DFP_
Localização:Piracicaba - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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O Curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade de Educação e Ciências Humanas da Universidade Metropolitana de Santos, concebido para ser oferecido como curso presencial, está voltado para a formação de profissionais para atuarem junto aos sistemas de ensino, escolas e outros campos onde se faz necessária a presença do docente, e tem na formação de professores para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, sua base de formação.
Para atender aos objetivos propostos para a formação dos profissionais, o curso oferece um elenco de disciplinas integrantes das matérias ou núcleos específicos do conhecimento geográfico.
A opção pela criação do curso como licenciatura está baseada na percepção de uma demanda crescente de profissionais reflexivos e críticos para a docência nessa área, bem como pela necessidade de formação de sujeitos críticos para atuação como cidadãos conscientes nas múltiplias realidades contemporâneas.
Para criação de um corpo de licenciaturas visando à formação de professores das diferentes áreas da Educação Básica, a Universidade Metropolitana de Santos teve como ponto de partida a criação de uma cultura acadêmica que valoriza, incentiva e dá suporte à construção de saberes do exercício profissional docente que supere as dicotomias entre teoria e prática.
Com esse objetivo, todos os cursos de licenciatura partem de um Núcleo Pedagógico Comum constituído pelos conhecimentos que dão suporte ao exercício da docência. Essa pluralidade de conhecimentos e saberes, durante o processo formativo inicial das licenciaturas, sustenta a conexão entre a formação inicial, o exercício da profissão e as exigências da educação continuada apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Perfil Profissional do Egresso em Geografia
O egresso do curso de Graduação - Licenciatura em Geografia - apresentará:
Atuação ética, crítica, autônoma e criativa; autonomia intelectual; respeito à pluralidade inerente aos ambientes profissionais e culturais; atuação propositiva na busca de soluções de questões colocadas pela sociedade;
Compreensão dos elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia e a aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento social; domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico; compreensão e domínio dos métodos e técnicas aplicados ao ensino de Geografia.
Visando a formação do licenciado em Geografia o curso desenvolve as seguintes competências e habilidades:
ampliar e aplicar seu conhecimento de forma a contribuir para o desenvolvimento social e cultural da sociedade brasileira;
identificar problemas e propor soluções das mais diversas ordens, seja de natureza física/ambiental ou social, econômica e política;
participar do desenvolvimento da ciência geográfica, através da pesquisa e da busca incessante por novas técnicas e teorias para o gerenciamento dos problemas sócio-espaciais e ambientais;
atuar no ensino fundamental e médio de forma competente e emancipadora;
ser um pensador e difusor do conhecimento engajado no seu tempo e no seu lugar, bem como constituir-se em agente de transformação da sociedade;
capacidade de participar na elaboração e desenvolvimento do projeto pedagógico da instituição de ensino em que for trabalhar nos níveis fundamental e médio;
estar capacitado para ministrar a disciplina de Geografia nos níveis fundamental e médio, bem como na área de Conhecimentos Gerais e Geopolítica;
estar em condições de inovar, tomar decisões e refletir sobre sua prática na educação e pesquisa em Geografia;
organizar e dominar conhecimentos sobre a natureza e a sociedade, adequando-se ao processo de ensino-aprendizagem em Geografia nos diferentes níveis de ensino.
Para atender aos objetivos propostos para a formação dos profissionais, o curso oferece um elenco de disciplinas integrantes das matérias ou núcleos específicos do conhecimento geográfico.
A opção pela criação do curso como licenciatura está baseada na percepção de uma demanda crescente de profissionais reflexivos e críticos para a docência nessa área, bem como pela necessidade de formação de sujeitos críticos para atuação como cidadãos conscientes nas múltiplias realidades contemporâneas.
Para criação de um corpo de licenciaturas visando à formação de professores das diferentes áreas da Educação Básica, a Universidade Metropolitana de Santos teve como ponto de partida a criação de uma cultura acadêmica que valoriza, incentiva e dá suporte à construção de saberes do exercício profissional docente que supere as dicotomias entre teoria e prática.
