DFP_
Localização:Taubaté - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O curso de Jornalismo da UNITAU tem por compromisso formar profissionais capacitados para atuar em jornais, rádios, TVs e na internet. Para isso, conta com professores experientes no mercado, com um conjunto de modernos laboratórios e com uma grade curricular que une disciplinas técnicas, como Fotojornalismo e Telejornalismo, a disciplinas de incentivo à reflexão, como Filosofia e Sociologia. O curso é referência na região e obteve a nota 4, numa escala de 0 a 5, no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
TEORIA
Os alunos têm a oportunidade de desenvolver atividades em estúdios de Rádio, de Fotografia, de TV, nos Órgãos Laboratoriais Impressos e na Rádio Universitária FM UNITAU. Também participam de debates sobre a profissão em alguns eventos, como a Semana da Comunicação, que contam com a presença de profissionais de destaque no mercado.
PRATICA
Convênios com jornais da região, como o O Vale e o Diário de Taubaté, permitem que os alunos pratiquem as técnicas do jornalismo impresso, redijam reportagens sobre diversos temas e adquiram experiência em veículos de comunicação.
PERFIL
O profissional de Jornalismo deve ter ampla formação humanística voltada para a reflexão critica dos acontecimentos sociais. Deve ser capaz de conhecer as técnicas de captação, codificação e divulgação das informações de interesse publico, interpretando, com critério jornalístico, os fatos cotidianos. Como profissional de comunicação, deve ser capaz de entrevistar pessoas, elaborar editoriais, artigos, crônicas, reportagens e comentários sobre assuntos diversos na mídia impressa e eletrônica, contribuindo para a reflexão e transformação social, e considerando, para isso, a necessidade de atualização permanente, frente as novas tecnologias de comunicação. Deve ser criativo e ter iniciativa para experimentar as diferentes linguagens e produtos de comunicação nos mais variados suportes midiáticos, como a televisão, o rádio, a Internet, etc. O jornalista deve ter capacidade de compreender o processo de recepção das mensagens e seu impacto sobre a sociedade, apresentando formação ética, social e profissional, compromisso com a cidadania e humildade diante da realidade. Além disso, precisa ter a capacidade de elaborar criticas de mídia e propor soluções.
Centro de Laboratórios de Comunicação
O novo Centro de Laboratórios de Comunicação foi inaugurado em 2004 e conta com uma ampla estrutura onde os alunos desenvolvem todas as atividades práticas do curso:
• Sala Temática do jornal O Vale – Cátedra de Jornalismo Ferdinando Salerno
Consiste numa redação de jornais e revistas com computadores para diagramação e mesa para reunião de pautas com espaço para até 25 pessoas. Tem o objetivo de aproximar o aluno com a realidade do mercado de trabalho.
• Estúdio de Fotografia
Possui capacidade para a produção de campanhas publicitárias e ensaios fotográficos. Os equipamentos são de alta tecnologia, com recursos de iluminação e cenário, com câmeras analógicas e digitais. Conta com um espaço para revelação e ampliação das imagens. Isso proporciona ao aluno um contato com todo processo de obtenção da fotografia.
• Laboratório de Informática
Com o objetivo de atender as necessidades acadêmicas, o Laboratório de Informática está devidamente equipado com computadores e softwares específicos para as áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, permitindo aos nossos alunos conhecer aplicativos tais como: Editoração Eletrônica, Web Designer, Planilhas, Slide Shows, Computação Gráfica (tratamento de imagens) etc.
• Estúdio de Rádio
Tem como objetivo integrar o aluno a prática radiofônica. O estúdio apóia a locução de vídeos e produz trilhas sonoras e vinhetas para projetos experimentais ou trabalhos acadêmicos e programas. É produzido também no estúdio de rádio o Projeto Laboratorial Interjornal.
