidos como um instrumento pedagógico muito rico, essencial na formação profissional e, principalmente, estratégico na inserção do futuro engenheiro no mercado de trabalho. Por isso, a coordenação e os professores do curso estimulam, de forma intensa, os estágios extracurriculares (não obrigatórios) ao longo do curso.
O estágio supervisionado é uma atividade curricular obrigatória, com duração mínima de 160 horas/trabalho, realizado em uma empresa pública ou privada e supervisionada por professores do curso. Este estágio deve ser realizado no penúltimo semestre do curso.
Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória e objetiva aprofundar os conhecimentos teóricos ou práticos, adquiridos pelo aluno no objeto de estudo, estimulando a habilidade individual de pesquisa e estudo independente. Busca, também, desenvolver a capacidade de expressão escrita e oral do futuro engenheiro e preparar material técnico e didático sobre temas importantes da área de engenharia mecânica automotiva.
O TCC é um trabalho de caráter técnico-científico, apresentado sob forma de monografia, resultado da execução de um projeto de pesquisa, supervisionado e orientado por professores da Universidade. O trabalho é individual e deve ser defendido pelo graduando, perante uma banca examinadora.
A monografia deve ser iniciada no penúltimo semestre do curso, na disciplina de TCC I com a escolha do tema e respectivo orientador e finalizada no último semestre, na disciplina de TCC II, culminando com a defesa do trabalho perante uma banca examinadora.
Atividades Complementares
As atividades complementares são curriculares, mas devem ser realizadas em horários extraclasse. São todas e quaisquer atividades realizadas fora do âmbito curricular, que sejam consideradas de interesse para o enriquecimento da formação profissional e pessoal do aluno. Tem por objetivo complementar a formação do profissional datravés da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
O curso foi implantado em agosto de 1999 e reconhecido em 2003, pela Portaria no 3.805, de 12 de dezembro de 2003 do Ministério da Educação e publicada no Diário Oficial da União de 15 de dezembro de 2003.
Forma engenheiro mecânico automotivo habilitado a projetar e implementar sistemas mecânicos e equipamentos de forma racional e econômica, bem como apresentar soluções inovadoras para os desafios na área de mecânica automotiva. Também proporciona o conhecimento teórico e prático em três grandes áreas voltadas para o setor automotivo: projetos mecânicos; materias e processos de fabricação; e termociências.
Os engenheiros mecânicos automotivos são preparados para assumir uma grande variedade de responsabilidades funcionais, tais como gestão, gerenciamento, projeto, pesquisa, docência, desenvolvimento, produção, construção, operação, manutenção, vendas técnicas, estudos de viabilidade e administração.
A carga horária do curso é de 3706 horas-aula, correspondendo a 216 créditos; que podem ser integralizados em um tempo mínimo de quatro anos e meio. As disciplinas são ministradas no turno da noite, no campus Canoas.
Objetivo Geral:
O objetivo do curso de graduação em Engenharia Mecânica - habilitação automotiva é fornecer ao aluno a formação profissional através do estudo da mecânica como ciência e de suas aplicações nas áreas de projeto mecânicos, processos de fabricação e termociências, voltadas ao setor automotivo.
Segundo a Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (ABENGE), a formação de engenheiros deve objetivar a preparação de profissionais para o desempenho da função técnica nas áreas de planejamento, projeto, supervisão e controle, tanto em empresas produtivas, como prestação de serviços, inclusive nos órgãos públicos. Para tanto, o engenheiro deverá ter sólidos conhecimentos em ciências básicas, espírito de pesquisa e capacidade para operar sistemas complexos. Deverá somar a isto a compreensão dos problemas administrativos, econômicos, sociais e do meio ambiente, que o habilite a trabalhar em equipes multidisciplinares (Perfil do Engenheiro no Século XXI, Cadernos do CREA-RS).
