DFP_
Diploma oferecido:Professor
Localização:Canoas - Rio Grande do Sul
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso
A formação do licenciado em Física deve levar em conta tanto as perspectivas tradicionais de atuação dessa profissão, como novas demandas que vêm emergindo nas últimas décadas. Dessa forma, o desafio é propor uma formação, ao mesmo tempo ampla e flexível, que permita desenvolver habilidades e conhecimentos necessários às expectativas atuais e, capacidade de adequação a diferentes perspectivas de atuação futura.
O curso de Licenciatura em Física da ULBRA tem como objetivo formar o físico-educador docente com um perfil de pesquisador em ensino e aprendizagem de ciências. À semelhança do físico-pesquisador, ele investiga teorias utilizando metodologias que são próprias das ciências físicas; teorias, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem utilizando novos métodos de pesquisa em educação, novas formas de educação científica, trazendo às realidades de vida social e comunitária, bem como as escolares possibilidades de amplo entendimento e vivências dos fenômenos físicos.
Dados
O curso de Licenciatura em Física começou suas atividades no segundo semestre de 2002 e em 08/12/2006 foi publicado no Diário Oficial da União o seu reconhecimento.
Duração do Curso
O curso tem duração mínima de sete semestres, totalizando 2.852 horas.
Perfil do Egresso
Profissional com uma sólida formação em Física, que domine tanto os aspectos conceituais, históricos e epistemológicos, quanto em educação, de forma a dispor de elementos que lhe garantam o exercício competente e criativo da docência nos diferentes níveis do ensino formal e espaços não-formais.
O egresso poderá ainda atuar na disseminação dos conhecimentos desenvolvidos pela Física enquanto instrumento de leitura da realidade e construção da cidadania, como também na produção de novos conhecimentos relacionados ao seu ensino e divulgação.
O curso também visa preparar os licenciados para a pesquisa em áreas pertinentes, como ensino de Física, buscando com isso o encaminhamento básico para estudos de Pós-Graduação e Pesquisa avançada.
Objetivo
Formar o físico-educador docente com um perfil de pesquisador em ensino e aprendizagem de ciências. Assim, à semelhança do físico-pesquisador, investiga teorias através de metodologias que são próprias das ciências físicas; teorias, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem utilizando a pesquisa em educação; e novas formas de educação científica, trazendo às realidades de vida social, comunitária e escolares possibilidades de amplo entendimento e vivências dos fenômenos físicos.
Competências
• Formar profissionais que possuam conhecimento sólido de física que saibam se expressar em linguagem verbal e matemática, utilizando sistemas simbólicos próprios da física.
• Profissionais capazes de utilizar, de maneira eficiente, tanto o laboratório experimental como o virtual para o ensino de física, sendo capaz de criar e interpretar experimentos, sejam eles históricos ou novos.
• Formar profissionais que reconheçam a importância da dimensão filosófica, epistemológica e histórica para o ensino de física, bem como e, principalmente, para sua própria prática pedagógica e de pesquisa em ensino.
• Formar profissionais cuja formação pedagógica esteja fundamentalmente ancorada no estudo de diferentes teorias de ensino e aprendizagem, incluindo teorias do desenvolvimento cognitivo, psicológicas e teorias de mediação, que focalizam aspectos psicomotores, cognitivos e afetivos.
• Fornecer subsídios para avaliação da sua prática pedagógica com métodos próprios da pesquisa, do ensino e da aprendizagem em educação, sejam eles de acordo com paradigmas qualitativo ou quantitativo.
• Oportunizar ao aluno a troca de experiências entre a comunidade e a academia através de programas de extensão.
• Possibilitar ao aluno experiências extracurriculares através da valorização de atividades complementares e/ou de formação continuada de seus estudos, em cursos de pós-graduação lato e/ou strictu sensu.
• Proporcionar, ao aluno, experiências interdisciplinares, viabilizando o trânsito entre a Física e outras áreas do conhecimento humano, principalmente entre as licenciaturas, parceiras de exercício profissional de formação básica.
• Formar pensadores autônomos, capazes de fazer juízo do conhecimento científico gerado pela humanidade, e também de questionar criticamente o resultado deste conhecimento científico gerado. Ser capaz de levar este conhecimento para sua sala de aula, atuando de forma socialmente responsável para com a sociedade e o meio ambiente.
Mercado de Trabalho
Os egressos da Licenciatura Plena em Física encontram mercado de trabalho nas escolas públicas e privadas. O número de escolas no município de Canoas e seu entorno é suficientemente grande para absorver os profissionais do curso de Licenciatura. Tem-se presente, também, a escassez de profissionais habilitados nesta área.
