Graduação em Fisioterapia (Bacharelado) (Várzea Grande, Mato Grosso)
Centro Universitário de Várzea Grande
DFP_
Diploma oferecido:Fisioterapeuta
Localização:Várzea Grande - Mato Grosso
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Missão
A missão do curso de fisioterapia está direcionada para a formação integral de profissionais sensíveis à realidade social que os cerca, e comprometidos do ponto de vista ético, político e estético. Nesse sentido, os profissionais devem ser capazes de contribuir para o avanço da ciência e da tecnologia, nos limites que lhe são próprios, promovendo o desenvolvimento da sociedade local, regional e nacional visando sempre melhorar a qualidade de vida da população.
Perfil do Formando
O curso de fisioterapia do UNIVAG tem por objetivo formar fisioterapeutas éticos e socialmente responsáveis para atender o sistema de saúde vigente do país, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe. Incentivar ações fisioterapêuticas (cinético-funcionais) que permitam incorporar as inovações tecnológicas inerentes à pesquisa e a prática clínica da fisioterapia, bem como a educação continuada.
Portanto, o perfil do formando do Univag está voltado para a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Desta forma, proporcionando melhorias na qualidade de vida de indivíduos e coletivos com os objetivos de prevenir, tratar, planejar e promover ações integrais em saúde.
O Fisioterapeuta atua em hospitais (enfermarias clínicas e cirúrgicas, unidade de terapia intensiva – UTI), clínicas, ambulatórios, consultórios, centros de reabilitação, saúde pública (programas institucionais, ações básicas de saúde, fisioterapia do trabalho e vigilância sanitária), docência (escolas nível secundário e superior), consultorias, empresas e outras (clubes e academias, indústria de produção de equipamentos de uso fisioterapêutico), prevenindo, tratando disfunções, reabilitando e promovendo saúde e qualidade de vida da população.
Diferencial
O aluno ingressante no curso de fisioterapia do UNIVAG vai se tornar parte atuante em um dos mais modernos projetos educacionais implantados no país, o Currículo Integrado. Este currículo baseia-se na construção de saberes e práticas interrelacionadas às necessidades propostas pela realidade individual e do mundo, proporcionando uma ampla autonomia acadêmica, despertando a curiosidade e o cuidado com o ser humano.
O ensino é baseado em núcleos de aprendizagem de nível de complexidade crescente e contínuo ao longo de todo o curso. A estrutura curricular proporcionará vivências com alunos de outros cursos da saúde bem como de outras áreas do conhecimento, possibilitando desta forma, a integração multiprofissional. O aluno é estimulado a ser atuante na construção de seu conhecimento em conjunto aos docentes, não mais centrando exclusivamente nos saberes do professor. Além disso, realiza práticas vivenciais desde o inicio do curso.
Sua estrutura é flexibilizada e dinâmica, o que possibilita a inclusão de novas tecnologias e saberes. Possui enfoque na educação permanente, permitindo a formação de profissionais generalistas aptos a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, nos mais diversos cenários, compreendendo o ser humano em sua totalidade.
Está direcionado para a saúde coletiva (para que o aluno compreenda as questões sócio-econômico-culturais e políticos, partindo da identificação dos problemas de saúde de indivíduos em seu coletivo, educar, elaborar e executar planos de tratamento e medidas preventivas compatíveis articuladas às demais profissões, em seus ambientes) e para a prática baseada em evidências (para instigar o senso crítico e investigador, possibilitando ao fisioterapeuta a autonomia pessoal e intelectual para empreender seu crescimento profissional por meio da pesquisa científica, diferenciando o profissional simplesmente executor do profissional reflexivo com consciência crítica).
Utiliza a estratégia de ensino de aprendizagem baseada em problemas. Este modelo se propõe a reduzir a fragmentação entre as áreas do conhecimento e estimular o aluno a solucionar problemas utilizando a literatura científica disponível entre outros recursos que fogem da prática baseada no senso comum.
Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
A pesquisa no curso de fisioterapia do UNIVAG segue as diretrizes institucionais do princípio da indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Portanto, ela será gerenciada pelas disciplinas de investigação cientifica, saúde baseada em evidências e produção acadêmica, sendo articulada às atividades de estágio e extensão desenvolvidas.
Deste modo, pretende-se que a pesquisa no curso assuma um caráter interdisciplinar e que cada cenário de atuação do fisioterapeuta oferecerá as bases para a criação de núcleos de pesquisa.
O curso de fisioterapia do Univag desenvolve no discente a iniciação à pesquisa e a habilidade para interpretação de trabalhos científicos possibilitando uma capacidade crítica.
O curso estimula a participação em seminários, simpósios e discussões de casos clínicos em atividades internas, extra-muro ou extracurriculares.
Infra-Estrutura de Ensino
O curso de fisioterapia conta com uma ampla biblioteca com todos os acervos da fisioterapia, além de revistas nacionais e internacionais. Possui salas e laboratórios específicos totalmente equipados e aclimatizados. Fazem parte da nossa estrutura: a clínica escola de fisioterapia, localizada no Complexo Clínico do UNIVAG, ao lado do bloco D; o Hospital Universitário Julio Muller (HUJM) e a Equipe de Saúde da Família do Unipark – VG. A clinica escola de fisioterapia, o Hospital e o Unipark atendem toda a comunidade de abrangência, com os discentes dos diversos períodos do curso e usuários do serviço como protagonistas das ações. Proporciona-se o atendimento comunitário e individualizado aliado aos projetos de investigação/iniciação científica (pesquisa), como fomento para o processo de ensino-aprendizagem.
Com 1.505,56 m2 de área construída, a Clínica Escola de Fisioterapia é considerada a mais completa do Estado de Mato Grosso. Sua estrutura abriga uma piscina terapêutica, com 15 metros de comprimento, aquecida e adaptada para portadores de disfunção no aparelho locomotor.
Todas as principais disfunções cinético-funcionais (ortopédicas, respiratórias, cardíacas, neurológicas e ergonômicas), são contempladas pela ação fisioterapêutica nesta estrutura que consiste em 03 salas de avaliações cinético-funcionais, 01 sala para triagem, 01 setor de Hidroterapia, 01 setor de Eletroterapia contendo 12 boxes individuais para atendimento, Ginásio Terapêutico, 01 setor de reabilitação cardiopulmonar e 01 setor de pediatria, pista de caminhada ao ar-livre de 50 metros e Laboratório de Teste de Esforço Físico. Ainda na Clínica, localizam-se 03 Laboratórios de Ensino (Fisioterapia Geral, BMTA, Cinesioterapia) e sala de conferências. Através do convênio com o Hospital Universitário Julio Muller, os alunos dispõem de um hospital de referência do Estado para estarem realizando as práticas fisioterapêuticas hospitalares no âmbito das enfermarias e UTIs.
A missão do curso de fisioterapia está direcionada para a formação integral de profissionais sensíveis à realidade social que os cerca, e comprometidos do ponto de vista ético, político e estético. Nesse sentido, os profissionais devem ser capazes de contribuir para o avanço da ciência e da tecnologia, nos limites que lhe são próprios, promovendo o desenvolvimento da sociedade local, regional e nacional visando sempre melhorar a qualidade de vida da população.
Perfil do Formando
O curso de fisioterapia do UNIVAG tem por objetivo formar fisioterapeutas éticos e socialmente responsáveis para atender o sistema de saúde vigente do país, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe. Incentivar ações fisioterapêuticas (cinético-funcionais) que permitam incorporar as inovações tecnológicas inerentes à pesquisa e a prática clínica da fisioterapia, bem como a educação continuada.
Portanto, o perfil do formando do Univag está voltado para a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Desta forma, proporcionando melhorias na qualidade de vida de indivíduos e coletivos com os objetivos de prevenir, tratar, planejar e promover ações integrais em saúde.
