DFP_
Localização:Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
O curso de Jornalismo do Centro Universitário Metodista IPA tem como objetivo formar um profissional multihabilitado, apto a atuar junto aos meios de comunicação, impressos ou eletrônicos, e na gestão da comunicação, em áreas como assessoria de imprensa, edição de publicações dirigidas, comunicação integradas e outras, em instituições privadas, públicas ou do terceiro setor. O projeto privilegia um ensino construtivista, que associa teoria e prática desde o primeiro semestre do curso, tendo como referenciais a qualidade, criatividade, educação crítica e responsabilidade social.
Mercado de trabalho:
O mercado está cada vez mais amplo para o profissional desta área, seja dentro das mídias ou em empresas públicas, privadas ou de terceiro setor. Nas mídias, o jornalista se beneficia da evolução tecnológica. Além de estar presente nas redações de jornais impressos, revistas, rádios e televisões, o jornalista também está sendo muito solicitado para trabalhar em mídias on-line. O mercado também está abrindo as portas para o jornalista que tem interesse de trabalhar em Assessorias de Imprensa em instituições públicas, privadas ou de terceiro setor. É que o mercado está consciente da diferença que faz hoje ter no quadro de funcionários, um profissional que seja capaz de passar as informações da melhor forma possível.
Áreas de atuação
O jornalista formado no Centro Universitário Metodista poderá trabalhar em todas as áreas emergentes do jornalismo atual. Se for em uma empresa específica de comunicação, terá condições de trabalhar em mídia impressa, rádio, televisão, webjornalismo, revistas e outras publicações dirigidas. Dentro de empresas públicas, privadas ou do terceiro setor será capaz de atuar em diferentes frentes da comunicação organizacional.
O curso de Jornalismo do Centro Universitário Metodista IPA tem como objetivo formar um profissional multihabilitado, apto a atuar junto aos meios de comunicação, impressos ou eletrônicos, e na gestão da comunicação, em áreas como assessoria de imprensa, edição de publicações dirigidas, comunicação integradas e outras, em instituições privadas, públicas ou do terceiro setor. O projeto privilegia um ensino construtivista, que associa teoria e prática desde o primeiro semestre do curso, tendo como referenciais a qualidade, criatividade, educação crítica e responsabilidade social.
Mercado de trabalho:
O mercado está cada vez mais amplo para o profissional desta área, seja dentro das mídias ou em empresas públicas, privadas ou de terceiro setor. Nas mídias, o jornalista se beneficia da evolução tecnológica. Além de estar presente nas redações de jornais impressos, revistas, rádios e televisões, o jornalista também está sendo muito solicitado para trabalhar em mídias on-line. O mercado também está abrindo as portas para o jornalista que tem interesse de trabalhar em Assessorias de Imprensa em instituições públicas, privadas ou de terceiro setor. É que o mercado está consciente da diferença que faz hoje ter no quadro de funcionários, um profissional que seja capaz de passar as informações da melhor forma possível.
Áreas de atuação
O jornalista formado no Centro Universitário Metodista poderá trabalhar em todas as áreas emergentes do jornalismo atual. Se for em uma empresa específica de comunicação, terá condições de trabalhar em mídia impressa, rádio, televisão, webjornalismo, revistas e outras publicações dirigidas. Dentro de empresas públicas, privadas ou do terceiro setor será capaz de atuar em diferentes frentes da comunicação organizacional.
DISCIPLINAS
Produção e Planejamento Gráfico e Editorial I
Teoria da Comunicação I
Técnicas de Entrevista e Reportagem
Redação e Expressão Oral I
História da Comunicação
Fotografia
Sociologia da Comunicação
Projeto Experimental I (impresso)
Produção e Planejamento Gráfico e Editorial II
Teoria da Comunicação II
História da Arte
Metodologia Científica
Fotojornalismo
Redação e Expressão Oral II
Semiótica
Antropologia
Projeto Experimental II (impresso)
Produção e Edição de áudio
Radiojornalismo
Redação e Expressão Oral III (redação radiofônica e técnicas de locução)
Filosofia
Assessoria de Imprensa I
Projeto Experimental III
(radiojornalismo)
Produção Audiovisual
Telejornalismo
TV e vídeo: linguagem e técnicas
Redação e expressão oral IV (ênfase em televisão)
Técnicas e práticas cênicas
Projeto experimental IV (telejornalismo)
Jornalismo Especializado I
Psicologia da Comunicação
Cultura Religiosa
Ética e cidadania
Documentário em Rádio e TV
Projeto de Pesquisa em Comunicação
Projeto Experimental V
(documentário em áudio e vídeo)
Jornalismo Especializado II
Assessoria de Imprensa II
Disciplina Eletiva
Marketing
Economia
Monografia
Comunicação Comunitária
Jornalismo Especializado III
Projeto de Jornalismo em Mídia Digital
Hipermídia
Jornalismo e Tecnologia
Comunicação Integrada
Projeto Experimental VI
(webjornalismo)
Gestão da Comunicação
Empreendedorismo, cultura empresarial e liderança
Jornalismo Especializado IV
Educomunicação
Projeto Experimental VII projeto jornalístico)
Produção e Planejamento Gráfico e Editorial I
Teoria da Comunicação I
Técnicas de Entrevista e Reportagem
Redação e Expressão Oral I
História da Comunicação
Fotografia
Sociologia da Comunicação
Projeto Experimental I (impresso)
Produção e Planejamento Gráfico e Editorial II
Teoria da Comunicação II
História da Arte
Metodologia Científica
Fotojornalismo
Redação e Expressão Oral II
Semiótica
Antropologia
Projeto Experimental II (impresso)
Produção e Edição de áudio
Radiojornalismo
Redação e Expressão Oral III (redação radiofônica e técnicas de locução)
Filosofia
Assessoria de Imprensa I
Projeto Experimental III
(radiojornalismo)
Produção Audiovisual
Telejornalismo
TV e vídeo: linguagem e técnicas
Redação e expressão oral IV (ênfase em televisão)
Técnicas e práticas cênicas
Projeto experimental IV (telejornalismo)
Jornalismo Especializado I
Psicologia da Comunicação
Cultura Religiosa
Ética e cidadania
Documentário em Rádio e TV
Projeto de Pesquisa em Comunicação
Projeto Experimental V
(documentário em áudio e vídeo)
Jornalismo Especializado II
Assessoria de Imprensa II
Disciplina Eletiva
Marketing
Economia
Monografia
Comunicação Comunitária
Jornalismo Especializado III
Projeto de Jornalismo em Mídia Digital
Hipermídia
Jornalismo e Tecnologia
Comunicação Integrada
Projeto Experimental VI
(webjornalismo)
Gestão da Comunicação
Empreendedorismo, cultura empresarial e liderança
Jornalismo Especializado IV
Educomunicação
Projeto Experimental VII projeto jornalístico)
DFP_