Projeto Pedagógico
Missão
Busca permanente da excelência no atendimento das necessidades relativas ao ensino e a aprendizagem da Física, trazendo as condições ideais ao exercício da sua ética profissional.
Organização Curricular
O curso de graduação em Física – Licenciatura tem como base organizacional um currículo que é elaborado conforme as necessidades do mercado de trabalho. Ele foi elaborado à luz das Diretrizes Nacionais Curriculares levando em consideração a formação de um profissional capaz de abordar problemas atuais e tradicionais, buscando novas formas de saber e fazer científico, além de desenvolver atitudes de investigação.
Todas as disciplinas foram elaboradas de maneira que exista sempre uma atividade experimental e uma discussão com fundo didático-pedagógico relacionada às atividades teórico-expositivas. As disciplinas contemplam todos os conteúdos mínimos ministrados em escolas de Ensino Médio. Além disso, são elaborados conteúdos que visam à complementação da formação do egresso do curso de maneira a torná-lo competitivo e apto a ingressar em cursos de pós-graduação e pesquisa.
Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão
O ensino está em constante atualização no que diz respeito a metodologias que motivem o aluno e tornem o processo educativo relevante e comprometido com a realidade educacional do educando.
O curso de Física realiza atividades de extensão vinculadas ao Laboratório de Física, oferecendo oficinas a professores de Ensino Médio em caráter filantrópico. Vale ressaltar que a extensão universitária deve ser vista, sobretudo, como uma atividade capaz de enriquecer o dia a dia acadêmico, vinculando-se ao ensino e à pesquisa numa ação conjunta, estendendo o comprometimento dos professores envolvidos no curso de Física com a comunidade.
Plano para atividades de prática profissional
A licenciatura visa formar preferencialmente profissionais habilitados a lecionar as disciplinas da Física em estabelecimentos de Ensino Médio. É possível também que esses profissionais atuem em disciplinas específicas de Física no Ensino Superior. As atividades deste profissional voltam-se especialmente para o exercício do magistério.
O Estágio Supervisionado é uma atividade a ser desenvolvida pelo acadêmico, em escola de educação básica a partir da segunda metade do curso, com a supervisão de um professor designado para essa atividade. Para cada aluno é obrigatória a integralização da carga horária do estágio (400 horas), podendo incluir nela as horas destinadas ao planejamento, orientação e avaliação das atividades.
Plano para estudos independentes
As atividades complementares objetivam propiciar, desde o início do curso, uma complementação da postura de estudioso e pesquisador do profissional licenciado em Física para alcançar uma formação ampla, integralizando o currículo e permitindo ao mesmo optar pelos caminhos que deseja percorrer.
No currículo do curso de Física estão previstas 200 horas/aula de atividades complementares obrigatórias, que podem ser cumpridas dentro e fora da Universidade, vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão. Nesta carga horária, o aluno deverá cumprir um mínimo de 20 h/a de atividades complementares em cada uma das três modalidades apresentadas, comprovando as 200 horas junto à secretaria do curso, até o penúltimo semestre da graduação.
Atividades Acadêmicas
As atividades complementares são experiências extracurriculares adquiridas pelo aluno durante o período em que frequenta o curso, e tem como objetivo complementar a formação do acadêmico (Art. 3º - LDB Lei nº 9394/96). Para o currículo de Licenciatura deverá ser comprovado 200 horas.
A ULBRA considera as atividades complementares como mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante, através de estudos, troca de experiências e práticas independentes, com conteúdos extracurriculares que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso escolhido.
As atividades complementares são atividades Acadêmicas Científicas Culturais (ACC) e devem ser desenvolvidas em três níveis:
Ensino - Extensão – Pesquisa
Serão entendidas como atividades complementares na modalidade de Ensino:
• Disciplinas eletivas não previstas na estrutura curricular do curso de Licenciatura em Física;
• Cursos realizados em outras áreas afins;
• Monitoria de ensino e laboratoriais, como bolsistas ou voluntários;
• Estágios extracurriculares em áreas afins;
• Visitas programadas/técnicas;
• Atividades acadêmicas a distância;
• Experiências profissionais relevantes para o desempenho da profissão de professor de Física.
Serão entendidas como atividades complementares na modalidade de Extensão:
• Cursos diversos: informática, idiomas e outros relevantes para a profissão de professor de Física;
• Participação em eventos científicos, congressos, simpósios, jornadas e palestras;
• Trabalho voluntário comunitário na área do conhecimento;
• Participação em oficinas e cursos de extensão oferecidos em instituições de ensino reconhecidas;
• Vivência profissional complementar em áreas afins;
• Participação como representante de entidades estudantis.
