Graduação em Fisioterapia (Bacharelado) (São Carlos, São Paulo)
Centro Universitário Central Paulista
DFP_
Diploma oferecido:Bacharel em Fisioterapia
Localização:São Carlos - São Paulo
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O CURSO:
O curso de Fisioterapia oferecido pela UNICEP objetiva uma formação sólida, que proporcione ao futuro profissional condições de fazer frente às demandas sociais e profissionais no campo da saúde e garanta o desenvolvimento de habilidades e competências, conferindo um caráter generalista e preparando o profissional para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, procurando sempre estimular uma visão crítica dos alunos.
»O MERCADO DE TRABALHO:
No mercado de trabalho, a Fisioterapia é reconhecida como parte essencial dos sistemas de saúde. Os profissionais da área podem atuar como autônomos, ou, ainda, fazer parte de programas e projetos interdisciplinares da habilitação e reabilitação, objetivando restaurar a qualidade de vida dos indivíduos.
As várias possibilidades de atuação podem realizar-se em hospitais, centros de reabilitação, clínicas, consultórios, domicílios, escolas de ensino fundamental e médio, universidades, centros para idosos, clubes desportivos, empresas, spas, creches, laboratórios de pesquisas etc.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA:
Fisioterapia Cardiorrespiratória:
A área de fisioterapia respiratória e cardiovascular tem sua atuação na saúde primária, secundária e terciária que abrange a avaliação e assistência fisioterapêutica em pacientes clínicos e cirúrgicos, com patologias agudas e crônicas, a nível hospitalar (unidades de terapia intensiva, neonatal, pediátrica, unidade coronariana e enfermarias), ambulatorial (clínica) e domiciliar (home care).
Hidroterapia:
A palavra hidroterapia que deriva do grego hydor (água) e therapia (cura) engloba as formas de usar a água, em seus diversos estados físicos, para fins curativos. Uma modalidade terapêutica que está em ascensão atualmente é a fisioterapia em piscina aquecida.
A reabilitação aquática utiliza as propriedades da água para resistir ou assistir na execução dos exercícios. Destes princípios hidrodinâmicos muitos métodos foram elaborados para tratamento, dos quais, vários amplamente difundidos como: Halliwick, Bad Ragaz, Pilates na água, Watsu. Esses métodos são aplicados nas áreas de ortopedia, reumatologia, neurologia e respiratório. Estudos comparativos comprovam que a terapia em meio aquático é de grande importância como recurso terapêutico associado a trabalhos convencionais e também quando devido às restrições impostas pelo quadro patológico, o meio aquático se torna a opção segura e viável para o tratamento.
Atualmente a divulgação desta forma de tratamento é cada vez maior, com a população procurando por serviço especializado nesta área.
Fisioterapia em Neuropediatria:
O fisioterapeuta que tem a neuropediatria como especialização tem em mente que aquele que tem necessidades especiais não é um deficiente, mas sim, tem dificuldades em determinados aspectos específicos. Muitas limitações são impostas mais pela sociedade em que estão inseridos, suas barreiras físicas, culturais e sociais. O fisioterapeuta atua para uma sociedade inclusiva preocupado com acesso arquitetônico, equipamentos, tratamento voltado para funcionalidade, com olhares para participação ativa daqueles que tem uma determinada deficiência.
O mercado de trabalho está em expansão dentro deste novo conceito de deficiência e o fisioterapeuta com um leque amplo de atuações participando do processo de inclusão.
Nesta área a atuação do fisioterapeuta está presente para acompanhar o desenvolvimento de bebês de risco, fazendo da intervenção precoce, diminuindo instalações de seqüelas limitantes.
Fisioterapia na Saúde da Mulher:
A incontinência urinária (IU) é uma perda involuntária de urina apresentada pela mulher e também do homem. A IU representa hoje, um quadro que afeta socialmente os portadores, uma vez que é causa de baixa qualidade de vida e isolamento social. Por muito tempo a IU foi considerada como um mal a ser aceito devido à idade, mas muitas vezes a idade não é a causa do transtorno ou não deve ser considerado como situação sem solução imposta pela idade.
O conhecimento do mecanismo de micção mostra a importância do fortalecimento do assoalho pélvico no tratamento da IU. Ao fisioterapeuta cabe orientar, desenvolver e aplicar técnicas para consciência, fortalecimento, correções posturais e medidas educacionais no tratamento de pessoas com IU. Trata-se, portanto de uma área nova de acesso ao fisioterapeuta e crescente no mercado de trabalho.
Fisioterapia em Saúde Pública:
Voltado para a educação, prevenção e assistência fisioterapêutica coletiva e individual, inserido e trabalhando de forma interdisciplinar, de forma a: executar ações de assistência integral em todas as fases do ciclo de vida: criança, adolescente, mulher, adulto e idoso, intervindo na prevenção, através da atenção primária e também em nível secundário e terciário de saúde.
