Graduação em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas (Licenciatura) (Goiânia, Goiás)
Instituto Cuiabano de Educação
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Localização:Goiânia - Goiás
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Para concretizar sua política de formação, a coordenação do ISE tem como filosofia:
"Promoção de ensino de qualidade através da criação e desenvolvimento de atividades acadêmicas que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes essenciais à formação humana e profissional."
A partir dessa filosofia, os projetos pedagógicos foram consolidados num conjunto de princípios que configuram sua identidade e expressam sua missão:
"Servir como elemento de desenvolvimento e construção do saber, criando alternativas de soluções para os problemas postos pela sociedade, referenciando-se na ciência e tecnologia como fator de avanço e progresso da humanidade."
O curso de Letras destina-se à formação de profissionais na área de linguagens (verbal e não verbal) que venham a atuar em vários campos sociais da educação, decorrentes das novas necessidades e demandas socioculturais e econômicas. Tais campos são as escolas e os sistemas escolares, a pesquisa educacional, os movimentos sociais, as diversas mídias, as atividades de animação cultural e lazer e outros que se fizerem necessários.
Para o enfrentamento de exigências colocadas pelo mundo contemporâneo, são requeridos dos educadores novos objetivos, novas habilidades cognitivas, mais capacidade de pensamento abstrato e flexibilidade de raciocínio, capacidade de percepção de mudanças. Para tanto, repõe-se a necessidade de formação geral e profissional implicando o repensar dos processos de aprendizagem e das formas do aprender, a familiarização com os meios de comunicação e o domínio da linguagem da mídia, o desenvolvimento de competências comunicativas e capacidades criativas para análise de situações novas.
Assim, na sua concepção, o currículo do curso privilegia os conteúdos necessários ao desenvolvimento das competências exigidas para o exercício profissional tratando-os nas suas diferentes dimensões, tais como: na sua dimensão conceitual – na forma do saber conhecer, teorias, informações, conceitos, na sua dimensão procedimental – na forma do saber fazer e na sua dimensão atitudinal – na forma do saber ser, constituído por valores e atitudes que estarão em jogo na situação profissional. Os diferentes âmbitos do conhecimento profissional do professor prevêem conteúdos com essas diferentes dimensões. A seleção dos conteúdos deve, por essa razão, levar em conta a situação de um trabalho com a linguagem para auxiliar os alunos, futuros professores, a superarem os problemas constantes de produção de leitura e de escrita.
OBJETIVOS GERAIS:
• Proporcionar ao acadêmico uma fundamentação teórica sólida de leitura e de escrita, permitindo-lhe estabelecer dialogicamente uma relação entre a realidade educacional existente e a realidade desejada;
• Possibilitar ao acadêmico uma formação holística externalizando uma visão sistêmica de mundo, cada vez mais consistente e coesa com as novas mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais e profissionais pelas quais passa a sociedade;
• Proporcionar ao acadêmico pressupostos teóricos consistentes permitindo-o uma mudança na concepção do processo de leitura /escrita e de uma transformação da prática pedagógica, imbricada no seu cotidiano;
• Formar professores capazes de adequar o universo da língua materna e línguas estrangeiras em suas diversas variedades e usos, percebendo que na sua prática o professor atua como mediador entre o aluno e o conhecimento como aspectos centrais;
• Propiciar espaços importantes a ser, competentemente, preenchidos na luta pela progressiva democratização e transformação da escola;
PERFIL PROFISSIONAL
O perfil do profissional que pretendemos formar está sintonizado com o projeto de futuro, como profissional que irá atuar no terceiro milênio, o que pressupõe a capacidade de utilizar os recursos da língua oral e escrita, de articular a expressão lingüística e literária com os sistemas em relação aos quais os recursos expressivos da linguagem se tornam significativos:
• Capacidade de organização, expressão e comunicação do pensamento em situações formais e em língua culta;
• Domínio teórico e descritivo dos componentes fonológico, morfo-sintático, léxico, semântico e pragmático da língua portuguesa;
• Domínio das diferentes noções de gramática e (re) conhecimento das variedades lingüísticas existentes, bem como dos vários níveis e registros de linguagem;
• Capacidade de analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento de uma língua, em particular da língua portuguesa;
• Capacidade de compreender os fatos da língua e de conduzir investigações de língua e linguagem, incluindo problemas de ensino da língua materna, à luz de diferentes teorias;
• Capacidade de analisar criticamente as diferentes teorias que fundamentam as investigações de língua e linguagem;
• Domínio ativo e crítico de um repertório representativo de literatura em língua portuguesa;
• Domínio do conhecimento histórico e teórico necessário para refletir sobre as condições sob as quais a escrita se torna literatura;
• Capacidade de operar, como professor, pesquisador e consultor, com as diferentes manifestações lingüísticas, sendo usuário, enquanto profissional, do padrão culto;
• Capacidade de desempenhar papel de multiplicador, formando leitores críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros lingüísticos e fomentando o desenvolvimento de habilidades lingüísticas, culturais e estéticas;
Atitude investigativa que favoreça processo contínuo de construção do conhecimento na área e utilização de novas tecnologias.
CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Grande parte dos profissionais formados em Letras atua como professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior, além de terem oportunidades de trabalho nos cursos de línguas.
Em relação a sua atuação como professores, os alunos terão uma sólida formação teórica abrangendo várias dimensões na área educacional. Isto quer dizer que o curso contempla disciplinas relacionadas ao processo pedagógico: metodologias, didática, gestão educacional, além das práticas pedagógicas e do estágio supervisionado.
Ao contrário do que muitos acreditam, porém, o campo de atuação é aberto e não está restrito às salas de aula. Eles também exercem as seguintes atividades:
• tradução;
• preparação de textos para edição;
• crítica literária;
• revisão de textos não apenas em editoras como em empresas.
• consultoria em empresas de comunicação
O Curso de Letras abre várias possibilidades àquele que levá-lo a sério, já que o aluno deve ser adepto da leitura. Isto gera um desenvolvimento para a pesquisa e extensão na área das ciências lingüísticas como atividades próprias da prática educativa.
O mercado está aberto e a constante globalização torna essencial a atuação de um profissional de Letras.
1º Semestre
Diacronia da Língua Portuguesa
Estudos Literários: Fundamentos; Poética e Narrativa
Linguística I
Língua Inglesa I
Metodologia Científica I
Didática
2° Semestre
Metodologia Científica II
Linguística II
Língua Inglesa II
Literatura Portuguesa I
Prática Pedagógica I: Linguistica Textual
3º Semestre
Aspectos Fonéticos e Fonológicos da Língua Portuguesa
Língua Inglesa III
Literatura Portuguesa II
Literatura Brasileira I
Prática Pedagógica II: Seminários de Temas Transversais
4º Semestre
Aspecto Morfológico e Sintático da língua Portuguesa I
Literatura brasileira II
Língua Inglesa IV
Sociologia da educação
História e Filosofia da educação
Prática Pedagógica III: Oficina de produção de material didático
5º Semestre
Aspecto Morfológico e Sintático da língua Portuguesa II
Literatura Inglesa I
Literatura Brasileira III
Metodologia do Ensino de Língua portuguesa
Metodologia do Ensino de Língua Inglesa
Estágio Supervisionado I: Língua Portuguesa
Estágio Supervisionado I: Língua Inglesa
6º Semestre
Introdução à Critica Literária
Literatura Norte-americana I
Literatura e Cultura Matogrossense
Psicologia da Aprendizagem
Optativa I
Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa
7º Semestre
Educação das Relações Étnicos-Raciais
Aspectos Semânticos e Semióticos da Linguagem
Literatura Norte-americana II
Linguistica Aplicada ao ensino da lingua portuguesa
Optativa II
Trabalho de Conclusão de Curso I
Estágio Supervisionado III: Língua Portuguesa
Estágio Supervisionado III: Língua Inglesa
8º Semestre
Educação Diversidade e Inclusão
Gestão Escolar
Estudos Linguísticos na Contemporaneidade
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Ética e Educação
Optativa III
Trabalho de conclusão de Curso II
Estágio Supervisionado IV: Língua Portuguesa
Estágio Supervisionado IV: Língua Inglesa
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