Graduação em Letras - Língua Portuguesa (Licenciatura) (Santa Maria, Rio Grande do Sul)
Centro Universitário Franciscano
DFP_
Diploma oferecido:Licenciado em Língua Portuguesa
Localização:Santa Maria - Rio Grande do Sul
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Tendo em vista que qualidade de ensino é condição fundamental à capacitação, à aquisição de competências e ao desenvolvimento de habilidades requeridas para a formação do licenciado em Letras - Língua Portuguesa, o Centro Universitário Franciscano tem buscado privilegiar, através de seu projeto acadêmico, uma formação qualitativa, estimulando no docente a ser formado:
a) a liberdade de aprender, questionando a realidade circundante;
b) a liberdade de ensinar, a partir de seu aprendizado e de suas reflexões críticas a respeito da realidade circundante;
c) o respeito ao pluralismo de ideias e de propostas educacionais, embasado na compreensão de que a diferença está vinculada ao modo de produção social e cultural das comunidades e dos povos, caracterizando a identidade dos contextos em que se inserem;
d) a busca incessante do desenvolvimento de suas potencialidades intelectuais, aliando-as à prática do exercício da docência;
e) a condição de flexibilidade como forma de sustentar um equilíbrio racional frente às contradições existentes, no âmbito das relações de transposição dos saberes teóricos para o campo das práticas;
f) a possibilidade de desenvolver, de forma plena, competências linguísticas e literárias que lhe facultem uma autonomia para mobilizar diferentes habilidades necessárias ao exercício da docência;
g) a conscientização sobre a importância da esfera da área de Letras como polo propulsor de produtividade científica nos domínios das ciências humanas;
h) a busca de diferentes formas de apropriação e de aplicação de conhecimento científico, através de atividades de iniciação científica, extensão, monitoria, projetos culturais disciplinares, interdisciplinares e de educação continuada.
a) a liberdade de aprender, questionando a realidade circundante;
b) a liberdade de ensinar, a partir de seu aprendizado e de suas reflexões críticas a respeito da realidade circundante;
c) o respeito ao pluralismo de ideias e de propostas educacionais, embasado na compreensão de que a diferença está vinculada ao modo de produção social e cultural das comunidades e dos povos, caracterizando a identidade dos contextos em que se inserem;
d) a busca incessante do desenvolvimento de suas potencialidades intelectuais, aliando-as à prática do exercício da docência;
e) a condição de flexibilidade como forma de sustentar um equilíbrio racional frente às contradições existentes, no âmbito das relações de transposição dos saberes teóricos para o campo das práticas;
f) a possibilidade de desenvolver, de forma plena, competências linguísticas e literárias que lhe facultem uma autonomia para mobilizar diferentes habilidades necessárias ao exercício da docência;
g) a conscientização sobre a importância da esfera da área de Letras como polo propulsor de produtividade científica nos domínios das ciências humanas;
h) a busca de diferentes formas de apropriação e de aplicação de conhecimento científico, através de atividades de iniciação científica, extensão, monitoria, projetos culturais disciplinares, interdisciplinares e de educação continuada.
Disciplinas
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
Produção Textual I
Linguística I
Teoria da Literatura I
Tópicos em Gramática Normativa
Metodologia Científica
Políticas Educacionais e Gestão Escolar
Optativa I
Produção Textual II
Linguística II
Teoria da Literatura II
Educação Digital
Morfologia da Língua Portuguesa I
Literatura Portuguesa I
Projeto Interdisciplinar em Letras: Pesquisa e Extensão I
Linguística III
Língua Latina I
Psicologia da Educação
Didática
Antropologia e Cosmovisão Franciscana
Morfologia da Língua Portuguesa II
Língua Latina II
Literatura Brasileira I
Literatura Portuguesa II
Optativa II
Sintaxe da Língua Portuguesa I
Língua Latina III
Filologia Românica I
Projeto Interdisciplinar em Letras: Pesquisa e Extensão II
Estágio Curricular Supervisionado I
Literatura Brasileira II
Literatura Infanto-Juvenil
Introdução à Educação Especial
Ética e Cidadania
Optativa III
Sintaxe da Língua Portuguesa II
Filologia Românica II
Literatura Brasileira III
Estágio Curricular Supervisionado II
Trabalho Final de Graduação I
Língua Brasileira de Sinais
Optativa IV
Semântica da Língua Portuguesa
Estágio Curricular Supervisionado III
Trabalho Final de Graduação II
Estágio Curricular Supervisionado IV
Pragmática da Língua Portuguesa
Literatura Sul-Rio-Grandense
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
Produção Textual I
Linguística I
Teoria da Literatura I
Tópicos em Gramática Normativa
Metodologia Científica
Políticas Educacionais e Gestão Escolar
Optativa I
Produção Textual II
Linguística II
Teoria da Literatura II
Educação Digital
Morfologia da Língua Portuguesa I
Literatura Portuguesa I
Projeto Interdisciplinar em Letras: Pesquisa e Extensão I
Linguística III
Língua Latina I
Psicologia da Educação
Didática
Antropologia e Cosmovisão Franciscana
Morfologia da Língua Portuguesa II
Língua Latina II
Literatura Brasileira I
Literatura Portuguesa II
Optativa II
Sintaxe da Língua Portuguesa I
Língua Latina III
Filologia Românica I
Projeto Interdisciplinar em Letras: Pesquisa e Extensão II
Estágio Curricular Supervisionado I
Literatura Brasileira II
Literatura Infanto-Juvenil
Introdução à Educação Especial
Ética e Cidadania
Optativa III
Sintaxe da Língua Portuguesa II
Filologia Românica II
Literatura Brasileira III
Estágio Curricular Supervisionado II
Trabalho Final de Graduação I
Língua Brasileira de Sinais
Optativa IV
Semântica da Língua Portuguesa
Estágio Curricular Supervisionado III
Trabalho Final de Graduação II
Estágio Curricular Supervisionado IV
Pragmática da Língua Portuguesa
Literatura Sul-Rio-Grandense
DFP_