Atua nas Unidades Básicas de Saúde, Instituições, através da participação em programas de atenção à saúde da criança, adolescente, mulher, idoso e no Programa de Saúde da Família (PSF), através da aplicação de meios terapêuticos físicos, na prevenção, eliminação ou melhora de estados patológicos do homem, na promoção e na educação em saúde.
Realiza atendimentos domiciliares em pacientes portadores de enfermidades crônicas e/ou degenerativas, pacientes acamados ou impossibilitados, encaminhando à serviços de maior complexidade, quando julgar necessário;
Em patologias específicas, como a Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Melitus, Tuberculose e Hanseníase – prescreve atividades físicas, principalmente exercícios aeróbicos, a fim de prevenir e evitar complicações decorrentes destas patologias
Fisioterapia Preventiva e Ergonomia:
Atua em empresas do setor Industrial, Comércio e Serviços, em programas de atenção á saúde do trabalhador visando a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
Analisa os fatores ambientais, contributivos ao conhecimento de distúrbios funcionais laborativos.
Desenvolve programas coletivos, contributivos à diminuição dos riscos de acidente de trabalho.
Avalia, ensina e exercita, de maneira clara, o desempenho correto de funções pelo homem, levando este a uma melhor qualidade de vida.
Promove ações terapêuticas preventivas à instalações de processos que levam a incapacidade funcional laborativa.
Previne e trata moléstias causadas pelo exercício de funções exigidas no trabalho.
Além de tratar lesões, ou seja, atender indivíduos que já foram acometidos por alguma doença, tem papel fundamental na prevenção.
Fisioterapia em Reumatologia:
Esta especialidade compreende a recuperação decorrente de distúrbios funcionais de origem reumática degenerativa ou inflamatórias dos membros e da coluna vertebral, tais como: artrose, artrites, cervicalgias, sinovites, tendinites, bursites, processos inflamatórios pélvicos, lesões ligamentares, disfunções tendinosas ou musculares, fibromialgia, alteração do eixo da coluna vertebral e outras doenças.reumaticas.
O fisioterapeuta atua na investigação, prevenção e tratamento das doenças reumatologicas utilizando recursos fisioterapeuticos, produzindo os seguintes benefícios:
Fortalecimento da musculatura (evitando atrofias);
Evitar edemas;
Amenizar ou corrigir deformidades;
Amenizar a dor;
Treino de equilíbrio e coordenação motora.
Diminuir o grau de incapacidade, melhorando a qualidade de vida, diminuindo a necessidade de utilização de medicamentos, tornando o indivíduo produtivo por mais tempo.
Protese e Ortese:
O Fisioterapeuta participa da reabilitação dos amputados, desde a fase pré-operatoria, no pos-operatorio imediato e na preparação do coto para a colocação da prótese. Faz treinamento com prótese para possibilitar a movimentação ativa e independente dos mesmos, através do treino de equilíbrio e coordenação motora e reeducação da marcha.
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PRETENDIDO PELO CURSO:
O bacharel em Fisioterapia que o Centro Universitário Central Paulista – UNICEP almeja formar deve apresentar competências de conhecimento técnico, teórico e prático, proporcionados pelas diversas áreas de domínio da estrutura curricular e extracurricular do curso, bem como, pelas extensões acadêmicas e demais atividades, com visão ética e cultural em sua e nas demais áreas interdisciplinares e afins.
O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Central Paulista – UNICEP pretende formar, portanto, um profissional capaz de desenvolver, através de suporte científico, responsabilidade profissional, senso crítico, consciência política e social, consciência de cidadania, espírito de equipe e habilidades para:
solidificar o conhecimento das modernas teorias empregadas no diagnóstico, tratamento e recuperação dos distúrbios relacionados ao movimento humano;
atualizar freqüentemente as técnicas de tratamento, por meio de leitura de periódicos e outras publicações, mesmo quando egresso da instituição de ensino;
dominar o conhecimento das ciências básicas que subsidiam a prática fisioterápica;
aprofundar os conhecimentos dos recursos fisioterápicos, no âmbito de sua fundamentação, do seu manejo e emprego adequados;
solidificar o conhecimento das disfunções orgânicas em suas diferentes fases e níveis de interferência nos sistemas músculo-esquelético, neuromuscular, cardiovascular e respiratório humanos;
avaliar as disfunções orgânicas em seus diferentes níveis de interferência sobre a funcionabilidade do indivíduo, identificando os objetivos intermediários e finais a serem atingidos pela Fisioterapia;
programar e executar intervenções fisioterápicas, seja com objetivo preventivo, educativo, terapêutico ou reabilitativo, dentro de seu âmbito profissional;
desempenhar, com responsabilidade ética, a função social da profissão;
acompanhar atentamente os temas atuais, seja de natureza social, política ou econômica, mas, principalmente, os temas relacionados à área da Saúde Pública e Privada, engajando-se como participante ativo do processo de tomada de decisão sobre os problemas desta área social;
operacionalizar aparelhos de diagnóstico e softwares;
empreender, após análise crítica e eficiente, para atender as necessidades do paciente, antecipando e promovendo transformações;
liderar o processo de tomada de decisão, atuando de forma interativa em seu ambiente de trabalho;
interagir com profissionais de outras áreas de forma interdisciplinar e dentro das regras de conduta ética.
