DFP_
Diploma oferecido:Farmacêutico
Localização:Ji-Paraná - Rondonia
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso
O curso de Farmácia iniciou em março de 1991, autorizado pelo Parecer n° 1031/1989 que aprovou o Plano de Expansão da Universidade, sendo referendado pela Resolução CONSUN 10, de 26 de novembro de 1990. Foi reconhecido através da Portaria Ministerial nº 1.108, de 5 de setembro de 1995, segundo o Parecer 154 do Conselho de Ensino, de 01/09/1995 (DOU 06/09/96) e a Portaria Ministerial 4.237 de 22 de dezembro de 2004 aprovou a renovação de reconhecimento do curso.
Com uma duração de 10 semestres, o curso faz parte da Área da Saúde e Bem-Estar Social. A grade curricular é composta por 51 disciplinas e atividades ordenadas por matrícula semestral, em sequência aconselhada e que deverá ser cumprida integralmente pelo acadêmico.
Objetivo
Capacitar profissionais para realizar com destreza as atividades privativas do farmacêutico e ainda de atuar em áreas afins, comuns a outras profissões, integrando com desenvoltura equipes multiprofissionais e interdisciplinares.
Diferenciais
O curso possui um currículo atualizado com prática pedagógica inovadora, de acordo com as diretrizes do MEC e da Universidade, que orientam para a formação generalista (medicamentos, alimentos, análises clínicas e toxicológicas), com ênfase na política de saúde do país e assistência farmacêutica no SUS, além de atender a demanda gerada pelo mercado de trabalho, diante da constante inovação tecnológica e do caráter interdisciplinar da profissão farmacêutica.
Possui formação técnica conferida através de sete estágios ao longo do curso, que conta com convênios com farmácias municipais, privativas e hospitalares, indústrias farmacêuticas e de alimentos e laboratórios de análises clínicas, onde os alunos desenvolvem atividades relacionadas aos estágios curriculares.
O curso possui laboratórios individuais que permitem o atendimento personalizado do aluno na execução de atividades práticas, bem como uma farmácia escola que atende a demanda de produtos para o Hospital Universitário da Instituição Salienta-se, ainda, a importante integração com a Farmácia Escola para o aprofundamento e a prática da aprendizagem na área de manipulação farmacêutica.
Possui programa de pós-graduação na área, com doutorado e mestrado em Genética e Toxicologia Aplicada.
O curso de Farmácia, a partir da implantação de atividades práticas dentro do Hospital Universitário, passou a oferecer práticas de disciplinas no ambiente hospitalar, assim como os estágios curriculares no laboratório de análises clínicas e na dispensação de medicamentos pela farmácia interna do hospital. Esta inovação proporciona ao corpo discente o acesso ao conhecimento de todo o fluxo operacional da assitência farmacêutica, que abrange desde a seleção de fornecedores, compra e dispensação de medicamentos até a pesquisa clínica, que apenas a vivência em um hospital escola pode proporcionar.
Egresso
O egresso poderá atuar em todos os campos de exercício profissional farmacêutico conforme o decreto 85.878, de 07 de abril de 1981 que estabelece normas para execução da Lei nº 3.820 de 11 de novembro de 1960, sobre o exercício da profissão de farmacêutico.
As principais características do egresso do nosso curso são:
• Capacidade de assumir atividades ligadas à pesquisa, ao desenvolvimento, produção, manipulação e controle de qualidade de medicamentos e correlatos;
• Capacidade de gerenciar e administrar estabelecimentos farmacêuticos, e participar em equipe multiprofissional de saúde;
• Capacidade de exercer assistência farmacêutica e atenção farmacêutica em todos os níveis de atenção à saúde pública ou privada;
• Gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
• Realizar, interpretar, avaliar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises de alimentos; de nutracêuticos, de alimentos de uso enteral e parenteral, suplementos alimentares, desde a obtenção das matérias primas até o consumo;
• Realizar análises físico-químicas e microbiológicas da água.
Mercado de Trabalho
Neste cenário, constitui-se como campo de trabalho do profissional farmacêutico:
• Farmácia: manipulação magistral alopática; manipulação homeopática, farmácia hospitalar;
• Drogarias;
• Distribuidoras de medicamentos;
• Unidades básicas de saúde;
• Indústrias de medicamentos, cosméticos, domissaneantes;
• Indústria de alimentos;
• Laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
• Laboratórios de pesquisa;
• Atuar em órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional.
