DFP_
Localização:Recife - Pernambuco
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
O curso de Física objetiva formar professores que dominem os conhecimentos de Física articulados aos pedagógicos específicos dos ensinos Fundamental e Médio e capacitá-los, também, para o uso das novas tecnologias da comunicação e informação, bem como formar professores-pesquisadores que enfrentem os desafios do ensino da Física na realidade da educação básica e que sejam capazes de continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.
Perfil Profissional
O Licenciado em Física é um profissional cujo perfil caracteriza-se pela sólida e ampla formação básica que contempla integralmente teoria e prática na construção do conhecimento; compreensão do significado das ciências para a sociedade e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação; capacidade crítica no cultivo e transmissão dos conhecimentos próprios à área; permanente busca do seu aperfeiçoamento profissional; aptidão investigativa voltada para a pesquisa científica e a sensibilidade e responsabilidade social no exercício ético de sua profissão.
Mercado de Trabalho
O profissional licenciado em Física está habilitado para atuar nos ensinos Fundamental e Médio. Esse profissional pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, quais sejam: instituições de ensino e organizações, ministrando aulas, assumindo cargos de direção, atuando como apoio nas áreas de tecnologia para educação.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.
Estágio Supervisionado
O estágio é desenvolvido nas escolas de ensino Fundamental e Médio, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Programas de Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
O curso de Física objetiva formar professores que dominem os conhecimentos de Física articulados aos pedagógicos específicos dos ensinos Fundamental e Médio e capacitá-los, também, para o uso das novas tecnologias da comunicação e informação, bem como formar professores-pesquisadores que enfrentem os desafios do ensino da Física na realidade da educação básica e que sejam capazes de continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.
Perfil Profissional
O Licenciado em Física é um profissional cujo perfil caracteriza-se pela sólida e ampla formação básica que contempla integralmente teoria e prática na construção do conhecimento; compreensão do significado das ciências para a sociedade e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação; capacidade crítica no cultivo e transmissão dos conhecimentos próprios à área; permanente busca do seu aperfeiçoamento profissional; aptidão investigativa voltada para a pesquisa científica e a sensibilidade e responsabilidade social no exercício ético de sua profissão.
Mercado de Trabalho
O profissional licenciado em Física está habilitado para atuar nos ensinos Fundamental e Médio. Esse profissional pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, quais sejam: instituições de ensino e organizações, ministrando aulas, assumindo cargos de direção, atuando como apoio nas áreas de tecnologia para educação.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.
Estágio Supervisionado
O estágio é desenvolvido nas escolas de ensino Fundamental e Médio, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Programas de Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
Disciplinas
Educacao e pratica social
Portugues instrumental II
Calculo dif e integral I
Geometria analitica
Quimica geral I
Introducao a teologia
Fund psicolog da educacao I
Fil e conhecimen tecnologico
Fisica I
Calculo dif e integral II
Algebra linear I
Fund psicolog da educacao II
Estatistica e probabilidade
Fisica II
Calculo dif e integral III
Didatica
Fisica III
Introd a pesquisa em fisica
Calculo dif e integral IV
Planej e aval da aprendizagem
Estagio curricular na escola
Fisica IV
Mecanica classica
Humanismo e cidadania
Projeto pedagogico
Estag curric no ens de fis I
Eletromagnetismo I
Estrutura da materia I
Met comput para o ens de fis
Politica e legisl educacional
Estag curric no ens de fis II
Evolucao das ideias na fisica
Estrutura da materia II
Termodinamica e fis estatistic
Estag curric no ens de fis III
Laboratorio de fisica moderna
Instrumentacao para o ensino
Trabalho de conclusao de curso
Educacao e pratica social
Portugues instrumental II
Calculo dif e integral I
Geometria analitica
Quimica geral I
Introducao a teologia
Fund psicolog da educacao I
Fil e conhecimen tecnologico
Fisica I
Calculo dif e integral II
Algebra linear I
Fund psicolog da educacao II
Estatistica e probabilidade
Fisica II
Calculo dif e integral III
Didatica
Fisica III
Introd a pesquisa em fisica
Calculo dif e integral IV
Planej e aval da aprendizagem
Estagio curricular na escola
Fisica IV
Mecanica classica
Humanismo e cidadania
Projeto pedagogico
Estag curric no ens de fis I
Eletromagnetismo I
Estrutura da materia I
Met comput para o ens de fis
Politica e legisl educacional
Estag curric no ens de fis II
Evolucao das ideias na fisica
Estrutura da materia II
Termodinamica e fis estatistic
Estag curric no ens de fis III
Laboratorio de fisica moderna
Instrumentacao para o ensino
Trabalho de conclusao de curso
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