Durante o exercício de sua prática profissional, e com base no diagnóstico médico, será capaz de:
avaliar o paciente através do exame das capacidades físicas e funcionais relativas, função muscular, amplitude articular, estágio de desenvolvimento motor, estado da função neuromuscular e da aptidão física para realizar as atividades de vida diária;
planejar, supervisionar e orientar intervenções fisioterapêuticas preventivas, mantenedoras e de reabilitação, ou de atenção primária, secundária e terciária à saúde;
planejar e estabelecer as etapas do tratamento fisioterápico, que envolvem a indicação e a programação de recursos terapêuticos físicos, métodos e técnicas apropriados a cada caso específico, considerando as condições bio-psico-sócio-culturais do paciente e da infra-estrutura do serviço de saúde;
executar o tratamento do paciente, aplicando recursos adequados, considerando os efeitos fisiológicos benéficos ao processo terapêutico e tomando as devidas precauções quanto aos riscos de causar danos às estruturas ou órgãos;
reavaliar sistematicamente seu trabalho e acompanhar toda a realização do programa prescrito, relatando as formas evolutivas de progresso ao longo da realização das terapêuticas indicadas;
utilizar, na sua prática diária, a aplicação de diversos recursos físicos e naturais, entre os quais a água, eletricidade, calor, frio, massagem, manipulação e a cinesioterapia;
exercer a função de educador ao desenvolver o processo pedagógico de transmitir informações e orientações aos pacientes, alunos e estagiários de cursos técnicos, além de lecionar disciplinas de caráter básico e/ou aplicado, supervisionando e orientando alunos durante a prática do estágio de formação profissional;
administrar instituições públicas ou particulares, realizando a avaliação, o planejamento e a implantação de programas ligados à fisioterapia, e à reabilitação do estado de saúde de pacientes e da comunidade.
Além desses tópicos, a UNICEP preocupar-se-á em estimular o estudante de Fisioterapia a outras capacidades e habilidades dirigidas às relações interpessoais e às suas próprias qualificações pessoais, como:
conhecimento humanístico, embasado nas modernas teorias das ciências sociais, entre elas a Psicologia, para habilitá-lo a atuar nas relações interpessoais;
habilidade e competência na expressão oral e escrita, visando o estabelecimento de uma comunicação precisa;
visão administrativa ampla da composição estrutural e funcional de uma clínica de recuperação ou ambulatório: etapas que envolvem o processo administrativo, departamento de pessoal, recursos, etc;
estímulo ao desenvolvimento de aspectos ligados à criatividade, à negociação e à iniciativa, propiciando mais segurança no processo de tomada de decisão;
compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional;
desenvolvimento contínuo do bom senso, da responsabilidade, e da ética profissional e interpessoal.
Verifica-se, portanto, que a estrutura curricular do curso de Fisioterapia da ESRC possibilita ao acadêmico o desenvolvimento de uma visão de postura ética e interdisciplinar. A atuação do profissional fisioterapeuta depende do envolvimento dele com outros profissionais de sua e de outras áreas, contribuindo decisivamente para o seu desempenho e sucesso profissionais.
“Isto implica que o agente formador, o Fisioterapeuta Professor e o corpo coletivo da Universidade, estejam capacitados para entender a ampla realidade dos sujeitos que conhecem, que estão na Universidade, para desenvolver intelecto, as habilidades, a corporeidade, o sentir, os valores, dentre outros. Para tanto, o Docente tem que ter a Senhoridade Científica, autonomia e meios de aperfeiçoamento de sua capacidade, de analisar e interpretar a realidade”. (CREFITO-2)
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
CURRICULO – 2009 – CARGA HORÁRIA TOTAL DE 200 HORAS
As Atividades Complementares têm por objetivos:Através das atividades de extensão, visa intensificar o contato dos alunos com a sociedade, contribuindo para sua formação e despertando a consciência para a necessidade de um compromisso social;
Promover a integração entre o currículo e as situações concretas da sociedade que o futuro profissional vai encontrar;
Contribuir para a formação ética do profissional;
Estimular atitude de interação com a realidade.
