Graduação em Fonoaudiologia (Bacharelado) (Canoas, Rio Grande do Sul)
Universidade Luterana do Brasil
DFP_
Diploma oferecido:Bacharel em Fonoaudiologia
Localização:Canoas - Rio Grande do Sul
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso
No Brasil sabe-se, desde 1900, sobre a utilização de técnicas e métodos fonoaudiológicos, mas somente em 9 de dezembro de 1981, através da Lei Nº 6965/81, a profissão de fonoaudiólogo foi regulamentada.
Na Universidade, o curso iniciou suas atividades em março de 1993.
A Clínica de Fonoaudiologia, localizada no 2º andar do prédio 22, no campus Canoas, iniciou o atendimento de pacientes em 1996, quando iniciaram os estágios (1ª turma de formandos).
Em 1997, o curso foi reconhecido pelo MEC e ocorre a formatura da 1ª turma; em 1999 é lançado o primeiro curso de pós-graduação em Fonoaudiologia da Universidade, com ênfase em Audiologia.
O curso foi reavaliado pelo MEC em maio de 2004, e recebeu conceito máximo em todas as dimensões.
Em agosto de 2004 é lançado o curso de pós-graduação, com ênfase em Linguagem/motricidade oral.
Projeto Pedagógico
Competências e Habilidades
Gerais
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Fonoaudiologia, o projeto pedagógico pressupõe que o futuro fonoaudiólogo seja capaz de adquirir conhecimentos e experiências para exercer habilidades e competências, tais como:
Atenção à saúde
A partir de ações de promoção da saúde e reabilitação, em nível individual ou coletivo, o futuro profissional está preparado para assegurar sua prática de forma contínua e integrada com outras instâncias do sistema de saúde de sua comunidade, além de pensar criticamente e analisar problemas da sociedade.
O futuro profissional recebe subsídios com base em princípios éticos e bioéticos para construir a sua responsabilidade.
Tomada de decisões
Esta capacidade fundamenta-se em situações teórico-praticas, oportunizadas pelo currículo, para que o egresso do curso possa ter condições de avaliar, sistematizar e decidir condutas e procedimentos, com base em evidências científicas e atendimento humanista.
Comunicação
A capacidade de interagir com outros profissionais de saúde, de educação e o público em geral, está presente na formação do egresso do curso. Esta interação envolve a manutenção e sigilo de informações, a habilidade de comunicação verbal e não verbal, assim como na escrita e leitura. Para a complementação da sua formação, o futuro fonoaudiólogo é orientado para a procura de uma língua estrangeira, além de conhecimentos de informática.
Liderança
O trabalho em equipe é valorizado e incentivado nas atividades teórico-práticas das próprias disciplinas, assim como entre disciplinas e entre cursos, para que o egresso seja capaz de desenvolver atitudes competentes de compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva.
Educação permanente
O futuro profissional é preparado para conscientizar-se da necessidade de continuidade de sua formação, tanto teórica quanto prática, como também buscar a supervisão fonoaudiológica.
Habilidades Específicas
Para o exercício do futuro fonoaudiólogo, o egresso tem competência e habilidade para:
• Compreender e analisar criticamente as teorias e conceitos fonoaudiológicos;
• Ter uma visão holística do ser humano, tanto em relações socioafetivas como na linguagem e na aprendizagem;
• Ter consciência das dimensões e da complexidade dos processos fonoaudiológicos;
• Avaliar, prevenir, diagnosticar e tratar os distúrbios fonoaudiológicos;
• Intervir nas diferentes situações de demanda social, aplicando criticamente seu conhecimento técnico científico fonoaudiológico, com base em princípios éticos, políticos e culturais;
• Reconhecer o sistema de saúde brasileiro, seus programas e ações para atuar, de forma eficiente e articulada, no contexto social, garantindo a integralidade da assistência, contribuindo com o seu conhecimento e aplicando o seu trabalho na sociedade;
• Construir, desenvolver e participar de projetos que visem a atuação profissional em atividades disciplinares, multidisciplinares e interdisciplinares;
• Avaliar suas próprias condutas profissionais a partir de seus conhecimentos científicos, práticos e éticos;
• Construir a autonomia pessoal e intelectual para buscar inovações do campo da fonoaudiologia, integrada com as demais áreas da Ciência;
• Instrumentalizar-se com métodos e técnicas de investigação adequados para elaborar trabalhos acadêmicos e científicos.
