Graduação em Filosofia (Licenciatura) (Presidente Prudente, São Paulo)
Universidade do Oeste Paulista
DFP_
Localização:Presidente Prudente - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
OBJETIVO
Objetivo do Curso
·formar intelectuais professores aptos a ministrar conhecimentos que compreendem não apenas a Filosofia, mas, também, outras disciplinas das ciências humanas,.
·Possibilitar ao aluno um desenvolvimento intelectual fundamentado em uma prática pedagógica interdisciplinar. O resultado deste processo será um intelectual professor versado em Filosofia, que conseguira ultrapassar as barreiras que estabelecem as particularidades entre as ciências humanas, e até mesmo exatas e biológicas.
·dominar o conteúdo interno da Filosofia e estabelecer contato com as outras ciências humanas.
·Formar profissional capaz de organizar e transmitir um pensamento complexo e racional, interprete e formador de opinião.
VOCÊ SABIA?
· Considerando o amplo sentido da palavra filosofia, é conveniente que se esclareça, em primeiro lugar, que, no seu sentido estrito, acadêmico, filosofia designa uma reflexão sobre a natureza das coisas, que teve origem na Grécia, no século VI a.C., e que, sem aniquilar outras formas de pensamento, impôs-se sobre elas, e tornou-se um componente essencial da visão de mundo e da maneira de ser do Ocidente. É a esta forma de pensamento que devemos nossas ciências e, em grande parte, nossa maneira de nos sentir no mundo. A força desse tipo de pensamento provém do profundo comprometimento que ele tem com a racionalidade e com sua característica de impor-se como o instrumento último na busca de explicações sobre a natureza das coisas. Isso tudo que está sendo dito não explica ainda o que é filosofia. Mas será que isso é possível?
· Há saberes que são definidos pelo campo de objetos que estudam, mas a filosofia não tem objetos próprios. Qualquer coisa pode ser objeto de investigação filosófica. Pois o que caracteriza a filosofia não é o tipo de coisa que ela investiga, mas o tipo de questão que ela levanta e a maneira como ela tenta responder a essa questão. São questões sobre os fundamentos e sobre o sentido último de todas as coisas que nos cercam, do que somos, do que fazemos e do que pensamos. Questões de um tipo que, sabemos de antemão, não permite respostas definitivas, mas que são importantes demais para que fiquem sem uma reflexão. Se ainda não está claro o que é filosofia, no seu sentido acadêmico, é porque só é possível chegar a uma compreensão do que ela é ao se entrar em contato com o que ela produz. E é isso, em grande parte, o que um curso de filosofia propicia: ler os textos dos grandes filósofos, conhecer as grandes questões que já foram levantadas, a variedade das respostas que foram apresentadas por aqueles que são reconhecidos como grandes pensadores, e entender que nenhuma delas é a resposta final, mas que as questões continuam todas lá, a suscitar outras respostas e outras questões, à espera de nossa própria reflexão.
PERFIL PROFISSIONAL
O curso de Filosofia prepara seus alunos não só para a tarefa do ensino desta disciplina, mas também para a atividade de investigação teórica em diferentes áreas do conhecimento científico. Este último aspecto, na medida em que desenvolve no aluno a capacidade crítica e reflexiva, permitirá também ao formando aproveitar os instrumentos proporcionados pelo curso no exercício de outras atividades profissionais.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
O objetivo da filosofia é o de suscitar perguntas, levantar o porque das coisas, instigando a respostas as diversas, por este motivo, enriquecedoras e atuais. Respostas iguais destituiriam a filosofia de seu próprio cerne. O ser humano se enriquece quando em contato com as diferenças de outro ser humano, em que os pensamentos se interagem, amoldando-se. As diferenças são o que igualam o ser, levando-o à busca do conhecimento, e, na medida em que é alcançado, o desenvolvimento se favorece.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O mercado de trabalho para o filósofo não é demasiadamente amplo, mas é bastante estável. Muito relacionada ao magistério, a Filosofia está presente como disciplina obrigatória em diversos currículos do Ensino Médio e Superior, o que ajuda a aquecer o mercado de trabalho para os filósofos.
