Graduação em Letras - Habilitação em Português/Espanhol e Respectivas Literaturas (Licenciatura) (Batatais, São Paulo)

Faculdades Claretianas
Localização:Batatais - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
O Curso de Licenciatura em Letras das Faculdades Integradas Claretianas destina-se à formação do profissional docente para atuar na docência das disciplinas - para as quais o curso habilita - no Ensino Fundamental e Médio, assim como na pesquisa das áreas concernentes ao curso, redação e revisão de textos. O curso oferece uma matriz curricular atualizada e condizente com a formação docente da sociedade contemporânea e conta com uma estrutura completa e diferenciada. Os conteúdos visam fornecer subsídios para a prática consciente da profissão, por meio de uma metodologia que se vale do suporte técnico e da integração da prática interdisciplinar, do desafio do aprender a aprender, do aprender a ensinar e a motivar, e da educação continuada. A proposta do curso está estruturada em cinco eixos básicos de conhecimento que acompanharão a formação do aluno durante os três anos de sua integralização. São eles: Estudos Lingüísticos, Estudos Literários, Educação, Formação Propedêutica e Formação Complementar. Tanto a teoria quanto a prática estão inseridas na estrutura curricular. Assim, para que se estabeleça uma coerente relação entre teoria e prática, são realizadas ações no laboratório de línguas e nos demais laboratórios do Curso, com instituições parceiras, em estágios supervisionados, nos Programas de Iniciação Científica, nas monitorias, como suporte à docência e treinamento do discente, na elaboração da monografia, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e na efetiva aplicação das atividades complementares e acadêmicas. Esses princípios metodológicos e de conteúdo estão respaldados pelo Projeto Didático-Pedagógico do Curso, o qual assegura uma sólida formação ao futuro profissional de Letras, com suas respectivas habilitações, desenvolvendo-lhe uma percepção da realidade, visando excelentes condições de empregabilidade no mercado e competência para uma docência crítica e reflexiva.
Perfil do profissional
O curso de Letras possui alguns aspectos diferenciais, que podem ser identificados na concepção do Curso, nos objetivos, no Currículo Pleno, no ementário e, principalmente, no seu desenvolvimento, visando a formação de profissionais dotados de capacidade intelectual, de reflexão crítica e de firmeza de posicionamento, usando sempre a criatividade e o elemento imaginativo para tornar suas realizações mais eficazes e eficientes no trabalho docente, ou mesmo nas outras atividades que poderá vir a exercer. O curso tem como principais objetivos: contribuir para a formação de cidadãos críticos, capazes de atuar no processo de transformação da sociedade; formar profissionais competentes, com visão ampla da realidade; dar condições necessárias para o exercício do magistério nas áreas para as quais o curso habilita; e ainda para outros exercícios profissionais que sejam afins à área de Letras e suas respectivas habilitações.
Campo de atuação e mercado de trabalho
Existem muitos campos de atuação no mercado de trabalho para o licenciado em Letras. Dentre eles cabe destacar e reforçar: a atuação docente no Ensino Fundamental e Médio; as pesquisas que podem ser desenvolvidas nos eixos temáticos vinculados ao curso; a atuação nas organizações que exigem a presença do respectivo profissional para redação e revisão de textos próprios de cada área; e em outras atuações concernentes ao estudo da língua portuguesa, da língua inglesa ou da língua espanhola, dependendo da habilitação escolhida, com das suas respectivas literaturas. Para isso, o currículo proposto pelo curso visa introduzir mecanismos que evidenciem claramente o papel do licenciado, a tomada de consciência e a mudança de postura frente ao contínuo processo de formação docente. O curso visa formar cidadãos cônscios de seus deveres e direitos e aptos a viver em sociedade, contribuindo efetivamente para o seu desenvolvimento e crescimento qualitativo; de exímios profissionais para o trabalho docente, com capacidade de refletir criticamente sobre o processo de ensino e aprendizagem e de acompanhar suas profundas mudanças; e de profissionais com competência para atuar não apenas no magistério, mas também na execução de atividades afins à sua capacitação. A formação humanista do egresso, engendrada através das concepções subjacentes aos ensinos de Língua e Literatura, ocupa papel de destaque, funcionando como um eixo articulador entre todas as disciplinas. E, dessa forma, o aluno é levado, durante todo o Curso, a uma ?reflexão sobre a prática? para que, ao final dele, atue sob a ótica de uma ?prática refletida?, fazendo e sabendo o que faz, como faz, por que faz e para que faz.
Alfabetização e letramento I: aspectos históricos
Alfabetização e letramento II: aspectos teóricos e práticos
Antropologia teológica
Análise e produção de texto
Atividades complementares
Didática geral
Elementos da língua e literatura latina
Estágio supervisionado
Fundamentos da educação inclusiva
Fundamentos e métodos do ensino da língua espanhola I
Fundamentos e métodos do ensino de língua portuguesa I
Fundamentos e métodos do ensino de língua portuguesa II
Fundamentos e métods do ensino da língua espanhola II
Fundamentos históricos e filosóficos da educação
Iniciação à pesquisa científica
Libras
Linguística I
Linguística II
Literatura africana
Literatura brasileira I
Literatura brasileira II
Literatura brasileira III
Literatura brasileira IV
Literatura de língua espanhola I
Literatura de língua espanhola II
Literatura infanto-juvenil
Literatura portuguesa I
Literatura portuguesa II
Língua portuguesa
Língua portuguesa VII
Língua espanhola I
Língua espanhola II
Língua espanhola III
Língua espanhola IV
Língua espanhola V
Língua espanhola VI
Língua portuguesa II
Língua portuguesa III
Língua portuguesa IV
Língua portuguesa V
Língua portuguesa VI
Metodologia da pesquisa científica
Políticas da educação básica
Prática
Psicologia da educação
Sociologia da educação
Teoria literária
Trabalho de conclusão de curso