Graduação em Fonoaudiologia (Bacharelado) (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
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Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Projeto Pedagógico
Resumo do Projeto Pedagógico do Curso de Fonoaudiologia da PUC Goiás:
O projeto de criação do curso de Fonoaudiologia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás foi estruturado por docentes do Departamento de Psicologia, coordenado pela Professora Annete Scotti Rabelo, tendo como colaboradores as professoras Ceres Regina Dias Fernandes e Cirinéia de Abreu Moura e representação do Núcleo de Fonoaudiologia de Goiânia. O curso de Fonoaudiologia foi implantado na PUC Goiás em 1986, conforme Resolução nº 06, de 06 de abril de 1983.
Seu atual Projeto Pedagógico vigora desde 2007/1. Os marcos referenciais trazem à luz os fundamentos que sustentam o compromisso dos docentes e dos discentes na inauguração de um movimento novo no processo de ensinar e aprender e do curso na sua nova concepção, sendo constantemente revisados pelos que o colocam em prática.
O Conselho Federal de Fonoaudiologia, coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais, indicou elementos para nortearem os Projetos Pedagógicos de Curso de sua área, a partir de sua concepção acerca desse profissional. A comissão tomou como ponto de partida a Identidade, a Missão, os Princípios, o Paradigma da PUC Goiás e as orientações nacionais quanto ao Perfil Profissional do aluno graduado em Fonoaudiologia.
O curso de graduação em Fonoaudiologia da PUC Goiás tem como objetivo a formação de um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, assegurando uma sólida formação e domínio do conhecimento quanto ao objeto de estudo da Fonoaudiologia. O curso tem como objetivo formar profissionais habilitados para utilizarem adequadamente os métodos da ciência que possibilitem um conhecimento mais amplo de sua realidade global, regional e local, bem como das bases científicas, técnicas e tecnológicas referentes ao seu campo próprio de atuação. Pretende-se fomentar uma mentalidade que leve em consideração o estabelecimento de relações transdisciplinares, a compreensão crítica das áreas fundamentais da Fonoaudiologia e o desenvolvimento de uma atitude responsável e ética frente a si mesmo, ao curso, à sua profissão e à sociedade em geral.
Os docentes devem desenvolver o trabalho de ensino numa postura mediadora, mobilizadora, participativa, flexível, inter e transdisciplinar, proativa e solidária, impondo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A avaliação da aprendizagem, processual e contínua, terá caráter construtivo e de realimentação do processo de ensino-aprendizagem.
O curso de Fonoaudiologia está estruturado em 228 créditos, o que equivale a uma carga horária de 3180 horas, distribuídas em oito semestres. Conta, ainda, com uma carga horária de 120 horas, correspondente às Atividades Acadêmico-Científico-Culturais, perfazendo um total de 3.300 horas.
O curso de Graduação em Fonoaudiologia é oferecido na modalidade presencial, semestral, e confere ao estudante o título de bacharel.
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