Infraestrutura
O curso disponibiliza para suas atividades, os laboratórios de Informática (LABIN), de Anatomia, de Física, além da Clínica-escola, na qual funcionam os laboratórios de Fonética Acústica da Voz e da Fala, e o de Audiologia.
Clínica-Escola de Fonoaudiologia
A Clínica de Fonoaudiologia localiza-se no prédio 22, no 2º andar do Centro Multiprofissional da Universidade e funciona nos turnos da manhã, intermediário, tarde e vespertino, atendendo diversas áreas da Fonoaudiologia: linguagem, motricidade oral, voz e audição. Possui uma recepção que realiza os agendamentos dos clientes, arquivamento e gerenciamento de prontuários, além do atendimento aos alunos e professores.
O amplo espaço físico é composto de cinco consultórios para atendimento de pacientes, dois consultórios para observação das práticas fonoaudiológicas das disciplinas, uma sala de supervisão e evolução de prontuários, uma sala de administração para reuniões e supervisões, um laboratório de Fonética Acústica da Voz e da Fala, e um laboratório de Audiologia.
O laboratório de Fonética Acústica da Voz e da Fala está localizado em uma sala tratada acusticamente para coleta de amostras de voz e fala. Possui o programa de análise acústica da Key Elemetrics, microfones, gravador MD deck, gravador DAT e gravador mini disc portable. Neste laboratório, desenvolvem-se nas áreas de fala e voz e/ou práticas das disciplinas e estágios curriculares.
O laboratório de Audiologia é utilizado para a realização de aulas práticas, estágios na Área de Audiologia,com atendimento à comunidade, pesquisas e pós-graduação. Possui cabines acústicas e equipamentos como audiômetros, impedanciômetro, próteses auditivas e vecto-eletronistagmografia.
A Clínica funciona sob a responsabilidade de uma professora fonoaudióloga e oferece, ainda, serviço de apoio para realizar exames complementares nas áreas de neurologia , otorrinolaringologia e psicologia, conforme a necessidade do atendimento, para estabelecer o diagnóstico.
No Brasil sabe-se, desde 1900, sobre a utilização de técnicas e métodos fonoaudiológicos, mas somente em 9 de dezembro de 1981, através da Lei Nº 6965/81, a profissão de fonoaudiólogo foi regulamentada.
Na Universidade, o curso iniciou suas atividades em março de 1993.
A Clínica de Fonoaudiologia, localizada no 2º andar do prédio 22, no campus Canoas, iniciou o atendimento de pacientes em 1996, quando iniciaram os estágios (1ª turma de formandos).
Em 1997, o curso foi reconhecido pelo MEC e ocorre a formatura da 1ª turma; em 1999 é lançado o primeiro curso de pós-graduação em Fonoaudiologia da Universidade, com ênfase em Audiologia.
O curso foi reavaliado pelo MEC em maio de 2004, e recebeu conceito máximo em todas as dimensões.
Em agosto de 2004 é lançado o curso de pós-graduação, com ênfase em Linguagem/motricidade oral.
Projeto Pedagógico
Competências e Habilidades
Gerais
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Fonoaudiologia, o projeto pedagógico pressupõe que o futuro fonoaudiólogo seja capaz de adquirir conhecimentos e experiências para exercer habilidades e competências, tais como:
Atenção à saúde
A partir de ações de promoção da saúde e reabilitação, em nível individual ou coletivo, o futuro profissional está preparado para assegurar sua prática de forma contínua e integrada com outras instâncias do sistema de saúde de sua comunidade, além de pensar criticamente e analisar problemas da sociedade.
O futuro profissional recebe subsídios com base em princípios éticos e bioéticos para construir a sua responsabilidade.
Tomada de decisões
Esta capacidade fundamenta-se em situações teórico-praticas, oportunizadas pelo currículo, para que o egresso do curso possa ter condições de avaliar, sistematizar e decidir condutas e procedimentos, com base em evidências científicas e atendimento humanista.
