DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:1 Ano
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O objetivo do curso é propiciar e disponibilizar aos estudantes o acesso aos conhecimentos pedagógicos e educacionais, instrumentadores para o exercício competente da profissão de Educador, além de reunir as habilidades e competências necessárias na atuação docente para elaborar, desenvolver, acompanhar e avaliar projetos e ações educacionais, com base nos fundamentos humanísticos, científicos, sociais e éticos.
Dentre os diferenciais do curso está a união de profissionais de diferentes áreas em atividades didático-pedagógicas, trabalhando efetivamente para a solução de situações-problema, focalizando o contexto educacional sob os aspectos cooperativo e interativo. As disciplinas estão organizadas de forma a instigar a reflexão, a produção e a resignificação dos conteúdos de forma individual, coletiva, e multidisciplinar. Desta maneira é possível discutir conteúdos educacionais históricos e atuais sob a óptica de profissionais com diferentes formações (de nível superior).
Podem cursar o Programa Especial de Formação Pedagógica: Bacharel em Artes Visuais/Plásticas, Designer Gráfico, Designer de Interiores, Designer de Moda, Designer de Produto/Desenho Industrial e profissionais de Artes Cênicas, Arquitetura e Urbanismo e tecnólogos com comprovação mínima de 160 horas na respectiva disciplina.
Fundamentação legal
Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96; Resolução do CP/CNE nº. 2, de 26 de Junho de 1997.
DIFERENCIAL
O seu grande diferencial salienta-se em vários aspectos, entre os quais destacamos os seguintes:
• Reunir profissionais de diferentes áreas, em atividades didático-pedagógicas, trabalhando efetivamente para a solução de situações-problema, focalizando o contexto educacional, de forma cooperativa e interativa;
• Instigar a reflexão, a produção e a resignificação dos conteúdos, de forma individual, coletiva, e multidisciplinar;
• Discutir conteúdos educacionais históricos e atuais, sob as óticas de seus participantes, e dos profissionais com diferentes formações (de nível superior), voltados para a obtenção de suas licenciaturas;
• Construir um clima de parcerias, vivenciando o exercício profissional e de cidadania, no contexto do curso;
• Motivar a apresentação de trabalhos individuais e coletivos, utilizando novas tecnologias e processos criativos.
MERCADO DE TRABALHO
Exercício do Magistério na área da ARTE (campo do conhecimento), nas Escolas da Rede Pública Estadual, Municipal e Particular de Ensino para:
• Atuar nas Séries Finais do Ensino Fundamental - Atuar no Ensino Médio Regular
• Atuar no Ensino Técnico
• Prestar concursos públicos na rede Federal, Estadual e Municipal de Ensino.
Nossos formandos estão sendo aprovados, e bem classificados, em concursos públicos destinados ao Exercício do Magistério nas séries do Ensino Fundamental, Médio Regular e Médio Técnico. Além das escolas públicas, podem também optar para atuar na rede de escolas particulares.
* Disciplinas
* Didática
* História da Cultura Afro Brasileira
* Arte e Educação
* Oficinas Pedagógicas
* Políticas Públicas
* Projetos Temáticos
* Psicologia Educacional
* Tecnologia Educacional
* Educação Inclusiva/LIBRAS
* Supervisão de Estágios
O curso de Formação de Professores (como é conhecido o Programa Especial de Formação Pedagógica da Belas Artes) tem duração de 2 semestres e só pode cursá-lo quem tiver um diploma de graduação com um mínimo de 160 horas comprovadas de disciplinas voltadas para a área de artes. Ao final do curso, o aluno obterá Licenciatura Plena e poderá atuar nas Séries Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular, Ensino Técnico e participar de concursos públicos nas redes Federal, Estaduais e Municipais de Ensino.
Documentos para inscrição
• Histórico Escolar com carga horária;
• Diploma ou Certificado de Conclusão de curso;
• RG;
• CPF;
• Certidão de nascimento; se casado(a), certidão de casamento;
• Comprovante de endereço;
• 1 foto 3X4.
DFP_