Graduação em Fisioterapia (Bacharelado) (Salvador, Bahia)
Instituto de Música da Universidade Católica do Salvador
DFP_
Localização:Salvador - Bahia
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos do curso
O Curso de Fisioterapia tem como objetivo formar profissionais habilitados a exercer suas atividades na área de saúde, nos diferentes níveis de atuação: promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, através de agentes físicos (cinesioterapia, termoeletroterapia e fototerapia, massoterapia, mecanoterapia e hidroterapia) que possibilitem a reorganização e reestruturação do corpo, bem como prepará-los para uma ação contextualizada e integrada com os demais profissionais da área de saúde.
Perfil do Profissional
A Fisioterapia é uma ciência aplicada, cujo objetivo principal de estudo é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com o objetivo de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade do órgão, sistema e função.
A fisioterapia é uma ciência, um processo terapêutico e uma profissão. (Castro, 1982).
Como Ciência se caracteriza por uma maneira de trabalhar, de produzir conhecimentos sobre um determinado assunto, empregando métodos científicos (observação controlada, análise de dados e interpretação lógica são exigências mínimas concomitantes).
Como processo terapêutico, lança mão de seus conhecimentos e recursos próprios, com os quais, considerando as condições sociais, psíquicas e físicas iniciais do cliente, busca promover, aperfeiçoar ou adaptar principalmente as condições físicas do indivíduo, numa relação terapêutica que envolve o paciente, o terapeuta e recursos físicos e naturais.
Com sua formação, o profissional fisioterapeuta pode atuar juntamente a outros profissionais nos diversos níveis de atenção à saúde (prevenção, cura e reabilitação), na administração da saúde, na área educacional e no desenvolvimento de pesquisa.
Utiliza-se do movimento, de recursos como a água, luz, calor, frio, eletricidade e de técnicas próprias que o capacitam para o entendimento do indivíduo, objetivando prestar-lhe assistência, não só no sentido de sua recuperação física e funcional, mas em outras exigências de saúde, observando, qualquer que seja a situação, sua totalidade bio-psico-social. A partir do diagnóstico clínico e da indicação fisioterapêutica, ele avalia o paciente/cliente, prescreve e executa o tratamento, estabelece as suas etapas, os métodos, técnicas e recursos apropriados a cada caso específico e reavalia sistematicamente seu trabalho. Sempre que necessário, encaminha o cliente a terapias paralelas, relacionando-se, em nível de cooperação, com os demais membros da área da saúde ou outras áreas profissionais. O processo terapêutico em Fisioterapia concretiza-se, primordialmente, pela existência do binômio terapeuta-paciente, estabelecendo-se através dele.
O Curso de Fisioterapia pretende que o profissional fisioterapeuta detenha uma formação generalista, humanista, crítica, reflexiva, ética e esteja habilitado para o trabalho com o indivíduo, na sua totalidade de ser bio-psico-social. Que esse profissional tenha como objeto de estudo o movimento humano, em todas as suas formas de expressão e potencialidades, com vistas a preservar, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções; que se identifique como um profissional da área de saúde, trabalhando nos diversos campos onde a fisioterapia se faça necessária (promoção, prevenção, tratamento, reabilitação) e ainda na administração de serviços, na pesquisa e na educação.
É pertinente ao fisioterapeuta a avaliação físico-funcional, a prescrição do tratamento (qualificando-o e quantificando-o), o tratamento em si e a alta fisioterapêutica.
O fisioterapeuta, como membro integrante e participante da equipe de saúde, exerce suas atividades na atenção à saúde como um todo. A sua formação está embasada em conhecimentos técnico-científicos orientados para a promoção da saúde.
Na atenção à saúde, esse profissional pode atuar nas seguintes áreas: ortopedia, traumatologia, reumatologia, neurologia, endocrinologia, pneumologia, cardiologia, urologia, ginecologia, obstetrícia, neonatologia, pediatria, oncologia, geriatria, dermato-funcional, desportiva, angiologia, saúde pública e saúde do trabalhador.
A atuação do fisioterapeuta não se restringe somente a consultórios, hospitais, clínicas ou ambulatórios. Ele atua também em UTI’s – Unidades de Terapia Intensiva, enfermarias, centros de saúde e no domicílio do paciente, bem como em centros de reabilitação, clubes esportivos, estabelecimentos de ensino, na administração de serviços e na pesquisa.
DFP_