Graduação em Filosofia (Licenciatura) (São João del-Rei, Minas Gerais)
Universidade Federal de São João del-Rei
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Diploma oferecido:Licenciado em Filosofia
Localização:São João del-Rei - Minas Gerais
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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HISTÓRICO
A Comissão de Modernização Curricular do Curso de Filosofia, nomeada pela Portaria nº 623, de 17 de maio de 1997, recomposta pela Portaria nº 253, de 16 de maio de 2000, e novamente refeita pela Portaria nº 279, de 10 de maio de 2002, tendo em vista a necessidade de atualização do currículo do Curso, em atendimento à nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação e respaldando-se nas Diretrizes Curriculares elaboradas pela Comissão de Especialistas de Ensino de Filosofia nomeada pelo MEC, pelas Resoluções do Conselho Nacional de Educação e pela Resolução 01/2003 do CONAC, entende que o Curso de Filosofia em funcionamento na UFSJ não está concebido de modo muito diverso do que foi estabelecido nos mencionados instrumentos legais, havendo, contudo, necessidade de algumas mudanças. Nesse sentido, resolve rever o currículo implantado em 1995, para proceder à inclusão das 400 horas de prática como componente curricular exigidas pela Resolução CP 2, de 19 de fevereiro de 2002 do CNE, bem como especificar a forma de cumprimento das 400 horas de Estágio e das 200 horas de atividades acadêmicas, científicas e culturais previstas na mesma Resolução. Será igualmente revista a carga horária do curso dedicada aos conteúdos curriculares de natureza científico-cultural (1800 h), totalizando um mínimo de 2.800 h. O Bacharelado foi concebido com 2.700 h.
O currículo atualmente em vigor foi aprovado pelo Parecer nº 601 do CFE em 07 de junho de 1994, tendo sido implantado na FUNREI a partir de 1995. Ele foi superado pelas Resoluções 1 e 2 do CP do CNE e o atual projeto foi concebido para ser implantado nas turmas que entrarem na UFSJ a partir de 2002.
O projeto pedagógico do Curso de Filosofia foi elaborado de modo a assegurar: estruturas flexíveis, articulação com o trabalho do profissional em preparação, ênfase na qualidade do ensino oferecido, coerência e unidade dos conteúdos, valorização do discente como pessoa humana, articulação com a pós-graduação, vínculo entre teoria e prática, possibilidade de oferecimento de unidades não presenciais, conforme orienta a Resolução 001/2003 do CONAC
JUSTIFICATIVA
A situação concreta e desencadeadora da elaboração de um novo projeto pedagógico para o Curso de Filosofia e que envolveu trabalhos realizados pelo Colegiado do Curso, desde 1992, foi a inserção da Filosofia no Ensino Médio, bem como sua posterior extensão para o ensino fundamental e as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação. Foi necessário, naquela oportunidade, transmudar o curso, visando oferecer não apenas registro em Filosofia, mas propiciar uma visão crítica e de conjunto da vida e de seus problemas, capacitando o acadêmico para novas oportunidades profissionais que estão se abrindo para o estudante de Filosofia.
O que se pretende é a formação de um profissional com capacidade de interpretar a realidade sob a ótica da Filosofia, possuidor de uma bagagem humanística e técnica suficientemente ampla para dialogar com os jovens, ensinando-os a problematizar, criticar e edificar interpretações do real. Nesse sentido, o filosofar não pode ser confundido com a repetição de teorias, pois estas são ferramentas importantes, mas insuficientes no que se refere à tarefa perene de indagar sobre a vida e os problemas que surgem no horizonte da cultura. A tarefa crítica é a forma por excelência do trabalho filosófico, pois cabe à Filosofia se comprometer com a interpretação e a explicação do que está nos pensamentos, nos discursos e na vida.
