Graduação em Letras - Português e Espanhol e Respectivas Literaturas (Licenciatura) (Bebedouro, São Paulo)
Faculdades Integradas Fafibe
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Localização:Bebedouro - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Concepção / Objetivo
O Curso de Licenciatura em Letras fundamenta-se em um Projeto Pedagógico que almeja formar um profissional apto a atuar no mercado de trabalho e, também, ser agente transformador da sociedade, em sintonia com a inclusão social. Objetiva a formação de licenciados em Letras, com competências e habilidades para ministrarem conteúdos próprios da área, na educação básica (ensino fundamental e médio). Sua estrutura organiza-se de modo a propiciar uma formação contextualizada, crítica e reflexiva, propiciando a articulação com os debates sociais, políticos, econômicos, culturais e éticos, voltados à construção da cidadania, com competência profissional, consciente e socialmente responsável, que venha a contribuir para uma educação de qualidade.
A matriz curricular do curso evidencia, no desenvolvimento do conteúdo programático, a interação teórico-prática e as práticas pedagógicas, visando ao conhecimento global e específico aplicados à formação docente, fomentados pela ação–reflexão-ação. Nesse sentido, a matriz curricular articula-se com os diversos saberes que compõem a prática docente e ainda, busca uma visão voltada à necessidade da utilização de novas tecnologias na educação e, ainda, busca fomentar a integração entre Ensino, Práticas de Investigação e Extensão. Destaca-se por contemplar as práticas de formação, inseridas em todos os períodos do curso, favorecendo as interações teórico-práticas e a reflexão sobre a prática docente; o estágio curricular supervisionado propicia o contato com a prática profissional, dialogando com os espaços de atuação; o trabalho de conclusão de curso fomenta as práticas de investigação e a visão da necessidade da formação continuada. Também os cursos propiciam as atividades acadêmico-científico-culturais, que contribuem para a diversificação da formação e da autonomia do discente.
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Por que na Fafibe é diferente?
Na Fafibe, o estudante de Letras, desde o início dos cursos, tem contato com as práticas pedagógicas, proporcionando vivências fundamentais à formação de licenciados em Letras. Ainda os cursos destacam–se pela realização de eventos e atividades enriquecedoras à formação e por projetos de iniciação científica e extensão e incentivo à publicação. Possui laboratórios específicos, em que se destacam laboratório de informática, laboratório multidisciplinar e, também, laboratório de línguas, fundamental para uma formação em língua estrangeira moderna.
Onde Trabalhar?
* Escolas públicas ou privadas (como professor)
* Escolas de idiomas
* Editoras, jornais e revistas (como revisor de textos)
* Cursos de redação e escolas técnicas.
Perfil do Egresso
Pela concepção expressa em seu projeto pedagógico, o curso de Licenciatura em Letras almeja formar profissionais capazes de integrar e mediar conhecimentos e de formar juízo crítico, reflexivo e ético, com capacidade para compreender a necessidade de formação continuada.
Ao final do curso o discente deverá ter competências e habilidades gerais proporcionadas:
* Pela aquisição de adequada formação geral, crítica, ética e cidadã, voltada à solidariedade;
* Pela sólida fundamentação teórica e prática, com uma visão de mundo e interpretação histórica renovadas;
* Pelo respeito às diversidades culturais, a fim de equilibrar as diferenças sociais e se tornar um agente transformador da realidade social;
* Pela cooperação e repúdio às injustiças, respeitando a alteridade e conquistando o respeito mútuo;
* Pelo posicionamento crítico, responsável e construtivo nas diferentes situações sociais, através do diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas e analisar os resultados de sua atuação.
O egresso deve desenvolver competências específicas, pedagógicas e educacionais, vislumbrando as multicompetências, advindas de um eixo norteador global, integrado e, conseqüentemente, interdisciplinar, possibilitando a plena atuação na área de ensino de Letras. Por isso, precisa compreender o processo educacional em sua complexidade, abrangendo, portanto, a sua interação com o meio sócio-econômico-cultural. Uma formação de tal natureza deve considerar a fundamentação da comunicação e da interpretação de mundo, bem como a convivência e domínio de uma língua estrangeira, nesse mesmo contexto. No aspecto específico, o profissional a ser formado se destaca pelas seguintes competências e habilidades:
* Compreender e usar a língua portuguesa e a língua estrangeira no que se refere ao funcionamento, estrutura e manifestações culturais;
* Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
* Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações lingüísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
* Preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
* Percepção de diferentes contextos interculturais;
* Domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem na educação básica, nas séries específicas para sua área de atuação;
* Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.
* Estabelecimento de novas propostas de atuação, dispensando procedimentos e comportamentos padronizados, quando amparado por uma sólida formação geral, diagnosticando as várias situações do ambiente escolar;
* Refuto ao individualismo, procurando, ao contrário, o fomento pelo trabalho em grupo e interdisciplinar, dentro do processo educacional, com vista a uma atuação sistematizada e significativa;
* Utilização dos recursos de informática, como suporte pedagógico e específico;
* Compreensão das políticas públicas educacionais no contexto das políticas sociais;
* Propensão em interagir com profissionais de áreas afins para a partilha da prática docente.
* Atualização constante ou formação continuada, por meio de estudos e participação em eventos de caráter científico, entre outros, ao longo de toda sua trajetória profissional;
* Compromisso profissional, moral e ético na atuação como responsável por sujeitos em formação;
* Consciência da função social que o profissional da educação deve desempenhar;
* Busca por melhores condições de trabalho, com vistas a garantir efetiva qualidade da educação oferecida.
O curso de Licenciatura em Letras tem por finalidade formar um profissional capaz de suprir as exigências do mercado de trabalho, apresentando-se como agente responsável e atuante na promoção de mudanças em benefício da melhoria das condições de ensino-aprendizagem.
Matriz Curricular
1º Período
Fundamentos Filosóficos da Educação: Educação em Valores
Fundamentos da Língua Latina
Introdução aos Estudos Linguísticos
Introdução aos Estudos Literários
Língua Espanhola I
Língua Portuguesa I
Métodos de Estudo e Pesquisa
Prática de Formação I
2º Período
Gramática Histórica
Literatura Portuguesa dos Séculos XII ao XVI
Língua Espanhola II
Língua Portuguesa II
Prática de Formação II
Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem
Teoria da Literatura: Poesia e Narrativa
Teorias Linguísticas
3º Período
Didática: Competências e Habilidades Docentes
História das Políticas Públicas:Organização Ensino no Brasil
Linguística Textual
Literatura Brasileira dos Séculos XVI ao XVIII
Literatura Portuguesa dos Séculos XVII ao XIX
Língua Espanhola III
Língua Portuguesa III
Prática de Formação III
4º Período
Estágio Curricular Supervisionado I
Literatura Brasileira do Século XIX
Literatura Portuguesa: Modernismo
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Língua Espanhola IV
Língua Portuguesa IV
Metodologia Pesquisa: Elaboração Trab. Conclusão Curso (TCC)
Prática de Formação IV
Sociolingüística
5º Período
Estágio Curricular Supervisionado II
Literatura Brasileira Pré-Moderna e Moderna
Literatura Espanhola
Literatura Infanto-Juvenil
Literatura Portuguesa Contemporânea
Língua Espanhola V
Língua Portuguesa V
Prática de Formação V
6º Período
Análise do Discurso
Estágio Curricular Supervisionado III
Literatura Brasileira Moderna e Contemporânea
Literatura Hispano-Americana
Língua Espanhola VI
Língua Portuguesa VI
Prática de Formação VI
Seminário: Trabalho de Conclusão de Curso
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