Comunicação
A capacidade de interagir com outros profissionais de saúde, de educação e o público em geral, está presente na formação do egresso do curso. Esta interação envolve a manutenção e sigilo de informações, a habilidade de comunicação verbal e não verbal, assim como na escrita e leitura. Para a complementação da sua formação, o futuro fonoaudiólogo é orientado para a procura de uma língua estrangeira, além de conhecimentos de informática.
Liderança
O trabalho em equipe é valorizado e incentivado nas atividades teórico-práticas das próprias disciplinas, assim como entre disciplinas e entre cursos, para que o egresso seja capaz de desenvolver atitudes competentes de compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva.
Educação permanente
O futuro profissional é preparado para conscientizar-se da necessidade de continuidade de sua formação, tanto teórica quanto prática, como também buscar a supervisão fonoaudiológica.
Habilidades Específicas
Para o exercício do futuro fonoaudiólogo, o egresso tem competência e habilidade para:
• Compreender e analisar criticamente as teorias e conceitos fonoaudiológicos;
• Ter uma visão holística do ser humano, tanto em relações socioafetivas como na linguagem e na aprendizagem;
• Ter consciência das dimensões e da complexidade dos processos fonoaudiológicos;
• Avaliar, prevenir, diagnosticar e tratar os distúrbios fonoaudiológicos;
• Intervir nas diferentes situações de demanda social, aplicando criticamente seu conhecimento técnico científico fonoaudiológico, com base em princípios éticos, políticos e culturais;
• Reconhecer o sistema de saúde brasileiro, seus programas e ações para atuar, de forma eficiente e articulada, no contexto social, garantindo a integralidade da assistência, contribuindo com o seu conhecimento e aplicando o seu trabalho na sociedade;
• Construir, desenvolver e participar de projetos que visem a atuação profissional em atividades disciplinares, multidisciplinares e interdisciplinares;
• Avaliar suas próprias condutas profissionais a partir de seus conhecimentos científicos, práticos e éticos;
• Construir a autonomia pessoal e intelectual para buscar inovações do campo da fonoaudiologia, integrada com as demais áreas da Ciência;
• Instrumentalizar-se com métodos e técnicas de investigação adequados para elaborar trabalhos acadêmicos e científicos.
Infraestrutura
O curso disponibiliza para suas atividades, os laboratórios de Informática (LABIN), de Anatomia, de Física, além da Clínica-escola, na qual funcionam os laboratórios de Fonética Acústica da Voz e da Fala, e o de Audiologia.
Clínica-Escola de Fonoaudiologia
A Clínica de Fonoaudiologia localiza-se no prédio 22, no 2º andar do Centro Multiprofissional da Universidade e funciona nos turnos da manhã, intermediário, tarde e vespertino, atendendo diversas áreas da Fonoaudiologia: linguagem, motricidade oral, voz e audição. Possui uma recepção que realiza os agendamentos dos clientes, arquivamento e gerenciamento de prontuários, além do atendimento aos alunos e professores.
O amplo espaço físico é composto de cinco consultórios para atendimento de pacientes, dois consultórios para observação das práticas fonoaudiológicas das disciplinas, uma sala de supervisão e evolução de prontuários, uma sala de administração para reuniões e supervisões, um laboratório de Fonética Acústica da Voz e da Fala, e um laboratório de Audiologia.
O laboratório de Fonética Acústica da Voz e da Fala está localizado em uma sala tratada acusticamente para coleta de amostras de voz e fala. Possui o programa de análise acústica da Key Elemetrics, microfones, gravador MD deck, gravador DAT e gravador mini disc portable. Neste laboratório, desenvolvem-se nas áreas de fala e voz e/ou práticas das disciplinas e estágios curriculares.
O laboratório de Audiologia é utilizado para a realização de aulas práticas, estágios na Área de Audiologia,com atendimento à comunidade, pesquisas e pós-graduação. Possui cabines acústicas e equipamentos como audiômetros, impedanciômetro, próteses auditivas e vecto-eletronistagmografia.