Serão entendidas como atividades complementares na modalidade de Pesquisa:
• Iniciação Científica, como bolsistas de organismos de apoio à pesquisa e/ou como bolsistas voluntários;
• Pesquisa orientada com professor da área ou afins que estejam vinculados a organismos de apoio à pesquisa;
• Publicações de artigos em anais e revistas científicas, conforme normas específicas de pontuação;
• Apresentações de trabalhos de pesquisa em eventos científicos tais como: comunicações ou pôsters em semanas acadêmicas e em feiras de iniciação científica organizadas por instituições de ensino superior;
• Publicação de livros sobre Física ou Ensino de Física ou afins;
• Comparecimento e/ou assistência em defesa de trabalhos de conclusão de curso ou monografias.
Importante:
O acadêmico deverá cumprir um mínimo de 10 % em cada uma das modalidades acima. Na Licenciatura a carga horária mínima em cada nível (Ensino, Pesquisa e Extensão) é de 20h.
Como validar:
As atividades complementares deverão ser comprovadas com documento original, junto à secretaria do curso de Física até o último semestre. Para isso, o acadêmico deverá entregar em uma pasta as atividades desempenhadas para a validação dos certificados.
A formação do licenciado em Física deve levar em conta tanto as perspectivas tradicionais de atuação dessa profissão, como novas demandas que vêm emergindo nas últimas décadas. Dessa forma, o desafio é propor uma formação, ao mesmo tempo ampla e flexível, que permita desenvolver habilidades e conhecimentos necessários às expectativas atuais e, capacidade de adequação a diferentes perspectivas de atuação futura.
O curso de Licenciatura em Física da ULBRA tem como objetivo formar o físico-educador docente com um perfil de pesquisador em ensino e aprendizagem de ciências. À semelhança do físico-pesquisador, ele investiga teorias utilizando metodologias que são próprias das ciências físicas; teorias, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem utilizando novos métodos de pesquisa em educação, novas formas de educação científica, trazendo às realidades de vida social e comunitária, bem como as escolares possibilidades de amplo entendimento e vivências dos fenômenos físicos.
Dados
O curso de Licenciatura em Física começou suas atividades no segundo semestre de 2002 e em 08/12/2006 foi publicado no Diário Oficial da União o seu reconhecimento.
Duração do Curso
O curso tem duração mínima de sete semestres, totalizando 2.852 horas.
Perfil do Egresso
Profissional com uma sólida formação em Física, que domine tanto os aspectos conceituais, históricos e epistemológicos, quanto em educação, de forma a dispor de elementos que lhe garantam o exercício competente e criativo da docência nos diferentes níveis do ensino formal e espaços não-formais.
O egresso poderá ainda atuar na disseminação dos conhecimentos desenvolvidos pela Física enquanto instrumento de leitura da realidade e construção da cidadania, como também na produção de novos conhecimentos relacionados ao seu ensino e divulgação.
O curso também visa preparar os licenciados para a pesquisa em áreas pertinentes, como ensino de Física, buscando com isso o encaminhamento básico para estudos de Pós-Graduação e Pesquisa avançada.
Objetivo
Formar o físico-educador docente com um perfil de pesquisador em ensino e aprendizagem de ciências. Assim, à semelhança do físico-pesquisador, investiga teorias através de metodologias que são próprias das ciências físicas; teorias, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem utilizando a pesquisa em educação; e novas formas de educação científica, trazendo às realidades de vida social, comunitária e escolares possibilidades de amplo entendimento e vivências dos fenômenos físicos.
Competências
• Formar profissionais que possuam conhecimento sólido de física que saibam se expressar em linguagem verbal e matemática, utilizando sistemas simbólicos próprios da física.
• Profissionais capazes de utilizar, de maneira eficiente, tanto o laboratório experimental como o virtual para o ensino de física, sendo capaz de criar e interpretar experimentos, sejam eles históricos ou novos.
• Formar profissionais que reconheçam a importância da dimensão filosófica, epistemológica e histórica para o ensino de física, bem como e, principalmente, para sua própria prática pedagógica e de pesquisa em ensino.
• Formar profissionais cuja formação pedagógica esteja fundamentalmente ancorada no estudo de diferentes teorias de ensino e aprendizagem, incluindo teorias do desenvolvimento cognitivo, psicológicas e teorias de mediação, que focalizam aspectos psicomotores, cognitivos e afetivos.