No processo de revisão da estrutura da Licenciatura, naquela oportunidade, verificou-se a necessidade de promover o atendimento de importante clientela do curso, que buscava a compreensão da mundividência em que nos situamos, mas que não pretendia transformar-se em professor(a). Eram diretores de escola, pedagogos, licenciados em outras áreas e outros profissionais liberais como advogados, juízes, médicos, militares, dentistas e comerciantes, para citarmos apenas alguns, que intencionavam obter uma formação humanística complementar ao conhecimento adquirido em sua formação profissional.
A situação não mudou muito desde então. Hoje, a essa clientela somam-se os alunos interessados numa carreira acadêmica voltada para a pesquisa filosófica, no prosseguimento de seus estudos de pós-graduação, para trabalho de assessoria cultural e mesmo para pleitear uma especialização em filosofia clínica.
Pensou-se, então, na reestruturação do Bacharelado, para que ele não fosse somente uma adaptação da Licenciatura, mas um curso capaz de atender aos interesses e às necessidades dessas pessoas. O Bacharelado em Filosofia foi concebido, pois, com o objetivo principal de oferecer uma boa formação em pesquisa filosófica juntamente com a apresentação de um conteúdo sólido.
Buscou-se, igualmente, aproximar as propostas da Licenciatura e do Bacharelado, tendo em vista o aproveitamento dos recursos e evitar a duplicação de meios para o mesmo fim, mas nunca perdendo de vista o fim essencial que se pretendia com uma e outra modalidade.
Nesse propósito, os pontos de aproximação entre o Bacharelado e a Licenciatura concentraram-se no conhecimento da História da Filosofia, ministrada essencialmente através dos textos dos filósofos, no estudo e análise de temas filosóficos específicos, na integração da reflexão filosófica com as áreas de Ciências Humanas e Sociais, numa postura capaz de perpassar todas as disciplinas do Curso e, finalmente, no desenvolvimento de uma atitude crítica e reflexiva considerada necessária à busca do conhecimento filosófico.
O resultado desse trabalho foi a proposta de uma estrutura que atendesse as diretrizes curriculares, deixando ao Colegiado liberdade suficiente para enriquecer e aprofundar os conteúdos, de acordo com as solicitações da realidade, mas ao mesmo tempo preocupando-se em garantir a sua consistência filosófica.
A Comissão de Modernização Curricular do Curso de Filosofia espera, assim, neste trabalho de revisão do Currículo implantado em 1995, ter auxiliado no processo de aprimoramento do ensino e da prática filosófica, contribuindo para a formação progressiva de uma consciência filosófica inserida nos desafios de nossos dias e nas necessidades de nossa sociedade.
Nos casos de ser necessário oferecer disciplinas para alunos do antigo currículo quando este não estiver mais sendo oferecido será feito um estudo de caso pelo Colegiado do Curso.
Finalmente, a carga horária máxima a ser cursada em cada semestre é de 360 h., a mínima é de 180 h.
Comissão de Modernização Curricular do Curso de Filosofia
ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE FILOSOFIA
A proposta de Currículo ora apresentada foi elaborada a partir de reuniões realizadas pela Comissão nomeada com o objetivo de promover a "Modernização" do Currículo do Curso de Filosofia.
Para esse trabalho foram utilizadas as seguintes estratégias: leituras de fundamentação teórica para nortear a elaboração de currículos, participação em encontros interinstitucionais para discussão das propostas da LDB de nº 9.394/96, consultas à legislação específica, análise da missão da Universidade Federal de São João del-Rei e região onde ela está inserida, e reuniões com o corpo docente e representantes discentes do Curso.
O Currículo do Curso de Filosofia compreende Disciplinas Obrigatórias (OBR) e Disciplinas Eletivas (ELE). procuram seguir as orientações da nova LDB, das Diretrizes Curriculares para os Cursos de licenciatura de graduação plena e das Diretrizes propostas para os Cursos de Graduação em Filosofia elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação e por uma Comissão de Especialistas nomeada pelo MEC. O elenco de disciplinas obrigatórias compreende também as disciplinas de nível introdutório, disciplinas relacionadas à área de Ciências Humanas e outras que, por recomendação do Conselho Nacional de Educação e a nosso ver, são fundamentais para a formação básica do Licenciado e do Bacharel em Filosofia, tais como: Estética, Filosofia Política, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Mente, Filosofia da Ciência e História da Filosofia no Brasil.
