DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos do Curso
O curso de História da UNIP contempla o passado humano em seus múltiplos aspectos: economia, sociedade, cultura e o movimento do cotidiano.
O aluno graduado nessa área encontra-se apto à pesquisa, estudo e interpretação do processo histórico, identificando sua natureza, significados e desdobramentos.
Em essência, o Historiador investiga e interpreta, com criticidade, os acontecimentos, resgatando a memória da humanidade, ampliando, assim, a compreensão da condição humana.
Além dos conhecimentos que adquire, o aluno desenvolve habilidades em buscar documentos como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos.
Seleciona, classifica e relaciona os dados coletados em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos. Após datar, em geral, confere o fato dando ao mesmo autenticidade, analisando sua compreensão quanto ao acontecimento em estudo.
Atividades Principais
Organizar acervos documentais de entidades públicas e privadas;
ministrar aulas no magistério do ensino fundamental e médio;
prestar assessoria a museus, editoras, produtoras de vídeo e TV;
efetuar pesquisas em universidades e entidades culturais, investigando e analisando acontecimentos passados e atuais;
elaborar vídeos, CD-ROMs e trabalhos escritos sobre entidades públicas e privadas e instituições ligadas à sociedade civil;
pesquisar a história das empresas e instituições apresentando-as em livros, artigos ou reportagens (memória empresarial).
Mercado de Trabalho
A pesquisa em universidades, museus e órgãos de cultura é um mercado sempre aberto. As especializações em História Econômica e Social estão em alta, pois permitem o trabalho em empresas, organizando bibliotecas e hemerotecas (coleções de jornais e revistas).
Também na consultoria, o historiador encontra o mercado aberto, nas reconstituições históricas em novelas, filmes e documentários.
O profissional formado nessa habilitação pela UNIP, além das disciplinas do curso propriamente dito, participa ativamente das atividades desenvolvidas pelo laboratório de História e Geografia, tais como formação de bancos de dados, produção de catálogos bibliográficos, participação em excursões e organização de acervos documentais, o que lhe permite um leque maior de conhecimentos, facilitando, consequentemente, sua colocação no mercado de trabalho.
Práticas
Laboratório de História
Visitas Técnicas
Estágios em Instituições
Semana de Estudos Sociais
Iniciação Científica
Monitoria
Bibliotecas Integradas
Atividades Multiensino
Acordo de Cooperação de Estágios com Empresas
Órgãos Públicos
Banco de Estudos Digitalizado
Projeto Integrado de Conclusão de Curso
O curso de História da UNIP contempla o passado humano em seus múltiplos aspectos: economia, sociedade, cultura e o movimento do cotidiano.
O aluno graduado nessa área encontra-se apto à pesquisa, estudo e interpretação do processo histórico, identificando sua natureza, significados e desdobramentos.
Em essência, o Historiador investiga e interpreta, com criticidade, os acontecimentos, resgatando a memória da humanidade, ampliando, assim, a compreensão da condição humana.
Além dos conhecimentos que adquire, o aluno desenvolve habilidades em buscar documentos como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos.
Seleciona, classifica e relaciona os dados coletados em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos. Após datar, em geral, confere o fato dando ao mesmo autenticidade, analisando sua compreensão quanto ao acontecimento em estudo.
Atividades Principais
Organizar acervos documentais de entidades públicas e privadas;
ministrar aulas no magistério do ensino fundamental e médio;
prestar assessoria a museus, editoras, produtoras de vídeo e TV;
efetuar pesquisas em universidades e entidades culturais, investigando e analisando acontecimentos passados e atuais;
elaborar vídeos, CD-ROMs e trabalhos escritos sobre entidades públicas e privadas e instituições ligadas à sociedade civil;
pesquisar a história das empresas e instituições apresentando-as em livros, artigos ou reportagens (memória empresarial).
Mercado de Trabalho
A pesquisa em universidades, museus e órgãos de cultura é um mercado sempre aberto. As especializações em História Econômica e Social estão em alta, pois permitem o trabalho em empresas, organizando bibliotecas e hemerotecas (coleções de jornais e revistas).
Também na consultoria, o historiador encontra o mercado aberto, nas reconstituições históricas em novelas, filmes e documentários.
O profissional formado nessa habilitação pela UNIP, além das disciplinas do curso propriamente dito, participa ativamente das atividades desenvolvidas pelo laboratório de História e Geografia, tais como formação de bancos de dados, produção de catálogos bibliográficos, participação em excursões e organização de acervos documentais, o que lhe permite um leque maior de conhecimentos, facilitando, consequentemente, sua colocação no mercado de trabalho.
Práticas
Laboratório de História
Visitas Técnicas
Estágios em Instituições
Semana de Estudos Sociais
Iniciação Científica
Monitoria
Bibliotecas Integradas
Atividades Multiensino
Acordo de Cooperação de Estágios com Empresas
Órgãos Públicos
Banco de Estudos Digitalizado
Projeto Integrado de Conclusão de Curso
Matriz Curricular
Arquivologia
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
Cartografia
Ciências Sociais
Comunicação e Expressão
Cultura Brasileira Contemporânea
Didática Específica
Didática Geral
Economia de Mercado
Era Vargas
Estágio Curricular Supervisionado
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Estudo do Mundo Contemporâneo
Geográfia do Brasil
Gestão - Empreendedorismo
História Antiga
História Contemporânea
História da América Colonial
História da América Independente
História da Cultura
História da Nova República
História do Brasil Colônia
História do Brasil Império
História Medieval
História Moderna
Historiografia
Homem e Sociedade
Interpretação e Produção de Textos
Introdução a Geografia do Brasil
Libras (optativa)
Marketing Pessoal (optativa)
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Métodos de Pesquisa
Patrimônio Histórico
Pesquisa em História
Planejamento e Políticas Públicas de Educação
Prática de Ensino: Componente Curricular
Prática de Ensino: Estágio Supervisionado
Prática de Ensino: Observação e Projetos
Prática de Ensino: Reflexões
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo
Práticas de Gestão e Resultados
Primeira República
Problemática Ambiental
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
República Liberal e Estado Autoritário
Revoluções Burguesas
Arquivologia
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
Cartografia
Ciências Sociais
Comunicação e Expressão
Cultura Brasileira Contemporânea
Didática Específica
Didática Geral
Economia de Mercado
Era Vargas
Estágio Curricular Supervisionado
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Estudo do Mundo Contemporâneo
Geográfia do Brasil
Gestão - Empreendedorismo
História Antiga
História Contemporânea
História da América Colonial
História da América Independente
História da Cultura
História da Nova República
História do Brasil Colônia
História do Brasil Império
História Medieval
História Moderna
Historiografia
Homem e Sociedade
Interpretação e Produção de Textos
Introdução a Geografia do Brasil
Libras (optativa)
Marketing Pessoal (optativa)
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Métodos de Pesquisa
Patrimônio Histórico
Pesquisa em História
Planejamento e Políticas Públicas de Educação
Prática de Ensino: Componente Curricular
Prática de Ensino: Estágio Supervisionado
Prática de Ensino: Observação e Projetos
Prática de Ensino: Reflexões
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo
Práticas de Gestão e Resultados
Primeira República
Problemática Ambiental
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
República Liberal e Estado Autoritário
Revoluções Burguesas
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