As atividades de complementares ocorrem de forma diversificada, de acordo com diferentes situações e parceiros junto as quais são desenvolvidas. Entretanto, no desenvolvimento de qualquer das atividades, os estudantes, têm oportunidade de:
Conhecer realidades específicas, elaborando, cooperativamente, levantamentos, pesquisas de campo, diagnósticos, projetos e colaborando no encaminhamento de soluções de problemas;
Acompanhar, apoiar e assessorar projetos em desenvolvimento e atividades de rotina;
Vivenciar práticas profissionais de forma cooperativa e multidisciplinar em situações concretas de demandas de instituições e da população;
Colaborar, atendendo certas necessidades da população, em ações promovidas pelo poder público ou por organizações da sociedade civil;
Desenvolver atividades de intercâmbio de conhecimentos entre a universidade e a população, ministrando cursos, fazendo ou promovendo palestras, levantamentos de dados, realizando orientação para a população, elaborando projetos de pesquisas, participar de congressos, etc.
Desenvolver atividades acadêmicas como monitorias, aperfeiçoando os estudos e praticando a ciência de ensinar.
Participar de cursos, palestras e atividades afins com a formação do profissional fisioterapeuta.
Com essas atividades, pretende-se a formação de um profissional cidadão, o que requer a efetiva interação do aluno com a sociedade, com outros profissionais, permitindo referenciar sua formação técnica com os problemas que um dia terá de enfrentar.
1. Simpósios / Jornadas
1.1. Simpósios do curso de Fisioterapia: Participação: alunos que participarem e concluírem 12 horas, serão validados em 15 horas – carga horária máxima de 105 horas.
1.2. Simpósios do curso de Fisioterapia: Organização: alunos que organizarem o simpósio receberão certificado de 15 horas por organização – carga horária máxima de 30 horas.
2. Estágios
2.1 Estágios de Observação: Os alunos poderão realizar duas áreas distintas de estágios de observação. Para ser certificado deverá concluir no mínimo 30 horas, portanto cada área poderá validar 30 horas – carga horária máxima de 60 horas.
2.2 Estágios Voluntários: Os alunos poderão realizar duas áreas distintas de estágios voluntários. Para ser certificado deverá concluir no mínimo 30 horas, portanto cada área poderá validar 30 horas – carga horária máxima de 60 horas.
3. Projetos de Extensão e Pesquisa
3.1. Extensão e Pesquisa: Os alunos que participarem de projetos de extensão e/ ou pesquisas serão certificados com carga horária mínima de 30 horas – carga horária máxima de 60 horas.
4. Congressos
4.1. Congressos Nacionais e Internacionais - participação: A participação dos alunos em congressos serão validados 10 horas por participação – carga horária máxima de 50 horas.
4.2. Congressos Nacionais - apresentação de trabalhos: Os alunos que apresentarem trabalhos nos congressos nacionais, serão validados 20 horas por apresentação – carga horária máxima de 80 horas.
4.3. Congressos Internacionais – apresentação de trabalhos: Os alunos que apresentarem trabalhos nos congressos internacionais, serão validados 30 horas por apresentação – carga horária máxima de 90 horas.
5. Publicação de Artigos
5.1. Publicação de artigos –: Cada artigos publicado será validado com 30 horas – carga horária máxima – 90 horas.
5.2. Publicação de resumos: Cada resumo publicado será validado com 10 horas – carga horária máxima de 30 horas.
6. Monitorias
6.1. Monitorias: Será considerada até duas monitorias em disciplinas distintas, cada monitoria será validada com 40 horas – carga horária máxima de 80 horas. Obs: Se o aluno for monitor por duas vezes da mesma disciplina será considerado apenas uma vez.
7. Palestras e/ ou Cursos
7.1. Palestras: As palestras realizadas extra horário de aulas serão pontuadas com a carga horária da palestra, porém cada palestras será validada até o máximo de 8 horas – carga horária máxima de 40 horas.
8. Eventos
8.1. Eventos UNICEP: Pró Saúde, Feiras de Profissões, Corrida UNICEP e outras atividades promovidas pela UNICEP serão validados a carga horária correspondente a atividade – carga horária máxima 40 horas.
9. Atividades de outras Instituições e/ou Estabelecimentos
9.1. Estágios, Cursos, Simpósios e outras atividades organizadas por outras Instituições, cada atividade será validada em até 15 horas – carga horária máxima – 60 horas.
10. Atividades não previstas
10.1 Atividades não prevista nos itens acima: serão consideradas a carga horária do certificado – carga horária máxima de 20 horas.
Todas as atividades deverão ter afinidade com o curso de Fisioterapia, deverão ser comprovados por certificados ou declarações. Os comprovantes deverão ser em papel timbrado do estabelecimento, deverá constar o local, a área e a carga horária realizada. Este documento deverá ser carimbado (constar o no. do CREFITO) e assinado pelo profissional responsável.
Os alunos no último ano de curso deverão entregar xerox destes documentos para a Coordenação de Curso a fim de contabilizar as horas.
IMPORTANTE: O não cumprimento das horas das Atividades Complementares impedirá o aluno de concluir o curso, isto é, de Colar Grau.