As Disciplinas Obrigatórias
As disciplinas Metodologia Científica e Investigação Filosófica têm um propósito instrumental que merece destaque. Através delas pretende-se oferecer aos(às) alunos(as) as condições necessárias para o seu bom desempenho na elaboração de trabalhos acadêmicos, na análise e na produção de textos filosóficos.
O elenco de Disciplinas Eletivas representa a parte variável do Currículo e é programado pelo Colegiado de Curso. Através das Disciplinas Eletivas pretende-se assegurar ao Curso uma maior flexibilidade, visando atender à necessidade constante de atualização dos temas ministrados, ao aperfeiçoamento metodológico e ao aprofundamento de certas questões filosóficas e do pensamento de determinados filósofos. Além disso, elas procurarão abordar áreas de extrema relevância na atualidade, tais como: a política, a ciência e a linguagem. O elenco dos conteúdos que serão abordados como disciplinas Eletivas será listado ao final.
Compõem também o elenco de disciplinas Eletivas da Licenciatura as disciplinas de formação pedagógica que favorecem a prática profissional do professor(a) do Ensino Fundamental e Médio.
Dentro do espírito da atual LDB e da Resolução CNE/CP 2/2002, deverão ser computadas, para fins de composição de carga horária das denominadas atividades acadêmico-científico-culturais, 200 horas com iniciação científica, monitoria, participação comprovada em Encontros e Semanas de Cursos dentro e fora da Universidade Federal de São João del-Rei, freqüência a minicursos e outras atividades comprovadas de pesquisa e extensão.
Para fins de preenchimento da carga horária eletiva total exigida para o Curso de Filosofia, poderão ser computadas as cargas horárias relativas às disciplinas cursadas em outros cursos da UFSJ, até o máximo de 120h para a Licenciatura e o máximo de 240h para o Bacharelado.
Os conteúdos das disciplinas Obrigatórias e Eletivas serão definidos segundo programação elaborada pelo Colegiado de Curso, através de ementas.
A Comissão de Modernização Curricular do Curso de Filosofia, nomeada pela Portaria nº 623, de 17 de maio de 1997, recomposta pela Portaria nº 253, de 16 de maio de 2000, e novamente refeita pela Portaria nº 279, de 10 de maio de 2002, tendo em vista a necessidade de atualização do currículo do Curso, em atendimento à nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação e respaldando-se nas Diretrizes Curriculares elaboradas pela Comissão de Especialistas de Ensino de Filosofia nomeada pelo MEC, pelas Resoluções do Conselho Nacional de Educação e pela Resolução 01/2003 do CONAC, entende que o Curso de Filosofia em funcionamento na UFSJ não está concebido de modo muito diverso do que foi estabelecido nos mencionados instrumentos legais, havendo, contudo, necessidade de algumas mudanças. Nesse sentido, resolve rever o currículo implantado em 1995, para proceder à inclusão das 400 horas de prática como componente curricular exigidas pela Resolução CP 2, de 19 de fevereiro de 2002 do CNE, bem como especificar a forma de cumprimento das 400 horas de Estágio e das 200 horas de atividades acadêmicas, científicas e culturais previstas na mesma Resolução. Será igualmente revista a carga horária do curso dedicada aos conteúdos curriculares de natureza científico-cultural (1800 h), totalizando um mínimo de 2.800 h. O Bacharelado foi concebido com 2.700 h.
O currículo atualmente em vigor foi aprovado pelo Parecer nº 601 do CFE em 07 de junho de 1994, tendo sido implantado na FUNREI a partir de 1995. Ele foi superado pelas Resoluções 1 e 2 do CP do CNE e o atual projeto foi concebido para ser implantado nas turmas que entrarem na UFSJ a partir de 2002.
