DFP_
Diploma oferecido:Licenciado em História
Localização:Bauru - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
A PROFISSÃO
O curso de História está organizado para oferecer oportunidades diversificadas ao acadêmico desejoso de conhecer o potencial de seus talentos, e instrumentalizá-lo para assumir o gerenciamento de suas capacidades.
E também: analisar, criticar e interpretar textos historiográficos e documentos históricos; conhecer o processo de construção da Historiografia; reconhecer o papel dos indivíduos e dos grupos, nos processos históricos, valorizando as diferenças presentes nas práticas sociais; trabalhar a unidade do social superando as divisões disciplinares acadêmicas, dialogando naturalmente com outras disciplinas.
O PROFISSIONAL
Os profissionais do ensino da História têm competência para atuar nos diferentes campos do mercado de trabalho, atendendo às necessidades de pesquisa, comportando-se como produtor de um conhecimento especializado, necessário ao desenvolvimento da sociedade. Os formandos em História podem atuar no ensino fundamental, médio e superior, e também em pesquisas.
MERCADO DE TRABALHO
Tradicionalmente, lecionam no Ensino Funadamental e Médio.
Atualmente, profissionais formados em História trabalham em institutos de pesquisa, com questões vinculadas ao patrimônio artístico e cultural (museus, arquivos, fundações) ou a serviço dos meios de comunicação de massa (jornais, revistas, televisão); em assessorias culturais e políticas, informatização e gestão de bancos de dados documentais, organização de arquivos e áreas ligadas a preservação do patrimônio.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
Objetivo Geral:
Formar cidadãos comprometidos com a realidade nacional, capazes de responder às demandas sociais relativas ao seu campo de conhecimento, promovendo as transformações sociais possíveis e necessárias, para as quais o universo histórico é imprescindível.
Objetivos Específicos:
As ações desempenhadas no Curso de História deverão interagir de modo que o acadêmico venha a:
. Atuar com criatividade, ética e autonomia intelectual nos ambientes institucionais e ou empresariais nos quais estiver envolvido;
. Exercer a profissão e as práticas pedagógicas inerentes ao processo de ensino- aprendizagem, com domínio do conhecimento histórico;
. Fundamentar suas ações profissionais na prática da pesquisa histórica, comprometendo-se com a autocapacitação permanente.
O curso de História está organizado para oferecer oportunidades diversificadas ao acadêmico desejoso de conhecer o potencial de seus talentos, e instrumentalizá-lo para assumir o gerenciamento de suas capacidades.
E também: analisar, criticar e interpretar textos historiográficos e documentos históricos; conhecer o processo de construção da Historiografia; reconhecer o papel dos indivíduos e dos grupos, nos processos históricos, valorizando as diferenças presentes nas práticas sociais; trabalhar a unidade do social superando as divisões disciplinares acadêmicas, dialogando naturalmente com outras disciplinas.
O PROFISSIONAL
Os profissionais do ensino da História têm competência para atuar nos diferentes campos do mercado de trabalho, atendendo às necessidades de pesquisa, comportando-se como produtor de um conhecimento especializado, necessário ao desenvolvimento da sociedade. Os formandos em História podem atuar no ensino fundamental, médio e superior, e também em pesquisas.
MERCADO DE TRABALHO
Tradicionalmente, lecionam no Ensino Funadamental e Médio.
Atualmente, profissionais formados em História trabalham em institutos de pesquisa, com questões vinculadas ao patrimônio artístico e cultural (museus, arquivos, fundações) ou a serviço dos meios de comunicação de massa (jornais, revistas, televisão); em assessorias culturais e políticas, informatização e gestão de bancos de dados documentais, organização de arquivos e áreas ligadas a preservação do patrimônio.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
Objetivo Geral:
Formar cidadãos comprometidos com a realidade nacional, capazes de responder às demandas sociais relativas ao seu campo de conhecimento, promovendo as transformações sociais possíveis e necessárias, para as quais o universo histórico é imprescindível.
Objetivos Específicos:
As ações desempenhadas no Curso de História deverão interagir de modo que o acadêmico venha a:
. Atuar com criatividade, ética e autonomia intelectual nos ambientes institucionais e ou empresariais nos quais estiver envolvido;
. Exercer a profissão e as práticas pedagógicas inerentes ao processo de ensino- aprendizagem, com domínio do conhecimento histórico;
. Fundamentar suas ações profissionais na prática da pesquisa histórica, comprometendo-se com a autocapacitação permanente.
DISCIPLINAS
Antropologia
História antiga I
História da América I
Introdução à história
Patrimônio cultural
Psicologia do desenvolv. E da aprendizagem
Comunicação e expressão
Educação para diversidade
História antiga II
História medieval I
Métodos e técnicas da pesquisa
Tecnologias de informação na educação
Téc. Da comunic. E expressão em sala de aula
História da América II
História do Brasil I
História medieval II
História moderna I
Ambientes educ. Práticas interdisciplinares
Organização da educação básica
Ética e cultura religiosa
História do Brasil II
História moderna II
Pesq. Prática pedagógica i: planej. Avaliação
Estágio I
Metodologias de projetos educativos
Libras
Estágio II
Pesquisa da prática pedagógica II: dificuldades de aprendizagem
História contemporânea I
História do Brasil III
Teoria da historia
Sociologia da responsabilidade social
Pesquisa da prática pedagógica iii: organização de situações de aprendizagem
História da América III
História contemporânea II
História do Brasil IV
Estágio III
Antropologia
História antiga I
História da América I
Introdução à história
Patrimônio cultural
Psicologia do desenvolv. E da aprendizagem
Comunicação e expressão
Educação para diversidade
História antiga II
História medieval I
Métodos e técnicas da pesquisa
Tecnologias de informação na educação
Téc. Da comunic. E expressão em sala de aula
História da América II
História do Brasil I
História medieval II
História moderna I
Ambientes educ. Práticas interdisciplinares
Organização da educação básica
Ética e cultura religiosa
História do Brasil II
História moderna II
Pesq. Prática pedagógica i: planej. Avaliação
Estágio I
Metodologias de projetos educativos
Libras
Estágio II
Pesquisa da prática pedagógica II: dificuldades de aprendizagem
História contemporânea I
História do Brasil III
Teoria da historia
Sociologia da responsabilidade social
Pesquisa da prática pedagógica iii: organização de situações de aprendizagem
História da América III
História contemporânea II
História do Brasil IV
Estágio III
DFP_