A Coordenadora determinará uma data limite que os alunos deverão entregar os documentos. Vencido o prazo, será de inteira responsabilidade do aluno a impossibilidade de concluir o curso.
O curso de Fisioterapia oferecido pela UNICEP objetiva uma formação sólida, que proporcione ao futuro profissional condições de fazer frente às demandas sociais e profissionais no campo da saúde e garanta o desenvolvimento de habilidades e competências, conferindo um caráter generalista e preparando o profissional para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, procurando sempre estimular uma visão crítica dos alunos.
»O MERCADO DE TRABALHO:
No mercado de trabalho, a Fisioterapia é reconhecida como parte essencial dos sistemas de saúde. Os profissionais da área podem atuar como autônomos, ou, ainda, fazer parte de programas e projetos interdisciplinares da habilitação e reabilitação, objetivando restaurar a qualidade de vida dos indivíduos.
As várias possibilidades de atuação podem realizar-se em hospitais, centros de reabilitação, clínicas, consultórios, domicílios, escolas de ensino fundamental e médio, universidades, centros para idosos, clubes desportivos, empresas, spas, creches, laboratórios de pesquisas etc.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA:
Fisioterapia Cardiorrespiratória:
A área de fisioterapia respiratória e cardiovascular tem sua atuação na saúde primária, secundária e terciária que abrange a avaliação e assistência fisioterapêutica em pacientes clínicos e cirúrgicos, com patologias agudas e crônicas, a nível hospitalar (unidades de terapia intensiva, neonatal, pediátrica, unidade coronariana e enfermarias), ambulatorial (clínica) e domiciliar (home care).
Hidroterapia:
A palavra hidroterapia que deriva do grego hydor (água) e therapia (cura) engloba as formas de usar a água, em seus diversos estados físicos, para fins curativos. Uma modalidade terapêutica que está em ascensão atualmente é a fisioterapia em piscina aquecida.
A reabilitação aquática utiliza as propriedades da água para resistir ou assistir na execução dos exercícios. Destes princípios hidrodinâmicos muitos métodos foram elaborados para tratamento, dos quais, vários amplamente difundidos como: Halliwick, Bad Ragaz, Pilates na água, Watsu. Esses métodos são aplicados nas áreas de ortopedia, reumatologia, neurologia e respiratório. Estudos comparativos comprovam que a terapia em meio aquático é de grande importância como recurso terapêutico associado a trabalhos convencionais e também quando devido às restrições impostas pelo quadro patológico, o meio aquático se torna a opção segura e viável para o tratamento.
Atualmente a divulgação desta forma de tratamento é cada vez maior, com a população procurando por serviço especializado nesta área.
Fisioterapia em Neuropediatria:
O fisioterapeuta que tem a neuropediatria como especialização tem em mente que aquele que tem necessidades especiais não é um deficiente, mas sim, tem dificuldades em determinados aspectos específicos. Muitas limitações são impostas mais pela sociedade em que estão inseridos, suas barreiras físicas, culturais e sociais. O fisioterapeuta atua para uma sociedade inclusiva preocupado com acesso arquitetônico, equipamentos, tratamento voltado para funcionalidade, com olhares para participação ativa daqueles que tem uma determinada deficiência.
O mercado de trabalho está em expansão dentro deste novo conceito de deficiência e o fisioterapeuta com um leque amplo de atuações participando do processo de inclusão.
Nesta área a atuação do fisioterapeuta está presente para acompanhar o desenvolvimento de bebês de risco, fazendo da intervenção precoce, diminuindo instalações de seqüelas limitantes.
Fisioterapia na Saúde da Mulher:
A incontinência urinária (IU) é uma perda involuntária de urina apresentada pela mulher e também do homem. A IU representa hoje, um quadro que afeta socialmente os portadores, uma vez que é causa de baixa qualidade de vida e isolamento social. Por muito tempo a IU foi considerada como um mal a ser aceito devido à idade, mas muitas vezes a idade não é a causa do transtorno ou não deve ser considerado como situação sem solução imposta pela idade.
O conhecimento do mecanismo de micção mostra a importância do fortalecimento do assoalho pélvico no tratamento da IU. Ao fisioterapeuta cabe orientar, desenvolver e aplicar técnicas para consciência, fortalecimento, correções posturais e medidas educacionais no tratamento de pessoas com IU. Trata-se, portanto de uma área nova de acesso ao fisioterapeuta e crescente no mercado de trabalho.
Fisioterapia em Saúde Pública:
Voltado para a educação, prevenção e assistência fisioterapêutica coletiva e individual, inserido e trabalhando de forma interdisciplinar, de forma a: executar ações de assistência integral em todas as fases do ciclo de vida: criança, adolescente, mulher, adulto e idoso, intervindo na prevenção, através da atenção primária e também em nível secundário e terciário de saúde.