O projeto pedagógico do Curso de Filosofia foi elaborado de modo a assegurar: estruturas flexíveis, articulação com o trabalho do profissional em preparação, ênfase na qualidade do ensino oferecido, coerência e unidade dos conteúdos, valorização do discente como pessoa humana, articulação com a pós-graduação, vínculo entre teoria e prática, possibilidade de oferecimento de unidades não presenciais, conforme orienta a Resolução 001/2003 do CONAC
JUSTIFICATIVA
A situação concreta e desencadeadora da elaboração de um novo projeto pedagógico para o Curso de Filosofia e que envolveu trabalhos realizados pelo Colegiado do Curso, desde 1992, foi a inserção da Filosofia no Ensino Médio, bem como sua posterior extensão para o ensino fundamental e as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação. Foi necessário, naquela oportunidade, transmudar o curso, visando oferecer não apenas registro em Filosofia, mas propiciar uma visão crítica e de conjunto da vida e de seus problemas, capacitando o acadêmico para novas oportunidades profissionais que estão se abrindo para o estudante de Filosofia.
O que se pretende é a formação de um profissional com capacidade de interpretar a realidade sob a ótica da Filosofia, possuidor de uma bagagem humanística e técnica suficientemente ampla para dialogar com os jovens, ensinando-os a problematizar, criticar e edificar interpretações do real. Nesse sentido, o filosofar não pode ser confundido com a repetição de teorias, pois estas são ferramentas importantes, mas insuficientes no que se refere à tarefa perene de indagar sobre a vida e os problemas que surgem no horizonte da cultura. A tarefa crítica é a forma por excelência do trabalho filosófico, pois cabe à Filosofia se comprometer com a interpretação e a explicação do que está nos pensamentos, nos discursos e na vida.
No processo de revisão da estrutura da Licenciatura, naquela oportunidade, verificou-se a necessidade de promover o atendimento de importante clientela do curso, que buscava a compreensão da mundividência em que nos situamos, mas que não pretendia transformar-se em professor(a). Eram diretores de escola, pedagogos, licenciados em outras áreas e outros profissionais liberais como advogados, juízes, médicos, militares, dentistas e comerciantes, para citarmos apenas alguns, que intencionavam obter uma formação humanística complementar ao conhecimento adquirido em sua formação profissional.
A situação não mudou muito desde então. Hoje, a essa clientela somam-se os alunos interessados numa carreira acadêmica voltada para a pesquisa filosófica, no prosseguimento de seus estudos de pós-graduação, para trabalho de assessoria cultural e mesmo para pleitear uma especialização em filosofia clínica.
Pensou-se, então, na reestruturação do Bacharelado, para que ele não fosse somente uma adaptação da Licenciatura, mas um curso capaz de atender aos interesses e às necessidades dessas pessoas. O Bacharelado em Filosofia foi concebido, pois, com o objetivo principal de oferecer uma boa formação em pesquisa filosófica juntamente com a apresentação de um conteúdo sólido.
Buscou-se, igualmente, aproximar as propostas da Licenciatura e do Bacharelado, tendo em vista o aproveitamento dos recursos e evitar a duplicação de meios para o mesmo fim, mas nunca perdendo de vista o fim essencial que se pretendia com uma e outra modalidade.
Nesse propósito, os pontos de aproximação entre o Bacharelado e a Licenciatura concentraram-se no conhecimento da História da Filosofia, ministrada essencialmente através dos textos dos filósofos, no estudo e análise de temas filosóficos específicos, na integração da reflexão filosófica com as áreas de Ciências Humanas e Sociais, numa postura capaz de perpassar todas as disciplinas do Curso e, finalmente, no desenvolvimento de uma atitude crítica e reflexiva considerada necessária à busca do conhecimento filosófico.
O resultado desse trabalho foi a proposta de uma estrutura que atendesse as diretrizes curriculares, deixando ao Colegiado liberdade suficiente para enriquecer e aprofundar os conteúdos, de acordo com as solicitações da realidade, mas ao mesmo tempo preocupando-se em garantir a sua consistência filosófica.