Projeto Pedagógico
O curso de Farmácia, participante ativo de movimentos de avaliação do ensino farmacêutico e em consonância à Missão Institucional da ULBRA, desde o início objetivou a construção de um projeto pedagógico inovador e dinâmico, pautado em uma matriz curricular que possibilite a formação acadêmica integrada e articulada ao compromisso social dos egressos no exercício de atividades de prevenção, promoção e atenção à saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, no setor público ou privado, permitindo o resgate da cidadania e de relações solidárias na sociedade.
Para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia (Resolução n° CNE/CES 2, de 19 de fevereiro de 2002), a matriz curricular do curso de Farmácia foi reestruturada, aprovada pela Resolução de CONSUN n° 128 em 26/11/2003 e implantada a partir de março de 2004, após inúmeras discussões envolvendo direção, conselho de curso, docentes e representantes dos discentes no período entre 2001 e 2003.
Em 2006, a Universidade, buscando atender os princípios das DCNs, promoveu uma reformulação da organização curricular dos cursos da Área da Saúde e Bem-Estar Social em componentes curriculares que compõem o Ciclo de Formação Geral, Ciclo Básico-Profissional e Ciclo Profissional. Neste cenário, em 2006 foi aprovada uma nova matriz curricular para o curso de Farmácia, com uma carga horária de 4.927 horas e nove semestres para a integralização (Res-C de 28 de junho de 2006).
Considerando a dinâmica da formação profissional em atendimento a demanda das necessidades geradas pelo mercado de trabalho, inovação tecnológica e relações humanistas no exercício da profissão farmacêutica, em meados do segundo semestre de 2008 realizou-se um diagnóstico para se identificar ora as condições de ensino oferecidas aos acadêmicos em especial, as relativas ao perfil do corpo docente, as instalação físicas e a organização pedagógica.
Tal diagnóstico norteou uma nova discussão de proposta de adequação da matriz curricular e atividades pedagógicas que culminou em nova estruturação do projeto pedagógico e matriz curricular. Apartir de março de 2010 inicia uma nova matriz curricular com 10 semestres e 51 disciplinas.
Infraestrutura
O Prédio 19, também denominado Central de Laboratórios, dispõe de laboratórios que são utilizados pelo curso para ministrar aulas práticas das disciplinas básicas e profissionalizantes do curso:
• Laboratório de Análise Bioquímica;
• Laboratório de Bioquímica;
• Laboratório de Cosmetologia;
• Laboratório de Farmacognosia;
• Laboratório de Farmacotécnica;
• Laboratório de Homeopatia;
• Laboratório de Química Farmacêutica;
• Laboratório de Toxicologia.
O curso de Farmácia iniciou em março de 1991, autorizado pelo Parecer n° 1031/1989 que aprovou o Plano de Expansão da Universidade, sendo referendado pela Resolução CONSUN 10, de 26 de novembro de 1990. Foi reconhecido através da Portaria Ministerial nº 1.108, de 5 de setembro de 1995, segundo o Parecer 154 do Conselho de Ensino, de 01/09/1995 (DOU 06/09/96) e a Portaria Ministerial 4.237 de 22 de dezembro de 2004 aprovou a renovação de reconhecimento do curso.
Com uma duração de 10 semestres, o curso faz parte da Área da Saúde e Bem-Estar Social. A grade curricular é composta por 51 disciplinas e atividades ordenadas por matrícula semestral, em sequência aconselhada e que deverá ser cumprida integralmente pelo acadêmico.
Objetivo
Capacitar profissionais para realizar com destreza as atividades privativas do farmacêutico e ainda de atuar em áreas afins, comuns a outras profissões, integrando com desenvoltura equipes multiprofissionais e interdisciplinares.
Diferenciais
O curso possui um currículo atualizado com prática pedagógica inovadora, de acordo com as diretrizes do MEC e da Universidade, que orientam para a formação generalista (medicamentos, alimentos, análises clínicas e toxicológicas), com ênfase na política de saúde do país e assistência farmacêutica no SUS, além de atender a demanda gerada pelo mercado de trabalho, diante da constante inovação tecnológica e do caráter interdisciplinar da profissão farmacêutica.
Possui formação técnica conferida através de sete estágios ao longo do curso, que conta com convênios com farmácias municipais, privativas e hospitalares, indústrias farmacêuticas e de alimentos e laboratórios de análises clínicas, onde os alunos desenvolvem atividades relacionadas aos estágios curriculares.
