DFP_
Localização:Piracicaba - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Profissão
O fonoaudiólogo é o profissional que atua com linguagem oral e escrita, voz e audição, elementos primordiais à capacidade de comunicação do homem. Seu campo de trabalho abrange atividades de promoção da saúde fonoaudiológica, clínico-terapêuticas, pesquisa, assessorias e consultorias a empresas e escolas.
É responsável pelo diagnóstico e o tratamento de problemas da comunicação oral e escrita, voz e audição em sujeitos de qualquer idade. Seu trabalho pode ser efetivado em emissoras de televisão, rádio, empresas, berçários, creches, escolas de todos os níveis, serviços públicos e privados de saúde visando ao desenvolvimento da linguagem e da audição; além de atividades em hospitais, instituições, clínicas e consultórios.
A atuação do fonoaudiólogo é ampla e abrange várias áreas descritas a seguir:
* Assessoria em voz profissional, expressividade e comunicação. Trabalho junto a profissionais das áreas de comunicação social (jornalistas e radialistas); artística e cultural (cantores, dubladores, atores, coralistas, contadores de histórias); educacional (educadores, professores, palestrantes); empresarial, comércio e serviços de atendimento ao público (atendentes, teleoperadores, empresários); religiosa (padres, pastores e integrantes de grupos de louvor); políticos, advogados e demais profissionais que prezam pela qualidade na comunicação e uso da voz falada e/ou cantada.
* Nas escolas pode atuar na promoção da saúde da comunidade escolar, englobando educadores, professores, alunos e familiares. Envolve aspectos do ambiente educacional, condições e organização do trabalho docente, inclusão de pessoas com necessidades especiais, processos de construção da oralidade e da escrita dos alunos e saúde vocal do professor.
* Seleção e adaptação de prótese auditiva em sujeitos com alterações que comprometam suas habilidades de comunicação.
* Empresas - é responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Conservação Auditiva, exigido por lei em nosso pais, e do Programa de Comunicação Empresarial.
*No Sistema Único de Saúde (SUS) promove a saúde da comunidade, realiza processos avaliativos, preventivos, e tratamento das alterações de audição, voz, linguagem oral/escrita e motricidade oral em: Unidades Básicas de Saúde, Estratégia de Saúde da Família, Saúde do Trabalhador, Centro de Especialidades e Hospitais.
* Pesquisador e docente em centros de estudos, de pesquisas e Universidades.
A Fonoaudiologia é uma área de conhecimento que, nos últimos anos, vem abrindo inovadoras áreas de ação, conquistando novos espaços nos mais diversificados tipos de instituições.
Curso
O Curso de Fonoaudiologia da UNIMEP contempla as diversas áreas de atuação da Fonoaudiologia de forma teórica e prática, procurando formar um profissional crítico e reflexivo. Seu projeto pedagógico baseia-se na perspectiva histórico-cultural e, portanto, concebe que o sujeito se constitui nas diferentes relações sociais construídas pela linguagem, princípio que norteia os processos terapêuticos e as ações promotoras de saúde desenvolvidas durante o Curso.
A matriz curricular possibilita aos discentes vivenciar a prática fonoaudiológica em diferentes espaços sociais desde o terceiro semestre do Curso, promovendo a inter-relação com outras áreas de conhecimento e levando a compreensão dos processos biopsicossociais envolvidos na constituição do sujeito.
Esta prática, acompanhada e discutida com os docentes em disciplinas específicas, instrumentaliza os alunos para uma maior compreensão da profissão e para os futuros estágios, iniciados no 7º semestre, em diferentes áreas de atuação da Fonoaudiologia.