Objetivos Específicos:
• Desenvolver no futuro profissional habilidades para o diagnóstico de problemas pertinentes ao setor metal-mecânico com destaque para a indústria automotiva e correlacionados com as outras engenharias que permita avaliar e apresentar soluções para os mesmos;
• Dirigir e coordenar equipes em projetos de engenharia, assim como sistemas de produção, voltados para o setor automotivo;
• Aplicar conhecimentos de análise e síntese em sistemas mecânicos automotivos;
• Desenvolver habilidades que permitam selecionar materiais, métodos e processos de fabricação, levando em conta aspectos éticos, sociais e ambientais;
• Pesquisar, extrair conclusões, equacionar e solucionar problemas de engenharia mecânica voltados para a indústria automotiva;
• Aplicar princípios científicos e conhecimentos tecnológicos na construção de sistemas mecânicos voltado para a indústria veicular.
Projeto Pedagógico
A matriz curricular do curso procura atender as novas diretrizes da Universidade, as diretrizes curriculares do MEC, e a legislação vigente do CONFEA/CREA. Além disso, o planejamento da organização curricular procura se adequar às exigências do mercado de trabalho.
Essa matriz curricular é formada dentro de uma proposta interdisciplinar mediante a seleção de competências, habilidades e atitudes desenvolvidas em três grandes ciclos: ciclo de formação geral, ciclo de formação básica profissional e ciclo de formação profissional.
Todas as disciplinas da matriz curricular tanto do ciclo geral, básico ou profissional, estão equilibradamente distribuídas ao longo do curso. Foram incluídas disciplinas, já nos dois primeiros semestres do curso, com forte vinculação à prática da engenharia mecânica automotiva, destacando-se: Introdução à Engenharia Mecânica e Automotiva, Metrologia e Prática de Oficina, Ciência dos Materiais, Projetos em CAD e Evolução do Automóvel. Todas as disciplinas são incentivadoras à convivência com atividades laboratoriais, industriais e de iniciação científica, bem como com professores de várias áreas de atuação da engenharia mecânica automotiva.
Ciclo de Formação Geral
O ciclo de formação geral é integrado por disciplinas cujas estruturas promovem a compreensão do mundo, da sociedade, da comunicação, da racionalidade investigativa e da espiritualidade.
Ciclo de Formação Básica Profissional
É integrado por disciplinas que compreendem a aquisição de fundamentos científicos e tecnológicos da engenharia, cobrindo os campos da Matemática, Física, Química, Informática, Desenho, entre outros.
Ciclo de Formação Profissional
Compreende a aquisição de conhecimentos e o exercício de competências específicas da profissão de Engenharia Mecânica Automotiva nas áreas de: Projetos Mecânicos, Materiais e Processos de Fabricação e Termociências.
Atividades Acadêmicas
Estágio Supervisionado
A importância dos estágios na formação profissional vem sendo reconhecida pelas universidades, professores e alunos. Hoje, mais que uma obrigação regulamentar, os estágios são reconhecidos como um instrumento pedagógico muito rico, essencial na formação profissional e, principalmente, estratégico na inserção do futuro engenheiro no mercado de trabalho. Por isso, a coordenação e os professores do curso estimulam, de forma intensa, os estágios extracurriculares (não obrigatórios) ao longo do curso.
O estágio supervisionado é uma atividade curricular obrigatória, com duração mínima de 160 horas/trabalho, realizado em uma empresa pública ou privada e supervisionada por professores do curso. Este estágio deve ser realizado no penúltimo semestre do curso.
Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória e objetiva aprofundar os conhecimentos teóricos ou práticos, adquiridos pelo aluno no objeto de estudo, estimulando a habilidade individual de pesquisa e estudo independente. Busca, também, desenvolver a capacidade de expressão escrita e oral do futuro engenheiro e preparar material técnico e didático sobre temas importantes da área de engenharia mecânica automotiva.
O TCC é um trabalho de caráter técnico-científico, apresentado sob forma de monografia, resultado da execução de um projeto de pesquisa, supervisionado e orientado por professores da Universidade. O trabalho é individual e deve ser defendido pelo graduando, perante uma banca examinadora.
A monografia deve ser iniciada no penúltimo semestre do curso, na disciplina de TCC I com a escolha do tema e respectivo orientador e finalizada no último semestre, na disciplina de TCC II, culminando com a defesa do trabalho perante uma banca examinadora.