• Estúdio de TV
O estúdio de TV está localizado no novo prédio do Departamento de Comunicação social, onde se encontra o Centro de Órgãos Laboratoriais. É projetado para comportar grande número de alunos e preparado para atender as necessidades pedagógicas. Com as dimensões de 116 m², o novo estúdio de TV tem condições para operar com oito câmeras, e conta com uma iluminação adequada para produção de programas, telejornais, comercias, e outros projetos voltados para a televisão.
• Órgãos Laboratoriais impressos
Consiste numa redação de jornais e revistas com computadores para diagramação e mesa para reunião de pautas com espaço para até 25 pessoas. Tem o objetivo de aproximar o aluno com a realidade do mercado de trabalho.
• Rádio Universitária
Vinculada à Reitoria da Universidade, a Rádio FM UNITAU conta com a infra-estrutura e os recursos humanos do Departamento de Comunicação Social, que possibilita estágio aos alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas na emissora.
Slogan: "A Rádio da Educação"
Canal e Freqüência: 299 E - 107,7 MHz
Potência: 300 watts
TEORIA
Os alunos têm a oportunidade de desenvolver atividades em estúdios de Rádio, de Fotografia, de TV, nos Órgãos Laboratoriais Impressos e na Rádio Universitária FM UNITAU. Também participam de debates sobre a profissão em alguns eventos, como a Semana da Comunicação, que contam com a presença de profissionais de destaque no mercado.
PRATICA
Convênios com jornais da região, como o O Vale e o Diário de Taubaté, permitem que os alunos pratiquem as técnicas do jornalismo impresso, redijam reportagens sobre diversos temas e adquiram experiência em veículos de comunicação.
PERFIL
O profissional de Jornalismo deve ter ampla formação humanística voltada para a reflexão critica dos acontecimentos sociais. Deve ser capaz de conhecer as técnicas de captação, codificação e divulgação das informações de interesse publico, interpretando, com critério jornalístico, os fatos cotidianos. Como profissional de comunicação, deve ser capaz de entrevistar pessoas, elaborar editoriais, artigos, crônicas, reportagens e comentários sobre assuntos diversos na mídia impressa e eletrônica, contribuindo para a reflexão e transformação social, e considerando, para isso, a necessidade de atualização permanente, frente as novas tecnologias de comunicação. Deve ser criativo e ter iniciativa para experimentar as diferentes linguagens e produtos de comunicação nos mais variados suportes midiáticos, como a televisão, o rádio, a Internet, etc. O jornalista deve ter capacidade de compreender o processo de recepção das mensagens e seu impacto sobre a sociedade, apresentando formação ética, social e profissional, compromisso com a cidadania e humildade diante da realidade. Além disso, precisa ter a capacidade de elaborar criticas de mídia e propor soluções.
Centro de Laboratórios de Comunicação
O novo Centro de Laboratórios de Comunicação foi inaugurado em 2004 e conta com uma ampla estrutura onde os alunos desenvolvem todas as atividades práticas do curso:
• Sala Temática do jornal O Vale – Cátedra de Jornalismo Ferdinando Salerno
Consiste numa redação de jornais e revistas com computadores para diagramação e mesa para reunião de pautas com espaço para até 25 pessoas. Tem o objetivo de aproximar o aluno com a realidade do mercado de trabalho.
• Estúdio de Fotografia
Possui capacidade para a produção de campanhas publicitárias e ensaios fotográficos. Os equipamentos são de alta tecnologia, com recursos de iluminação e cenário, com câmeras analógicas e digitais. Conta com um espaço para revelação e ampliação das imagens. Isso proporciona ao aluno um contato com todo processo de obtenção da fotografia.
• Laboratório de Informática
Com o objetivo de atender as necessidades acadêmicas, o Laboratório de Informática está devidamente equipado com computadores e softwares específicos para as áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, permitindo aos nossos alunos conhecer aplicativos tais como: Editoração Eletrônica, Web Designer, Planilhas, Slide Shows, Computação Gráfica (tratamento de imagens) etc.
