DFP_
Localização:Paranaguá - Paraná
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Implementado no UniMSB em 1989, sua missão é preparar cidadãos profissionalmente capazes, com formação ética, habilitados e competentes para atender aos anseios da comunidade na qual estão inseridos, principalmente visando à formação de professores para o magistério do Ensino Fundamental e Médio e pesquisadores na área de História.
O Projeto Pedagógico do Curso de História enfatiza a formação do Professor, considerando a Licenciatura, entendida como a inserção/construção do conteúdo específico da disciplina ao processo geral do ensino-aprendizagem. A filosofia do curso apóia-se na problematização do saber histórico como condição do exercício do magistério com qualidade.
Objetivo Geral
Formar profissionais em História, com ênfase no magistério do ensino fundamental e médio.
Objetivos Específicos
Formar licenciados:
* aptos a atuar nas atividades de ensino de História;
* que tenham conhecimento das diretrizes científicas específicas da produção do conhecimento histórico, o qual é considerado como condição para o exercício do magistério de qualidade;
* aptos a interpretar e analisar as temporalidades históricas e suas especificidades, com ênfase na análise da realidade brasileira e na sua inserção no panorama internacional.
Pretende-se formar profissionais capazes de apreender a História enquanto disciplina do campo das ciências humanas, produtora de conhecimento, através da construção de seus objetos formais, na perspectiva do tempo histórico; conscientes de suas responsabilidades sociais, como produtores de conhecimento e orientadores do desenvolvimento intelectual de seus futuros alunos; educadores éticos, atuantes em seus locais de trabalho na defesa dos direitos de cidadania.
Essas qualidades, consideradas fundamentais ao profissional da História, devem ser respaldadas pelo seu conhecimento técnico-pedagógico e pelo domínio na produção e socialização dos conteúdos da disciplina.
O curso de História procura proporcionar aos alunos:
* o domínio sobre as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção das categorias de investigação no campo da História;
* o conhecimento das interpretações propostas pelas principais escolas historiográficas, distinguindo-se as diferentes narrativas, metodologias e teorias;
* o desenvolvimento da pesquisa, da produção do conhecimento e sua difusão no âmbito acadêmico e, principalmente, através da atuação nas instituições de ensino, órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural.
Atribuições no Mercado de Trabalho
O profissional formado pelo curso é habilitado para atuar como professor de História no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Poderá também atuar, através do conhecimento e da prática adquirida, em procedimentos de pesquisa, como profissional coadjuvante de atividades de organização e preservação de acervos documentais de natureza pública ou privada.
O profissional de História possui novos campos de atuação, além do magistério e da pesquisa documental, nos quais poderá atuar, tais como a prestação de consultoria e assessoria para as mídias de comunicação no que concerne a eventos históricos e culturais.
Antropologia
Ciência Política
Didática Geral
Economia
Estágio Supervisionado I, II e III
Filosofia da Educação
História Antiga do Ocidente
História Antiga do Oriente
História Cultural
História da África
História da América Colonial
História da América Independente
História do Brasil I, II e III
História do Rio de Janeiro
História Medieval do Ocidente
História Medieval do Oriente
História Moderna I e II
Introdução à Filosofia
Introdução à Sociologia
Metodologia e Técnica de Pesquisa
Monografia
Políticas Públicas em Educação
Prática de Ensino em História I (Laboratório de Ensino Fundamental)
Prática de Ensino em História II ( Laboratório de Ensino Fundamental)
Prática de Ensino em História III ( Laboratório de Ensino Fundamental)
Prática de Ensino em História IV ( Didática do Ensino de História)
Prática de Ensino em História V ( Tópicos Especiais)
Produção Textual
Psicologia da Educação
Sociologia da Educação
Teoria e Metodologia da História
História Contemporânea I e II
DFP_