• Fornecer subsídios para avaliação da sua prática pedagógica com métodos próprios da pesquisa, do ensino e da aprendizagem em educação, sejam eles de acordo com paradigmas qualitativo ou quantitativo.
• Oportunizar ao aluno a troca de experiências entre a comunidade e a academia através de programas de extensão.
• Possibilitar ao aluno experiências extracurriculares através da valorização de atividades complementares e/ou de formação continuada de seus estudos, em cursos de pós-graduação lato e/ou strictu sensu.
• Proporcionar, ao aluno, experiências interdisciplinares, viabilizando o trânsito entre a Física e outras áreas do conhecimento humano, principalmente entre as licenciaturas, parceiras de exercício profissional de formação básica.
• Formar pensadores autônomos, capazes de fazer juízo do conhecimento científico gerado pela humanidade, e também de questionar criticamente o resultado deste conhecimento científico gerado. Ser capaz de levar este conhecimento para sua sala de aula, atuando de forma socialmente responsável para com a sociedade e o meio ambiente.
Mercado de Trabalho
Os egressos da Licenciatura Plena em Física encontram mercado de trabalho nas escolas públicas e privadas. O número de escolas no município de Canoas e seu entorno é suficientemente grande para absorver os profissionais do curso de Licenciatura. Tem-se presente, também, a escassez de profissionais habilitados nesta área.
Projeto Pedagógico
Missão
Busca permanente da excelência no atendimento das necessidades relativas ao ensino e a aprendizagem da Física, trazendo as condições ideais ao exercício da sua ética profissional.
Organização Curricular
O curso de graduação em Física – Licenciatura tem como base organizacional um currículo que é elaborado conforme as necessidades do mercado de trabalho. Ele foi elaborado à luz das Diretrizes Nacionais Curriculares levando em consideração a formação de um profissional capaz de abordar problemas atuais e tradicionais, buscando novas formas de saber e fazer científico, além de desenvolver atitudes de investigação.
Todas as disciplinas foram elaboradas de maneira que exista sempre uma atividade experimental e uma discussão com fundo didático-pedagógico relacionada às atividades teórico-expositivas. As disciplinas contemplam todos os conteúdos mínimos ministrados em escolas de Ensino Médio. Além disso, são elaborados conteúdos que visam à complementação da formação do egresso do curso de maneira a torná-lo competitivo e apto a ingressar em cursos de pós-graduação e pesquisa.
Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão
O ensino está em constante atualização no que diz respeito a metodologias que motivem o aluno e tornem o processo educativo relevante e comprometido com a realidade educacional do educando.
O curso de Física realiza atividades de extensão vinculadas ao Laboratório de Física, oferecendo oficinas a professores de Ensino Médio em caráter filantrópico. Vale ressaltar que a extensão universitária deve ser vista, sobretudo, como uma atividade capaz de enriquecer o dia a dia acadêmico, vinculando-se ao ensino e à pesquisa numa ação conjunta, estendendo o comprometimento dos professores envolvidos no curso de Física com a comunidade.
Plano para atividades de prática profissional
A licenciatura visa formar preferencialmente profissionais habilitados a lecionar as disciplinas da Física em estabelecimentos de Ensino Médio. É possível também que esses profissionais atuem em disciplinas específicas de Física no Ensino Superior. As atividades deste profissional voltam-se especialmente para o exercício do magistério.
O Estágio Supervisionado é uma atividade a ser desenvolvida pelo acadêmico, em escola de educação básica a partir da segunda metade do curso, com a supervisão de um professor designado para essa atividade. Para cada aluno é obrigatória a integralização da carga horária do estágio (400 horas), podendo incluir nela as horas destinadas ao planejamento, orientação e avaliação das atividades.
Plano para estudos independentes
As atividades complementares objetivam propiciar, desde o início do curso, uma complementação da postura de estudioso e pesquisador do profissional licenciado em Física para alcançar uma formação ampla, integralizando o currículo e permitindo ao mesmo optar pelos caminhos que deseja percorrer.
No currículo do curso de Física estão previstas 200 horas/aula de atividades complementares obrigatórias, que podem ser cumpridas dentro e fora da Universidade, vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão. Nesta carga horária, o aluno deverá cumprir um mínimo de 20 h/a de atividades complementares em cada uma das três modalidades apresentadas, comprovando as 200 horas junto à secretaria do curso, até o penúltimo semestre da graduação.
Atividades Acadêmicas
As atividades complementares são experiências extracurriculares adquiridas pelo aluno durante o período em que frequenta o curso, e tem como objetivo complementar a formação do acadêmico (Art. 3º - LDB Lei nº 9394/96). Para o currículo de Licenciatura deverá ser comprovado 200 horas.
