Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Inglesa e Literaturas (Licenciatura) (Bauru, São Paulo)
Universidade do Sagrado Coração
DFP_
Diploma oferecido:Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Inglesa
Localização:Bauru - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
A PROFISSÃO
O Curso de Letras Português - Inglês forma professores do Ensino Fundamental e Médio capacitados para o ensino de português e inglês e das literaturas de língua portuguesa e inglesa, bem como para o desenvolvimento de pesquisas na área de sua atuação. Forma profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, nos contextos oral e escrito, e também capazes de articular as realidades histórico-culturais e histórico-sociais em que estão inseridos, conscientes de seus papéis de educadores e orientadores.
O PROFISSIONAL
O Profissional da área de Letras prima pelo conhecimento sólido das disciplinas com as quais trabalha, sendo capaz de relacionar estas às outras que compõem o currículo do curso, a fim de transcender sua área de atuação. É dotado de capacidade didática que lhe permite perceber as necessidades e dificuldades dos alunos, dirigir e orientar a aprendizagem. Sua atuação e postura são permeadas por aguçado senso crítico e ético. É atualizado em relação ao momento em que vive e ao desenvolvimento de sua área de atuação, e continuamente comprometido com a pesquisa.
MERCADO DE TRABALHO
O profissional formado em Letras Português-Inglês pode atuar como professor no Ensino Fundamental e Médio, ou ainda em faculdades e universidades, caso venha a cursar pós-graduação. Pode atuar na mídia em geral, como revisor de textos em agências de publicidade e editoras de livros; pode produzir materiais lingüístico-literários, didáticos e paradidáticos. Pode trabalhar em escolas de idiomas ou como autônomo, lecionando emj grupos ou tendo alunos particulares, em casa, na empresa ou mesmo pela internet. Em síntese, o graduado pode criar habilidades para trabalhar com línguas, literatura e textos em geral, com a possibilidade, por isso, de operar em áreas diversas. No caso do magistério, com o crescimento do ensino médio e do ensino superior privado, o mercado de trabalho vem absorvendo rapidamente os profissionais da área.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
O curso de Letras Português-Inglês tem como objetivos gerais a formação de professores do Ensino Fundamental e Médio capacitados para o ensino de português e inglês e das literaturas de língua portuguesa e inglesa, bem como para o desenvolvimento de pesquisas na área de sua atuação. Visa, principalmente, a formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro, e também capazes de articular, convenientemente, as realidades histórico-culturais e histórico-sociais da comunidade na qual estão inseridos, conscientes de seu papel de educador e orientador. O curso objetiva, ainda, a dar condições teórico-pedagógicas a esses profissionais, orientando-os de forma a que possam atuar com competência nos contextos sociais, culturais e históricos, para procurar solucionar problemas relacionados ao ensino e este, integrado à comunidade educacional
O Curso de Letras Português - Inglês forma professores do Ensino Fundamental e Médio capacitados para o ensino de português e inglês e das literaturas de língua portuguesa e inglesa, bem como para o desenvolvimento de pesquisas na área de sua atuação. Forma profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, nos contextos oral e escrito, e também capazes de articular as realidades histórico-culturais e histórico-sociais em que estão inseridos, conscientes de seus papéis de educadores e orientadores.
O PROFISSIONAL
O Profissional da área de Letras prima pelo conhecimento sólido das disciplinas com as quais trabalha, sendo capaz de relacionar estas às outras que compõem o currículo do curso, a fim de transcender sua área de atuação. É dotado de capacidade didática que lhe permite perceber as necessidades e dificuldades dos alunos, dirigir e orientar a aprendizagem. Sua atuação e postura são permeadas por aguçado senso crítico e ético. É atualizado em relação ao momento em que vive e ao desenvolvimento de sua área de atuação, e continuamente comprometido com a pesquisa.
