DFP_
Diploma oferecido:Bacharel em Farmácia
Localização:Ourinhos - São Paulo
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Perfil Profissiográfico do Bacharel em Farmácia - FIO
O Profissional formado nas FIO, deverá possuir uma formação generalista com competências e habilidades técnico-científica, ética e humanística, apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
O aluno das FIO, graduar-se-á Bacharel em Farmácia. Como bacharel, poderá desempenhar atividades na área de farmácia, análises clínicas e toxicológicas, enfrentar os desafios das modernas tecnologias no setor industrial de medicamentos, cosméticos, alimentos, domissanitários e produtos químicos.
Nos componentes específicos da área de Farmácia, o egresso formado nas FIO terá como perfil esperado a atuação em todos os níveis de atenção a saúde, com base no rigor científico e intelectual; a capacitação ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas, e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos, e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
A formação do farmacêutico-bioquímico deverá contemplar as necessidades sociais da saúde, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).
Apesar do graduado receber uma formação que lhe atribui competências e habilidades para atuar em todo âmbito profissional, a flexibilidade curricular lhe possibilitará o desenvolvimento de algumas habilidades mais específicas no área de atuação do farmacêutico-bioquímico.
O profissional formado será capaz de exercer as seguintes atividades:
1. Pesquisa e desenvolvimento de fármacos de qualquer origem;
2. Preparo de medicamentos magistrais e oficinais e cosméticos dentro das boas normas de manipulação em farmácia;
3. Dispensação e orientação de uso de medicamentos e correlatos;
4. Interpretação e avaliação de prescrições;
5. Atuação em órgãos de regulamentação e fiscalização nas áreas de sua competência;
6. Desenvolvimento e utilização de sistemas de orientação e informação farmacológica, toxicológica, prevenção de doenças e promoção de saúde;
7. Planejamento, administração e gestão de estabelecimentos farmacêuticos;
8. Participação na formulação de políticas de saúde e em especial de medicamentos;
9. Consultorias, assessorias e perícias relacionadas à área das Ciências Farmacêuticas;
10. Planejamento e execução de projetos de pesquisa científica;
11. Aplicação da metodologia científica e análise e interpretação crítica de artigos científicos;
12. Identificação dos diversos marcadores de diagnóstico, prognóstico e acompanhamento terapêutico;
13. Realização, interpretação e garantia de qualidade de análises clínicas e toxicológicas;
14. Avaliação de interferências de alimentos e medicamentos nos exames laboratoriais;
15. Orientação da escolha adequada do exame laboratorial para fins de diagnóstico das diferentes patologias incluindo intoxicações;
16. Desenvolvimento, produção e seleção de reagentes e métodos para análises clínicas e toxicológicas;
17. Gerenciamento, responsabilidade técnica ou exercício de funções especializadas em Laboratórios de Análises Clínicas e Toxicológicas e correlatos;
18. Orientação e capacitação de equipes de trabalho em laboratórios; farmácia e indústria.
19. Realização de perícias médico-legais;
20. Desenvolvimento, seleção e produção de insumos, fármacos sintéticos, recombinantes e naturais, medicamentos, cosméticos e correlatos;
21. Garantia e controle de qualidade de insumos farmacêuticos, medicamentos, cosméticos e alimentos;
22. Desenvolvimento e obtenção de produtos por processos biotecnológicos;
23. Avaliação das interações medicamento-medicamento e medicamento-alimento;
24. Gerenciamento, responsabilidade técnica ou exercício de funções especializadas em estabelecimentos industriais nas áreas relativas à profissão.
25. Atuação em homeopatia e medicina alternativa.
10.3 - Objetivos do curso
Promover a graduação de um farmacêutico, dentro das seguintes propostas:
10.3.1- Proporcionar formação geral técnico-científica, ética e humanística e desenvolver habilidades para ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo;
10.3.2 - Garantir, através da fundamentação teórica e técnica, uma base para ação competente e eficaz que os capacite a analisar situações, identificar problemas, planejar ações, elaborar e definir propostas de soluções no âmbito de sua atuação;
10.3.3 - Valorizar a prática como eixo organizador do currículo recebendo uma sólida formação básica que aborde as áreas de conhecimentos e habilidades fundamentais à formação profissional e acadêmica;
10.3.4- Promover a inserção do aluno nos cenários reais da atuação farmacêutica, e sua atuação de forma progressivamente responsável;
10.3.5 - Valorizar estratégias de ensino/aprendizagem que estimulem a participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento de forma continuada, desenvolvendo, através da reflexão e da metodologia científica, o espírito crítico;
10.3.6 - Desenvolver no profissional a competência para atuar e comunicar-se em equipe multidisciplinar, assumindo posições de gerência e liderança, de forma adequada à realidade no mercado de trabalho.
O curso de Farmácia das FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos), terá como objetivo formar o profissional farmacêutico-bioquímico, utilizando para isto, um currículo integrado e abrangente, voltado à uma visão generalista para as áreas múltiplas áreas de atuação deste profissional.