Objetivo do Curso
Consoante com a Política Acadêmica da Universidade (1996) e com os propósitos da Faculdade de Ciências da Saúde, são objetivos do Curso de Fonoaudiologia da UNIMEP:
• Fornecer ao aluno subsídios nas áreas biológica, social, educacional e cultural que irão se constituir como pano de fundo para a compreensão do homem como ser comunicativo, norteando sua visão e análise;
• Levar o aluno a distinguir as dimensões de normalidade e alterações na comunicação, em seus processos de configuração ancorados em suas dimensões biológica, psicológica, social e cultural, respeitando-se o homem antes da patologia;
• Formar um aluno ético e cônscio de seu papel profissional e de sua interferência na transformação da realidade;
• Fornecer condições ao aluno de aprender, em contato com a comunidade, pesquisar novas formas de atuação e redimensionar a cada passo, o seu saber;
• Propiciar ao aluno condições de atuar tanto em prevenção quanto no diagnóstico e terapêutica das alterações fonoaudiológicas, tornando-o apto a fazer uma análise crítica do seu local de trabalho, optando pela forma de atuação mais eficiente, tendo em vista as peculiaridades da profissão, dos sujeitos a serem atendidos e do contexto social em que deve atuar.
Perfil do Egresso
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Fonoaudiologia, o fonoaudiólogo deve receber uma “formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no campo clínico-terapêutico e preventivo das práticas fonoaudiológicas”.
Pesquisas realizadas pelo Curso de Fonoaudiologia da UNIMEP demonstram que os egressos deste Curso, formados nos últimos anos, estão, em sua maioria, exercendo a profissão mostrando-se satisfeitos com a formação recebida; parte deles buscou continuidade na formação por meio de Cursos de Atualização, Aperfeiçoamento, Lato sensu e Mestrado nesta Instituição. Dentre as transformações pessoais sofridas, influenciadas de forma significativa pelo Curso, destacam-se: aquisição de conhecimentos técnico-científicos, amadurecimento pessoal, convívio coletivo e melhor integração social, autonomia, aquisição de habilidades humanísticas, interesse pela pesquisa e pela docência.
O fonoaudiólogo é o profissional que atua com linguagem oral e escrita, voz e audição, elementos primordiais à capacidade de comunicação do homem. Seu campo de trabalho abrange atividades de promoção da saúde fonoaudiológica, clínico-terapêuticas, pesquisa, assessorias e consultorias a empresas e escolas.
É responsável pelo diagnóstico e o tratamento de problemas da comunicação oral e escrita, voz e audição em sujeitos de qualquer idade. Seu trabalho pode ser efetivado em emissoras de televisão, rádio, empresas, berçários, creches, escolas de todos os níveis, serviços públicos e privados de saúde visando ao desenvolvimento da linguagem e da audição; além de atividades em hospitais, instituições, clínicas e consultórios.
A atuação do fonoaudiólogo é ampla e abrange várias áreas descritas a seguir:
* Assessoria em voz profissional, expressividade e comunicação. Trabalho junto a profissionais das áreas de comunicação social (jornalistas e radialistas); artística e cultural (cantores, dubladores, atores, coralistas, contadores de histórias); educacional (educadores, professores, palestrantes); empresarial, comércio e serviços de atendimento ao público (atendentes, teleoperadores, empresários); religiosa (padres, pastores e integrantes de grupos de louvor); políticos, advogados e demais profissionais que prezam pela qualidade na comunicação e uso da voz falada e/ou cantada.
* Nas escolas pode atuar na promoção da saúde da comunidade escolar, englobando educadores, professores, alunos e familiares. Envolve aspectos do ambiente educacional, condições e organização do trabalho docente, inclusão de pessoas com necessidades especiais, processos de construção da oralidade e da escrita dos alunos e saúde vocal do professor.
* Seleção e adaptação de prótese auditiva em sujeitos com alterações que comprometam suas habilidades de comunicação.
* Empresas - é responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Conservação Auditiva, exigido por lei em nosso pais, e do Programa de Comunicação Empresarial.
*No Sistema Único de Saúde (SUS) promove a saúde da comunidade, realiza processos avaliativos, preventivos, e tratamento das alterações de audição, voz, linguagem oral/escrita e motricidade oral em: Unidades Básicas de Saúde, Estratégia de Saúde da Família, Saúde do Trabalhador, Centro de Especialidades e Hospitais.
* Pesquisador e docente em centros de estudos, de pesquisas e Universidades.
A Fonoaudiologia é uma área de conhecimento que, nos últimos anos, vem abrindo inovadoras áreas de ação, conquistando novos espaços nos mais diversificados tipos de instituições.
