Graduação em Letras - Habilitação em Português e Espanhol e Respectivas Literaturas (Licenciatura) (Resende, Rio de Janeiro)
Associação Educacional Dom Bosco
Localização:Resende - Rio de Janeiro
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Apresentação
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, mantida pela Associação Educacional Dom Bosco, teve sua autorização de funcionamento através do Dec. 72.563 de 01/08/1973, para os cursos de Pedagogia e Letras. O Curso de Letras oferece as seguintes habilitações: Português/Literatura, Português/Inglês e Português-Espanhol. No terceiro ano do curso, os estudantes escolhem a habilitação, podendo, posteriormente, por integralização de estudos, licenciarem-se na habilitação ainda não cursada.
Iniciado seu funcionamento em fevereiro de 1974, teve naquele ano 96 alunos matriculados, com 120 vagas autorizadas. Reconhecido pelo Dec. 82.372 de 05/10/1978 (DOU de 05/10/78), já formou 635 (seiscentos e trinta e cinco) profissionais que, hoje, compõem grande parte do corpo docente do ensino fundamental e médio da região sul-fluminense. Muitos desses profissionais atuam na própria Universidade, desempenhando funções como: secretários, professores do Curso de Letras. Vale ressaltar que, no último concurso público (2010), da Secretaria de Educação do Município de Resende, o Curso de Letras obteve representativa aprovação de acadêmicos do 4º. ano.
Atende a Resolução CNE/CP nº1/2002, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
Histórico
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, mantida pela Associação Eduacacional Dom Bosco, teve sua autorização de funcionamento através do Dec. 72.563 de 01/08/1973, para os cursos de Pedagogia e Letras. O Curso de Letras oferece as seguintes habilitações: Português-Literatura, Português-Inglês e Português-Espanhol. No terceiro ano do curso, os estudantes escolhem a habilitação, podendo, posteriormente, por complementação de estudos, licenciarem-se na habilitação ainda não cursada. Iniciado seu funcionamento em fevereiro de 1974, teve naquele ano 96 alunos matriculados, com 120 vagas autorizadas. Reconhecido pelo Dec. 82.372 de 05/10/1978 (DOU de 05/10/78), formou ao longo dos anos 635 (seicentos e trinta e cinco) profissionais que, hoje, compõem grande parte do corpo docente do ensino fundamental e médio da região sul-fluminense. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras mantém cursos de pós-graduação "lato-Sensu", particularmente na área de Docência do Ensino Superior, como Tópicos Avançados da Língua Portuguesa, Literatura Infantil, Educação Especial, Tópicos Avançados da Língua Inglesa e Tópicos Avançados da Língua Espanhola. valendo-se de mestres e doutores de universidades do Rio de Janeiro. Proporciona, ainda, atividades extra-curriculares, tais como conferências, simpósios e palestras, visando complementar a formação intelectual e moral de seus alunos.
Objetivos do Curso de Letras
O Curso de Letras da FFCLDB tem por objetivo específico fomentar a formação de profissionais conscientes das necessidades regionais e do país, capazes de, com base teórica aliada à competência técnica, atuarem como professores, pesquisadores, críticos literários, tradutores, intérpretes, revisores de textos, roteiristas, secretários, assessores culturais, em suas respectivas habilitações. Esse objetivo se desdobra nos seguintes:
formar docentes de língua portuguesa, língua inglesa, língua espanhola e respectivas literaturas para atuarem no ensino fundamental e médio;
formar profissionais com domínio de diferentes noções de gramática e o conhecimento das variedades linguísticas, com capacidade de analisar, descrever e explicar a estrutura e funcionamento das línguas e suas peculiaridades fono-morfo-sintático-semânticas;
desenvolver o domínio ativo e crítico do repertório representativo das literaturas de língua portuguesa e ou inglesa e ou espanhola, e as condições de análise e relacionamentos dos textos literários com as variantes do discurso e de seus contextos;
estimular as habilidades e competências multiplicadoras de leitores críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros e registros lingüísticos, motivando o desenvolvimento de habilidades linguísticas, culturais e estéticas;
desenvolver uma visão crítica da realidade sócio-cultural e educacional brasileira, que permita ao profissional desenvolver estratégias de intervenção e de mudança;
desenvolver competência de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em Letras, compromissada com a ética, a responsabilidade social e educacional e com as consequências da atuação docente no mundo do trabalho;
criar e estimular condições e oportunidades constantes de pesquisa que favoreçam o processo de construção do conhecimento científico, os métodos e as técnicas específicas do conjunto de habilitações escolhido, com vistas não só à habilitação legal, no âmbito da educação escolar, como à competência profissional para o exercício de funções mais abrangentes onde se faça necessário o trabalho do estudioso de línguas;
proporcionar oportunidades de buscar, permanentemente, a educação continuada e o desenvolvimento profissional, ampliando o senso crítico em defesa das virtudes humanitárias.