MERCADO DE TRABALHO
O profissional formado em Letras Português-Inglês pode atuar como professor no Ensino Fundamental e Médio, ou ainda em faculdades e universidades, caso venha a cursar pós-graduação. Pode atuar na mídia em geral, como revisor de textos em agências de publicidade e editoras de livros; pode produzir materiais lingüístico-literários, didáticos e paradidáticos. Pode trabalhar em escolas de idiomas ou como autônomo, lecionando emj grupos ou tendo alunos particulares, em casa, na empresa ou mesmo pela internet. Em síntese, o graduado pode criar habilidades para trabalhar com línguas, literatura e textos em geral, com a possibilidade, por isso, de operar em áreas diversas. No caso do magistério, com o crescimento do ensino médio e do ensino superior privado, o mercado de trabalho vem absorvendo rapidamente os profissionais da área.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
O curso de Letras Português-Inglês tem como objetivos gerais a formação de professores do Ensino Fundamental e Médio capacitados para o ensino de português e inglês e das literaturas de língua portuguesa e inglesa, bem como para o desenvolvimento de pesquisas na área de sua atuação. Visa, principalmente, a formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro, e também capazes de articular, convenientemente, as realidades histórico-culturais e histórico-sociais da comunidade na qual estão inseridos, conscientes de seu papel de educador e orientador. O curso objetiva, ainda, a dar condições teórico-pedagógicas a esses profissionais, orientando-os de forma a que possam atuar com competência nos contextos sociais, culturais e históricos, para procurar solucionar problemas relacionados ao ensino e este, integrado à comunidade educacional
DISCIPLINAS
Compreensão e prod. Oral em língua inglesa I
Comunicação e expressão
Educação para diversidade
Líng. Port.- morfossintaxe I
Métodos e técnicas da pesquisa
Tecnologias de informação na educação
Teoria da literatura I
Antropologia
Compreensão e prod. Oral em língua inglesa II
Líng. Port. - morfossintaxe II
Psicologia do desenvolv. E da aprendizagem
Teoria da literatura II
Ética e cultura religiosa
Fonética e fonologia da língua inglesa
Líng. Port.- filologia
Literaturas de língua portuguesa I
Téc. Da comunic. E expressão em sala de aula
Ambientes educativos e práticas interdisciplinares
Compreensão e prod. Escrita em língua inglesa I
Líng. Port. - anál., interpret. E prod. De textos
Literaturas de língua portuguesa II
Organização da educação básica
Compreensão e prod. Escrita em língua inglesa II
Linguística I
Literatura infanto-juvenil
Literaturas de língua portuguesa III
Metodologia de ensino de língua portuguesa e literatura
Morfologia da língua inglesa I
Sociologia da responsabilidade social
Estágio I
Libras
Linguística II
Literaturas de língua portuguesa IV
Metodologia de projetos educativos
Morfologia da língua inglesa II
Pesquisa da prática pedagógica I: planejamento e avaliação
Cultura inglesa e norte-americana
Estágio II
Literaturas de língua inglesa I
Literaturas de língua inglesa II
Metodologia de ensino de língua estrangeira
Pesquisa da prática pedagógica II: dificuldades de aprendizagem
Ativ acad - científico - culturais
Cultura brasileira
Estágio III
Linguística aplicada ao ensino de língua estrangeira
Literaturas de língua inglesa III
Literaturas de língua inglesa IV
Pesquisa da prática pedagógica III: organização de situações de aprendizagem
Tópicos de literatura clássica e universal
Compreensão e prod. Oral em língua inglesa I
Comunicação e expressão
Educação para diversidade
Líng. Port.- morfossintaxe I
Métodos e técnicas da pesquisa
Tecnologias de informação na educação
Teoria da literatura I
Antropologia
Compreensão e prod. Oral em língua inglesa II
Líng. Port. - morfossintaxe II
Psicologia do desenvolv. E da aprendizagem
Teoria da literatura II
Ética e cultura religiosa
Fonética e fonologia da língua inglesa
Líng. Port.- filologia
Literaturas de língua portuguesa I
Téc. Da comunic. E expressão em sala de aula
Ambientes educativos e práticas interdisciplinares
Compreensão e prod. Escrita em língua inglesa I
Líng. Port. - anál., interpret. E prod. De textos
Literaturas de língua portuguesa II
Organização da educação básica
Compreensão e prod. Escrita em língua inglesa II
Linguística I
Literatura infanto-juvenil
Literaturas de língua portuguesa III
Metodologia de ensino de língua portuguesa e literatura
Morfologia da língua inglesa I
Sociologia da responsabilidade social
Estágio I
Libras
Linguística II
Literaturas de língua portuguesa IV
Metodologia de projetos educativos
Morfologia da língua inglesa II
Pesquisa da prática pedagógica I: planejamento e avaliação
Cultura inglesa e norte-americana
Estágio II
Literaturas de língua inglesa I
Literaturas de língua inglesa II
Metodologia de ensino de língua estrangeira
Pesquisa da prática pedagógica II: dificuldades de aprendizagem
Ativ acad - científico - culturais
Cultura brasileira
Estágio III
Linguística aplicada ao ensino de língua estrangeira
Literaturas de língua inglesa III
Literaturas de língua inglesa IV
Pesquisa da prática pedagógica III: organização de situações de aprendizagem
Tópicos de literatura clássica e universal
DFP_