Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:On-line
Sobre o curso
No curso de História, o licenciado estará apto a compreender o processo de construção da história e a interpretar como se opera a sua escrita ao longo do tempo. Além disso, receberá uma formação específica dentro das disciplinas próprias da história e, ao mesmo tempo, desenvolverá uma concepção humanística da sociedade, da cultura e da educação.
Durante o desenvolvimento do curso, o aluno terá oportunidade de entrar em contato com questões específicas da historiografia, como as principais discussões produzidas sobre a História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea, além de conhecer processos históricos vinculados ao Brasil e a América.
O historiador é o profissional que consegue compreender as relações estabelecidas entre os homens nos diferentes tempos e lugares, aproximando e analisando diferentes culturas, o que lhe permite situar, de maneira objetiva, os processos históricos que conduziram à formação de sua própria sociedade.
Perfil do profissional
O egresso do Curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Claretiano, entre outras habilidades e competências, deverá:
Conhecer e compreender as diversas concepções teórico-metodológicos que permitam a construção de técnicas para a investigação e reflexão das relações sociais e históricas;
Problematizar a respeito das relações estabelecidas pelos sujeitos históricos com o seu tempo e espaço;
Conhecer as referências e conteúdos básicos relativos às diferentes épocas históricas para a realização de pesquisas acadêmicas e para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental e médio;
Realizar o exercício da multidisciplinaridade, transitando e dialogando com outras áreas do conhecimento humano;
Ser capaz de desenvolver projetos e pesquisas em outros ambientes que não escolares. Saber utilizar de recursos informacionais e computacionais para o desempenho da investigação e docência;
Dominar estratégias pedagógicas para a construção do conhecimento nas várias etapas de ensino (fundamental e ensino médio);
Refletir e posicionar-ser frente às políticas e legislação educacionais.
Campo de atuação e mercado de trabalho
O Profissional licenciado em História será capaz de atuar como professor de história em suas diversas áreas de conhecimento e apto a desempenhar a sua função de historiador como um “conhecedor da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão” (Parecer nº.: CNE/CES 492/2001, p. 07).
O Curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Claretiano está voltado especificamente para a formação do professor desta disciplina. No entanto, pela amplitude de sua formação e das disciplinas ofertadas, permite a atuação desse profissional em diversos campos do mercado de trabalho, como aqueles vinculados à manutenção do patrimônio cultural e à atuação em museus, acervos e arquivos históricos, bibliotecas e áreas artísticas e jornalísticas.
O Curso de História possui mais um diferencial: ao mesmo tempo em que prepara um profissional qualificado para o mercado de trabalho, contribui para o aprimoramento de seu grau de instrução e para a conscientização de seu papel de cidadão. Instrução e responsabilidade social juntas em um mesmo curso!
• Disciplinas
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• Abordagens tematico-metodologicas para historia regional
• Antropologia cultural
• Antropologia teologica
• Didatica geral
• Fundamentos da educacao inclusiva
• Fundamentos e metodos do ensino de historia
• Fundamentos historicos e filosoficos da educacao
• Historia antiga I
• Historia antiga II
• Historia contemporanea I
• Historia contemporanea II
• Historia da africa
• Historia da america I
• Historia da america II
• Historia da america III
• Historia da arte
• Historia do brasil I
• Historia do brasil II
• Historia do brasil III
• Historia do brasil IV
• Historia medieval I
• Historia medieval II
• Historia moderna I
• Historia moderna II
• Historiografia e teoria da historia
• Iniciacao a pesquisa cientifica
• Lingua brasileira de sinais
• Lingua portuguesa
• Metodologia da historia I
• Metodologia da historia II
• Metodologia da pesquisa cientifica
• Patrimonio cultural: tecnicas de arquivo e introducao a museologia
• Politicas da educacao basica
• Psicologia da educacao
• Sociologia da educacao
• Tecnologia educacional para educacao a distancia
• Teoria politica