A Comissão de Modernização Curricular do Curso de Filosofia espera, assim, neste trabalho de revisão do Currículo implantado em 1995, ter auxiliado no processo de aprimoramento do ensino e da prática filosófica, contribuindo para a formação progressiva de uma consciência filosófica inserida nos desafios de nossos dias e nas necessidades de nossa sociedade.
Nos casos de ser necessário oferecer disciplinas para alunos do antigo currículo quando este não estiver mais sendo oferecido será feito um estudo de caso pelo Colegiado do Curso.
Finalmente, a carga horária máxima a ser cursada em cada semestre é de 360 h., a mínima é de 180 h.
Comissão de Modernização Curricular do Curso de Filosofia
ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE FILOSOFIA
A proposta de Currículo ora apresentada foi elaborada a partir de reuniões realizadas pela Comissão nomeada com o objetivo de promover a "Modernização" do Currículo do Curso de Filosofia.
Para esse trabalho foram utilizadas as seguintes estratégias: leituras de fundamentação teórica para nortear a elaboração de currículos, participação em encontros interinstitucionais para discussão das propostas da LDB de nº 9.394/96, consultas à legislação específica, análise da missão da Universidade Federal de São João del-Rei e região onde ela está inserida, e reuniões com o corpo docente e representantes discentes do Curso.
O Currículo do Curso de Filosofia compreende Disciplinas Obrigatórias (OBR) e Disciplinas Eletivas (ELE). procuram seguir as orientações da nova LDB, das Diretrizes Curriculares para os Cursos de licenciatura de graduação plena e das Diretrizes propostas para os Cursos de Graduação em Filosofia elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação e por uma Comissão de Especialistas nomeada pelo MEC. O elenco de disciplinas obrigatórias compreende também as disciplinas de nível introdutório, disciplinas relacionadas à área de Ciências Humanas e outras que, por recomendação do Conselho Nacional de Educação e a nosso ver, são fundamentais para a formação básica do Licenciado e do Bacharel em Filosofia, tais como: Estética, Filosofia Política, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Mente, Filosofia da Ciência e História da Filosofia no Brasil.
As Disciplinas Obrigatórias
As disciplinas Metodologia Científica e Investigação Filosófica têm um propósito instrumental que merece destaque. Através delas pretende-se oferecer aos(às) alunos(as) as condições necessárias para o seu bom desempenho na elaboração de trabalhos acadêmicos, na análise e na produção de textos filosóficos.
O elenco de Disciplinas Eletivas representa a parte variável do Currículo e é programado pelo Colegiado de Curso. Através das Disciplinas Eletivas pretende-se assegurar ao Curso uma maior flexibilidade, visando atender à necessidade constante de atualização dos temas ministrados, ao aperfeiçoamento metodológico e ao aprofundamento de certas questões filosóficas e do pensamento de determinados filósofos. Além disso, elas procurarão abordar áreas de extrema relevância na atualidade, tais como: a política, a ciência e a linguagem. O elenco dos conteúdos que serão abordados como disciplinas Eletivas será listado ao final.
Compõem também o elenco de disciplinas Eletivas da Licenciatura as disciplinas de formação pedagógica que favorecem a prática profissional do professor(a) do Ensino Fundamental e Médio.
Dentro do espírito da atual LDB e da Resolução CNE/CP 2/2002, deverão ser computadas, para fins de composição de carga horária das denominadas atividades acadêmico-científico-culturais, 200 horas com iniciação científica, monitoria, participação comprovada em Encontros e Semanas de Cursos dentro e fora da Universidade Federal de São João del-Rei, freqüência a minicursos e outras atividades comprovadas de pesquisa e extensão.
Para fins de preenchimento da carga horária eletiva total exigida para o Curso de Filosofia, poderão ser computadas as cargas horárias relativas às disciplinas cursadas em outros cursos da UFSJ, até o máximo de 120h para a Licenciatura e o máximo de 240h para o Bacharelado.
Os conteúdos das disciplinas Obrigatórias e Eletivas serão definidos segundo programação elaborada pelo Colegiado de Curso, através de ementas.
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