O curso possui laboratórios individuais que permitem o atendimento personalizado do aluno na execução de atividades práticas, bem como uma farmácia escola que atende a demanda de produtos para o Hospital Universitário da Instituição Salienta-se, ainda, a importante integração com a Farmácia Escola para o aprofundamento e a prática da aprendizagem na área de manipulação farmacêutica.
Possui programa de pós-graduação na área, com doutorado e mestrado em Genética e Toxicologia Aplicada.
O curso de Farmácia, a partir da implantação de atividades práticas dentro do Hospital Universitário, passou a oferecer práticas de disciplinas no ambiente hospitalar, assim como os estágios curriculares no laboratório de análises clínicas e na dispensação de medicamentos pela farmácia interna do hospital. Esta inovação proporciona ao corpo discente o acesso ao conhecimento de todo o fluxo operacional da assitência farmacêutica, que abrange desde a seleção de fornecedores, compra e dispensação de medicamentos até a pesquisa clínica, que apenas a vivência em um hospital escola pode proporcionar.
Egresso
O egresso poderá atuar em todos os campos de exercício profissional farmacêutico conforme o decreto 85.878, de 07 de abril de 1981 que estabelece normas para execução da Lei nº 3.820 de 11 de novembro de 1960, sobre o exercício da profissão de farmacêutico.
As principais características do egresso do nosso curso são:
• Capacidade de assumir atividades ligadas à pesquisa, ao desenvolvimento, produção, manipulação e controle de qualidade de medicamentos e correlatos;
• Capacidade de gerenciar e administrar estabelecimentos farmacêuticos, e participar em equipe multiprofissional de saúde;
• Capacidade de exercer assistência farmacêutica e atenção farmacêutica em todos os níveis de atenção à saúde pública ou privada;
• Gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
• Realizar, interpretar, avaliar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises de alimentos; de nutracêuticos, de alimentos de uso enteral e parenteral, suplementos alimentares, desde a obtenção das matérias primas até o consumo;
• Realizar análises físico-químicas e microbiológicas da água.
Mercado de Trabalho
Neste cenário, constitui-se como campo de trabalho do profissional farmacêutico:
• Farmácia: manipulação magistral alopática; manipulação homeopática, farmácia hospitalar;
• Drogarias;
• Distribuidoras de medicamentos;
• Unidades básicas de saúde;
• Indústrias de medicamentos, cosméticos, domissaneantes;
• Indústria de alimentos;
• Laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
• Laboratórios de pesquisa;
• Atuar em órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional.
Projeto Pedagógico
O curso de Farmácia, participante ativo de movimentos de avaliação do ensino farmacêutico e em consonância à Missão Institucional da ULBRA, desde o início objetivou a construção de um projeto pedagógico inovador e dinâmico, pautado em uma matriz curricular que possibilite a formação acadêmica integrada e articulada ao compromisso social dos egressos no exercício de atividades de prevenção, promoção e atenção à saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, no setor público ou privado, permitindo o resgate da cidadania e de relações solidárias na sociedade.
Para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia (Resolução n° CNE/CES 2, de 19 de fevereiro de 2002), a matriz curricular do curso de Farmácia foi reestruturada, aprovada pela Resolução de CONSUN n° 128 em 26/11/2003 e implantada a partir de março de 2004, após inúmeras discussões envolvendo direção, conselho de curso, docentes e representantes dos discentes no período entre 2001 e 2003.
Em 2006, a Universidade, buscando atender os princípios das DCNs, promoveu uma reformulação da organização curricular dos cursos da Área da Saúde e Bem-Estar Social em componentes curriculares que compõem o Ciclo de Formação Geral, Ciclo Básico-Profissional e Ciclo Profissional. Neste cenário, em 2006 foi aprovada uma nova matriz curricular para o curso de Farmácia, com uma carga horária de 4.927 horas e nove semestres para a integralização (Res-C de 28 de junho de 2006).
Considerando a dinâmica da formação profissional em atendimento a demanda das necessidades geradas pelo mercado de trabalho, inovação tecnológica e relações humanistas no exercício da profissão farmacêutica, em meados do segundo semestre de 2008 realizou-se um diagnóstico para se identificar ora as condições de ensino oferecidas aos acadêmicos em especial, as relativas ao perfil do corpo docente, as instalação físicas e a organização pedagógica.