O Fisioterapeuta atua em hospitais (enfermarias clínicas e cirúrgicas, unidade de terapia intensiva – UTI), clínicas, ambulatórios, consultórios, centros de reabilitação, saúde pública (programas institucionais, ações básicas de saúde, fisioterapia do trabalho e vigilância sanitária), docência (escolas nível secundário e superior), consultorias, empresas e outras (clubes e academias, indústria de produção de equipamentos de uso fisioterapêutico), prevenindo, tratando disfunções, reabilitando e promovendo saúde e qualidade de vida da população.
Diferencial
O aluno ingressante no curso de fisioterapia do UNIVAG vai se tornar parte atuante em um dos mais modernos projetos educacionais implantados no país, o Currículo Integrado. Este currículo baseia-se na construção de saberes e práticas interrelacionadas às necessidades propostas pela realidade individual e do mundo, proporcionando uma ampla autonomia acadêmica, despertando a curiosidade e o cuidado com o ser humano.
O ensino é baseado em núcleos de aprendizagem de nível de complexidade crescente e contínuo ao longo de todo o curso. A estrutura curricular proporcionará vivências com alunos de outros cursos da saúde bem como de outras áreas do conhecimento, possibilitando desta forma, a integração multiprofissional. O aluno é estimulado a ser atuante na construção de seu conhecimento em conjunto aos docentes, não mais centrando exclusivamente nos saberes do professor. Além disso, realiza práticas vivenciais desde o inicio do curso.
Sua estrutura é flexibilizada e dinâmica, o que possibilita a inclusão de novas tecnologias e saberes. Possui enfoque na educação permanente, permitindo a formação de profissionais generalistas aptos a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, nos mais diversos cenários, compreendendo o ser humano em sua totalidade.
Está direcionado para a saúde coletiva (para que o aluno compreenda as questões sócio-econômico-culturais e políticos, partindo da identificação dos problemas de saúde de indivíduos em seu coletivo, educar, elaborar e executar planos de tratamento e medidas preventivas compatíveis articuladas às demais profissões, em seus ambientes) e para a prática baseada em evidências (para instigar o senso crítico e investigador, possibilitando ao fisioterapeuta a autonomia pessoal e intelectual para empreender seu crescimento profissional por meio da pesquisa científica, diferenciando o profissional simplesmente executor do profissional reflexivo com consciência crítica).
Utiliza a estratégia de ensino de aprendizagem baseada em problemas. Este modelo se propõe a reduzir a fragmentação entre as áreas do conhecimento e estimular o aluno a solucionar problemas utilizando a literatura científica disponível entre outros recursos que fogem da prática baseada no senso comum.
Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
A pesquisa no curso de fisioterapia do UNIVAG segue as diretrizes institucionais do princípio da indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Portanto, ela será gerenciada pelas disciplinas de investigação cientifica, saúde baseada em evidências e produção acadêmica, sendo articulada às atividades de estágio e extensão desenvolvidas.
Deste modo, pretende-se que a pesquisa no curso assuma um caráter interdisciplinar e que cada cenário de atuação do fisioterapeuta oferecerá as bases para a criação de núcleos de pesquisa.
O curso de fisioterapia do Univag desenvolve no discente a iniciação à pesquisa e a habilidade para interpretação de trabalhos científicos possibilitando uma capacidade crítica.
O curso estimula a participação em seminários, simpósios e discussões de casos clínicos em atividades internas, extra-muro ou extracurriculares.
Infra-Estrutura de Ensino
O curso de fisioterapia conta com uma ampla biblioteca com todos os acervos da fisioterapia, além de revistas nacionais e internacionais. Possui salas e laboratórios específicos totalmente equipados e aclimatizados. Fazem parte da nossa estrutura: a clínica escola de fisioterapia, localizada no Complexo Clínico do UNIVAG, ao lado do bloco D; o Hospital Universitário Julio Muller (HUJM) e a Equipe de Saúde da Família do Unipark – VG. A clinica escola de fisioterapia, o Hospital e o Unipark atendem toda a comunidade de abrangência, com os discentes dos diversos períodos do curso e usuários do serviço como protagonistas das ações. Proporciona-se o atendimento comunitário e individualizado aliado aos projetos de investigação/iniciação científica (pesquisa), como fomento para o processo de ensino-aprendizagem.
