DFP_
Localização:Franca - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O curso de Fonoaudiologia da Universidade de Franca visa formar um profissional com visão generalista e abrangente, não apenas voltado para uma formação tecnicista e especialista. O objetivo de propiciar o desenvolvimento de sólida formação básica garante, ao futuro graduado, o enfrentamento de desafios presentes nas rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional.
Durante sua formação, são trabalhados os aspectos educacionais e sociais, morais e éticos. O docente busca atuar junto aos alunos, com vistas a promover uma relação dialética, com papel de mediador/orientador que possibilite a construção conjunta do conhecimento. O relacionamento pessoal visa ao respeito ao ser humano e viabiliza uma interação mais efetiva no processo terapêutico, extensiva às outras relações interpessoais.
Dentro deste contexto, são oferecidas atividades de pesquisa, extensão, vivências práticas, por meio de estágios, sendo estas indispensáveis em sua formação profissional.
A partir das orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Parecer CES 1210/2001, aprovado em 12/12/01 e da Resolução CNE/CES 5, de 19/02/2002, que enfoca o ensino de graduação em Fonoaudiologia; a partir ainda dos avanços da ciência e tecnologia, bem como das exigências em relação ao mercado de trabalho e necessidades sociais, são requisitos para a organização curricular:
- composição de carga horária a ser cumprida para a integralização das disciplinas, assim como na especificação das unidades de estudos a serem ministradas;
- estabelecimento dos campos de estudo e demais experiências de ensino-aprendizagem que compõem as unidades de estudo;
- incentivo à sólida formação geral, necessária para que o futuro graduado possa vir a superar os desafios de renovadas condições de exercício profissional e de produção do conhecimento, além de favorecer a aquisição de variados tipos de formação e habilitações diferenciadas em um mesmo programa, em consonância também com as políticas de saúde vigentes no país e a participação da Fonoaudiologia no Sistema Único de Saúde;
- incentivo às práticas de ensino independentes, com objetivo de promover uma progressiva autonomia intelectual e profissional, assim como o acesso ao conhecimento de forma generalizada;
- encorajamento à busca de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas externamente ao ambiente escolar, inclusive as que se referem à experiência profissional julgada relevante para a área de formação;
- fortalecimento da articulação da teoria com a prática, valorização da pesquisa individual e coletiva, assim como dos estágios e na participação em atividades de extensão;
- avaliações referentes ao desenvolvimento das atividades do processo ensino-aprendizagem.
Durante sua formação, são trabalhados os aspectos educacionais e sociais, morais e éticos. O docente busca atuar junto aos alunos, com vistas a promover uma relação dialética, com papel de mediador/orientador que possibilite a construção conjunta do conhecimento. O relacionamento pessoal visa ao respeito ao ser humano e viabiliza uma interação mais efetiva no processo terapêutico, extensiva às outras relações interpessoais.
Dentro deste contexto, são oferecidas atividades de pesquisa, extensão, vivências práticas, por meio de estágios, sendo estas indispensáveis em sua formação profissional.
A partir das orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Parecer CES 1210/2001, aprovado em 12/12/01 e da Resolução CNE/CES 5, de 19/02/2002, que enfoca o ensino de graduação em Fonoaudiologia; a partir ainda dos avanços da ciência e tecnologia, bem como das exigências em relação ao mercado de trabalho e necessidades sociais, são requisitos para a organização curricular:
- composição de carga horária a ser cumprida para a integralização das disciplinas, assim como na especificação das unidades de estudos a serem ministradas;
- estabelecimento dos campos de estudo e demais experiências de ensino-aprendizagem que compõem as unidades de estudo;
- incentivo à sólida formação geral, necessária para que o futuro graduado possa vir a superar os desafios de renovadas condições de exercício profissional e de produção do conhecimento, além de favorecer a aquisição de variados tipos de formação e habilitações diferenciadas em um mesmo programa, em consonância também com as políticas de saúde vigentes no país e a participação da Fonoaudiologia no Sistema Único de Saúde;
- incentivo às práticas de ensino independentes, com objetivo de promover uma progressiva autonomia intelectual e profissional, assim como o acesso ao conhecimento de forma generalizada;
- encorajamento à busca de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas externamente ao ambiente escolar, inclusive as que se referem à experiência profissional julgada relevante para a área de formação;
- fortalecimento da articulação da teoria com a prática, valorização da pesquisa individual e coletiva, assim como dos estágios e na participação em atividades de extensão;
- avaliações referentes ao desenvolvimento das atividades do processo ensino-aprendizagem.
Disciplinas
Anatomia humana geral
Aquisição e desenvolvimento da linguagem
Atividades complementares
Biologia, histologia, embriologia, genética e evolução humana
Fonoaudiologia e saúde pública, biossegurança
Fundamentos de física, biofísica e psicoacústica
Lingüística
Metodologia científica e bioestatística
Atividades complementares
Audiologia I
Diagnóstico fonoaudiológico
Fisiologia humana
Habilitação e reabilitação dos distúrbios da comunicação I
Língua brasileira de sinais-Libras
Neuroanatomia e neurofisiologia
Psicologia
Teoria dos distúrbios da comunicação
Ética profissional e aspectos sociológicos
Atividades complementares
Audiologia II
Estágio de observação de atendimento dos distúrbios da comunicação
Estágio de observação em diagnóstico
Estágio prático em fonoaudiologia preventiva
Estágio prático observação em audiologia clínica
Fonoaudiologia preventiva
Habilitação e reabilitação dos distúrbios da audição
Habilitação e reabilitação dos distúrbios da comunicação II
Orientação à pesquisa fonoaudiològica
Atividades complementares
Estudos de casos
Estágio prático de atendimento em distúrbio da comunicação
Estágio prático em audiologia clínica
Estágio prático em diagnóstico
Estágio prático em distúrbios da audição
TCC
Anatomia humana geral
Aquisição e desenvolvimento da linguagem
Atividades complementares
Biologia, histologia, embriologia, genética e evolução humana
Fonoaudiologia e saúde pública, biossegurança
Fundamentos de física, biofísica e psicoacústica
Lingüística
Metodologia científica e bioestatística
Atividades complementares
Audiologia I
Diagnóstico fonoaudiológico
Fisiologia humana
Habilitação e reabilitação dos distúrbios da comunicação I
Língua brasileira de sinais-Libras
Neuroanatomia e neurofisiologia
Psicologia
Teoria dos distúrbios da comunicação
Ética profissional e aspectos sociológicos
Atividades complementares
Audiologia II
Estágio de observação de atendimento dos distúrbios da comunicação
Estágio de observação em diagnóstico
Estágio prático em fonoaudiologia preventiva
Estágio prático observação em audiologia clínica
Fonoaudiologia preventiva
Habilitação e reabilitação dos distúrbios da audição
Habilitação e reabilitação dos distúrbios da comunicação II
Orientação à pesquisa fonoaudiològica
Atividades complementares
Estudos de casos
Estágio prático de atendimento em distúrbio da comunicação
Estágio prático em audiologia clínica
Estágio prático em diagnóstico
Estágio prático em distúrbios da audição
TCC
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