DFP_
Localização:Lorena - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
No ano de 2005, o curso teve sua renovação de reconhecimento através da portaria nº 2.291, edição de 30 de junho e sua publicação no D.O.U no dia 04 de julho do mesmo ano. Na ocasião foi novamente atribuída ao curso a natureza de Licenciatura em Filosofia, tendo como sistema curricular o caráter seriado e seu regime letivo, semestral. São oferecidas anualmente 60 vagas. O horário de funcionamento ocorre sempre no período diurno, com aulas sistemáticas de 2ª a 6ª feira.O curso tem duração de 06 semestres, conferindo ao graduado a titulação em Filosofia, podendo o mesmo exercer funções de magistério na Educação Básica.
Objetivos Gerais Formar a pessoa humana, cidadã, profissional, docente de Filosofia, que desenvolva uma atitude reflexiva sobre o sentido da própria existência, sua identidade e sua relação com Deus, com a sociedade e com o mundo. Essa atitude deve ser entendida como possibilidade de esclarecimento de pressupostos e de engajamento, na busca e posse de uma plena estatura humana, que envolve o cultivo da vida do espírito, do conhecimento, da cultura, da educação, da ética e do convívio social, na história. Objetivos Específicos • pensar e desenvolver sistematicamente o raciocínio, capacitando-o a formular e propor, de um modo especificamente filosófico, soluções a problemas; • ler, compreender, interpretar, analisar e sintetizar os clássicos da Filosofia segundo os rigorosos procedimentos científicos e da Hermenêutica; • desenvolver uma consciência crítica acerca da realidade humana e das questões sociais, políticas e econômicas; • estabelecer um diálogo constante entre Fé e Razão, como condição de aprofundando e significando o sua inserção crítica no mundo da vida • capacitar o estudante para ser agente de reflexão da educação integral nas áreas do Ensino Fundamental e Médio, favorecendo o desenvolvimento da criatividade educativa, didática, pedagógica e crítica.
A tendência desta nossa época vislumbra um novo cenário, uma vez que, a partir de 2005, o debate sobre a obrigatoriedade do ensino da Filosofia nas escolas de Ensino Médio se tornou mais forte, obrigando os Estados a abrirem concurso público justamente para atender a esta exigência legal. Um outro aspecto a ser considerado é o fato de que muitas escolas estão introduzindo-a, já na primeira fase do Ensino Fundamental, utilizando principalmente como metodologia a “Educação para o Pensar”. Além da dimensão docente,atua no mercado de assessoria na área educativa e ainda, caso queira se especializar, pode o egresso freqüentar cursos específicos na área da FILOSOFIA CLÍNICA.
A partir dos objetivos desenvolvidos ao longo do curso e norteadores desta sociedade contemporânea, espera-se do egresso uma sólida e profunda formação filosófica e pedagógica a qual fundamenta o respeito à pessoa. Pautado em princípios éticos que o tornem capaz de dialogar com as diferenças e de agir como cidadão autônomo-crítico de forma consistente na transformação do ambiente em que vive e atua o egresso, portanto, precisa ser um profissional da educação, atento à pesquisa, à reflexão e à ação didática renovadora.
Objetivos Gerais Formar a pessoa humana, cidadã, profissional, docente de Filosofia, que desenvolva uma atitude reflexiva sobre o sentido da própria existência, sua identidade e sua relação com Deus, com a sociedade e com o mundo. Essa atitude deve ser entendida como possibilidade de esclarecimento de pressupostos e de engajamento, na busca e posse de uma plena estatura humana, que envolve o cultivo da vida do espírito, do conhecimento, da cultura, da educação, da ética e do convívio social, na história. Objetivos Específicos • pensar e desenvolver sistematicamente o raciocínio, capacitando-o a formular e propor, de um modo especificamente filosófico, soluções a problemas; • ler, compreender, interpretar, analisar e sintetizar os clássicos da Filosofia segundo os rigorosos procedimentos científicos e da Hermenêutica; • desenvolver uma consciência crítica acerca da realidade humana e das questões sociais, políticas e econômicas; • estabelecer um diálogo constante entre Fé e Razão, como condição de aprofundando e significando o sua inserção crítica no mundo da vida • capacitar o estudante para ser agente de reflexão da educação integral nas áreas do Ensino Fundamental e Médio, favorecendo o desenvolvimento da criatividade educativa, didática, pedagógica e crítica.
