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Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Há alguns anos a UFPel vem crescendo de maneira importante, ampliando áreas de conhecimento e oportunidades a milhares de jovens que não tinham acesso à Universidade Pública.
Recentemente este crescimento foi intensificado com o projeto REUNI, que proporcionou um grande debate sobre novas áreas que deveriam ser desenvolvidas ou intensificadas, dentro da graduação.
Nesse contexto apresenta-se o curso de Bacharelado em História, já que a Licenciatura existe há 28 anos.
Muitas das atividades vinculadas ao Bacharelado já vinham sendo realizadas na Licenciatura, não só através das disciplinas optativas oferecidas, muitas vezes em áreas de acervo e patrimônio, como através de uma prática cotidiana, que colocava em foco estes temas em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
O mercado de trabalho para o Bacharel de História, no entanto, tem se ampliado muito, tendo em vista a alargamento de áreas como Educação Patrimonial e Organização de Acervos, que são priorizadas na formação de nosso profissional.
Esta expansão não está localizada apenas na Universidade, mas também é vista dentro das administrações federal, estaduais e municipais, bem como na iniciativa privada, que parece começar a perceber a importância da preservação da História.
No decorrer dos quatro anos, portanto, em que o Curso de Bacharelado se realizará, o aluno receberá formação para que no mercado de trabalho possa desenvolver pesquisas na área de História, através de diferentes metodologias. Dessa forma, estará apto a trabalhar em Universidades, Centros de Pesquisa, Museus, Arquivos, Memoriais, Bibliotecas, além de empresas públicas e privadas, que realizem assessoramento com temáticas vinculadas à História.
Por fim é preciso que se diga que o Curso já nasce vinculado a programas de pós-graduação existentes, nos quais os professores do Departamento de História estão inseridos. Assim, existe a Especialização em História do Brasil e a Especialização em Memória e Patrimônio.
Com relação ao Mestrado existem dois programas em funcionamento que contam com a atuação dos professores do Departamento de História: o Mestrado em Ciências Sociais e o Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural.
Existe ainda projeto que vem sendo construído para a implementação de Mestrado em História, sendo que este deverá ser encaminhado em 2009 para a CAPES.
Formar um profissional polivalente, que tenha os conhecimentos básicos de história e das necessidades de um pesquisador da área de humanas, acoplada as técnicas e capacidades referentes à preservação, organização e catalogação de um acervo, em qualquer tipo de suporte ou forma que se apresente.
Estimular profissionais criativos que busquem novas alternativas de valorização do patrimônio histórico documental e atuem positivamente junto aos órgãos competentes, comunidade e autoridades em geral.
Entender a especificidade e as características do conhecimento histórico no conjunto das demais disciplinas com as quais se relaciona;
Conhecer conteúdos fundamentais que expressam a diversidade das experiências históricas através de suas múltiplas manifestações;
Propor e justificar um problema de investigação;
Perceber a temporalidade do histórico;
Pensar de forma interdisciplinar e aplicar este conhecimento as questões decorrentes da constituição e preservação de acervos históricos.
Perceber a diversidade das relações históricas e as inúmeras mediações que as articulam;
Aprender as técnicas de higienização, conservação e classificação da documentação em seus vários suportes.
Propor medidas tendentes à preservação patrimonial.
Atuar em assessorias para o desenvolvimento de políticas e projetos na gestão do patrimônio histórico-cultural.
Objetivos Gerais:
Capacitar profissionais ligados à área de história a trabalharem com a preservação de acervos variados, sua classificação e disponibilização ao público;
Estimular ações positivas no sentido da preservação de acervos e organização de arquivos;
Formar pesquisadores conscientes da necessidade de preservação dos acervos;
Desenvolver pesquisas na área da História;
Desenvolver trabalhos na área de organização de acervos e educação patrimonial.
Objetivos Específicos:
Desenvolver atividades profissionais junto a acervos históricos variados;
Influenciar autoridades e/ou empresários e/ou comunidades para a importância na preservação de sua história através dos acervos;
Trabalhar junto a acervos, nas tarefas de preservação, conservação, classificação e catalogação dos mesmos;
Assessorar órgãos públicos ou privados no sentido do que e como deve ser preservada a documentação produzida;
Problematizar os processos históricos observados;
Interpretar, por meio de fontes e linguagens diversas, a experiência histórica;
Reconhecer e valorizar as diferenças presentes nas práticas sociais;
Perceber a historicidade em todas as manifestações sociais e culturais.
Núcleo de formação específica:
Primeiro Semestre
Fundamentos de História
Educação Patrimonial I
Pré-História Americana
Introdução ao Estudo de Acervos
História da Antigüidade Ocidental
Segundo Semestre
Educação Patrimonial II
História Medieval
Organização de Arquivos Históricos I
Arqueologia
Introdução à Biblioteconomia
Terceiro Semestre
Teorias da História I
História Moderna I
Organização de Arquivos Históricos II
Introdução à Museologia
Optativa
Quarto Semestre
Teorias da História II
História Moderna II
História do Brasil I
Metodologia e Prática da Pesquisa em História I
Optativa
Quinto Semestre
Laboratório de História Oral
Antropologia
História Contemporânea I
História do Brasil II
Optativa
Sexto Semestre
História da América
História do Rio Grande do Sul I
História Contemporânea II
História do Brasil III
Optativa
Sétimo Semestre
Centros de Documentação
Acervos Sonoros ou Audiovisuais
História do Rio Grande do Sul II
História do Brasil IV
Metodologia e Prática da Pesquisa em História II
Oitavo Semestre
Monografia
Arquivos Digitais
História da Cultura Afro-brasileira
Optativa
Optativa
Núcleo de Formação Complementar
Será composto de atividades complementares, em um total de 200 horas, que incluirá estágios, participação em projetos de pesquisa, participação em projetos de extensão, participação em eventos, realização de cursos de língua estrangeira e disciplinas optativas complementares, que se vinculam à área de interesse do curso, a ser determinada pelo Colegiado.
Núcleo de formação livre
Será composto de 12 créditos, os quais os alunos poderão escolher no âmbito da Universidade, com o acompanhamento do professor orientador.
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