Atua nas Unidades Básicas de Saúde, Instituições, através da participação em programas de atenção à saúde da criança, adolescente, mulher, idoso e no Programa de Saúde da Família (PSF), através da aplicação de meios terapêuticos físicos, na prevenção, eliminação ou melhora de estados patológicos do homem, na promoção e na educação em saúde.
Realiza atendimentos domiciliares em pacientes portadores de enfermidades crônicas e/ou degenerativas, pacientes acamados ou impossibilitados, encaminhando à serviços de maior complexidade, quando julgar necessário;
Em patologias específicas, como a Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Melitus, Tuberculose e Hanseníase – prescreve atividades físicas, principalmente exercícios aeróbicos, a fim de prevenir e evitar complicações decorrentes destas patologias
Fisioterapia Preventiva e Ergonomia:
Atua em empresas do setor Industrial, Comércio e Serviços, em programas de atenção á saúde do trabalhador visando a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
Analisa os fatores ambientais, contributivos ao conhecimento de distúrbios funcionais laborativos.
Desenvolve programas coletivos, contributivos à diminuição dos riscos de acidente de trabalho.
Avalia, ensina e exercita, de maneira clara, o desempenho correto de funções pelo homem, levando este a uma melhor qualidade de vida.
Promove ações terapêuticas preventivas à instalações de processos que levam a incapacidade funcional laborativa.
Previne e trata moléstias causadas pelo exercício de funções exigidas no trabalho.
Além de tratar lesões, ou seja, atender indivíduos que já foram acometidos por alguma doença, tem papel fundamental na prevenção.
Fisioterapia em Reumatologia:
Esta especialidade compreende a recuperação decorrente de distúrbios funcionais de origem reumática degenerativa ou inflamatórias dos membros e da coluna vertebral, tais como: artrose, artrites, cervicalgias, sinovites, tendinites, bursites, processos inflamatórios pélvicos, lesões ligamentares, disfunções tendinosas ou musculares, fibromialgia, alteração do eixo da coluna vertebral e outras doenças.reumaticas.
O fisioterapeuta atua na investigação, prevenção e tratamento das doenças reumatologicas utilizando recursos fisioterapeuticos, produzindo os seguintes benefícios:
Fortalecimento da musculatura (evitando atrofias);
Evitar edemas;
Amenizar ou corrigir deformidades;
Amenizar a dor;
Treino de equilíbrio e coordenação motora.
Diminuir o grau de incapacidade, melhorando a qualidade de vida, diminuindo a necessidade de utilização de medicamentos, tornando o indivíduo produtivo por mais tempo.
Protese e Ortese:
O Fisioterapeuta participa da reabilitação dos amputados, desde a fase pré-operatoria, no pos-operatorio imediato e na preparação do coto para a colocação da prótese. Faz treinamento com prótese para possibilitar a movimentação ativa e independente dos mesmos, através do treino de equilíbrio e coordenação motora e reeducação da marcha.
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PRETENDIDO PELO CURSO:
O bacharel em Fisioterapia que o Centro Universitário Central Paulista – UNICEP almeja formar deve apresentar competências de conhecimento técnico, teórico e prático, proporcionados pelas diversas áreas de domínio da estrutura curricular e extracurricular do curso, bem como, pelas extensões acadêmicas e demais atividades, com visão ética e cultural em sua e nas demais áreas interdisciplinares e afins.
O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Central Paulista – UNICEP pretende formar, portanto, um profissional capaz de desenvolver, através de suporte científico, responsabilidade profissional, senso crítico, consciência política e social, consciência de cidadania, espírito de equipe e habilidades para:
solidificar o conhecimento das modernas teorias empregadas no diagnóstico, tratamento e recuperação dos distúrbios relacionados ao movimento humano;
atualizar freqüentemente as técnicas de tratamento, por meio de leitura de periódicos e outras publicações, mesmo quando egresso da instituição de ensino;
dominar o conhecimento das ciências básicas que subsidiam a prática fisioterápica;
aprofundar os conhecimentos dos recursos fisioterápicos, no âmbito de sua fundamentação, do seu manejo e emprego adequados;
solidificar o conhecimento das disfunções orgânicas em suas diferentes fases e níveis de interferência nos sistemas músculo-esquelético, neuromuscular, cardiovascular e respiratório humanos;
avaliar as disfunções orgânicas em seus diferentes níveis de interferência sobre a funcionabilidade do indivíduo, identificando os objetivos intermediários e finais a serem atingidos pela Fisioterapia;
programar e executar intervenções fisioterápicas, seja com objetivo preventivo, educativo, terapêutico ou reabilitativo, dentro de seu âmbito profissional;
desempenhar, com responsabilidade ética, a função social da profissão;
acompanhar atentamente os temas atuais, seja de natureza social, política ou econômica, mas, principalmente, os temas relacionados à área da Saúde Pública e Privada, engajando-se como participante ativo do processo de tomada de decisão sobre os problemas desta área social;
operacionalizar aparelhos de diagnóstico e softwares;
empreender, após análise crítica e eficiente, para atender as necessidades do paciente, antecipando e promovendo transformações;
liderar o processo de tomada de decisão, atuando de forma interativa em seu ambiente de trabalho;
interagir com profissionais de outras áreas de forma interdisciplinar e dentro das regras de conduta ética.
