Graduação em História (Licenciatura) (Belém do São Francisco, Pernambuco)
Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco
DFP_
Localização:Belém do São Francisco - Pernambuco
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Mercado de Trabalho
Nos últimos dez anos, a profissão do(a) historiador(a) na sociedade brasileira vem se valorizando ao acompanhar as crescentes políticas públicas de preservação e valorização do patrimônio histórico cultural. Associados a essas políticas, o reconhecimento do papel dos(as) historiadores(as) está na formação de cidadãos e cidadãs conscientes de suas historicidades, como também por serem responsáveis, por exemplo, nos processos de tombamento; criações de espaços turísticos com motivações históricas; consultoria de produções artísticas que prezam pela fidelidade histórica em filmes, novelas, documentários, peças de teatro; e na organização de acervos de instituições públicas e privadas.
Áreas de Atuação:
Ensino:
o lecionar no ensino fundamental, médio e superior.
Consultoria e pesquisa:
o analisar e interpretar documentos originais como cartas, telegramas, diários, jornais, fotografias, gravações, objetos, arquivos;
o fazer o levantamento e organização de acervos;
o fazer entrevistas e organizar informações;
o escrever e publicar teses, artigos, livros, revistas e catálogos; ;
o organizar exposições históricas e eventos comemorativos em museus, sítios históricos, bibliotecas e arquivos públicos, empresas privadas;
o organizar seminários e ciclos de debates;
o assessorar empresas de turismo na elaboração de roteiros de viagens;
o assessorar escritores, roteiristas e autores de produções culturais na criação de seus projetos;
o atuar como produtor de arte, contratado por emissoras de televisão para ambientar personagens, orientar figurino, decoração de interiores, e cenários externos de acordo com o estilo da época em que se desenvolve a trama.
Nos últimos dez anos, a profissão do(a) historiador(a) na sociedade brasileira vem se valorizando ao acompanhar as crescentes políticas públicas de preservação e valorização do patrimônio histórico cultural. Associados a essas políticas, o reconhecimento do papel dos(as) historiadores(as) está na formação de cidadãos e cidadãs conscientes de suas historicidades, como também por serem responsáveis, por exemplo, nos processos de tombamento; criações de espaços turísticos com motivações históricas; consultoria de produções artísticas que prezam pela fidelidade histórica em filmes, novelas, documentários, peças de teatro; e na organização de acervos de instituições públicas e privadas.
Áreas de Atuação:
Ensino:
o lecionar no ensino fundamental, médio e superior.
Consultoria e pesquisa:
o analisar e interpretar documentos originais como cartas, telegramas, diários, jornais, fotografias, gravações, objetos, arquivos;
o fazer o levantamento e organização de acervos;
o fazer entrevistas e organizar informações;
o escrever e publicar teses, artigos, livros, revistas e catálogos; ;
o organizar exposições históricas e eventos comemorativos em museus, sítios históricos, bibliotecas e arquivos públicos, empresas privadas;
o organizar seminários e ciclos de debates;
o assessorar empresas de turismo na elaboração de roteiros de viagens;
o assessorar escritores, roteiristas e autores de produções culturais na criação de seus projetos;
o atuar como produtor de arte, contratado por emissoras de televisão para ambientar personagens, orientar figurino, decoração de interiores, e cenários externos de acordo com o estilo da época em que se desenvolve a trama.
Disciplinas
Compreensão e Produção de Texto
Iniciação aos Estudos Históricos
Pré-história
Introdução à Sociologia
Metodologia do Trabalho Científico
Prática Pedagógica I
História Antiga Oriental
Teoria da História
História da África I
Filosofia da Educação
Organização da Educação Básica
Prática Pedagógica II
História Antiga Ocidental
História Medievo Oriental
História da América Pré-Colombiana
Educação Patrimonial
Psicologia da Educação I
Prática Pedagógica III
História do Brasil Colonial
História Medievo Ocidental
História Moderna I
História da África II
Prática Pedagógica IV
Psicologia da Educação II
História Moderna II
História do Brasil Império
História da América Anglo-saxônica
Didática Geral
Estágio Supervisionado I
Prática Pedagógica V
História da América Latina
História do Brasil República I-
América no Contexto Contemporâneo
História da Educação
Estágio Supervisionado II
Prática Pedagógica VI
Metodologia da Pesquisa Histórica
História Contemporânea Século XIX
História do Brasil República II
História do Nordeste
Metodologia do Ensino da História
Estágio Supervisionado III
ELETIVA - PEDAGÓGICA
ELETIVA-ESPECÍFICA
História Contemporânea Século XX
História e Historiografia dos Grupos Indígenas Nordestinos
Movimentos Sociais no Nordeste
Estágio Supervisionado IV
Informática Aplicada ao Ensino da História
ELETIVA - ESPECÍFICA
Compreensão e Produção de Texto
Iniciação aos Estudos Históricos
Pré-história
Introdução à Sociologia
Metodologia do Trabalho Científico
Prática Pedagógica I
História Antiga Oriental
Teoria da História
História da África I
Filosofia da Educação
Organização da Educação Básica
Prática Pedagógica II
História Antiga Ocidental
História Medievo Oriental
História da América Pré-Colombiana
Educação Patrimonial
Psicologia da Educação I
Prática Pedagógica III
História do Brasil Colonial
História Medievo Ocidental
História Moderna I
História da África II
Prática Pedagógica IV
Psicologia da Educação II
História Moderna II
História do Brasil Império
História da América Anglo-saxônica
Didática Geral
Estágio Supervisionado I
Prática Pedagógica V
História da América Latina
História do Brasil República I-
América no Contexto Contemporâneo
História da Educação
Estágio Supervisionado II
Prática Pedagógica VI
Metodologia da Pesquisa Histórica
História Contemporânea Século XIX
História do Brasil República II
História do Nordeste
Metodologia do Ensino da História
Estágio Supervisionado III
ELETIVA - PEDAGÓGICA
ELETIVA-ESPECÍFICA
História Contemporânea Século XX
História e Historiografia dos Grupos Indígenas Nordestinos
Movimentos Sociais no Nordeste
Estágio Supervisionado IV
Informática Aplicada ao Ensino da História
ELETIVA - ESPECÍFICA
DFP_