Mesmo com as recentes mudanças no relacionamento da sociedade com a filosofia, é no magistério que ainda se concentra a maioria das vagas de emprego. Os postos de trabalho se espalham por todo território nacional, principalmente nas capitais e cidades interioranas de médio e grande porte. O Filósofo licenciado pode dar aulas para o Ensino Fundamental e Médio. Para dar aulas nas Universidades é preciso que se tenha um curso de pós-graduação.
Além do magistério o filósofo também pode trabalhar na análise crítica de obras artísticas, como peças de teatro, programas de televisão, livros, textos acadêmicos. Ele está apto a escrever artigos sobre o desenvolvimento do conhecimento e sobre a obra de outros autores.
Na Pesquisa Científica, o filósofo também tem cadeira cativa. Tanto pode desenvolver estudos sobre o comportamento do fazer científico da contemporaneidade, quanto pode trabalhar na revisão das teorias já cunhadas.
Como consultor ético pode trabalhar em instituições hospitalares, na revisão de processos judiciais e em Organizações Não Governamentais (ONGs)de incentivo de projetos sociais e culturais.
FAIXA SALARIAL
O salário dos professores da rede pública ou particular de ensino, varia de acordo com a quantidade de horas/aulas, para o profissional que atua em outras segmentos, o salário fica estabelecido conforme o porte da empresa contratante.
Objetivo do Curso
·formar intelectuais professores aptos a ministrar conhecimentos que compreendem não apenas a Filosofia, mas, também, outras disciplinas das ciências humanas,.
·Possibilitar ao aluno um desenvolvimento intelectual fundamentado em uma prática pedagógica interdisciplinar. O resultado deste processo será um intelectual professor versado em Filosofia, que conseguira ultrapassar as barreiras que estabelecem as particularidades entre as ciências humanas, e até mesmo exatas e biológicas.
·dominar o conteúdo interno da Filosofia e estabelecer contato com as outras ciências humanas.
·Formar profissional capaz de organizar e transmitir um pensamento complexo e racional, interprete e formador de opinião.
VOCÊ SABIA?
· Considerando o amplo sentido da palavra filosofia, é conveniente que se esclareça, em primeiro lugar, que, no seu sentido estrito, acadêmico, filosofia designa uma reflexão sobre a natureza das coisas, que teve origem na Grécia, no século VI a.C., e que, sem aniquilar outras formas de pensamento, impôs-se sobre elas, e tornou-se um componente essencial da visão de mundo e da maneira de ser do Ocidente. É a esta forma de pensamento que devemos nossas ciências e, em grande parte, nossa maneira de nos sentir no mundo. A força desse tipo de pensamento provém do profundo comprometimento que ele tem com a racionalidade e com sua característica de impor-se como o instrumento último na busca de explicações sobre a natureza das coisas. Isso tudo que está sendo dito não explica ainda o que é filosofia. Mas será que isso é possível?
· Há saberes que são definidos pelo campo de objetos que estudam, mas a filosofia não tem objetos próprios. Qualquer coisa pode ser objeto de investigação filosófica. Pois o que caracteriza a filosofia não é o tipo de coisa que ela investiga, mas o tipo de questão que ela levanta e a maneira como ela tenta responder a essa questão. São questões sobre os fundamentos e sobre o sentido último de todas as coisas que nos cercam, do que somos, do que fazemos e do que pensamos. Questões de um tipo que, sabemos de antemão, não permite respostas definitivas, mas que são importantes demais para que fiquem sem uma reflexão. Se ainda não está claro o que é filosofia, no seu sentido acadêmico, é porque só é possível chegar a uma compreensão do que ela é ao se entrar em contato com o que ela produz. E é isso, em grande parte, o que um curso de filosofia propicia: ler os textos dos grandes filósofos, conhecer as grandes questões que já foram levantadas, a variedade das respostas que foram apresentadas por aqueles que são reconhecidos como grandes pensadores, e entender que nenhuma delas é a resposta final, mas que as questões continuam todas lá, a suscitar outras respostas e outras questões, à espera de nossa própria reflexão.