Atividades Complementares
As atividades complementares são curriculares, mas devem ser realizadas em horários extraclasse. São todas e quaisquer atividades realizadas fora do âmbito curricular, que sejam consideradas de interesse para o enriquecimento da formação profissional e pessoal do aluno. Tem por objetivo complementar a formação do profissional datravés da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
Disciplinas
Atividadades complementares- engenharia mecanica automotiva
Introducao a engenharia mecanica e automotiva
Fundamentos profissionais
Comunicacao e expressao
Desenho tecnico e geometria descritiva
Quimica geral I
Metrologia e pratica de oficina
Geometria analitica e algebra linear
Evolucao do automovel
Ciencia dos materiais
Projetos em CAD
Instrumentalizacao cientifica
Fundamentos de matematica aplicada
Cultura religiosa
Materiais de construcao mecanica
Manutencao e lubrificacao
Design automotivo
Laboratorio de matematica aplicada
Fundamentos de fisica
Laboratorio de fisica aplicada
Estatica dos sistemas mecanicos
Sociedade e contemporaneidade
Modelagem de sistemas dinamicos I
Tratamento de dados
Eletrotecnica
Fenomenos de transporte
Dinamica
Modelagem numerica de sistemas dinamicos
Estruturas isostaticas
Termodinamica
Processos de fabricacao
Mecanismos
Modelagem de sistemas dinamicos II
Medicoes mecanicas
Resistencia dos materiais I
Eletronica embarcada
Processos de fabricacao para veiculos
Gestao tecnologica I
Mecanica vibratoria
Transferencia de calor e massa
Resistencia dos materiais - eng. Mecanica
Sistemas mecanicos automotivos
Vibracoes e ruidos
Motores de combustao interna
Controles hidraulicos e pneumaticos
Maquinas de fluxo
Elementos de maquinas e transmissoes
Trocadores de calor
Motores de combustao interna II
Estagio sup. Em engenharia mecanica e automativa
Trabalho de conclusao de curso em engenharia mecanica e automotiva I
Aerodinamica e carroceria de veiculos
Gestao tecnologica II
Prototipos automotivos
Trab. de concl. de curso em eng. mec. e automotiva ii
Legislacao, etica e seguranca do trabalho
Projetos e analise estrutural de veiculos
Atividadades complementares- engenharia mecanica automotiva
Introducao a engenharia mecanica e automotiva
Fundamentos profissionais
Comunicacao e expressao
Desenho tecnico e geometria descritiva
Quimica geral I
Metrologia e pratica de oficina
Geometria analitica e algebra linear
Evolucao do automovel
Ciencia dos materiais
Projetos em CAD
Instrumentalizacao cientifica
Fundamentos de matematica aplicada
Cultura religiosa
Materiais de construcao mecanica
Manutencao e lubrificacao
Design automotivo
Laboratorio de matematica aplicada
Fundamentos de fisica
Laboratorio de fisica aplicada
Estatica dos sistemas mecanicos
Sociedade e contemporaneidade
Modelagem de sistemas dinamicos I
Tratamento de dados
Eletrotecnica
Fenomenos de transporte
Dinamica
Modelagem numerica de sistemas dinamicos
Estruturas isostaticas
Termodinamica
Processos de fabricacao
Mecanismos
Modelagem de sistemas dinamicos II
Medicoes mecanicas
Resistencia dos materiais I
Eletronica embarcada
Processos de fabricacao para veiculos
Gestao tecnologica I
Mecanica vibratoria
Transferencia de calor e massa
Resistencia dos materiais - eng. Mecanica
Sistemas mecanicos automotivos
Vibracoes e ruidos
Motores de combustao interna
Controles hidraulicos e pneumaticos
Maquinas de fluxo
Elementos de maquinas e transmissoes
Trocadores de calor
Motores de combustao interna II
Estagio sup. Em engenharia mecanica e automativa
Trabalho de conclusao de curso em engenharia mecanica e automotiva I
Aerodinamica e carroceria de veiculos
Gestao tecnologica II
Prototipos automotivos
Trab. de concl. de curso em eng. mec. e automotiva ii
Legislacao, etica e seguranca do trabalho
Projetos e analise estrutural de veiculos
DFP_