A tendência desta nossa época vislumbra um novo cenário, uma vez que, a partir de 2005, o debate sobre a obrigatoriedade do ensino da Filosofia nas escolas de Ensino Médio se tornou mais forte, obrigando os Estados a abrirem concurso público justamente para atender a esta exigência legal. Um outro aspecto a ser considerado é o fato de que muitas escolas estão introduzindo-a, já na primeira fase do Ensino Fundamental, utilizando principalmente como metodologia a “Educação para o Pensar”. Além da dimensão docente,atua no mercado de assessoria na área educativa e ainda, caso queira se especializar, pode o egresso freqüentar cursos específicos na área da FILOSOFIA CLÍNICA.
A partir dos objetivos desenvolvidos ao longo do curso e norteadores desta sociedade contemporânea, espera-se do egresso uma sólida e profunda formação filosófica e pedagógica a qual fundamenta o respeito à pessoa. Pautado em princípios éticos que o tornem capaz de dialogar com as diferenças e de agir como cidadão autônomo-crítico de forma consistente na transformação do ambiente em que vive e atua o egresso, portanto, precisa ser um profissional da educação, atento à pesquisa, à reflexão e à ação didática renovadora.
1º SEMESTRE:
História da Filosofia Antiga
Antropologia Religiosa I
Leitura e Produção de Texto
Introdução a Filosofia
Metodologia Científica I
Antropologia Cultural
Sociologia
Psicologia Geral
Atividades Complementares I
2º SEMESTRE:
Lógica
Ontologia
História da Filosofia Medieval
Antropologia Religiosa II
Metodologia Científica II
Antropologia Filosófica
Psicologia da Educação
Atividades Complementares II
3º SEMESTRE:
História da Ética
História da Filosofia Moderna
Teoria do Conhecimento
Didática
Orientação de Leitura e Produção Filosófica
Atividades Complementares III
4º SEMESTRE:
Filosofia da Linguagem
História da Filosofia do Séc. XIX
Filosofia da Natureza
Filosofia dos Valores Éticos
Filosofia da Cultura
Metodologia do Ensino da Filosofia
Orientação de Leitura e Produção Filosófica
Atividades Complementares IV
5º SEMESTRE:
História da Filosofia Contemporânea
Filosofia da Ed. Salesiana
Filosofia da Ciência
Filosofia da Educação
Filosofia Social e Política
Tópicos Avançados I
Projeto de Pesquisa
Orientação de Leitura e Produção Filosófica
Atividades Complementares V
6º SEMESTRE:
Teodicéia
Tópicos Avançados II
História da Filosofia no Brasil
Pensamento Filosófico do séc XXI
Políticas Públicas e Legislação Educacional
Filosofia da Educação Brasileira
Estética
Produção Filosófica
Orientação de Leitura e Produção Filosófica
Atividades Complementares VI
História da Filosofia Antiga
Antropologia Religiosa I
Leitura e Produção de Texto
Introdução a Filosofia
Metodologia Científica I
Antropologia Cultural
Sociologia
Psicologia Geral
Atividades Complementares I
2º SEMESTRE:
Lógica
Ontologia
História da Filosofia Medieval
Antropologia Religiosa II
Metodologia Científica II
Antropologia Filosófica
Psicologia da Educação
Atividades Complementares II
3º SEMESTRE:
História da Ética
História da Filosofia Moderna
Teoria do Conhecimento
Didática
Orientação de Leitura e Produção Filosófica
Atividades Complementares III
4º SEMESTRE:
Filosofia da Linguagem
História da Filosofia do Séc. XIX
Filosofia da Natureza
Filosofia dos Valores Éticos
Filosofia da Cultura
Metodologia do Ensino da Filosofia
Orientação de Leitura e Produção Filosófica
Atividades Complementares IV
5º SEMESTRE:
História da Filosofia Contemporânea
Filosofia da Ed. Salesiana
Filosofia da Ciência
Filosofia da Educação
Filosofia Social e Política
Tópicos Avançados I
Projeto de Pesquisa
Orientação de Leitura e Produção Filosófica
Atividades Complementares V
6º SEMESTRE:
Teodicéia
Tópicos Avançados II
História da Filosofia no Brasil
Pensamento Filosófico do séc XXI
Políticas Públicas e Legislação Educacional
Filosofia da Educação Brasileira
Estética
Produção Filosófica
Orientação de Leitura e Produção Filosófica
Atividades Complementares VI
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