Curso
O Curso de Fonoaudiologia da UNIMEP contempla as diversas áreas de atuação da Fonoaudiologia de forma teórica e prática, procurando formar um profissional crítico e reflexivo. Seu projeto pedagógico baseia-se na perspectiva histórico-cultural e, portanto, concebe que o sujeito se constitui nas diferentes relações sociais construídas pela linguagem, princípio que norteia os processos terapêuticos e as ações promotoras de saúde desenvolvidas durante o Curso.
A matriz curricular possibilita aos discentes vivenciar a prática fonoaudiológica em diferentes espaços sociais desde o terceiro semestre do Curso, promovendo a inter-relação com outras áreas de conhecimento e levando a compreensão dos processos biopsicossociais envolvidos na constituição do sujeito.
Esta prática, acompanhada e discutida com os docentes em disciplinas específicas, instrumentaliza os alunos para uma maior compreensão da profissão e para os futuros estágios, iniciados no 7º semestre, em diferentes áreas de atuação da Fonoaudiologia.
Objetivo do Curso
Consoante com a Política Acadêmica da Universidade (1996) e com os propósitos da Faculdade de Ciências da Saúde, são objetivos do Curso de Fonoaudiologia da UNIMEP:
• Fornecer ao aluno subsídios nas áreas biológica, social, educacional e cultural que irão se constituir como pano de fundo para a compreensão do homem como ser comunicativo, norteando sua visão e análise;
• Levar o aluno a distinguir as dimensões de normalidade e alterações na comunicação, em seus processos de configuração ancorados em suas dimensões biológica, psicológica, social e cultural, respeitando-se o homem antes da patologia;
• Formar um aluno ético e cônscio de seu papel profissional e de sua interferência na transformação da realidade;
• Fornecer condições ao aluno de aprender, em contato com a comunidade, pesquisar novas formas de atuação e redimensionar a cada passo, o seu saber;
• Propiciar ao aluno condições de atuar tanto em prevenção quanto no diagnóstico e terapêutica das alterações fonoaudiológicas, tornando-o apto a fazer uma análise crítica do seu local de trabalho, optando pela forma de atuação mais eficiente, tendo em vista as peculiaridades da profissão, dos sujeitos a serem atendidos e do contexto social em que deve atuar.
Perfil do Egresso
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Fonoaudiologia, o fonoaudiólogo deve receber uma “formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no campo clínico-terapêutico e preventivo das práticas fonoaudiológicas”.
Pesquisas realizadas pelo Curso de Fonoaudiologia da UNIMEP demonstram que os egressos deste Curso, formados nos últimos anos, estão, em sua maioria, exercendo a profissão mostrando-se satisfeitos com a formação recebida; parte deles buscou continuidade na formação por meio de Cursos de Atualização, Aperfeiçoamento, Lato sensu e Mestrado nesta Instituição. Dentre as transformações pessoais sofridas, influenciadas de forma significativa pelo Curso, destacam-se: aquisição de conhecimentos técnico-científicos, amadurecimento pessoal, convívio coletivo e melhor integração social, autonomia, aquisição de habilidades humanísticas, interesse pela pesquisa e pela docência.