Com 1.505,56 m2 de área construída, a Clínica Escola de Fisioterapia é considerada a mais completa do Estado de Mato Grosso. Sua estrutura abriga uma piscina terapêutica, com 15 metros de comprimento, aquecida e adaptada para portadores de disfunção no aparelho locomotor.
Todas as principais disfunções cinético-funcionais (ortopédicas, respiratórias, cardíacas, neurológicas e ergonômicas), são contempladas pela ação fisioterapêutica nesta estrutura que consiste em 03 salas de avaliações cinético-funcionais, 01 sala para triagem, 01 setor de Hidroterapia, 01 setor de Eletroterapia contendo 12 boxes individuais para atendimento, Ginásio Terapêutico, 01 setor de reabilitação cardiopulmonar e 01 setor de pediatria, pista de caminhada ao ar-livre de 50 metros e Laboratório de Teste de Esforço Físico. Ainda na Clínica, localizam-se 03 Laboratórios de Ensino (Fisioterapia Geral, BMTA, Cinesioterapia) e sala de conferências. Através do convênio com o Hospital Universitário Julio Muller, os alunos dispõem de um hospital de referência do Estado para estarem realizando as práticas fisioterapêuticas hospitalares no âmbito das enfermarias e UTIs.
NÚCLEO 1
1º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
História e fundamentos da fisioterapia
Saúde e sociedade
Análise morfofuncional do Sistema Musculoesquelético – membros superiores
Investigação científica
Produção de leitura e texto
Bioquímica
Biofísica aplicada à fisioterapia
2º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
Anatomofisiologia
Analise morfofuncional do Sistema Musculoesquelético – membros inferiores
Analise morfofuncional do Sistema Nervoso
Sociologia
Neuropediatria
Biologia Geral
Ética e deontologia
3º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
Análise morfofuncional do Sistema Músculoesquelético – cabeça, pescoço e tronco
Saúde Baseada em Evidências
Análise morfofuncional do Sistema Cardiovascular e Respiratório
Filosofia
Políticas de saúde
Infectologia
Patologia
Conceitos teóricos profissionalizantes da fisioterapia
NÚCLEO 2
4º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
Farmacologia
Recursos terapêuticos – Hospital
Fisioterapia hospitalar
Tópicos especiais 1
5º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
Psicologia do desenvolvimento
Recursos terapêuticos – Comunidade
Fisioterapia na comunidade
Tópicos especiais 2
6º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
Recursos terapêuticos – Ambulatorial
Fisioterapia ambulatorial
Administração em fisioterapia
NÚCLEO 3
7º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
Estágio supervisionado
8º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
Estágio supervisionado
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
CH TOTAL DO CURSO
1º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
História e fundamentos da fisioterapia
Saúde e sociedade
Análise morfofuncional do Sistema Musculoesquelético – membros superiores
Investigação científica
Produção de leitura e texto
Bioquímica
Biofísica aplicada à fisioterapia
2º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
Anatomofisiologia
Analise morfofuncional do Sistema Musculoesquelético – membros inferiores
Analise morfofuncional do Sistema Nervoso
Sociologia
Neuropediatria
Biologia Geral
Ética e deontologia
3º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
Análise morfofuncional do Sistema Músculoesquelético – cabeça, pescoço e tronco
Saúde Baseada em Evidências
Análise morfofuncional do Sistema Cardiovascular e Respiratório
Filosofia
Políticas de saúde
Infectologia
Patologia
Conceitos teóricos profissionalizantes da fisioterapia
NÚCLEO 2
4º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
Farmacologia
Recursos terapêuticos – Hospital
Fisioterapia hospitalar
Tópicos especiais 1
5º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
Psicologia do desenvolvimento
Recursos terapêuticos – Comunidade
Fisioterapia na comunidade
Tópicos especiais 2
6º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
Recursos terapêuticos – Ambulatorial
Fisioterapia ambulatorial
Administração em fisioterapia
NÚCLEO 3
7º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
Estágio supervisionado
8º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
Estágio supervisionado
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
CH TOTAL DO CURSO
DFP_