10.4 – Competências e Habilidades do Bacharel em Farmácia
10.4.1 - Competências e habilidades gerais: O bacharel farmacêutico-bioquímico formado nas Faculdades Integradas de Ourinhos, terá desenvolvido após suas atividades discentes as seguintes habilidades e competências gerais:
a) Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção de enfermidades, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
b) Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
c) Comunicação: os profissionais de saúde devem mostrar habilidades de comunicação verbal e não verbal, escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação. Devem ser accessíveis a diferentes públicos com diferentes níveis de formação. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.
d) Domínio da Informação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. Devem zelar pela confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.
e) Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
f) Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
g) Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágio das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre esses futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico-profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
10.4.2 - Competências e habilidades específicas: O bacharel farmacêutico formado nas Faculdades Integradas de Ourinhos, terá desenvolvido após suas atividades discentes as seguintes habilidades e competências específicas:
a) respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
b) atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção de enfermidades, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
c) atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com máxima produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
d) reconhecer a saúde e condições dignas de vida como direitos e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
e) conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
f) desenvolver assistência farmacêutica;
g) atuar na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos;
h) atuar em vigilância sanitária, órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional;
i) atuar na avaliação toxicológica de medicamentos, cosméticos e alimentos;
j) realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;
k) avaliar as interações medicamento/medicamento e alimento/medicamento;
l) atuar em estudos de utilização de medicamentos, farmacovigilância e
farmacoeconomia;
m) atuar no desenvolvimento e operação de centros de informação de medicamentos e toxicológicos para pacientes, equipes de saúde, instituições e comunidades;
n) atuar na dispensação de medicamentos e produtos para a saúde;
o) participar na formulação, implementação e avaliação de políticas de medicamentos e de assistência farmacêutica;
p) atuar na formulação e produção de medicamentos e cosméticos em qualquer escala;
q) atuar na promoção e gerenciamento do uso correto e racional de medicamentos em todos os níveis do sistema de saúde, tanto no âmbito do setor público quanto do privado;
r) desenvolver atividades de garantia da qualidade de medicamentos, cosméticos, processos e serviços onde atue o farmacêutico;
s) atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos farmacêuticos obtidos por biotecnologia e nanotecnologia;
t) realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio-ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;
u) atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;
v) gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
w) atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos;
10.5 - Concepção – Proposta Pedagógica
Como componentes específicos da área, o curso de Farmácia terá por objetivos:
a) focar as habilidades e os saberes fundamentais da área para formação do profissional farmacêutico, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais, os conhecimentos que compõem o perfil profissional (incluindo questões sobre cidadania, ética e função social da profissão), as possibilidades da articulação teoria/prática e o desenvolvimento do processo pedagógico desejáveis para a formação na área da Farmácia;
b) entender o processo de formação como parte do processo de educação permanente;
c) pautar o processo de avaliação da área de Farmácia pela políticas setoriais de saúde, principalmente de medicamentos e assistência farmacêutica.
d) investigar os conteúdos do curso por meio da exploração de níveis diversificados de habilidades e saberes em cada questão.
e) investigar o domínio dos conhecimentos e as habilidades esperadas para o perfil profissional.
1º Ano
1º Semestre
Anatomia Humana I
Metodologia Científica
Introdução á Farmácia
Saúde Pública
Biologia Celular
Primeiros Socorros
Matemática
Química Geral e Inorgânica
2º Semestre
Anatomia Humana II
Genética
Histologia e Embriologia I
Química Orgânica I
Química Analítica I
Físico-Química
Farmacobotânica
Epidemiologia
Ciências Humanas e Sociais
2º Ano
3º Semestre
Histologia e Embriologia II
Química Orgânica II
Química Analítica II
Farmacognosia I
Bioquímica I
Fisiologia I
Assistência Farmacêutica I
Bromatologia I
4º Semestre
Bromatologia II
Farmacognosia II
Bioquímica II
Fisiologia II
Assistência Farmacêutica II
Patologia
Microbiologia
3º Ano
5º Semestre
Bioestatística
Farmacologia I
Química Farmacêutica I
Parasitologia I
Farmacotécnica I
Saúde Coletiva
Imunologia I
Microbiologia de Alimentos
6º Semestre
Farmacologia II
Química Farmacêutica II
Parasitologia II
Farmacotécnica II
Tecnologia de Alimentos
Deontologia e Legislação Farmacêutica
Imunologia II
Bioética
4° Ano
7º Semestre
Farmacotécnica Homeopática I
Biotecnologia e Biologia Molecular
Toxicologia I
Enzimologia
Parasitologia Clínica
Atenção Farmacêutica I
Cosmetologia
Tópicos Especiais em Veterinária
Economia, Administração, Empreendedorismo e Marketing Farmacêutico
8º Semestre
Farmácia Hospitalar
Atenção Farmacêutica II
Bacteriologia e Micologia Clínica
Bioquímica Clínica
Tecnologia Farmacêutica
Farmacotécnica Homeopática II
Toxicologia II
Fitoterapia
5º Ano
9º Semestre
Controle de Qualidade Físico-Químico
Controle de Qualidade Microbiológico
Hematologia
Imunologia Clínica
Citologia Clínica
Trabalho de Conclusão de Curso
Farmacoterapia
10º Semestre
Estágio Curricular Supervisionado II
Estágio Curricular Supervisionado
Outras atividades acadêmico-científico-culturais
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