Perfil Profissional
O profissional licenciado em Letras, com habilitação em Português e Literatura, Português/Inglês ou Português/Espanhol e suas respectivas literaturas, destina-se a atuar no mercado de trabalho, em primeira instância, como mestre e educador em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; pode, também, prestar serviços em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, esse profissional atua em espaços de educação não-formal, como escolas de idiomas, feiras de divulgação científica e museus; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
Formação humana, técnico-científica e didático-pedagógica
Para atuar como professor, pesquisador e consultor, nas diferentes manifestações linguísticas possíveis, o profissional deve ter domínio da norma padrão. Deve ainda relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos mais variados processos e métodos didáticos, com domínio de tecnologias de informação adequados ao desenvolvimento de aprendizagens significativas e desempenhar com competência papel de multiplicador, formando leitores críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros e registros lingüísticos, fomentando o desenvolvimento de habilidades de linguagem, habilidades culturais e habilidades estéticas. Além de capacitado para a reflexão crítica, deverá estar apto para fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo e autônomo, servindo-se incondicionalmente do ensino, da pesquisa e da extensão.
Independentemente da modalidade de habilitação escolhida, o profissional de Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Em sua formação, por isso, desenvolve:
Domínio teórico e descritivo dos componentes gramaticais das línguas portuguesa, inglesa e espanhola, conforme sua habilitação;
Domínio de diferentes noções de gramática e (re)conhecimento das variedades linguísticas existentes, bem como dos vários níveis e registros de linguagem;
Capacidade de analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento das diferentes línguas;
Domínio ativo e crítico de um repertório representativo das respectivas literaturas;
Competência para interpretar textos dos mais variados gêneros, explicitando processos e argumentos utilizados para justificar as interpretações; competência para buscar, permanentemente, a educação continuada e o desenvolvimento profissional, ampliando seu senso crítico em defesa das virtudes humanitárias.
Desse modo, o licenciado em Letras pela FFCLDB é profissional competente, capaz de lidar, de forma crítica, com linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos, conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. Sua atuação social e profissional tem como referência a consciência de que a cidadania, em uma sociedade complexa como a nossa, dá-se pela percepção de que tal complexidade pressupõe diferentes formas, meios e modos de linguagem, que revelam e demonstram por atos e palavras os princípios de cidadania, consciência da diversidade, respeito às diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gênero, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras. Deve, pois, atuar com ética e compromisso com a construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária; compreender, cuidar e educar jovens estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, proporcionando-lhes o conhecimento e a formação intelectual a partir do ensino de Língua Portuguesa, de Literatura Brasileira e Portuguesa, do ensino de Língua Inglesa e de Língua Espanhola e de suas Literaturas, de acordo com sua habilitação.
DISCIPLINAS
Tecnologia Aplicada à Educação
Língua Espanhola I: tópicos léxico-gramaticais
Oficinas de oralidade e leitura em Língua Espanhola I
Língua Portuguesa I: Tópicos léxico-gramaticais
Linguística I
Pesquisa e Prática em Educação
Leitura e Texto I
Fundamentos da Psicologia na Educação
Filosofia da Educação
Teoria Literária I
Atividades Complementares
Didática Geral na Educação
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
Sociologia da Educação
Língua Espanhola II: tópicos léxico-gramaticais
Oficinas de oralidade e leitura em Língua Espanhola II
Língua Portuguesa II: tópicos léxico-gramaticais
Leitura e Texto II
Linguística II
Literaturas de Língua Portuguesa I
Teoria Literária II
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I
Prática de Ensino I
Atividades Complementares
Linguística III
Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas
Fundamentos de Língua e Literatura Latina
Língua Portuguesa III: Tópicos Léxico-gramaticais
Oficinas de Leitura e Argumentação
Literaturas de Língua Portuguesa II
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira
Literaturas da Língua Espanhola I
Seminários Culturais
Língua Espanhola III
Teoria Literária III
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II
Estágio Supervisionado de Língua Espanhola I
Prática de Ensino II
Atividades Complementares
Literatura Comparada
Leitura, Produção Textual e Ensino
Literaturas da Língua Espanhola II
Seminários Culturais
Literaturas da Língua Portuguesa II
Literatura e Estudos Culturais
Língua Espanhola IV
Língua Portuguesa IV: tópicos léxico-gramaticais
Prática de revisão de textos
Introdução à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Literatura Infanto-Juvenil
Seminários Interdisciplinares
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa III
Estágio Supervisionado de Língua Espanhola II
Prática de Ensino III
Trabalho de Conclusão de Curso