A ULBRA considera as atividades complementares como mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante, através de estudos, troca de experiências e práticas independentes, com conteúdos extracurriculares que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso escolhido.
As atividades complementares são atividades Acadêmicas Científicas Culturais (ACC) e devem ser desenvolvidas em três níveis:
Ensino - Extensão – Pesquisa
Serão entendidas como atividades complementares na modalidade de Ensino:
• Disciplinas eletivas não previstas na estrutura curricular do curso de Licenciatura em Física;
• Cursos realizados em outras áreas afins;
• Monitoria de ensino e laboratoriais, como bolsistas ou voluntários;
• Estágios extracurriculares em áreas afins;
• Visitas programadas/técnicas;
• Atividades acadêmicas a distância;
• Experiências profissionais relevantes para o desempenho da profissão de professor de Física.
Serão entendidas como atividades complementares na modalidade de Extensão:
• Cursos diversos: informática, idiomas e outros relevantes para a profissão de professor de Física;
• Participação em eventos científicos, congressos, simpósios, jornadas e palestras;
• Trabalho voluntário comunitário na área do conhecimento;
• Participação em oficinas e cursos de extensão oferecidos em instituições de ensino reconhecidas;
• Vivência profissional complementar em áreas afins;
• Participação como representante de entidades estudantis.
Serão entendidas como atividades complementares na modalidade de Pesquisa:
• Iniciação Científica, como bolsistas de organismos de apoio à pesquisa e/ou como bolsistas voluntários;
• Pesquisa orientada com professor da área ou afins que estejam vinculados a organismos de apoio à pesquisa;
• Publicações de artigos em anais e revistas científicas, conforme normas específicas de pontuação;
• Apresentações de trabalhos de pesquisa em eventos científicos tais como: comunicações ou pôsters em semanas acadêmicas e em feiras de iniciação científica organizadas por instituições de ensino superior;
• Publicação de livros sobre Física ou Ensino de Física ou afins;
• Comparecimento e/ou assistência em defesa de trabalhos de conclusão de curso ou monografias.
Importante:
O acadêmico deverá cumprir um mínimo de 10 % em cada uma das modalidades acima. Na Licenciatura a carga horária mínima em cada nível (Ensino, Pesquisa e Extensão) é de 20h.
Como validar:
As atividades complementares deverão ser comprovadas com documento original, junto à secretaria do curso de Física até o último semestre. Para isso, o acadêmico deverá entregar em uma pasta as atividades desempenhadas para a validação dos certificados.
Disciplinas
Atividades complementares
Fisica basica
Geometria analitica e algebra linear
Quimica geral I
Comunicacao e expressao
Cultura religiosa
Instrumentalizacao cientifica
Fundamentos de matematica aplicada
Fundamentos da acao pedagogica I
Sociedade e contemporaneidade
Fisica-mecanica
Modelagem de sistemas dinamicos I
Fundamentos da acao pedagogica II
Optativa I
Calor e ondas
Fisica experimental I
Modelagem de sistemas dinamicos II
Estagio em fisica I
Curriculo e gestao em ambientes educativos
Fenomenos eletromagneticos
Laboratorio de fenomenos eletromagneticos
Estagio em fisica II
Organizacao do trabalho pedagogico
Metodos analiticos para campos e sinais
Libras
Optica e fisica moderna
Estagio em fisica III
Introducao a astronomia
Mecanica classica
Eletrodinamica classica
Historia e epistemologia da fisica
Mecanica quantica
Estagio em fisica IV
Atividades complementares
Fisica basica
Geometria analitica e algebra linear
Quimica geral I
Comunicacao e expressao
Cultura religiosa
Instrumentalizacao cientifica
Fundamentos de matematica aplicada
Fundamentos da acao pedagogica I
Sociedade e contemporaneidade
Fisica-mecanica
Modelagem de sistemas dinamicos I
Fundamentos da acao pedagogica II
Optativa I
Calor e ondas
Fisica experimental I
Modelagem de sistemas dinamicos II
Estagio em fisica I
Curriculo e gestao em ambientes educativos
Fenomenos eletromagneticos
Laboratorio de fenomenos eletromagneticos
Estagio em fisica II
Organizacao do trabalho pedagogico
Metodos analiticos para campos e sinais
Libras
Optica e fisica moderna
Estagio em fisica III
Introducao a astronomia
Mecanica classica
Eletrodinamica classica
Historia e epistemologia da fisica
Mecanica quantica
Estagio em fisica IV
DFP_