1º semestre
Anatomia Humana
Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem I
Histologia e Embriologia
Leitura e Produção Texto
Lingüística Aplicada à Fonoaudiologia I
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I
2º semestre
Anatomia do Sistema Nervoso
Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem II
Fonoaudiologia Geral
Fonoaudiologia e Linguagem Oral
Lingüística Aplicada a Fonoaudiologia II
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem II
Teologia e Cultura
3º semestre
Filosofia - Ética
Fisiologia Humana
Princípios Terapêuticos Fonoaudiológicos
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem III
Saúde Coletiva
Saúde Coletiva e Fonoaudiologia I Sociologia
4º semestre
Acústica
Bases das Neurociencias Cognitiva Aplicada à Fonoaudiologia
Educação e Fonoaudiologia
Ética Profissional
Fonoaudiologia e Aspectos Morfofuncionais
Processos Terapeuticos Fonoaudiologicos I
Saúde Coletiva e Fonoaudiologia II
5º semestre
Fundamentos em Audiologia
Genética Humana
Odontologia Aplicada a Fonoaudiologia
Patologia
Patologia da Audição e da Fonação
Prática em Audiologia
Processos Educativos e Necessidades Especiais
Processos Terapêuticos Fonoaudiológicos II
Psicoacústica
Saúde Coletiva e Fonoaudiologia III
6º semestre
Audiologia Clinica I
Estágio em Audiologia I
Estágio em Fonoaudiologia Clínica I
Libras – Língua Brasileira de Sinais
Processos Terapêuticos Fonoaudiológicos III
Promoção da Saúde em Fonoaudiologia I
Psicologia da Afetividade e do Desenvolvimento
Temas Atuais em Fonoaudiologia
7º semestre
Audiologia Clínica II
Disfunções Neurocognitivas relacionadas à Fonoaudiologia
Estágio em Audiologia II
Estágio em Fonoaudiologia Clínica II
Metodologia Científica em Fonoaudiologia
Processos Terapêuticos Fonoaudiológicos IV
Promoção da Saúde em Fonoaudiologia II
8º semestre
Estágio em Audiologia III
Estágio em Fonoaudiologia Clínica III
Estágio em Fonoaudiologia Comunitaria I
Pesquisa em Fonoaudiologia I
9º semestre
Estágio em Audiologia IV
Estágio em Fonoaudiologia Clínica IV
Estágio em Fonoaudiologia Comunitária II
Fonoaudiologia Hospitalar
Pesquisa em Fonoaudiologia II
Anatomia Humana
Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem I
Histologia e Embriologia
Leitura e Produção Texto
Lingüística Aplicada à Fonoaudiologia I
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I
2º semestre
Anatomia do Sistema Nervoso
Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem II
Fonoaudiologia Geral
Fonoaudiologia e Linguagem Oral
Lingüística Aplicada a Fonoaudiologia II
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem II
Teologia e Cultura
3º semestre
Filosofia - Ética
Fisiologia Humana
Princípios Terapêuticos Fonoaudiológicos
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem III
Saúde Coletiva
Saúde Coletiva e Fonoaudiologia I Sociologia
4º semestre
Acústica
Bases das Neurociencias Cognitiva Aplicada à Fonoaudiologia
Educação e Fonoaudiologia
Ética Profissional
Fonoaudiologia e Aspectos Morfofuncionais
Processos Terapeuticos Fonoaudiologicos I
Saúde Coletiva e Fonoaudiologia II
5º semestre
Fundamentos em Audiologia
Genética Humana
Odontologia Aplicada a Fonoaudiologia
Patologia
Patologia da Audição e da Fonação
Prática em Audiologia
Processos Educativos e Necessidades Especiais
Processos Terapêuticos Fonoaudiológicos II
Psicoacústica
Saúde Coletiva e Fonoaudiologia III
6º semestre
Audiologia Clinica I
Estágio em Audiologia I
Estágio em Fonoaudiologia Clínica I
Libras – Língua Brasileira de Sinais
Processos Terapêuticos Fonoaudiológicos III
Promoção da Saúde em Fonoaudiologia I
Psicologia da Afetividade e do Desenvolvimento
Temas Atuais em Fonoaudiologia
7º semestre
Audiologia Clínica II
Disfunções Neurocognitivas relacionadas à Fonoaudiologia
Estágio em Audiologia II
Estágio em Fonoaudiologia Clínica II
Metodologia Científica em Fonoaudiologia
Processos Terapêuticos Fonoaudiológicos IV
Promoção da Saúde em Fonoaudiologia II
8º semestre
Estágio em Audiologia III
Estágio em Fonoaudiologia Clínica III
Estágio em Fonoaudiologia Comunitaria I
Pesquisa em Fonoaudiologia I
9º semestre
Estágio em Audiologia IV
Estágio em Fonoaudiologia Clínica IV
Estágio em Fonoaudiologia Comunitária II
Fonoaudiologia Hospitalar
Pesquisa em Fonoaudiologia II
DFP_