Tal diagnóstico norteou uma nova discussão de proposta de adequação da matriz curricular e atividades pedagógicas que culminou em nova estruturação do projeto pedagógico e matriz curricular. Apartir de março de 2010 inicia uma nova matriz curricular com 10 semestres e 51 disciplinas.
Infraestrutura
O Prédio 19, também denominado Central de Laboratórios, dispõe de laboratórios que são utilizados pelo curso para ministrar aulas práticas das disciplinas básicas e profissionalizantes do curso:
• Laboratório de Análise Bioquímica;
• Laboratório de Bioquímica;
• Laboratório de Cosmetologia;
• Laboratório de Farmacognosia;
• Laboratório de Farmacotécnica;
• Laboratório de Homeopatia;
• Laboratório de Química Farmacêutica;
• Laboratório de Toxicologia.
Disciplinas
Atividades complementares
Estudos em morfologia humana
Introducao as ciencias farmaceuticas
Comunicacao e expressao
Quimica medicinal I
Biosseguranca e instrumentalizacao laboratorial
Estudos em fisiologia humana
Quimica medicinal II
Cultura religiosa
Genetica humana
Termodinamica e cinetica em ciencias farmaceuticas
Instrumentalizacao cientifica
Estudos em microbiologia e processos imunologicos
Quimica medicinal III
Sociedade e contemporaneidade
Fisiopatologia
Bioquimica aplicada
Saude, bioetica e sociedade
Tecnologia farmaceutica I
Farmacologia e farmacocinetica
Analise e sintese organica de farmacos
Estagio supervisionado em farmacia I
Tecnologia farmaceutica II
Farmacodinamica e quimica farmaceutica I
Microbiologia clinica
Analise farmaceutica
Estagio supervisionado em farmacia II
Farmacodinamica e quimica farmaceutica II
Bromatologia
Farmacobotanica e farmacognosia
Tecnologia farmaceutica III
Estagio supervisionado em farmacia III
Bioquimica clinica
Controle de qualidade de insumos e produtos farmaceuticos
Farmacia hospitalar
Fitoquimica
Estagio supervisionado em farmacia IV
Homeopatia
Legislacao farmaceutica
Farmacoterapeutica e atencao farmaceutica
Imunologia clinica
Hematologia clinica
Estagio supervisionado em farmacia V
Administracao farmaceutica
Analises citologicas e parasitologicas
Pesquisa em ciencias biomedicas
Toxicologia
Biotecnologia
Estagio supervisionado em farmacia VI
Optativa
TCC em ciencias farmaceuticas
Estagio supervisionado em farmacia VII
Atividades complementares
Estudos em morfologia humana
Introducao as ciencias farmaceuticas
Comunicacao e expressao
Quimica medicinal I
Biosseguranca e instrumentalizacao laboratorial
Estudos em fisiologia humana
Quimica medicinal II
Cultura religiosa
Genetica humana
Termodinamica e cinetica em ciencias farmaceuticas
Instrumentalizacao cientifica
Estudos em microbiologia e processos imunologicos
Quimica medicinal III
Sociedade e contemporaneidade
Fisiopatologia
Bioquimica aplicada
Saude, bioetica e sociedade
Tecnologia farmaceutica I
Farmacologia e farmacocinetica
Analise e sintese organica de farmacos
Estagio supervisionado em farmacia I
Tecnologia farmaceutica II
Farmacodinamica e quimica farmaceutica I
Microbiologia clinica
Analise farmaceutica
Estagio supervisionado em farmacia II
Farmacodinamica e quimica farmaceutica II
Bromatologia
Farmacobotanica e farmacognosia
Tecnologia farmaceutica III
Estagio supervisionado em farmacia III
Bioquimica clinica
Controle de qualidade de insumos e produtos farmaceuticos
Farmacia hospitalar
Fitoquimica
Estagio supervisionado em farmacia IV
Homeopatia
Legislacao farmaceutica
Farmacoterapeutica e atencao farmaceutica
Imunologia clinica
Hematologia clinica
Estagio supervisionado em farmacia V
Administracao farmaceutica
Analises citologicas e parasitologicas
Pesquisa em ciencias biomedicas
Toxicologia
Biotecnologia
Estagio supervisionado em farmacia VI
Optativa
TCC em ciencias farmaceuticas
Estagio supervisionado em farmacia VII
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