Durante o exercício de sua prática profissional, e com base no diagnóstico médico, será capaz de:
avaliar o paciente através do exame das capacidades físicas e funcionais relativas, função muscular, amplitude articular, estágio de desenvolvimento motor, estado da função neuromuscular e da aptidão física para realizar as atividades de vida diária;
planejar, supervisionar e orientar intervenções fisioterapêuticas preventivas, mantenedoras e de reabilitação, ou de atenção primária, secundária e terciária à saúde;
planejar e estabelecer as etapas do tratamento fisioterápico, que envolvem a indicação e a programação de recursos terapêuticos físicos, métodos e técnicas apropriados a cada caso específico, considerando as condições bio-psico-sócio-culturais do paciente e da infra-estrutura do serviço de saúde;
executar o tratamento do paciente, aplicando recursos adequados, considerando os efeitos fisiológicos benéficos ao processo terapêutico e tomando as devidas precauções quanto aos riscos de causar danos às estruturas ou órgãos;
reavaliar sistematicamente seu trabalho e acompanhar toda a realização do programa prescrito, relatando as formas evolutivas de progresso ao longo da realização das terapêuticas indicadas;
utilizar, na sua prática diária, a aplicação de diversos recursos físicos e naturais, entre os quais a água, eletricidade, calor, frio, massagem, manipulação e a cinesioterapia;
exercer a função de educador ao desenvolver o processo pedagógico de transmitir informações e orientações aos pacientes, alunos e estagiários de cursos técnicos, além de lecionar disciplinas de caráter básico e/ou aplicado, supervisionando e orientando alunos durante a prática do estágio de formação profissional;
administrar instituições públicas ou particulares, realizando a avaliação, o planejamento e a implantação de programas ligados à fisioterapia, e à reabilitação do estado de saúde de pacientes e da comunidade.
Além desses tópicos, a UNICEP preocupar-se-á em estimular o estudante de Fisioterapia a outras capacidades e habilidades dirigidas às relações interpessoais e às suas próprias qualificações pessoais, como:
conhecimento humanístico, embasado nas modernas teorias das ciências sociais, entre elas a Psicologia, para habilitá-lo a atuar nas relações interpessoais;
habilidade e competência na expressão oral e escrita, visando o estabelecimento de uma comunicação precisa;
visão administrativa ampla da composição estrutural e funcional de uma clínica de recuperação ou ambulatório: etapas que envolvem o processo administrativo, departamento de pessoal, recursos, etc;
estímulo ao desenvolvimento de aspectos ligados à criatividade, à negociação e à iniciativa, propiciando mais segurança no processo de tomada de decisão;
compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional;
desenvolvimento contínuo do bom senso, da responsabilidade, e da ética profissional e interpessoal.
Verifica-se, portanto, que a estrutura curricular do curso de Fisioterapia da ESRC possibilita ao acadêmico o desenvolvimento de uma visão de postura ética e interdisciplinar. A atuação do profissional fisioterapeuta depende do envolvimento dele com outros profissionais de sua e de outras áreas, contribuindo decisivamente para o seu desempenho e sucesso profissionais.
“Isto implica que o agente formador, o Fisioterapeuta Professor e o corpo coletivo da Universidade, estejam capacitados para entender a ampla realidade dos sujeitos que conhecem, que estão na Universidade, para desenvolver intelecto, as habilidades, a corporeidade, o sentir, os valores, dentre outros. Para tanto, o Docente tem que ter a Senhoridade Científica, autonomia e meios de aperfeiçoamento de sua capacidade, de analisar e interpretar a realidade”. (CREFITO-2)
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
CURRICULO – 2009 – CARGA HORÁRIA TOTAL DE 200 HORAS
As Atividades Complementares têm por objetivos:Através das atividades de extensão, visa intensificar o contato dos alunos com a sociedade, contribuindo para sua formação e despertando a consciência para a necessidade de um compromisso social;
Promover a integração entre o currículo e as situações concretas da sociedade que o futuro profissional vai encontrar;
Contribuir para a formação ética do profissional;
Estimular atitude de interação com a realidade.