PERFIL PROFISSIONAL
O curso de Filosofia prepara seus alunos não só para a tarefa do ensino desta disciplina, mas também para a atividade de investigação teórica em diferentes áreas do conhecimento científico. Este último aspecto, na medida em que desenvolve no aluno a capacidade crítica e reflexiva, permitirá também ao formando aproveitar os instrumentos proporcionados pelo curso no exercício de outras atividades profissionais.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
O objetivo da filosofia é o de suscitar perguntas, levantar o porque das coisas, instigando a respostas as diversas, por este motivo, enriquecedoras e atuais. Respostas iguais destituiriam a filosofia de seu próprio cerne. O ser humano se enriquece quando em contato com as diferenças de outro ser humano, em que os pensamentos se interagem, amoldando-se. As diferenças são o que igualam o ser, levando-o à busca do conhecimento, e, na medida em que é alcançado, o desenvolvimento se favorece.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O mercado de trabalho para o filósofo não é demasiadamente amplo, mas é bastante estável. Muito relacionada ao magistério, a Filosofia está presente como disciplina obrigatória em diversos currículos do Ensino Médio e Superior, o que ajuda a aquecer o mercado de trabalho para os filósofos.
Mesmo com as recentes mudanças no relacionamento da sociedade com a filosofia, é no magistério que ainda se concentra a maioria das vagas de emprego. Os postos de trabalho se espalham por todo território nacional, principalmente nas capitais e cidades interioranas de médio e grande porte. O Filósofo licenciado pode dar aulas para o Ensino Fundamental e Médio. Para dar aulas nas Universidades é preciso que se tenha um curso de pós-graduação.
Além do magistério o filósofo também pode trabalhar na análise crítica de obras artísticas, como peças de teatro, programas de televisão, livros, textos acadêmicos. Ele está apto a escrever artigos sobre o desenvolvimento do conhecimento e sobre a obra de outros autores.
Na Pesquisa Científica, o filósofo também tem cadeira cativa. Tanto pode desenvolver estudos sobre o comportamento do fazer científico da contemporaneidade, quanto pode trabalhar na revisão das teorias já cunhadas.
Como consultor ético pode trabalhar em instituições hospitalares, na revisão de processos judiciais e em Organizações Não Governamentais (ONGs)de incentivo de projetos sociais e culturais.
FAIXA SALARIAL
O salário dos professores da rede pública ou particular de ensino, varia de acordo com a quantidade de horas/aulas, para o profissional que atua em outras segmentos, o salário fica estabelecido conforme o porte da empresa contratante.
Disciplina
Filosofia geral
História da filosofia antiga
Antropologia cultural
Filosofia das ciências
Leitura e produção de textos
Tecnologia e educação
Educação física I
Sociologia
História da filosofia medieval
Filosofia e educação
Lógica I
Didática
Metodologia e técnicas de pesquisa
Educação física II
Ética I
História da filosofia moderna
Antropologia filosófica
Lógica II
Psicologia da aprendizagem e da adolescência
Filosofia da mente
Ética II
História da filosofia contemporânea
Filosofia da linguagem
Estrutura e funcionamento do ens. fund. e médio
Metodologia do ensino de filosofia I
Filosofia da religião
Estágio supervisionado I
Filosofia política
Histórias das idéias filosóficas no Brasil
Estética
Teoria do conhecimento
Metodologia do ensino de filosofia II
Metafísica (ontologia)
Estágio supervisionado II
Prática profissional em docência
Estudos integrados
Filosofia para crianças
Filosofia e ecologia
Organização e gestão da escola
Língua brasileira de sinais - Libras
Estágio supervisionado III
Filosofia geral
História da filosofia antiga
Antropologia cultural
Filosofia das ciências
Leitura e produção de textos
Tecnologia e educação
Educação física I
Sociologia
História da filosofia medieval
Filosofia e educação
Lógica I
Didática
Metodologia e técnicas de pesquisa
Educação física II
Ética I
História da filosofia moderna
Antropologia filosófica
Lógica II
Psicologia da aprendizagem e da adolescência
Filosofia da mente
Ética II
História da filosofia contemporânea
Filosofia da linguagem
Estrutura e funcionamento do ens. fund. e médio
Metodologia do ensino de filosofia I
Filosofia da religião
Estágio supervisionado I
Filosofia política
Histórias das idéias filosóficas no Brasil
Estética
Teoria do conhecimento
Metodologia do ensino de filosofia II
Metafísica (ontologia)
Estágio supervisionado II
Prática profissional em docência
Estudos integrados
Filosofia para crianças
Filosofia e ecologia
Organização e gestão da escola
Língua brasileira de sinais - Libras
Estágio supervisionado III
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