• Estúdio de Rádio
Tem como objetivo integrar o aluno a prática radiofônica. O estúdio apóia a locução de vídeos e produz trilhas sonoras e vinhetas para projetos experimentais ou trabalhos acadêmicos e programas. É produzido também no estúdio de rádio o Projeto Laboratorial Interjornal.
• Estúdio de TV
O estúdio de TV está localizado no novo prédio do Departamento de Comunicação social, onde se encontra o Centro de Órgãos Laboratoriais. É projetado para comportar grande número de alunos e preparado para atender as necessidades pedagógicas. Com as dimensões de 116 m², o novo estúdio de TV tem condições para operar com oito câmeras, e conta com uma iluminação adequada para produção de programas, telejornais, comercias, e outros projetos voltados para a televisão.
• Órgãos Laboratoriais impressos
Consiste numa redação de jornais e revistas com computadores para diagramação e mesa para reunião de pautas com espaço para até 25 pessoas. Tem o objetivo de aproximar o aluno com a realidade do mercado de trabalho.
• Rádio Universitária
Vinculada à Reitoria da Universidade, a Rádio FM UNITAU conta com a infra-estrutura e os recursos humanos do Departamento de Comunicação Social, que possibilita estágio aos alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas na emissora.
Slogan: "A Rádio da Educação"
Canal e Freqüência: 299 E - 107,7 MHz
Potência: 300 watts
1ª SÉRIE
Atividades Complementares
Língua Portuguesa I
Teoria da Comunicação I
Fotografia
Fundamentos e Técnicas do Jornalismo Impresso
Psicologia Aplicada à Comunicação
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Comunicação
Radiojornalismo I
História do Jornalismo
Planejamento Gráfico em Jornalismo
Estética e História da Arte
Prática Desportiva
2ª SÉRIE
Atividades Complementares
Língua Portuguesa II
Teoria da Comunicação II
Fotojornalismo
Reportagem, Entrevista e Gêneros Jornalísticos
Filosofia e Pensamento Contemporâneo
Sociologia Geral e da Comunicação
Radiojornalismo II
Temas Contemporâneos no Jornalismo
Produção e Edição de Jornais
Telejornalismo I
3ª SÉRIE
Atividades Complementares
Língua Portuguesa III
Teoria Política e História Contemporânea
Cultura e Realidade Regional
Projetos em Comunicação
Comunicação Integrada
Telejornalismo II
Produção e Edição de Revistas
Jornalismo Digital
Teoria do Jornalismo
Linguagens Midiáticas
4ª SÉRIE
Atividades Complementares
Língua Portuguesa IV
Geopolítica e Formação Econômica do Brasil
Legislação Aplicada à Comunicação
Gestão de Processos Jornalísticos
Projetos Experimentais
Atividades Complementares
Língua Portuguesa I
Teoria da Comunicação I
Fotografia
Fundamentos e Técnicas do Jornalismo Impresso
Psicologia Aplicada à Comunicação
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Comunicação
Radiojornalismo I
História do Jornalismo
Planejamento Gráfico em Jornalismo
Estética e História da Arte
Prática Desportiva
2ª SÉRIE
Atividades Complementares
Língua Portuguesa II
Teoria da Comunicação II
Fotojornalismo
Reportagem, Entrevista e Gêneros Jornalísticos
Filosofia e Pensamento Contemporâneo
Sociologia Geral e da Comunicação
Radiojornalismo II
Temas Contemporâneos no Jornalismo
Produção e Edição de Jornais
Telejornalismo I
3ª SÉRIE
Atividades Complementares
Língua Portuguesa III
Teoria Política e História Contemporânea
Cultura e Realidade Regional
Projetos em Comunicação
Comunicação Integrada
Telejornalismo II
Produção e Edição de Revistas
Jornalismo Digital
Teoria do Jornalismo
Linguagens Midiáticas
4ª SÉRIE
Atividades Complementares
Língua Portuguesa IV
Geopolítica e Formação Econômica do Brasil
Legislação Aplicada à Comunicação
Gestão de Processos Jornalísticos
Projetos Experimentais
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