As atividades de complementares ocorrem de forma diversificada, de acordo com diferentes situações e parceiros junto as quais são desenvolvidas. Entretanto, no desenvolvimento de qualquer das atividades, os estudantes, têm oportunidade de:
Conhecer realidades específicas, elaborando, cooperativamente, levantamentos, pesquisas de campo, diagnósticos, projetos e colaborando no encaminhamento de soluções de problemas;
Acompanhar, apoiar e assessorar projetos em desenvolvimento e atividades de rotina;
Vivenciar práticas profissionais de forma cooperativa e multidisciplinar em situações concretas de demandas de instituições e da população;
Colaborar, atendendo certas necessidades da população, em ações promovidas pelo poder público ou por organizações da sociedade civil;
Desenvolver atividades de intercâmbio de conhecimentos entre a universidade e a população, ministrando cursos, fazendo ou promovendo palestras, levantamentos de dados, realizando orientação para a população, elaborando projetos de pesquisas, participar de congressos, etc.
Desenvolver atividades acadêmicas como monitorias, aperfeiçoando os estudos e praticando a ciência de ensinar.
Participar de cursos, palestras e atividades afins com a formação do profissional fisioterapeuta.
Com essas atividades, pretende-se a formação de um profissional cidadão, o que requer a efetiva interação do aluno com a sociedade, com outros profissionais, permitindo referenciar sua formação técnica com os problemas que um dia terá de enfrentar.
1. Simpósios / Jornadas
1.1. Simpósios do curso de Fisioterapia: Participação: alunos que participarem e concluírem 12 horas, serão validados em 15 horas – carga horária máxima de 105 horas.
1.2. Simpósios do curso de Fisioterapia: Organização: alunos que organizarem o simpósio receberão certificado de 15 horas por organização – carga horária máxima de 30 horas.
2. Estágios
2.1 Estágios de Observação: Os alunos poderão realizar duas áreas distintas de estágios de observação. Para ser certificado deverá concluir no mínimo 30 horas, portanto cada área poderá validar 30 horas – carga horária máxima de 60 horas.
2.2 Estágios Voluntários: Os alunos poderão realizar duas áreas distintas de estágios voluntários. Para ser certificado deverá concluir no mínimo 30 horas, portanto cada área poderá validar 30 horas – carga horária máxima de 60 horas.
3. Projetos de Extensão e Pesquisa
3.1. Extensão e Pesquisa: Os alunos que participarem de projetos de extensão e/ ou pesquisas serão certificados com carga horária mínima de 30 horas – carga horária máxima de 60 horas.
4. Congressos
4.1. Congressos Nacionais e Internacionais - participação: A participação dos alunos em congressos serão validados 10 horas por participação – carga horária máxima de 50 horas.
4.2. Congressos Nacionais - apresentação de trabalhos: Os alunos que apresentarem trabalhos nos congressos nacionais, serão validados 20 horas por apresentação – carga horária máxima de 80 horas.
4.3. Congressos Internacionais – apresentação de trabalhos: Os alunos que apresentarem trabalhos nos congressos internacionais, serão validados 30 horas por apresentação – carga horária máxima de 90 horas.
5. Publicação de Artigos
5.1. Publicação de artigos –: Cada artigos publicado será validado com 30 horas – carga horária máxima – 90 horas.
5.2. Publicação de resumos: Cada resumo publicado será validado com 10 horas – carga horária máxima de 30 horas.
6. Monitorias
6.1. Monitorias: Será considerada até duas monitorias em disciplinas distintas, cada monitoria será validada com 40 horas – carga horária máxima de 80 horas. Obs: Se o aluno for monitor por duas vezes da mesma disciplina será considerado apenas uma vez.
7. Palestras e/ ou Cursos
7.1. Palestras: As palestras realizadas extra horário de aulas serão pontuadas com a carga horária da palestra, porém cada palestras será validada até o máximo de 8 horas – carga horária máxima de 40 horas.
8. Eventos
8.1. Eventos UNICEP: Pró Saúde, Feiras de Profissões, Corrida UNICEP e outras atividades promovidas pela UNICEP serão validados a carga horária correspondente a atividade – carga horária máxima 40 horas.
9. Atividades de outras Instituições e/ou Estabelecimentos
9.1. Estágios, Cursos, Simpósios e outras atividades organizadas por outras Instituições, cada atividade será validada em até 15 horas – carga horária máxima – 60 horas.
10. Atividades não previstas
10.1 Atividades não prevista nos itens acima: serão consideradas a carga horária do certificado – carga horária máxima de 20 horas.
Todas as atividades deverão ter afinidade com o curso de Fisioterapia, deverão ser comprovados por certificados ou declarações. Os comprovantes deverão ser em papel timbrado do estabelecimento, deverá constar o local, a área e a carga horária realizada. Este documento deverá ser carimbado (constar o no. do CREFITO) e assinado pelo profissional responsável.
Os alunos no último ano de curso deverão entregar xerox destes documentos para a Coordenação de Curso a fim de contabilizar as horas.
IMPORTANTE: O não cumprimento das horas das Atividades Complementares impedirá o aluno de concluir o curso, isto é, de Colar Grau.
A Coordenadora determinará uma data limite que os alunos deverão entregar os documentos. Vencido o prazo, será de inteira responsabilidade do aluno a impossibilidade de concluir o curso.
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