Com esse objetivo, todos os cursos de licenciatura partem de um Núcleo Pedagógico Comum constituído pelos conhecimentos que dão suporte ao exercício da docência. Essa pluralidade de conhecimentos e saberes, durante o processo formativo inicial das licenciaturas, sustenta a conexão entre a formação inicial, o exercício da profissão e as exigências da educação continuada apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Perfil Profissional do Egresso em Geografia
O egresso do curso de Graduação - Licenciatura em Geografia - apresentará:
Atuação ética, crítica, autônoma e criativa; autonomia intelectual; respeito à pluralidade inerente aos ambientes profissionais e culturais; atuação propositiva na busca de soluções de questões colocadas pela sociedade;
Compreensão dos elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia e a aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento social; domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico; compreensão e domínio dos métodos e técnicas aplicados ao ensino de Geografia.
Visando a formação do licenciado em Geografia o curso desenvolve as seguintes competências e habilidades:
ampliar e aplicar seu conhecimento de forma a contribuir para o desenvolvimento social e cultural da sociedade brasileira;
identificar problemas e propor soluções das mais diversas ordens, seja de natureza física/ambiental ou social, econômica e política;
participar do desenvolvimento da ciência geográfica, através da pesquisa e da busca incessante por novas técnicas e teorias para o gerenciamento dos problemas sócio-espaciais e ambientais;
atuar no ensino fundamental e médio de forma competente e emancipadora;
ser um pensador e difusor do conhecimento engajado no seu tempo e no seu lugar, bem como constituir-se em agente de transformação da sociedade;
capacidade de participar na elaboração e desenvolvimento do projeto pedagógico da instituição de ensino em que for trabalhar nos níveis fundamental e médio;
estar capacitado para ministrar a disciplina de Geografia nos níveis fundamental e médio, bem como na área de Conhecimentos Gerais e Geopolítica;
estar em condições de inovar, tomar decisões e refletir sobre sua prática na educação e pesquisa em Geografia;
organizar e dominar conhecimentos sobre a natureza e a sociedade, adequando-se ao processo de ensino-aprendizagem em Geografia nos diferentes níveis de ensino.
Didática
Psicologia da Educação
Sociologia da Educação
Comunicação, Educação e Novas Tecnologias
História da Educação
Filosofia da Educação
Leitura e Produção de Texto
Realidade Brasileira
Política e Organização da Educação Básica
Cartografia
Formação da Ciência Geografica
Geografia do Brasil - Quadro Natural
Climatologia
Geografia Física –Hidrografia
Geografia Humana - Estudos Econômicos
Geomorfologia
Metodologia da Pesquisa Científica
Metodologia e Prática da Geografia I
Cartografia Temática
Geografia Agrária
Geografia do Brasil – Estudos Econômicos, Sociais e Culturais
Geografia Humana
Geografia Industrial
Biogeografia
Geografia Regional – Teoria e Método
Geografia Regional – América Latina e Mercosul
Metodologia e Prática do Ensino da Geografia II
Geografia Urbana
Psicologia da Educação
Sociologia da Educação
Comunicação, Educação e Novas Tecnologias
História da Educação
Filosofia da Educação
Leitura e Produção de Texto
Realidade Brasileira
Política e Organização da Educação Básica
Cartografia
Formação da Ciência Geografica
Geografia do Brasil - Quadro Natural
Climatologia
Geografia Física –Hidrografia
Geografia Humana - Estudos Econômicos
Geomorfologia
Metodologia da Pesquisa Científica
Metodologia e Prática da Geografia I
Cartografia Temática
Geografia Agrária
Geografia do Brasil – Estudos Econômicos, Sociais e Culturais
Geografia Humana
Geografia Industrial
Biogeografia
Geografia Regional – Teoria e Método
Geografia Regional – América Latina e Mercosul
Metodologia e Prática do Ensino da Geografia II
Geografia Urbana
Requisitos para ingresso:
De acordo com legislação vigente poderá ingressar nos cursos de licenciaturas do ensino superior:
o candidato que já tenha concluído o ensino médio;
o candidato que já possua outro curso de nível superior.
De acordo com legislação vigente poderá ingressar nos cursos de licenciaturas do ensino superior:
o candidato que já tenha concluído o ensino médio;
o candidato que já possua outro curso de nível superior.
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