A Clínica funciona sob a responsabilidade de uma professora fonoaudióloga e oferece, ainda, serviço de apoio para realizar exames complementares nas áreas de neurologia , otorrinolaringologia e psicologia, conforme a necessidade do atendimento, para estabelecer o diagnóstico.
Disciplinas
Atividades complementares
Cultura religiosa
Comunicacao e expressao
Sociedade e contemporaneidade
Estudos em morfologia humana
Introducao a fonoaudiologia
Estudos em fisiologia humana
Fisica acustica em fonoaudiologia
Sistema estomatognatico
Neurologia aplicada a fonoaudiologia
Otorrinolaringologia aplicada a fonoaudiologia
Psicologia do desenvolvimento
Saude, bioetica e sociedade
Instrumentalizacao cientifica
Lingua brasileira de sinais
Audiologia
Fundamentos de voz
Linguagem oral e escrita
Fundamentos de motricidade e de funcoes orofaciais
Audiologia clinica
Voz: avaliacao e terapia
Fonoaudiologia na saude coletiva I
Linguagem oral e escrita: avaliacao e terapia
Motricidade e funcoes orofaciais: avaliacao e terapia
Fonoaudiologia estetica
Audiologia ocupacional
Atuacao fonoaudiologica nos disturbios da audicao
Empreendedorismo e gestao em saude
Etica, legislacao, biosseguranca em fonoaudiologia
Fonoaudiologia na saude coletiva II
Atuacao fonoaudiologica em disturbios neuropsicologicos
Fonoaudiologia hospitalar adulto e pediatrico
Voz profissional
Audiologia infantil
Selecao e adaptacao de dispositivos tecnologicos para audicao
Estagio em fonoaudiologia na saude coletiva I
Estagio em fonoaudiologia na saude coletiva II
Estagio em fonoaudiologia hospitalar adulto
Estagio em audiologia clinica I
Estagio disturbios da comunicacao humana: enfase linguagem adulto
Estagio disturbios da comunicacao humana: enfase em voz
Estagio em voz profissional
Estagio disturbios comunicacao humana: enfase motricidade orofacial
TCC I
Estagio disturbios comunicacao humana: enfase linguagem infantil
Estagio em audiologia clinica II
Estagio em fonoaudiologia hospitalar pediatrica
TCC II
Atividades complementares
Cultura religiosa
Comunicacao e expressao
Sociedade e contemporaneidade
Estudos em morfologia humana
Introducao a fonoaudiologia
Estudos em fisiologia humana
Fisica acustica em fonoaudiologia
Sistema estomatognatico
Neurologia aplicada a fonoaudiologia
Otorrinolaringologia aplicada a fonoaudiologia
Psicologia do desenvolvimento
Saude, bioetica e sociedade
Instrumentalizacao cientifica
Lingua brasileira de sinais
Audiologia
Fundamentos de voz
Linguagem oral e escrita
Fundamentos de motricidade e de funcoes orofaciais
Audiologia clinica
Voz: avaliacao e terapia
Fonoaudiologia na saude coletiva I
Linguagem oral e escrita: avaliacao e terapia
Motricidade e funcoes orofaciais: avaliacao e terapia
Fonoaudiologia estetica
Audiologia ocupacional
Atuacao fonoaudiologica nos disturbios da audicao
Empreendedorismo e gestao em saude
Etica, legislacao, biosseguranca em fonoaudiologia
Fonoaudiologia na saude coletiva II
Atuacao fonoaudiologica em disturbios neuropsicologicos
Fonoaudiologia hospitalar adulto e pediatrico
Voz profissional
Audiologia infantil
Selecao e adaptacao de dispositivos tecnologicos para audicao
Estagio em fonoaudiologia na saude coletiva I
Estagio em fonoaudiologia na saude coletiva II
Estagio em fonoaudiologia hospitalar adulto
Estagio em audiologia clinica I
Estagio disturbios da comunicacao humana: enfase linguagem adulto
Estagio disturbios da comunicacao humana: enfase em voz
Estagio em voz profissional
Estagio disturbios comunicacao humana: enfase motricidade orofacial
TCC I
Estagio disturbios comunicacao humana: enfase linguagem infantil
Estagio em audiologia clinica II
Estagio em fonoaudiologia hospitalar pediatrica
TCC II
DFP_